domingo, 22 de novembro de 2009

Reset please


O primeiro jogo após a entrada de Carvalhal era aguardado com ansiedade. Antes de qualquer transformação táctica era importante avaliar que impacto havia produzido a mudança no ânimo da equipa. O jogo havia de proporcionar um bom exame ao brio dos jogadores.

Foram evidentes as mudanças produzidas na disposição dos jogadores no terreno. À frente da defesa esperada uma linha de 3, com Moutinho, Veloso e Pereirinha tendo por diante Matias, Vuk e Liedson. Não era um 4x3x3 convencional, uma vez que era Pereirinha quem forçava a linha no lado direito, com Matias a jogar por dentro. Veloso perdia protagonismo face ao esquema anterior,demonstrando pouca adaptação à exigência das novas funções. Foi igualmente notória a defesa à zona nos lances de bola parada.

O que ditaram as alterações? O Sporting teve posse de bola, teve oportunidades, teve acutilância. Teve o Grimi do costume, um Polga sempre presente nos lances infelizes e um Liedson invulgarmente perdulário Ao fim de muitos jogos sem oportunidades, estaria ele desabituado? E o que talvez não fosse muito esperado foi um bom golo do Costa, o que elevaria inesperadamente o nível de dificuldade do jogo. De repente o meu sofá perdeu todo o conforto. E foi em desvantagem que fomos para as cabines.

Dez minutos bastaram para repor justiça no marcador. Livre e penalty irrepreensíveis deixam-nos na liderança do marcador. Grimi já estava fora do terreno, no único lugar que merece por agora. Independentemente do seu valor nominal, é evidente que CC tem ali um duro trabalho de recuperação para fazer. Não parece precisar de tanta dedicação a Abel, mais confiante. Postiga entrava para 10, obrigando ao sacrifício de Veloso e Matias para o lado esquerdo. O primeiro havia de ser decisivo e deve ser esse o seu lugar nos próximos tempos.

Desfeita a resistência ficava apenas por responder apenas o volume do resultado. Mas, tal como o golo, seria a imprevista expulsão de Tonel a fazer mossa. Não tanto para o jogo de hoje, mas sobretudo para o próximo fim-de-semana. A dupla Carriço – Polga traz-me más memórias.

Da estreia de Carvalhal ficam-me as dúvidas se teremos matéria humana para esta nova disposição táctica. Confesso que me preocupa pouco o próximo jogo. Pelas suas características, qualquer resultado é possível. Mas está muito trabalho para fazer, muitos processos para consolidar. Como era bom poder fazer um reset e como ele é difícil de fazer em plena competição...

25 comentários:

  1. Dina e FCS:
    Não vos pude acompanhar aqui como é hábito, uma vez que um problema com a minha pen de banda larga não me permite acesso no portátil.
    SL

    ResponderEliminar
  2. LdA, o último comentário que fiz no post anterior servia perfeitamente para este...e faria copy/paste se o javascript me deixasse.:):)
    Tal como tu não tenho medo do próximo jogo, oxalá o plantel também não tenha e acredite que é possível fazer um bom jogo. Se me fizerem vibrar com o jogo, se não se arrastarem pelo campo e não forem apenas 90 minutos de pontapé p'rá frente...se jogarem futebol já me dou por satisfeita...se a isso aliarem um bom resultado é ouro sobre...verde!!

    ResponderEliminar
  3. Dupla Carriço-Polga? Então o Carriço n está suspenso para o derby???

    ResponderEliminar
  4. Na 1ª parte não me pareceu um 4x3x3 mas sim um 4x2x3x1, com Moutinho a jogar ao lado de Veloso, Pereirinha na direita, Matías no meio e Vuk na esquerda.

    zarolho: O Carriço cumpriu castigo hoje.

    Todos: Vamos ganhar aos milhafres!!

    ResponderEliminar
  5. Espero na próxima eliminatória não apanhar o Guimarães :)

    ResponderEliminar
  6. LdA...não sejas mauzinho!!
    Este jogo serviu para lembrar a algumas pessoas que o futebol é tipo montanha russa...tão depressa estão lá em cima como descem vertiginosamente, não há só caminhos planos.
    Que isso sirva de incentivo e mostre a certas pessoas que afinal o problema que tem inferiorizado, "segundo eles", o Sporting não é assim tão intransponível.Tudo depende da forma como for encarado e do querer de toda a equipa.
    Eu acredito que é possível!!

    ResponderEliminar
  7. Gnitrops:
    Admito o 4x2x3x1. Na televisão não consegui perceber bem o posicionamento de Veloso, estava à espera de o ver jogar do lado esquerdo, muito por força do que ouvi nos comentários.

    Houve algo que achei interessante, apesar de pouco mecanizado. Foi a deslocação para o interior de Vuk e Pereirinha, permitindo a entrada dos laterais, e o apoio a Liedson. Foi melhor executado por Pereirinha do que por Vuk, que me parece pouco inspirado.

    ResponderEliminar
  8. Dina:
    Uma equipa que vence o Jesus todo-o-poderoso merece a honra de ser citada como perigosa e indesejável.

    ResponderEliminar
  9. Para quem e estupido o suficiente para escrever cronicas de futebol sem saber de futebol, o SCP jogou em LOSANGO!!! a diferença é q em vez do habitual avançado centro ao lado do Liedson, jogou o Vuk na frente, de forma a ter 5 homens no meio campo qd se defendia e assim ter um pouco de mais agressividade. Veloso a trinco, Pereirinha na direita, Moutinho na esquerda e Matias a 10.....fdx tenham cuidado qd escrevem e n percebem nada do q dizem....a já sei qd n ganhavamos era pq PB usava e abusava do losango, então e melhor dizer q se mudou o sistema e ganhou-se para mostrar incompetencia e teimosia do ex treinador..

    Triste de quem fala de futebol sem perceber um boi do q fala

    ResponderEliminar
  10. Anonimo:
    é o chamado losango de 5 pontas. tanta sabedoria desperdiçada que não justifica tanta jactância

    ResponderEliminar
  11. Como não podia deixar de ser, estou curioso para ver a 1ª de alguns jornais...

    ResponderEliminar
  12. Para quem esteve no estádio, foi bastante fácil de perceber que o Sporting jogou um 4x2x3x1, com Pereirinha e Vukcevic nas alas... Viu-se que os jogadores não estão habituados a esta táctica mas mostraram muito esforço e dedicação. Mostraram também mais mobilidade, nomeadamente nessas passagens dos extremos para o centro do terreno, permitindo a subida dos laterais (principalmente Abel e Pereirinha). Não foi óptimo (muito muito longe disso) mas gostei.

    ResponderEliminar
  13. "é o chamado losango de 5 pontas" :D

    Estou-me pouco borrifando para o esquema táctico... A verdade é q hoje viu-se futebol, com boas combinações e, imaginem, oportunidades de golo em catadupa!!! E quatro (QUATRO) golos!!! Há qt tempo o SCP não marcava 4 golos???

    É certo que foi contra uma equipa humilde da III.ª divisão Nacional. É certo que é cedo para tirar conclusões sobre este novo ciclo que, para já, começa com uma goleada...

    Grimi e Polga são anedóticos. O Grimi não vale nem 10% do que nos custou... O lance da espulsão de Tonel resulta de mais uma abébia do Polga... A ganhar por 4 a 1 o Tonel tb se precipitou. Por fim, quer ele goste, quer não goste, a verdade é q o melhor lateral esquerdo do plantel chama-se Miguel... Miguel Veloso.

    Nota: Viram a capa do rascord de hoje? E amanhã, como vai ser? Quem é que está quente e ÍA vencer a Taça e quem é que está frio a pensar na próxima eliminatória? ;)

    ResponderEliminar
  14. Virgilio:
    Olhando para a 1º do Record a única coisa que me ocorre de momento é que a entrada no Jamor não está vedada a ninguém que se consiga qualificar ou arranjar bilhete de ingresso. Para já podemos chegar lá das 2 formas. Apesar do sermos tão brihantes... :)

    ResponderEliminar
  15. Leão de Alvalade,

    estive no Restelo e posso confirmar que o Sporting só jogou em losango nos devaneios de alguns bentistas esquecidos. Provavelmente estaria a dar algum (mau) jogo do Sporting de há uns tempos atrás na televisão...

    O jogo foi interessante embora não permita conclusões. O que pareceu unânime entre as pessoas com quem conversei após o jogo, foi que os jogadores tentaram fazer coisas diferentes. O posicionamento do JM28 foi mais em apoio ao MV24, mas os 3 do meio-campo trocavam de posições na construção e em transição defensiva. Não me pareceu que houvesse um duplo-pivot durante a 1ª parte. Já na 2ª parte, em que o Sporting jogou num 4-4-2 clássico, o MF14 e o JM28 emparceiraram mais...

    Digo sinceramente... há muito que não via o Sporting com margem de progressão. Agora é só mudar o A78 pelo MC12, o LG18 pelo AM55 e ficamos com uma verdadeira equipa.

    ResponderEliminar
  16. Estamos finalmente a rever o nosso SCP, tenho esperança, temos que apoiar a equipa! E, como de esperar, o SLBosta volta ao seu registo normal, pois o boost não iria durar para sempre... ou pensavam que aquilo iria durar mt tempo?!.

    Todos a alvalade, temos que baralhar as contas do campeonato...!

    SL,
    Mário.

    ResponderEliminar
  17. Uma nota para a Dina...

    Hoje gostei de ver o Postiga a jogar... Um pouco lento, mas a qualidade técnica está lá e qd tem tempo e espaço para executar, faz coisas bonitas (como dizia o outro poeta que graças a Deus levou sumiço).

    Entre outros pormenores, tem um passe para Pereirina magistral... Pena este desaproveitar a jogada.

    SL!

    ResponderEliminar
  18. Os pequenos estão a começar a ficar nervosos. É impressionante a triste figura que o Rui Caracois Santos está a fazer, ao comentar o jogo do galinheiro, tentando inventar faltas no lance do golo, e mais umas tantas.

    São uns comentadores altamente isentos. A capa do Esgoto amanhã será sobre o Mafra e o adiamento do jogo do fcp.

    ResponderEliminar
  19. Está brilhante:

    No site do Clube:
    Galeria de imagens - Pescadores,1 - F.C. Porto,4

    ResponderEliminar
  20. 8:

    Acabei msm agora de confirmar a 'gralha'... Arre, q amadorismo... Incrível! Mas quem é o inconpetente responsável pelo site?

    ResponderEliminar
  21. Virgílio o Postiga só precisa ganhar confiança, se o conseguir o resto virá por acréscimo. Ainda vamos voltar a ter o Hélder Postiga dos bons tempos.

    ResponderEliminar
  22. Este jogo provou q o Sporting precisa urgentemente de reforços nos 3 sectores da equipa: defesa, meio campo e ataque. Na defesa ficou evidente q há a urgência de 1 central de categoria, poderoso fisicamente e q seja 1 líder. Polga já não cumpre esse papel e não dá garantias. No lado esquerdo neste momento parece.me q a solução a curto prazo passa por Veloso (está em grd momento de forma), pois Grimi está com medo de disputar os lances e falta de confiança, do confronto físico e perde a agressividade q se pede para o lugar, e Caneira está sem ritmo. No meio campo há falta de 1 jogador q imponha o seu físico nas disputas de bolas q possa varrer a zona qd preciso e q lance dp para o ataq (tipo Oceano ou Vidigal). Nota-se q falta nessa zona poder de choque e n basta Moutinho com o seu voluntarismo, a equipa é mt macia. No ataque parece evidente q se Liedson n estiver bem na finalização n temos alternativas para marcar golos! Por isso se for ao mercado em janeiro espero q colmate estas lacunas e acertem nas contratações com jogadores de qualidade capazes de serem mais valias e entrar no onze inicial. Saudações Leoninas.

    ResponderEliminar
  23. Leaoscp, o problema é que eu não sei onde é que se compram centrais que passam um jogo inteiro a distribuir pau e não são expulsos, esse central é que me dava uma grande vantagem...

    ResponderEliminar
  24. LMGM

    Há muitas fábricas onde se fornecem centrais desses que só dão pau.

    O problema está no departamento de acabamentos: tem a ver com a côr com que lhes pintam as camisolas.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (13) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (94) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (72) Batota (19) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (9) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (68) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (5) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (22) Slimani (11) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (2) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)