sexta-feira, 18 de junho de 2010

Será esta a táctica?

Devo dizer que não sou o tipo de adepto que se entusiasma particularmente com as aquisições mais ou menos sonantes. Isto porque desde pelo menos as unhas de Jorge Gonçalves que percebo que não basta comprar craques para ganhar. Tal como não basta para um carro avariado comprar peças novas. É necessário um mecânico que as saiba colocar no devido lugar e a este é necessário uma oficina bem funcional. E assim também não me deprimo facilmente quando não se vêm contentores de jogadores a ser despejados à porta de Alvalade. Sei bem, à custa de muita desilusão, que ter bons jogadores é apenas um item num longo rol de premissas necessárias para ganhar.

Mas hoje, ao ler os desportivos, confesso que fiquei desapontado e até triste. Não só pelos nomes que se continuam a apontar como reforços – veremos se o são, ou apenas aquisições – mas por me parecer perceber um padrão que parece ser o deste defeso. Primeiro lançam-se vários nomes, onde figura o pretendido. Isto é, primeiro cria-se a expectativa, depois vão-se excluindo os candidatos até parecer que não vem ninguém. Perante essa perspectiva já parece que qualquer serve. E é com a expectativa em baixo que se apresenta o craque. E há quem vá pensando “mais vale este que nenhum”. Veja-se o nome dos guarda-redes que se perfilaram até hoje ser dado como quase certo um guarda-redes de 34 anos, de nome Nilson, que defende há anos a baliza do Guimarães. Realmente, se não vier mais ninguém, Nilson será fundamental, pelo menos para completar o número aconselhável de jogadores para a posição. Mas se a ideia é reforçar o plantel já me sobram muitas dúvidas. E o mesmo poderia dizer de Alan, do Braga.

E dúvidas são o que mais tenho quando não consigo perceber muito bem qual é a estratégia a ser seguida. Primeiro era necessária uma revolução. À chegada do Canadá o presidente, em tom de epifania, revela que a base do plantel é boa e não haverá revolução. Com ou sem ela tenho a certeza que desatar a comprar jogadores em idade de pré-reforma e fazer deles a base de um plantel vencedor dificilmente dará bons resultados desportivos – como eu desejo estar enganado – mas é seguramente um passo para o abismo financeiro. Alguém acredita que se farão grandes negócios, tão necessários para se poder reforçar em cada ano o plantel, com jogadores em fim de carreira, mais ainda na actual conjuntura?

Quando me querem contraditar o argumento anterior falam-me de Derlei. Não vejo melhor exemplo para sustentar o que afirmo. Sendo dos melhores pagos do plantel, esteve sob contrato 2 anos, do qual só pôde jogar um por lesão. Azar à parte, deixou boa impressão nos adeptos pelo profissionalismo, que deve ser afinal a postura de todo e qualquer jogador. Foi-se embora deixando mais-valias duvidosas, que na hora de ir ao mercado para suprir o seu lugar, de nada servem.  Agora multipliquem isto por Liedson, Polga, Caneira, Maniche, Abel, Pedro Mendes, somem os vários trintões com que nos ameaçam os jornais e digam-me como pode ser sustentável o futebol do Sporting. Pelo menos, para racionalizar custos, feche-se o departamento de prospecção, que para descobrir estes valores só é preciso pagar a assinatura da SportTV.

PS- Se o Nilson vier, não se esqueçam também de apresentar o Tiago, que, tal como o André Santos,  também já era da casa...

12 comentários:

  1. O SPORTING para ser campeão tém que ter o arbitro do ano.Este ano o melhor árbitro é um assumido lampião. Vejam o que fizeram ao pedro henriques desde aquele famoso jogo entre as galinhas e o guimarães que lhe fizeram a caminha e já não falo nos outros dois despromovidos o tavares e o reforço que todos sabemos que são sportinguistas..ASSIM SE VÊ QUEM CONTROLA A ARBITRAGEM..Há uma campanha da imprensa vermelha contra o nosso clube..Tudo são maus negócios e apresentamos jogadores da casa..Os outros fazem sempre bons negócios mas nunca se sabe os valores dos negócios deles..Já ouvi e li desde 25 a 40 milhões de euros..

    ResponderEliminar
  2. Vou repetir mais uma vez e não me canso.Concordo com a revolução no plantel do SPORTING pelos seguintes motivos.1- Não admito ficar a 27 pontos do primeiro.
    2- Estive presente no penúltimo jogo contra o naval em alvalade e pensei que os nossos maus profissionais do clube tudo fizessem para garantir apenas um pontinho para ficarmos em quarto.Acontece que saí de lá com um melão do tamanho da ponte vasco da gama.E só fiquei mais calmo quando soube que o guimarães tinha empatado em vila do conde.A partir desse dia que me bato por uma revolução no plantel pois não admito outra época igual.Por isso tudo o que vier será BEM VINDO E ESTOU_ME cagando para as noticias da imprensa vermelha que digam se são velhos se são da casa se são inúteis se são bla bala etc etc..

    ResponderEliminar
  3. Nilson? Nilson?!!? É este o GK que trará um acréscimo de qualidade ao SCP e que permitirá ao Rui Patrício aprender algo?!?!?!

    Rui Patrício tem evoluído e apesar de achar que ainda não tem a qualidade necessária para defender a baliza do SCP, não quero que seja preterido por um GK que em nada lhe é superior sem ser na idade.

    Quanto à apresentação do André Santos achei-a ridícula. Se se confirmar a presença no plantel, após a pré-época, de Golas e João Gonçalves, serão também apresentados?

    Valha-me o Mundial, apesar de estar a ser bem menos excitante do que estava à espera.

    ResponderEliminar
  4. A táctica desta época vai ser a do - salve-se quem poder - . Não á ideias delineadas, não á estratégia de mercado, de compras, vendas, nada. Tudo é feito ao sabor da maré.

    Agora era necessário lançar as gameboxs, o que se fez?!
    Foi-se buscar ao mercado 2 jogadores, assim meio á bruta e ainda se teve a manha suficiente de apresentar outro que sendo da casa sempre causou impressão pela idade ao lado os outros trintões. E está a gamebox lançada, agora é ganharem coragem e comprarem-na que eu já não a tenho esta época.

    Quando for necessário promover mais qualquer coisinha logo virá mais um "lote" (como lhe chamou e bem o vosso presidente do meu clube) para animar a malta...e andamos nisto.

    Referiu no post e bem aquando da chegada de ferias (mais umas) ao Canada do vosso presidente. Primeiro ele diz que temos uma excelente base, que não podemos entrar em loucuras e serão apenas necessários alguns reajustes no plantel. Agora passámos a comprar jogadores á fornalha/ao lote que fica mais barato...mas o que é isto?!

    Onde está o meu Sporting?! A navegar rumo ao precipício, deixem chegar os jogos oficiais!!!

    SL

    P.s. Era engraçado investigarem a contratação do Maniche por parte do seu amigo Costinha e da influência/concordância ou falta dela do treinador Paulo Sérgio na mesma. Iam-se fartar de rir.

    ResponderEliminar
  5. O grande problema do sporting é haver sportinguistas (?) como o Jose.

    Mais uma vez os complexos (em boa hora denunciados pelo Paulo Bento) o levam a falar no Benfica, certo?
    Em 16 anos o Benfica foi campeão 3 vezes, e o resto foi (praticamente tudo) para o clube corrupto, mas o problema é o Benfica. Que é tão ajudado pelos árbitros que se fartou de ganhar nos últimos anos!
    E se o Jose vem falar (dando parvamente um exemplo) no pedro henriques, onde estava quando esse mesmo árbitro anulou um golo limpo ao Benfica marcado nos minutos finais dum jogo contra o nacional, e influenciado assim o resultado que se ficou por um empate?!?
    E o árbitro do ano é lampião, não é? hehehehe, ainda bem que o ridículo não mata... esse mesmo árbitro do ano foi quem ofereceu um penalty ao clube corrupto na penultima época, dando asim um ponteco, e impedindo que o Benfica na altura se isolasse no comando da liga.
    Ai essa memória selectiva... mas o Benfica é que interessa, mesmo que se esteja a discutir a politica de contratações do SCP... por mim que se chamem árbitros estrangeiros! Depois quero ver qual é a desculpa.

    É verdade, quase me esquecia, não foram 27 os pontos para o campeão, mas sim 28!

    ResponderEliminar
  6. A jogar em Portugal o único guarda-redes que considero superior ao Patricio é Helton, e mais não digo relativamente ao Nilson.

    Concordo com a apresentação de atletas da casa que integrem pela primeira vez o plantel principal. Venham eles de rodar ou directamente dos juniores. São reforços e muitas vezes os principais reforços, não são figuras decorativas para tapar buracos.

    José, já concordo mais com o seu comentário quando fala de maus profissionais do Sporting e não de "Moutinhos" e "Velosos". Se é necessária uma revolução ou não também é outra questão um mau profissional consegue estragar uma equipa de trabalho.

    ResponderEliminar
  7. Brunus,

    "Agora era necessário lançar as gameboxs, o que se fez?!
    Foi-se buscar ao mercado 2 jogadores, assim meio á bruta..."

    Isto é uma crítica que considero injusta. Pode não se concordar com muita coisa mas dizer que se contrataram jogadores apenas para apresentar a Gamebox, é tudo menos construtivo.

    "como lhe chamou e bem o vosso presidente do meu clube"

    O vosso? Infelizmente, ele é o presidente de todos os Sportinguistas. Se por outro lado pretendias dizer que o apoiamos, que votámos, etc, convém ler os posts anteriores e verificar o que cada um de nós pensa e qual seria o nosso sentido de voto.

    ResponderEliminar
  8. Este galinha da merda que se diz lampião deveria de saber que nos últimos 20 anos o seu clube foi campeão três vezes em vez de falar em 16..O meu complexo é viver ao lado de dois arbitros de primeira divisão por acaso lampiões que me contam tudo..Este ano foi o ano dos túneis e actualmente o carnide com o seu mafioso italiano controlam tudo..E depois desde que vi um porco andar de bicicleta já acredito em tudo..Também eu se fosse arbitro e sendo fundamentalista pelo Sporting também sabria inventar penaltys contra o meu clube ou expulsar jogadores adversários quando tivesse a ganhar por quatro a zero. São os tais arbitros iguais ao fundamentalista galinha pedro proênça..são as tais P. finas..O meu azar é não ser P nem arbitro

    ResponderEliminar
  9. Em Primeiro lugar não consigo perceber qual é o problema ou drama de irmos buscar jogadores acima dos 30 anos...
    Vão ver a media de idades da equipa titular do Inter que jogou na final da Liga dos Campeões, por acaso não a sei mas tenho impressão que é mais alta que a nossa, muito mais alta...
    Em relação a apresentação do Andre Santos concordo com o que disse o LMGM, não é por serem da casa que não deixam de ser reforços e mais acrescento, este não é trintão como dizem é um jovem. (Afinal de contas não é só trintões que vamos buscar para integrar a equipa principal)
    O Nilson para GR seja titular ou primeira opção caso se venha a confirmar será a meu ver a primeira falha nas aquisições desde que Costinha chegou ao Sporting, não vai acrescentar nada, preferia deixar como está então.
    Essa Galinha que veio aqui falar dos arbitros e mais não sei o quê vou-lhe dizer o mesmo que dizem lá para os lados deles: ISTO É UM BLOG SOBRE O SPORTING E PARA SPORTINGUISTAS SE NÃO GOSTA NÃO LÊ E MUITO MENOS COMENTA! SE VÊ FACCIOSISMO POR ESTES LADOS É PORQUE NÃO TEM MEO E NÃO VÊ O CANAL DO CARNIDE!

    Abraço a todos e não sejam tão criticos, que está epoca tenho a certeza que tudo vai ser muito melhor que na epoca passada!
    Temos de acreditar, confiar e apoiar!

    ASS: Hugo Duarte

    ResponderEliminar
  10. Hugo,

    O drama não é irmos buscar jogadores acima dos 30; é se esses mesmo jogadores trarão algo de positivo ao SCP. Tenho muitas dúvidas que Maniche o faça e ainda mais dúvidas no caso do Nilson.

    ResponderEliminar
  11. jvl,

    Em relação ao Nilson estamos de acordo.
    Em relação ao Maniche concordo com a sua contratação pelos seguintes motivos:

    1º É SPORTING! (fundamental)
    2º Tendo em conta a posição que ocupa no terreno não é assim tão velho (caso P.Mendes)
    3º Não há ninguem com mais curriculum em termos de titulos no plantel actual que ele (pelo menos que me lembre e de referir que sempre a jogar)
    4º Experiencia adquirida nos varios campeonatos por onde passou pode ser positiva na liga europa.
    5º Depois de tanta critica a sua idade e a sua vinda acredito que isso vai ser um tonico para ele e por certo querera provar que todos estão enganados em relação a ele ainda mais estando no clube do seu coração.

    Isto é simplesmente a minha opinião pessoal nada mais que isso.

    Abraço

    ResponderEliminar
  12. Hugo:
    "Vão ver a media de idades da equipa titular do Inter que jogou na final da Liga dos Campeões, por acaso não a sei mas tenho impressão que é mais alta que a nossa, muito mais alta..."

    Não é só a média de idades do Inter que é elevada. São também as suas receitas, o que lhes permite comprar todos os anos o que há de melhor, sem preocupar onde irá buscar dinheiro para o fazer no ano seguinte. Podemos nós fazer o mesmo? Não podemos nós comprar jogadores de qualidade, com ordenados preços de passes mais compatíveis com o que podemos pagar, e que representem uma mais valia num futuro trespasse?

    Apesar de considerar o Evaldo uma boa aquisição, acha que é possível o Sporting vir a recuperar os 3 milhões que pagou por ele? E se as restantes receitas são insuficientes, resta ver crescer o passivo. Quanto tempo o Sporting é sustentável nesta fuga para frente?

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)