Hoje foi o Dr. Jekyll
Mais uma vitória gorda na Europa que poderia ter sido ainda mais expressiva. Repetimos o número de golos marcados ao Levski de Sófia, alcançámos o pleno de vitórias nos jogos da Liga Europa, tornámo-nos na equipa mais concretizadora da prova com 12 golos marcados e temos apenas 2 golos sofridos.
Paulo Sérgio diz que só há um SCP mas nem parecemos a equipa que está em 10º lugar do campeonato, com apenas 2 vitórias e 6-6 em golos.
Para isso, muito contribuiu não só a permeabilidade defensiva dos belgas mas também a nossa eficácia. Porque não adianta nada defrontarmos equipas mais fracas ou que nos concedem facilidades, se não as aproveitarmos. Exemplos não têm faltado.
Ainda assim, a maior facilidade no jogo todo, foi a concedida por Hildebrand ao sofrer um frango de todo o tamanho, num jogo onde os belgas não acertaram um único remate na baliza.
Foi uma boa vitória, como são todas as que são alcançadas com um resultado tão expressivo, onde se pôde ver alguns bons momentos de futebol e onde a procura do golo esteve sempre presente. Hoje não podemos falar de relaxamento a seguir ao primeiro ou segundo golo pois o SCP após o 1º foi em busca do 2º, em seguida do 3º e assim sucessivamente, demonstrado uma boa atitude e entrega.
Gostei da primeira parte do Salomão, que levou a que o técnico do Gent colocasse o Grondin para lhe bater sempre que possível, de Liedson e especialmente de Postiga e João Pereira. O 1º porque está num excelente momento, faz jogar a equipa e marca, o 2º pela atitude em campo. É um jogador que me está atravessado mas enquanto jogar desta forma, nada lhe posso apontar. Uma palavra também para o Abel "Pirlo" - o nosso novo marcador de bolas paradas - e o Evaldo.
Para finalizar, tenho que destacar o Liedson. Apesar de não ter sido o melhor jogador em campo - algo que é sempre discutível quando se marcam 2 golos, - o 31 continua a escrever História no SCP. Não só jogou o seu 300º jogo, como ainda foi o autor do 200º golo do SCP na Taça UEFA / Liga Europa.
Pode não ter escola e ter tido maus arranques nas últimas épocas mas não é um jogador qualquer que alcança os recordes e as marcas que o Levezinho conseguiu e custa-me ver alguma ingratidão para com ele como vi nesta época.
Domingo, como sempre, é para ganhar!
PS: O relvado...
Boas, boa vitória, parabéns.
ResponderEliminarTá bonito o blogue! :)
Abraços
Boas luis,
ResponderEliminarObrigado. Para quando o comeback ao sector?
Abraço
Oxalá consiga trazer para o campeonato a equipa que joga na Europa...
ResponderEliminarQuantos aos melhores em campo, só posso concordar.
O relvado está menos mau do que já esteve, mas também com quase 3 semanas de descanso não era de esperar outra coisa.
ResponderEliminarEu gostava era de ver marcarmos 5 contra o Rio Ave, ou o Beira-Mar, isso é que eu gostava mesmo de ver!
JVL:
ResponderEliminarFaltou o lance parvo do golo sofrido para podermos cantar o "just a perfect day" na versão Lou Reed and friends...
http://www.youtube.com/watch?v=9TG-JQ1KVTM
On second thought... até o lance parvo fez parte do dia perfeito... Grandíssima primeira parte, com muuuito futebol... Gostei muito e o lance caricato do Hildebrand ajudou a perceber que nesta noite nada afectava a 'cunfia' d e o querer desta equipa... Sofremos um golo? Então tomem lá mais dois...
A segunda parte foi mais de desperdício, mas tb teve bons momentos. Assim, sim.
Estiveram todos bem mas os destaques vão inteirinhos para o Liedson. Pelas razões q mt bem avançaste no post: 200º golo (uma bela marca) e 300 jogos realizadas com o leão rampante ao peito... numero que nos tempos que correm não deixa de impressionar! Eu fui fã dele, sou e serei para sempre admirador do 31. Já disse que Liedson está no top 5 dos meus avançados preferidos (dos que vi actuar no SCP): Manel, Jordão, Acosta, Liedson. O quinto é para aquela época imparável do (bu)Jardel... o Guarana poderoso!
Apesar do frango uma ultima nota para a frieza do Hildebrand... às vezes até de mais...
Com o Rio Ave teremos o Rui Patrício de volta. Sem dramas. Mas com algumas diferenças no caso do Patricio frangar, nomeadamente nas reações do público...
Ó leões... Tão poucos comentários??? Nem terroristas, nem seguidistas, nem... profetas... O resultado foi MESMO 5 a 1??? Não tive um sonho bom nem nada, pois não?
Bem, vou descansar.
Gde Abraço!
PS - oxalá o Mr Hyde permaneça escondido.
JVL, magnífica foto. Magnífica. É um animal muito belo, é "o" animal por excelência, o mais belo animal que alguma vez pisou, pisa ou pisará a superfície terrestre e seus oceanos. Sim, porque os leões também nadam. Se as correntes não forem muito fortes eles conseguem circular e deslocar-se na água.
ResponderEliminarDirectamente do site da UEFA:
Liedson leads Sporting
Published: Thursday 21 October 2010, 22.50CET
Liedson struck twice on his 300th Sporting appearance as the tournament's top scorers opened up a five-point lead in Group C. Sporting Clube de Portugal continued their free-scoring form, taking their tally to a competition-leading 12 goals from three UEFA Europa League games and opening up a five-point advantage in Group C. KAA Gent held out for only seven minutes and by the break were 4-1 down, Hélder Postiga adding a fifth on the hour. But it was Liedson's night, as he scored the second and then, after Gent pulled one back, adding another on his 300th Sporting appearance.
Diogo Salomão had swiftly set the tone. A great cross from Postiga found the winger at the far post, and he finished with no Gent player in sight. It was the perfect start for the Lisbon side and six minutes later Liedson fired past Bojan Jorgačević for Sporting's 200th goal in this competition and its UEFA Cup predecessor on his own landmark night.
Gent reacted well, as a free-kick deflected off the wall and was headed towards goal by Zlatan Ljubijankič. Sporting keeper Timo Hildebrand could not gather and Stef Wils beat him to pull one back. Salomão made Jorgačević work to stop a shot in the 26th minute but within seconds it was 3-1 thanks to Liedson's powerful effort off the far post following a João Pereira cross from the left. Eight minutes remained in the half when Sporting increased their lead further, Evaldo supplying Maniche whose strike rebounded off Ljubijankič, hit his chest and went in.
Postiga ensured Sporting reached five goals for the second UEFA Europa League home game running after turning in a pass from Salomão. Sporting know a win in Belgium on 4 November would book their place in the round of 32; Gent, bottom of the section on one point, will seek victory themselves to revive their chances.
Em lusitano:
Liedson comandou o Sporting rumo à vitória que mais uma vez fez estremecer a Europa do futebol. Com 5 pontos de vantagem no Grupo C e o melhor ataque das competições europeias de futebol com 12 golos, o conjunto lisboeta fez questão de colocar a restante armada da Liga Europa em sentido, novamente.
O Gent bateu-se bem, mostrando ser uma equipa organizada e com muito potencial. A eliminação dos gigantes de Feyenoord aos pés dos 2ºs classificados da Liga Belga na pré-eliminatória provou-se este noite não ter sido fruto do acaso. Do outro lado, contudo, não foram precisos mais do que 7 minutos para que o leão desferisse a 1ª dentada de um total de 4 ao fim de apenas 45 minutos de jogo. Foi sem dúvida a noite de Liedson, naquela que foi a 300ª aparição do goleador leonino com a camisola verde-e-branca listada ao poderoso peito.
Diogo Salomão, motor pujante de classe, orquestrou com superior elegância o timbre que iria ser a frequência da noite, abrindo o marcador com um violento tiro ao poste mais afastado da baliza da equipa belga. Foi o começo perfeito, abrilhantado 6 minutos depois pelo Levezinho, ao apontar o 200º golo dos gigantes de Portugal nesta competição, naquela que já era a sua (a título pessoal) noite histórica.
Domingo regressa a rodoviária nacional, a impaciência, o Olegário... nunca mais é domingo.
ResponderEliminarO Gent como se esperava reagiu bem, sacudiu a pressão e manteve o leão afastado. Numa bola parada reduziu mesmo a diferença para apenas 1 golo mas, ao tê-lo feito, provocou também a ira do seu adversário. A 3ª dentada feriu a equipa belga de morte e, Maniche, encarregou-se uns minutos depois de aniquilar por completo a carcaça antes que soasse o apito para o intervalo. Após o intervalo, os leões e leoas na bancada pediam mais sangue, sangue esse que Hélder Postiga mais uma vez fez escorrer. O 5º golo fechou a contenda com 30 minutos ainda para se jogar, permitindo assim que a 2ª maior potência desportiva europeia e 1ª nacional pudesse largar a presa a deixá-la respirar um pouco.
ResponderEliminarChegado o fim do encontro, os belgas, rendidos à formidável demonstração de força do seu adversário, fizeram questão de a uma sua voz afirmar na sala de imprensa do Estádio José de Alvalade aquilo que não foi para ninguém uma surpresa:
" Ils sont trés forts. Ils sont trés puissants. Félicitations à Sporting qui a montré au monde une fois de plus la noblesse, force, caractére, l´honneur, dignité, force et bonté qu´ils sont faites. Ici et maintenant, nous dire:
«Aujourd´hui, nous aussi sommes des lions.
Viva Sporting, et Robert Waseige en vie!»
Con amour, AAK Gent. "
na europa corre tudo bem, cá dentro corre tudo mal. na europa até o abel "pirlo" - essa foi bem apanhada, JVL - bate livres e cantos em jogos que resultam em goleadas. twilight zone.
ResponderEliminare domingo, como vai ser? o rio ave mete-se lá atrás, não nos dá espaços, a bola vai ao poste e não ganhamos como aos outros rios ave todos que já nos travaram?
ou arrancamos de vez para um campeonato digno?
p.s: que foto maravilhosa.
Sé consegui ver a 2ª parte em directo e pelos vistos fiquei com a fava.
ResponderEliminarEsta vitória representa acima de tudo um reforço da imagem internacional do clube, pelos números do jogo e da própria campanha.
Quando o Sporting joga e ganha apetece-me sempre que o jogo nunca acabe. Mas com os comentários da SIC as vitórias do Sporting parece, não ter tanto brilho... Gostei quando um dos comentadores enunciava os bons resultados da jornada europeia e se esqueceu da greve em França...
LdA,
ResponderEliminarO comentador esqueceu-se durante todo o jogo de referir a greve em França. Mais de uma vez fez referência aos resultados das equipas portuguesas mas sempre incompleto..
Foi uma boa vitória, sem dúvida nenhuma! Houve momentos de bom futebol também. Algumas jogadas muito bonitas. Mas o futebol colectivo deste Sporting não é do meu agrado. E estas vitórias com equipas fracas tácticamente e com jogadores também muito fraquinhos, deixam-me sempre com um pé atrás. Veremos quando apanharmos uma equipa a sério.
Dizia o comentador que o Sporting de ontem era muito melhor do que o do campeonato. Eu acho que o que é muito melhor no campeonato são os adversários que são muito mais eficientes e matreiros tacticamente. E aí, este Sporting abana por todo o lado. Bem, já deve chegar para me crucificarem como pessimista, terrorista e não-Sportinguista..
Passando ao que eu gostei:
João-Pereira - Entrega e inteligência. Corre que se farta, desmarca-se para dar linhas de passe aos colegas, o que nem todos fazem, levanta a cabeça a jogar e sabe posicionar-se bem no campo. Gosto muito!
Postiga - Inteligência! Tomara muitos terem a cabecinha que ele tem a jogar à bola. Não corre desnacessáriamente, percebe muito bem os timings de passe, abre espaços, enfim, é um previlégio ver um jogador assim.
Liedson - Continua a ser um excelente jogador. Quando estiver em melhor forma, se a equipa lhe proporcionar ocasiões, vai continuar a marcar que se farta! E ontem escreveu mais história, com o nome dele, para o Sporting!
p.s.: aquele central argentino n me convence nada. a mim, mete-me medo. tanto se antecipa bem, apesar de despachar a bola sem critério, como anda completamente aos papeis sem saber o que anda a fazer. e os adversários não eram ninguém...
SL
Curioso o facto de não se dissecar neste post, ao pormenor, o golo sofrido pelo Timo!!
ResponderEliminarSe tivesse acontecido com o Rui, outro 'galo' cantaria!
Abraço
Rui Coelho, domingo há só uma coisa a fazer:
ResponderEliminarMeter a bola no montegrino, puxar do direito para o esquerdo, cruzar de forma muito muito tensa para o 2ª poste onde aparece Postiga a servir o Levezinho para mais um golo. Estando o 1-0 feito, é depois ir à procura do 2º e do 3º.
Pedro, o Gent está em 2ª na Liga Belga e eliminou o Feyenord para chegar à fase de Grupos da Liga Europa. Eles não são fracos, nós é que somos muito poderosos. O Lille segue em 5ª na Liga Francesa a apenas 2 ou 3 pontos do 2º, o Levski lidera de forma brilhante o campeonato búlgaro e o Brondby é uma equipa mais do que habituada a presenças e campanhas boas na Europa.
Somos muito fortes, acredita. E o Gent não é menos equipa do que mais de 2/3 das equipas do campeonato português. Somos muito fortes e sólidos quando jogamos na Europa, e daí nem ter sido surpreendente a campanha do ano passado, em que num estado miserável progredimos de forma natural até aos 8ºs ou 4ºs de final.
Este ano, acredito que podemos chegar às meias finais sem grande esforço, e uma vez lá, tudo pode acontecer.
Estaremos na final de Dublin se Deus quiser.
Ps, o "frango" do alemão ontem foi a melhor coisa que podia ter acontecido ao Paulo Sérgio, infelizmente, porque ser-se mal batido é sempre muito penalizante para um guarda-redes, e sendo ele guardião do Sporting só lhe podemos desejar coisas boas e toda a sorte do mundo. Mas independentemente disso, o Paulo Sérgio não terá agora dificuldade em fazer regressar o Rui Patrício à baliza.
Evita-se assim um problema.
O que me dá mesmo pica é ver o Levezinho a ressuscitar de cada vez que lhe fazem o funeral !
ResponderEliminarOs detractores que se aguentem.
Alexandre Abreu,
ResponderEliminar"Ainda assim, a maior facilidade no jogo todo, foi a concedida por Hildebrand ao sofrer um frango de todo o tamanho, num jogo onde os belgas não acertaram um único remate na baliza."
Queres mais dissecado que isto? Ou na verdade querias era que dissesse qualquer coisa como: "Um golo sofrido desta maneira retira, para todo o sempre, qualquer hipótese do frangueiro alemão ser titular no SCP, seja em que prova for."
Era isto que gostavas de ler?
Parece que o que interessa é que o Timo/Tiago falhe para que o RP jogue e não que o RP esteja melhor que os seus concorrentes.
Além disso, o crédito do RP junto de muitos Sportinguistas está como o do SCP com os bancos: nulo ou perto disso.
pedro,
ResponderEliminar"E estas vitórias com equipas fracas tácticamente e com jogadores também muito fraquinhos, deixam-me sempre com um pé atrás. Veremos quando apanharmos uma equipa a sério."
E no entanto já fomos algumas vezes eliminados por equipas destas. Não é que tenhamos jogado algo de extraordinário mas se não desfrutamos destas vitórias, quando o iremos fazer?
Ontem preferi realçar o que de positivo existiu porque também temos que o fazer de vez em quando. E esta vitória deixa-nos com um sorriso na boca até Domingo.
O preço de 3 pontos
ResponderEliminarhttp://oantilampiao.blogspot.com/2010/10/no-momento-certo.html
jvl,
ResponderEliminarConcordo perfeitamente com o que escreveste. Tambem eu fiquei com um sorriso pela vitória.
Mas também é bem verdade quando dizes que já fomos eliminados por equipas destas. O que para mim é vergonhoso. Não concordo que esta equipa seja boa equipa e que nós sejamos "poderosos" como comentou o MM..
Para mim o Gent, o Lille e Levski são equipas para ganhar obrigatóriamente. O mais forte seria o Lille porque vem do campeonato francês, os outros nem digo nada. O que é o campeonato Belga e o campeonato Búlgaro. Onde já chegámos com estas comparações...Nem quero entrar em discussão com isto. A minha opinião é esta e nem me venham com conversas!
Fizéste bem em realçar os aspectos positivos! Gostei de algumas coisas no jogo de ontem. Mas sobretudo individualmente. Como disse, colectivamente, este futebol do Sporting não me diz nada!
Mas é só a minha opinião, mais nada!
SL
pedro,
ResponderEliminarNão estou a tentar esconder o sol com a peneira nem a querer mudar-te a opinião.
Perder com uma equipa destas terá que ser (ainda é) vergonhoso para um clube como o SCP. O que quis com este post foi dar ênfase aos aspectos positivos e saborear a vitória.
SL
Este Sporting "europeu" deve-se a quê?
ResponderEliminar- Má qualidade dos adversários? (um é líder na Bulgária, o de hoje é 2º na Bélgica à frente do Anderlecht e o outro é 6º em França)
- Má preparação dos adversários?
- Motivação extra por jogarem na Europa?
- Ausência de pressão por se jogar uma competição à qual não se é favorito nem se exige o título?
- Sorte (na Europa) e Azar (na Liga Portuguesa)?
http://cantinhodomorais.blogspot.com/
Pedro,
ResponderEliminarOitavos-de-final em 2010, na pior época de sempre do Clube a nível doméstico.
Quartos-de-final da LC em 2009, com vitória em Donetsk.
Quartos-de-final em 2008, com vitória em Kiev.
Fase de grupos em 2007, muito pobre, mas que deu para ganhar ao Inter de Milão.
E final em 2005, com goleada sobre o Newcastle, vitórias em Lisboa, Roterdão e Middlesbrough sobre estes 2 adversários.
Só falta aqui 1 época, 2005/06, quando caímos na ronda a eliminar antes da fase de Grupos.
E a presente época claro, com 6 vitórias em 7 jogos, para já.
São 7 épocas, as 7 últimas. Vejo aqui um padrão de qualidade:
1 oitavos-de-final.
2 quartos-de-final.
1 final.
E este ano 1 final também, creio.
5 em 7, isto revela constância, estofo mínimo, alguma capacidade.
Está em nós portanto, não tanto nos adversários.
Cá está, é por coisas deste tipo.
ResponderEliminarSão por ecos destes que estes jogos e vitórias são tão importantes:
http://bancadadeleao.blogspot.com/2010/10/uefa-destaca-sporting.html
É como nós. Podemos não saber nesga do que se passa em França ou em Itália, podemos não ter presente as tabelas e classificações, mas se na Eurosport virmos os resumos das competições europeias e no quadro estiver lá um
Bordeaux - 5
Levski Sofia - 0
É algo que registamos.
Se virmos 2 vezes num espaço de 3 semanas:
Juventus - 5
Lille - 0
e
Juventus 5
Partizan - 1
Pensamos connosco próprios, "eles estão fortes", e sem darmos por isso o nome "Juventus" fará zunzun nas nossas cabeças meses a fio sempre que sintonizarmos "competições europeias".
Nunca são de desvalorizar, estes resultados.
Antes pelo contrário. São muito importantes para o Clube.
MM,
ResponderEliminarEu até gostava de ter chegado aos quartos na LC mas não quererás dizer "oitavos em 2009"?