![]() |
| Clique para aumentar |
Quinta-feira, 30 de Junho de 2011
à(s) 21:23 | 9 Comentários | Liga Zon/Sagres 11/12, sorteio
Sorteio da Liga: 1 problema para fechar o campeonato
à(s) 10:37 | 8 Comentários | aquisições, pré-época 11/12
Aguiar por um novo caminho?
Isto não invalida a minha impressão que dentro de casa podíamos explorar virtudes que agora parecem ter sido adiadas. Nem a minha a ideia que se está, mais uma vez, a discriminar quem está e quem chega no que aos mais novos diz respeito.
Mas esta é altura não de balanços finais mas pontuais, de acordo com o que vai revelando do futuro próximo do plantel principal do Sporting.
Quarta-feira, 29 de Junho de 2011
à(s) 11:35 | 7 Comentários | aquisições, pré-época 11/12
Trezeguet e segredo da escolha
Muita da sorte da próxima época será jogada na escolha do futuro ponta-de-lança.
Terça-feira, 28 de Junho de 2011
à(s) 21:28 | 0 Comentários | aquisições, nonsense, Onyewu, pré-época 11/12
Onyewu e as novas relações com a comunicação social
à(s) 11:34 | 9 Comentários | aquisições, Onyewu, pré-época 11/12
Onyewu será o nosso "yes we can"?
Segunda-feira, 27 de Junho de 2011
à(s) 15:43 | 29 Comentários |
E se o nosso patrocinador for a McDonald?
Nota: São já várias as queixas relativamente à impossibilidade de comentar no blogue, facto a que, somos alheios mas pelo qual pedimos desculpa. A todos que se deparem com este problema e mesmo assim queiram comentar, pedimos que enviem o comentáro, devidamente identificado com o nick pretendido para o correio do blogue para publicação: anortedealvalade@googlegroups.com
à(s) 11:10 | 1 Comentários | Solar do Norte
Preparem-se para a festa!
Domingo, 26 de Junho de 2011
à(s) 22:39 | 4 Comentários | atletismo, Ecletismo
Venha quem faça melhor
Sábado, 25 de Junho de 2011
à(s) 11:11 | 2 Comentários | adversários, aquisições, fundos, pré-época 11/12
Negócios em curso e a bomba deste verão?
![]() |
| foto Record |
Sexta-feira, 24 de Junho de 2011
à(s) 22:49 | 4 Comentários | dispensas, pré-época 11/12
Pongolle continua de verde e branco
Caso os exames sejam cumpridos com sucesso, Pongolle assinará contrato de empréstimo válido por um ano com o clube francês e começa a trabalhar de imediato com os novos companheiros. O Saint-Etienne ficará ainda com o direito de opção de compra.
à(s) 13:47 | 9 Comentários | aquisições, pré-época 11/12
O Sporting à beira de contratar um flagêlo para os adversários?
O Sporting à beira de contratar um flagêlo para os adversários?
Quarta-feira, 22 de Junho de 2011
à(s) 21:14 | 2 Comentários | Domingos, pré-época 11/12
Domingos dá recado e/ou lança desafio?
Seja encarada como for a afirmação não deixa de ser pertinente porque nenhum Sportinguista ignora que tem sido aí, na estabilidade e na liderança, onde têm começado as nossas fragilidades e muitas vezes terminado as nossas ambições.
à(s) 11:51 | 9 Comentários | Academia, pré-época 11/12
As grandes decisões a grande velocidade
Nota: Não vi ninguém ainda dizê-lo mas não deixo de notar que o discurso de GL e de Domingos pareceu algo desencontrado. O presidente afirmou que "faltavam poucos jogadores", o treinador declarou que se "poderia mexer em todos os sectores" incluindo a baliza, o que não deixa de ser algo contraditório.
Acontecimentos recentes na Academia (a desqualificação de uma equipa e o castigo de um jogador, ambos de natureza administrativa, por desrespeito das regras) e outros que há pouco tempo vieram a público indicam que a reflexão e eventuais ajustamentos se tornam necessários. Por outro lado a presença de um considerável número de jogadores do clube nas selecções de formação indicam que nem tudo está mal.
Sopesar devidamente todas as variantes, perceber o que é bem feito e por isso para aprimorar, compreender onde estão os vícios, o conformismo, o que é necessário cortar para tomar as decisões adequadas é a tarefa que se segue e que, a bem deste sector tão importante, não se deveria falhar. Contrariar o que o senso comum nos ensinou, - depressa e bem... - é também um grande desafio.
Terça-feira, 21 de Junho de 2011
à(s) 18:34 | 14 Comentários | adversários, arbitragem, nonsense
Vitor Pereira no FCP ou agora o futebol fica mais transparente
![]() |
| O FCP sai finalmente do armário e revela a importância da arbitragem |
à(s) 10:18 | 11 Comentários | Domingos, treinador
A cadeira de sonho de Domingos
NOTA: Se o Abramovich percebe alguma coisa de futebol satisfaz o desejo de AVB e oferece-lhe Moutinho e Falcão. Por esta ordem.
Segunda-feira, 20 de Junho de 2011
à(s) 17:35 | 8 Comentários | adversários, Jubas, matías fernandez, orgulho leonino, Valdés.
Boas noticias! (umas melhores que outras)
Pessoalmente também fiquei surpreendido, tendo em conta o nosso ponto de partida e o muito que falta ainda definir da próxima época. Para lá do sentimento de pertença e da partilha e comunhão de identidade não há razões para grandes euforias. Tal como não haverá para grandes depressões quando ocorrerem os primeiros reveses, que serão inevitáveis. Seguramente que grande parte do êxito da próxima época passa pela ligação dos adeptos à equipa, pelo que o equilíbrio, sempre tão difícil quando se vive uma relação de paixão, será com certeza uma chave para o sucesso. Se é certo que a dieta nem aos doentes faz feliz, cautelas e caldos de galinha também não matam ninguém.
PS- Não incluí a contratação de Árias nas boas noticias. A boa noticia poderá vir a ser se ele se vier a tornar num reforço.
à(s) 08:30 | 14 Comentários | futsal, judo, orgulho leonino, paixão, SCP, época 11/12
Paixão

Já decidi: na próxima semana, vou comprar a gamebox.
É por causa da Direcção e do trabalho que está a fazer? Não, tanto que como aqui disse, não era a minha lista nem me identificava com a mesma.
É por causa da prestação da equipa de futebol? Não! As prestações das duas últimas épocas foram de tal forma excelentes que curariam qualquer um que não fosse tão "doente" pelo SCP.
Será então devido aos reforços já anunciados? Também não. Nunca foram os reforços a levarem-me ao estádio e não seria agora, apesar de ter uma impressão positiva relativamente ao trabalho até ao momento desenvolvido.
O treinador? Tem que ser não é? Novamente, não. Como também aqui afirmei, Domingos não seria a minha escolha e não será certamente a razão que motiva a minha compra do bilhete de época, apesar da melhoria significativa que representa a sua contratação. Principalmente se compararmos com a miséria que era o forcado.
Sendo assim, porquê? Pela razão principal: o SCP!
Pela paixão que tenho pelo SCP, paixão essa que tantas vezes nos últimos anos foi desvalorizada por quem nos dirigia, e que parece voltar a estar na ordem do dia. Futebol é paixão e quando lhe tiram isso, tiram-lhe a magia.
Quero voltar a vibrar com a minha equipa, quero voltar a ver futebol bem jogado e quero voltar a ter um campo intransponível para quem nos visita. Aplaudir os nossos jogadores e mostrar o meu desagrado se for caso disso.
Não acredito que "para o ano é que é" mas acredito que seja muito melhor que os últimos dois. E por favor, não me desmintam que já bastou a época passada.
SCP SEMPRE!!!
PS: Uma mênção para a conquista do bi-campeonato em futsal conquistado de uma forma categórica e sem nunca perdermos a nossa identidade, como bem disse o Orlando Duarte.
PPS: Grande resultado, mais um, do João Pina no Grand Slam do Rio de Janeiro.
Domingo, 19 de Junho de 2011
à(s) 18:36 | 7 Comentários |
Múltiplas razões para a alegria da vitória!
à(s) 00:24 | 5 Comentários | Ecletismo, Hóquei em Patins
Sporting volta a ser campeão em hóquei em patins!
Cheguei agorinha de Famalicão, onde assisti ao vivo ao Famalicense-Sporting de apuramento do vencedor da 3ªDivisão Nacional de Hóquei em Patins.
Entrei no Pavilhão já com o jogo a decorrer (no preciso instante em que a FAC fez o 2-1...) depois da barriga cheia com o Futsal, que assisti com muitos adeptos do Sporting que foram para o Hóquei no Bar do FAC.
Depois do 2-1 (o FAC marcou primeiro e empatamos logo depois...) veio o 3-1, e o 4-1, com o adversário a mostrar-se muito mais maduro, ponderado, e mortífero nos contra-ataques.
Do lado do Sporting uma equipa incrivelmente jovem (para além desse fenómeno GAlves, temos mais 5 ou 6 miúdos que mais parecem uma equipa de juvenis, e um jogador, o 9, que parece o avô deles, pois aparenta pelo menos 40 anos...). Sem perceber muito da coisa, estava pouco crente.
Do intervalo regressou o que parecia ser outra equipa, e sempre liderado por GAlves, 3 golos de rajada, todos dele, ditou o empate em 5minutos... com 17min para jogar, Quim-Zé dava merecido descanso a Gonçalo, e os restantes trocavam a bola tentando segurar o empate que daria o título. Puro engano.
A FAC ganhou confiança, e apoiada por cerca de 200 pessoas (cerca de 1/3 do público presente!) fez o 5-4, e galvanizou-se. Perante um Sporting apático, e em poucos minutos chegou o 6-4, e o 7-4, com 3 bolas nos ferros pelo meio. Domínio temporário mas avassalador, que provocou vários olés da bancada.
Com 5min para jogar, e a equipa a procurar sempre Gonçalo, o desfecho parecia inevitável. A FAC falhou um livre directo a castigar 15ªfalta (já antes falhara o LD a punir a 10ªfalta, enquanto Gonçalo converteu o LI da 10ªfalta...) e pareceu que o Sporting se empertigou.
A menos de 4min do final, o SCP marcou em jogada de insistência, e a FAC começou a tremer. Disse para quem estava comigo - para ser como no futsal, precisamos de um milagre e do LI da 15ªfalta (eles já tinham cometido 14...).
E assim foi - o N7 (avançado tb promissor) marcou pela esquerda, bem em frente à claque, e passaram a restar menos de 2minutos para tentar a igualdade.
A 23segundos do fim lá se conseguiu recuperar a bola (a FAC já só trocava a bola entre os jogadores à espera da buzina...) e as ordens do treinador foram simples - bola no Gonçalo, e vai para cima deles à procura da falta. Gonçalo foi mesmo ao chão, e o árbitro não marcou. Mas Gonçalo reergueu-se, ganhou na tabela de fundo, voltou a driblar o primeiro adversário, e foi novamente derrubado. Falta. Faltam 9 segundos.
O LI causa tensão enorme. Os jogadores da FAC com as mãos na cabeça, os adeptos de respiração sustida, e nós, incrédulos, com o título no stick de Gonçalo Alves (parecia um argumento de Hitchcock).
O meu primo só me disse - se é um grande jogador, vai marcar. Os grandes vêem-se nesta decisões.
Perante centenas de adeptos em silêncio ensurdecedor, Gonçalo parte para a bola, volta a sentar o GR, e marca com a classe que espalha no ringue. 7-7.
Correu, gritou bem alto junto aos adeptos, que inclusive saltaram para dentro do recinto. 1/3 do pavilhão explodiu ali! O título estava entregue.
VITÓRIA MEMORÀVEL, que guardei em imagens e videos.
O Sporting é o nosso grande amor.
Saudações.
Sábado, 18 de Junho de 2011
à(s) 20:08 | 8 Comentários | Ecletismo, futsal 10/11
Bi-Campeão coloca 1 novo marco na modalidade
| foto "ABola" |
Sporting-Benfica
Pavilhão Paz e Amizade, em Loures
Árbitros: Eduardo Coelho (Aveiro) e Sérgio Magalhães (Porto)
Sporting: João Benedito, Marcelinho, Caio Japa, Divanei e Alex
Suplentes: Cristiano, Leitão, Pedro Cary, Djô, João Matos, Deo e Mário Freitas
Treinador: Orlando Duarte
Benfica: Vítor Hugo, Pedro Costa, Gonçalo Alves, Arnaldo e César Paulo
Suplentes: Bebé, Joel Queirós, Diece, Marinho, Anilton, Davi e Diego Sol
Treinador: Paulo Fernandes
à(s) 11:57 | 3 Comentários | Domingos, pré-época 11/12
Domingos fala do seu jogador preferido
Sexta-feira, 17 de Junho de 2011
à(s) 15:29 | 5 Comentários | orgulho leonino
Fabregas e o Sporting
Quinta-feira, 16 de Junho de 2011
à(s) 22:53 | 11 Comentários | aquisições, pré-época 11/12, Stijn Schaars
Stijn Schaars, na senda laranja dos nomes dificeis
à(s) 11:24 | 1 Comentários |
O que queremos para o Sporting?
Quarta-feira, 15 de Junho de 2011
à(s) 10:08 | 3 Comentários |
O que podemos fazer pelo Sporting?
Terça-feira, 14 de Junho de 2011
à(s) 11:19 | 32 Comentários | LMGM, pré-época 11/12
É tempo de ter tempo.

Após o fecho do período de contratações, independentemente dos erros que subsistiram ou das opções erradas que tenham sido tomadas, apenas resta um papel aos dirigentes até ao final da época, apoiar a equipa que construíram e criar condições para realizar os objectivos definidos durante a fase de construção do grupo.
A janela de contratações de Janeiro seria por mim ignorada excepto para suprir uma lesão prolongada de um jogador chave. O dinheiro investido nessa fase é normalmente inútil e não esqueço o quanto foram um dia fundamentais as entradas, André Cruz, César Prates e Mbo Mpenza.
Construir é agora a palavra de ordem, o primeiro passo fundamental está feito a contratação de um timoneiro. Domingos seria também a minha escolha mas não o vejo como um Midas capaz de transformar D’jálo no Hulk ou Polga em Ricardo Carvalho. Já comprovei sim a sua qualidade em transformar mantas de retalhos em equipas de futebol, é isso que eu lhe peço, que dê coerência ao futebol praticado pelo futebol seja ele bonito ou não.
Nas contratações a fazer e com o anúncio desbocado de que há milhões de euros em Alvalade seria muito mais cauteloso. Nesta fase do defeso e até ao início dos trabalhos (4 de Julho) procuraria que as principais carências da equipa fossem supridas. Na minha opinião elas são as seguintes, um central (líder), um defesa esquerdo capaz de sentar Evaldo, um extremo criativo (de preferência esquerdo), dois pontas de lança.
Há aqui um problema grande, eu não sei o que vai na cabeça de Domingos sobre aquilo que quer da equipa, nem quem são os 150 jogadores que a dupla Licá (leia-se Luis Duque e Carlos Freitas) anda a avaliar ou quais aqueles que estão incluídos numa eventual lista de vendas/dispensas. Não é grave na irresponsabilidade típica de um adepto vou em frente a construir o meu plantel.
Estando adquiridos, um central, um extremo e um ponta de lança, aguardo a chegada até ao início da época por um defesa esquerdo e outro ponta de lança. Após esse momento tudo ficaria dependente de oportunidades de mercado e da avaliação decisiva de Domingos.
Vários dos atletas que se tem referido como dispensáveis teriam obrigatoriamente de passar pelo crivo do treino para assumir a sua saída definitiva. Os atletas que eu procuraria dar um destino longe de Alvalade imediatamente seriam, Caneira, Grimi, Vukcevic, Purovic e Pongolle como vendas ou dispensas e emprestados Salomão, Saleiro e Cédric. Todos os outros nomeadamente, Polga, Maniche, Pedro Mendes e Zapater teriam oportunidade de iniciar a época (considero que foi uma asneira deixar sair NAC).
Para tudo o resto há que definir filosofias, os laterais vão ser ofensivos? Vamos ter um lado principal para conduzir o jogo? A defesa é individual ou zona? Um trinco ou dois? Extremos ou médios? Um ou dois pontas de lança? Tudo isto é importante para saber quem comprar ou se na realidade aquilo que se procura não existe já disponível nos recursos do clube sejam velhos ou novos.
Sobre guarda-redes julgo que ao Sporting pelas suas características actuais só deveria ter 2 guarda-redes. Ter Golas ou Tiago como terceiro elemento é um desperdício de recursos, Golas manteria o seu crescimento onde possa ser titular e no caso ínfimo de ser necessário um terceiro GR seria chamado o da equipa júnior.
A vaga seguinte de vendas/empréstimos, colocações/dispensas e compras só deveriam ocorrer após o regresso da pré-época e já seria cirúrgica a colmatar cada lacuna ou reforço segundo as indicações do treinador.
Por esta razão não estou excessivamente sedento de ver “estrelinhas” a poisar no aeroporto com destino à Academia Sporting, o mercado tem armadilhas e ambições que não devem ser precipitadas de forma a não empenhar oportunidades futuras. Construir um novo Leão é uma tarefa árdua e cirúrgica, não é urgente. O resultado final deve favorecer o equilíbrio dos sectores muito mais que espectáculo pontual.
Segunda-feira, 13 de Junho de 2011
à(s) 11:34 | 20 Comentários | aquisições, pré-época 11/12
Árias e Rinaudo, impressões breves
![]() |
| foto Record |
Sábado, 11 de Junho de 2011
à(s) 20:55 | 4 Comentários | Ecletismo, futsal
Cabidela tão saborosa como inesperada
![]() |
| foto Record |
Em frente Sporting!
à(s) 11:05 | 3 Comentários | pré-época 11/12, reforços
Quaresma em pleno verão?
Sexta-feira, 10 de Junho de 2011
à(s) 12:33 | 7 Comentários | entrevistas, Godinho Lopes
Godinho Lopes à RTP1: as (não) novidades
![]() |
| foto DN |
Quinta-feira, 9 de Junho de 2011
à(s) 14:43 | 1 Comentários | Ecletismo
A escassez de dinheiro é um desafio olimpico
post´s mais lidos este mês
-
Ontem, numa das redes sociais, interrogava-me (provavelmente com alguma ingenuidade) porque é que a comunicação social dedicava tanto t...
-
Deixo algumas reflexões que o jogo de ontem me suscitou, começando pelo futebol, com algumas individualizações: Bruma : Acabou por se...
-
Nojo pela canalha blogohistérica Na sequência de uma conversa sobre o despedimento de Manuel Fernandes concluiria concordando com o di...
-
São muitas as saudades de um Sporting Feliz Ficamos a saber que o nome do Sporting estará ausente quer das competições europeias, quer ...
-
O expoente do drama, mais do que na mais verosímil representação teatral ou cinematográfica, surge sempre das imagens da vida real e Je...
-
Sanear uma instituição é torná-la mais apta para cumprir os propósitos para que foi criada. Visa eliminar ou minimizar as suas imper...
-
Começando pelo que me parece a mais importante ilacção do jogo de ontem: o Sporting, mesmo depois de do downgrade que se viu forçado a fa...
-
Nota prévia : Não gosto de empresários de futebol. Vejo-os como oportunistas que vivem do esforço dos seus representados e dos clubes que s...
-
Bruma: um dos bravos... Para a semana vou a Alvalade, foda-se... Sinto uma necessidade urgente em agradecer ao vivo àqueles puto...
-
Embora a vontade seja pouca ou nenhuma para voltar a falar do período eleitoral - pessoalmente, e julgo que para o clube também, é mais i...

























