quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Veja como Eusébio morreu

Eusébio insiste em desbaratar o estatuto invulgar de figura nacional. Depois de se ter envolvido em declarações polémicas acerca do Sporting Clube de Portugal, sintoma nítido de algum problema de consciência mal resolvido, (e que foram prontamente desmentidas por contemporâneos seus), vem agora dar conta pública do sua participação fraudulenta num jogo de futebol. A ligeireza e desfaçatez com que o faz roça o escabroso, num espectáculo triste que preferia não ter assistido.

A infeliz história conta-se em 2 penadas rápidas, como exige a higiene: já no final da carreira o jogador, então no Beira-Mar, tinha que defrontar o seu clube de coração, o SLB. Depois de se ter negado a participar, acabou por anuir, não sem antes ter entrado na cabine respectiva e ter afirmado que faria apenas figura de corpo presente. Não fora ter ouvido e visto o próprio, numa preview do programa que passa mais logo na RTP1, e julgaria tratar-se de uma anedota de gosto duvidoso. 

Para quem cresceu a ouvir o nome de Eusébio associado a magníficos feitos, a servir de exemplo de abnegação e superação para as novas gerações e a admirá-lo como atleta de qualidades ímpares, bem gostaria de ser poupado a este suicídio em frente a uma câmara de televisão. Para mim Eusébio, o imortal, morreu hoje. Veja logo na RTP1 como foi.

27 comentários:

  1. "A ligeireza e desfaçatez com que o faz roça o escabroso..."

    Parece-me que ele não tenha dito isto por mal e sim porque não tem cultura suficiente para perceber o que é ética. Tem 70 anos e ainda nem sabe falar e compreender Português corretamente, nem nunca saberá.

    Já por várias vezes provou que não serve como símbolo nacional e eu rio-me cada vez que ouço isso. "Eusébio símbolo de Portugal", "Eusébio o maior jogador Português de sempre". Penso logo em Figo e Ronaldo que conseguiram mais títulos e presenças em mundiais e europeus que ele em menos tempo de carreira.

    Eusébio já foi formatado com a mentalidade lampiã (não benfiquista, que é diferente). Portanto, para mim é um símbolo do SLB e não de Portugal.

    ResponderEliminar
  2. Na foto, quem é o gajo com a mão à frente da cara e a camisola das quinas que está à frente do Formidável?

    ResponderEliminar
  3. Sporting não quis assinar com a "fera"

    O ex-jogador do Sporting esclareceu também a história da chegada de Eusébio a Portugal, para ingressar no Benfica, porque "Eusébio conta mal a história". Hilário revela que tentou trazer o "Pantera Negra" para o clube de Alvalade mas o então presidente do Sporting, Brás de Medeiros, só aceitava que a "fera" - como lhe chamava Hilário - viesse primeiro fazer testes.

    Eusébio queria vir já com contrato assinado, pelo que o negócio não se realizou. Mais tarde, "o Bella Guttman falou de Eusébio ao presidente do Benfica, que recomendou logo a vinda do Eusébio por qualquer preço. Então, o Benfica chegou ao pé do Eusébio, deu-lhe dinheiro e este comprou logo um prédio e uma vivenda. A mãe do Eusébio assinou os documentos e lá veio ele para Portugal."



    Ler mais: http://aeiou.expresso.pt/hilario-eusebio-fugiu-para-assinar-pelo-sporting=f689566#ixzz1kUaI9WyI

    ResponderEliminar
  4. Está ao nível das historietas que o Mário Soares esteve no outro dia a contar. Contou ele, entre grandes gargalhadas, uma história de como, enquanto advogado, disse a um cliente para simplesmente mentir em tribunal porque assim ia acabar por se safar.

    E depois é essa a geração que mais se admira do país estar no estado em que está.

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  6. ....e qd faltam argumentos, diz se algo como " vcs fazem me rir "..q pastel!

    Hlario disse e Eusebio nao desmentiu nem o ia fazer pq correspondeu à verdade ..e, como diz o Mike Portugal, julgo q ele nao disse por mal mas por lhe faltar mais algum vocabulario, estudos e inteligencia pra saber distinguir as coisas: julga ter demonstrado aos lampioes q era vermelho por dentro e nao quis jogar contra o seu clube do coraçao ( achou ele q agia e pensava corretamente na sua inocente ignorancia ), na verdade estava era a demonstrar ser o " grande " profissional e inculto na ética

    ResponderEliminar
  7. Coitado... Apenas sinto pena da personagem pelas tristes figurinhas que insiste em protagonizar. Reforço o que disse na altura das polemicas palavras que proferiu com intenção de manchar o bom nome do SCP: a inteligência (ou a falta dela) não dá para mais...

    O curioso é que a nossa imprensa acho td isto mt normal, se não mesmo digno de elogio... Sintomático.

    ResponderEliminar
  8. Estou a ver o Sporting-Inter e ao fim de 60 segundos de jogo já houve 4 toques de calcanhar, 3 do Sporting, 1 do Inter.

    É muito bom ser júnior...

    ResponderEliminar
  9. LMGM,

    estou chateado com o resultado, com a exibição nem por isso...

    gostava de ter ouvido o que disse o Sá Pinto naquela reunião pós-jogo no meio do campo...

    ResponderEliminar
  10. Boas norte de alvalade! Já há algum tempo que acompanho o teu blog e agora decidi também fazer um. Ainda estou no inicio mas se puderes pôr na tua lista de blogues era fixe. Continuação do bom trabalho.

    http://sportingnossograndeamor.blogspot.com/

    Grande abraço,
    sm17

    ResponderEliminar
  11. Eusebio e um produto do Portugal colonialista que na decada de 60 violou repetidamente Africa ao mesmo tempo que privou-a de alguns dos seus diamantes: dois crimes num so. Tivesse chegado a Portugal nas decadas de 70 e 80 e seria uma pessoa muito diferente, mais moderna, porventura citadina, ate socialmente mais evoluida do que os Portugueses da metropole Lisboeta. Muitas das melhores cantoras dos anos 80 em Portugal vieram por exemplo das ex-colonias, e recordo uma delas afirmar que quando chegou a Lisboa em 75 ficou chocada porque encontrou um povo mais ou menos retardado. Palavras suas, nao as melhores mas percebe-se o que quis dizer. Naquela altura (anos 50 ou 60) nao: os Portugueses naturais de Africa (assim respeitemos a atribuicado fascista de Portuguesa cidadania - ate isso lhe roubaram, ao Eusebio, pintando-o com Nacionalidade Europeia), muitos deles ignorantes, ingenuos, oprimidos, com fome e descalcos que nao tivessem a bencao de ingressar em instituicoes boas que lhes fornecessem apropriada educacao e liberdade entendiam naturalmente outras (como o benfica) como um regime de terror que funcionava como um prolongamento de Salazar. No fundo, dentro do enorme crime que Portugal cometeu, algumas vitimas tiveram ainda assim alguma sorte. No universo dos futebolistas: aqueles que chegassem ao SCP, AAC, VFC ou outros. Gozaram de proteccao, e um tecto que na medida do possivel ofereceu-lhes liberdade. Eusebio nao teve essa sorte, era jovem, ingenuo, e cultivou dentro de si um pavor tremendo a instituicao da aguia fascista que se confundia com o Estado Novo.

    Ainda hoje se repararem Eusebio e internado duas vezes no espaco de semanas e diz logo que o trataram maravilhosamente bem, correu tudo de forma perfeita, os medicos sao os melhores do mundo, estou optimo, nao sofro de nada e recebi a visita dos melhores estadistas.

    Faz lembrar as vitimas de tortura obrigadas a sorrir para as cameras ao mesmo tempo que diziam estar ali de livre vontade. A culpa nao e do Eusebio, mas das instituicoes que o escravizaram e violaram: Portugal, o Estado Novo, e o Benfica. Nos anos 60, as 3 eram 1 e a mesma coisa, motivo pelo qual tal como Amalia sera daqui por uns tempos sepultado nos Jeronimos.

    ResponderEliminar
  12. edgar manaca a presidente, os investidores confiam.

    ResponderEliminar
  13. O campeonato de 1979/80 aproximava-se do fim e, quando faltavam apenas dois jogos, o Sporting e o FC Porto seguiam empatados na liderança. Na penúltima jornada, enquanto o FC Porto recebia em casa o Boavista, o Sporting tinha de ir a Guimarães, 6º classificado, uma das deslocações tradicionalmente mais difícil para os “leões”.

    No início da semana que antecedeu o jogo, começaram a surgir rumores de que um jogador do Guimarães estava “comprado” e que ia provocar um penalty ou marcar um auto-golo. À medida que os dias foram passando, os rumores subiram de tom, ao ponto de alguma comunicação social do Porto ter pegado no assunto e levado a que, na véspera do jogo, Pinto da Costa se tenha deslocado a Barcelos, local do estágio do Guimarães, para dar conta aos dirigentes vimaranenses da preocupação sobre as eventuais anomalias que se iriam verificar.

    Os jogos realizaram-se no dia 25 de Maio de 1980, com início à mesma hora, e ao Sporting bastava-lhe obter o mesmo resultado do FC Porto. Quando, aos 28 minutos, Frasco marcou para o FC Porto, em Guimarães ouviu-se um burburinho nas bancadas mas, apenas 8 minutos depois, um defesa do Guimarães – Manaca – marcou um auto-golo que deu a vitória ao Sporting nesse jogo.

    Mas quem era esse Manaca?
    Era um moçambicano, em final de carreira, que tinha sido jogador do... Sporting!

    Segundo veio a público, no final do jogo, já nos balneários, houve mesmo uma cena de pugilato entre o autor do auto-golo e um seu colega de equipa, Tozé, com este a acusá-lo de se ter “vendido”.

    O escândalo foi de tal modo evidente, que a Direcção do Vitoria de Guimarães, liderada por um jovem presidente – Pimenta Machado – não teve dúvidas e despediu o jogador três dias após o jogo.

    ResponderEliminar
  14. Td conjecturas... Nc ouvi, vi, ou li o tal do Manaca confirmar como hj fez o Eusébio. O resto são tretas...

    Curioso é ler lampiões dando conta da preocupação de pinto da costa, mt curioso mesmo... Nc imaginei ler passagens escritas por coquichas deste calibre: "...e levado a que, na véspera do jogo, Pinto da Costa se tenha deslocado a Barcelos, local do estágio do Guimarães, para dar conta aos dirigentes vimaranenses da preocupação sobre as eventuais anomalias que se iriam verificar"...

    Isto realmente assiste-se a cada trambolhão...

    :)

    ResponderEliminar
  15. Julgo que este último comentário pertencerá certamente a um portista e não posso deixar de o achar curioso, pois será adepto do clube que representa hà largas décadas tudo o que de pior existe no futebol português...

    Puxando pela memória, lembro-me de uma célebre derrota do Sporting nas Antas com um golo apontado...pelo apanha bolas.

    Esse episódio foi apenas o início de uma grande saga onde o FCP nos deu a conhecer expressões como, café e fruta; onde pudemos assistir a magníficas arbitragens como as dos irmãos Calheiros, Martim dos Santos, Olegário Benquerença entre muitos e muitos outros; onde ficámos a conhecer o modelo de organização de viagens da Cosmos; onde todos ouvimos com espanto (ou não), as escutas telefónicas a combinar resultados, etc, etc.

    Algum portista tem capacidade para dar lições de moral após ter ouvido da boca do presidente da UEFA apelidar o seu clube de corrupto exigindo a sua expulsão das competições europeias?

    SL
    José

    ResponderEliminar
  16. O andrade tem meia razão: possivelmente o paizinho foi ao estagio do Vitoria, mas para oferecer uma mala com uns trocos para o caso de um bom resultado para os seus lados.

    Felizmente, nos nossos dias, a mentira por mais que seja repetida não se transforma em verdade porque há imagens que mostram bem como foi esse auto-golo.

    ResponderEliminar
  17. Será que o trambolhão se direcciona mais para ler um andrade a defender a verdade desportiva à Eusébio? Seria menos inusitado, sim...

    ResponderEliminar
  18. Anónimo,
    Andas a ler muitos romances de cordel. Deves é ter em casa muitas camisolas do tri. Do tri-naranjus.

    ResponderEliminar
  19. http://reflexaoportista.blogspot.com/2008/04/de-pistola-no-balneario-do-arbitro.html


    Melhor ainda é a história do presidente de um clube que entrou de pistola no balneário do árbitro.
    Esta história, referida hoje por Pimenta Machado, passou-se no dia 11 de Novembro de 1956, no Campo da Tapadinha, num Atlético – Sporting.
    Ao intervalo o jogo estava empatado 1-1 e, pelos vistos, o presidente do Sporting – Carlos Góis Mota – não estava a gostar da arbitragem de Braga Barros, árbitro de Leiria. Vai daí, não esteve com meias medidas, invadiu a cabine do árbitro e, segundo foi referido na altura, de pistola em punho “aconselhou-o a tomar mais atenção na 2ª parte pois poderia prejudicar-se”.

    Não, não é verdade que Góis Mota fosse da PIDE. Era “apenas” presidente da Legião Portuguesa, uma milícia criada em 1936, que estava sob a alçada dos Ministérios do Interior e da Guerra, e que nas décadas de 50 e 60 se caracterizou pela perseguição e repressão às forças oposicionistas ao regime, para a qual contribuiu o seu Serviço de Informações e a sua vasta rede de informadores.

    Nota: O Dr. Carlos Cecilio Nunes Góis Mota tomou posse como presidente do Sporting em 28 de Janeiro de 1953 exercendo o cargo até 31 de Janeiro 1957. Participou por mais nove vezes na Direcção do Clube, duas como vogal e sete consecutivas como vice-presidente, desde 19 de Janeiro de 1946 a 30 de Janeiro de 1952.

    Que este facto não sirva para manchar a história "imaculada" do Sporting. Toda a gente sabe que o Sporting sempre foi um clube de gente seríssima, acima de qualquer suspeita e que nunca, mas nunca, se envolveu em manobras nos bastidores do futebol...

    Sois diferentes? SCP, SLB, FCP é tudo a mesma merda.

    ResponderEliminar
  20. Rei? só se for da palhaçada!!! Já era....deixou de ser com Figo...e ag CR tb ja passou á frente....Só os lampiões e a sua imprensa ainda lhe suporta o estatuto de melhor jogador portugues. Mas já deixou de ser, agora será o 3º atras de Figo e CR....Com este episodio acima referido só confirma o caracter pouco sério e mt duvidoso q mostrou qd da sua vinda pra Portugal!

    ResponderEliminar
  21. Sobre os grandes de Portugal, sobretudo não esquecer o grande Pinga!!!! Foi o melhor de sempre.

    Dois apartes:

    1º Alguém aqui falou de um golo marcado por um apanha bolas nas Antas. É mentira.

    2º Bons comentários que me deixaram boa impressão sobre os lagartos que andam aqui. Estragam tudo quando não resistem a falar da fruta.

    ResponderEliminar
  22. Justiceiro Azul, dois sem partes.

    1 - http://www.youtube.com/watch?v=WYmuGpo07DE

    2 - Vocês estragam tudo quando usam a fruta.

    ResponderEliminar
  23. Eusébio morreu? Olhando para o estado do Eusébio e para o estado do Sporting o mais certo é o Eusébio sobreviver ao Sporting muitos e bons anos. E isto para nem referir a diferença de prestígio internacional entre Eusébio e o Sporting (mais preocupado com girassóis e em perder finais europeias em Alvalade). Sou do Sporting mas não tenho nada contra o Eusébio e acho que as declarações do King sobre o Sporting foram tiradas do contexto (estavam a provocá-lo mais uma vez sobre a possibilidade de ele ter ido para o Sporting e ele reagiu assim, porque também não tem cabeça para mais). O Eusébio é amigo pessoal de muitos Sportinguistas e vice-versa.

    Conheço o Eusébio, é muito boa pessoa e nós no Sporting devíamos era pensar na nossa equipa de futebol em vez de inventarmos guerras que não levam a lado nenhum (isso é o que o Godinho Lopes quer e é por isso que o clube está à beira da ruína). O que é mais importante: falar do Eusébio ou jogar sem pontas-de-lança contra a merda do Olhanense? ABRAM OS OLHOS!

    ResponderEliminar
  24. LMGM
    Já tinha ouvido falar disto, mas, francamente pensava que era impossível. Mas afinal... quem lhe dera que os benefícios ao seu clube fossem também tão inocentes!

    No resto só confirma o que eu disse. Não resiste a falar da fruta, como se essa fruta tivesse decidido alguma coisa nos últimos 30 anos, ou 60!

    ResponderEliminar
  25. Nunca pára de me surpreender a capacidade dos portistas em ignorar os factos e inúmeros casos sórdidos passados no seu clube, para depois acreditar tão facilmente em desculpas esfarrapadas e na idoneidade de personagens tão "íntegras" como Reinaldo Teles e Pinto da Costa.

    Um bem-haja, Justiceiro Azul! O futebol no fundo não passa de uma diversão, e vocês têm-nos mantido entretidos.

    ResponderEliminar
  26. para todos portistas esperem aTE AO CLÁSSICCO i de poix falamos

    ResponderEliminar
  27. filhos da puxa obessaaaaaaaaa!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)