quarta-feira, 3 de abril de 2013

De um Sporting a uma só voz à polifonia, em que ficamos?

Uma das frases mais fortes que ecoaram da noite eleitoral foi que o Sporting a partir de então falaria apenas a uma só voz e essa seria a do seu presidente. Depois disso já falou Inácio 2 vezes em locais diferentes, Vicente de Moura também já disse qualquer coisa e hoje foi a vez de Bacelar Gouveia. Não me lembro se me escapa alguém.

É por causa do teor e oportunidade das declarações do recém-eleito presidente do CF, feitas hoje à Antena1 que ponho de lado o post já preparado sobre os primeiros momentos de Bruno de Carvalho e que estão a marcar a actualidade no seio dos adeptos e até da actualidade desportiva.

Não sou propriamente um partidário da lei da rolha ou da limitação da liberdade de expressão. Mas não me parece de muito bom tom que elementos abaixo na hierarquia venham quase diariamente desmentir o que foi uma promessa do presidente e que é capaz de vir ao encontro do desejo de muitos dos Sportinguistas.

Como se não bastasse a desautorização o pior é ver, como no caso de hoje, que o protagonista não se limita a versar as áreas que estarão sob a sua jurisdição e não resiste à tentação de se por a tocar rabecão quando o que se lhe pede - até pelo que foram as propostas feitas em campanha - é que preste atenção ao muito sapato que tem que coser e descoser e provavelmente descalçar.

Porventura não há na estrutura recém-eleita alguém mais indicado para falar de arbitragem? Não devia esse assunto ser conduzido pelo presidente? O mesmo se pode dizer sobre os objectivos que restam para a época em curso. 

Que diferença se quer estabelecer com o passado recente que tanto se criticou que não seja apenas uma mudança de pessoas e que não passe pelo modo de agir?

Há duas coisas nesta comunicação que me chamam particular atenção. A primeira é a referência aos novos tempos em Alvalade. Segundo Bacelar Gouveia "Bruno Carvalho está a mostrar a diferença em relação àquilo que se tem vivido no Sporting, com as decisões a serem tomadas à sucapa e na penumbra em que ninguém conhecia as razões das decisões." Não pondo em causa a afirmação, pergunto-me a que decisões se refere o presidente do CF? 

Mas mais importante parece isto: "Por exemplo as contratações eram inexplicáveis e esta vitória (em Braga) dá o tom de uma viragem na dinâmica desportiva do Sporting" Se havia a possibilidade de reduzir à expressão mais simples a força dos novos tempos era falar de contratações inexplicáveis e atirar a seguir com uma vitória à custa de jogadores e treinadores do tempo em que as contratações eram "inexplicáveis".

Mas o pior reservei para o fim. Referindo-se ao facto de o presidente ter pela frente  dura missão de "ter que tomar decisões difíceis que podem não agradar a certas pessoas ou interesses instalados" Bacelar Gouveia remata com "Os verdadeiros sportinguistas esperam que essas decisões sejam tomadas rapidamente". 

Ao referir-se aos verdadeiros Sportinguistas o presidente do CF deixa implícito que existem "Sportinguistas falsos". Não sei o que pensa Bruno de Carvalho disto, ele que escolheu para lema da sua apresentação aos Sportinguistas a frase "Juntos somos mais fortes, unidos invencíveis!". Ou o que tem a dizer o presidente da Assembleia Geral, representante de todos os Sportinguistas, os verdadeiros e os falsos.

Talvez fosse bom lembrar ao Dr. Bacelar Gouveia que uma das atribuições do órgão que preside é precisamente a aplicação da disciplina. Se ele parece tão clarividente na destrinça dos verdadeiros dos falsos Sportinguistas que torne o seu mandato numa cruzada contra os espúrios. O Sporting ficar-lhe-ia agradecido. Ou talvez não...

51 comentários:

  1. Claro que existem sportinguistas falsos ... os benfiquistas, os portistas, etc... ;)

    Acho que está enganado no que chama polifonia. O caso do Inácio era inevitável e como vê parou.

    Nesta ultima entrevista do Bacelar. Chamo a atenção para as suas próprias palavras:
    "Há duas coisas nesta comunicação que me chamam particular atenção. A primeira é a referência aos novos tempos em Alvalade. Segundo Bacelar Gouveia "Bruno Carvalho está a mostrar a diferença em relação àquilo que se tem vivido no Sporting, com as decisões a serem tomadas à sucapa e na penumbra em que ninguém conhecia as razões das decisões." Não pondo em causa a afirmação, pergunto-me a que decisões se refere o presidente do CF? "

    Precisamente. Voçê não sabe, o Bacelar não disee, os jornalistas terão de ir bater a outra porta e É exactamente isto que queremos quando se fala num sporting a uma só voz. Decisões tomadas sem ser na praça pública, sem serem discutidas todos os dias na praça publica, sem serem avançadas ideias, hipóteses, etc...

    Se três entrevistas a dois membros da direcção é polifonia então o que dizer do passado. Uma cacofonia? e desafinada ainda por cima.

    Abraço bem verde :)

    p

    ResponderEliminar
  2. Também falou o PMAG, Drº Jaime Marta.
    Quem sabe se isto de falarem 3 ou 4 elementos não será uma estratégia para confundir.
    Por vezes a polifonia, serve para ninguém conseguir descortinar as coisas importantes que se estão a fazer...
    Ainda bem que agora ninguém sabe de nada...
    Esperemos que quem manda saiba bem o que está a fazer...

    Noutro registo continuo a dizer que quem vestiu uma pele durante 2 anos, não a consegue largar passados meia duzia de dias.
    Há muitas feridas por lamber...
    Vai levar algum tempo a cicatrizar...

    ResponderEliminar
  3. Vou deixar de ler este blo. Com pena, era a minha página de abertura para todos os outros blogs sobre o Sporting Clube de Portugal. Parece-me por demais preconceituoso. AnaDD

    ResponderEliminar
  4. A polifonia, ao que me parece, serve para ressabiados como o "abutre de alvalade" escrever alarvidades destas...

    Acabou a mama e todos ladram!!! Antigamente é que era bom!!!!

    Abutres!!!

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Fazendo duplo post, quando o Dr. Bacelar Gouveia refere os verdadeiros Sportinguistas, não se refere a si, que qual abutre que andou anos a bicar o cadáver do Sporting para tirar dele alimento...

    Agora é que são maus!!! Abutre!!!! Pode ser que se assuma como milhafre e passe a bicar no outro lado da Avenida...

    ResponderEliminar
  7. Curioso, ou talvez não, que ao ler as palavras de Bacelar Gouveia tive um pensamento muito próximo do conteúdo deste post. Por vezes penso se não estarei a ser demasiado exigente com o novo presidente, talvez esteja, mas a verdade é que os dois anos de pré-campanha terão o seu peso nesta minha atitude.

    Em minha defesa (sim, a minha defesa dos prevísiveis ataques dos anti-lambuças), terei que dizer que apesar de tudo, BdC pode ser a pessoa certa para o Sporting de hoje e de amanhã, saiba ele pôr em prática tudo o que prometeu e evitar tudo o que criticou em tempos mais ou menos distantes.

    ResponderEliminar
  8. Este blog foi já muito bom, actualmente é inutil. Que pena!

    ResponderEliminar
  9. LdA, é muito dificil calar os "coros" nos momentos bons, não devem ter faltado Sportinguistas a sorrir esta semana depois daquele jogo impróprio para cardiacos.

    Esta será sempre uma semana com um número elevadissimo de verdadeiros Sportinguistas a bater a mão no peito.

    Eu preocupo-me normalmente mais com os silêncios. Aqueles que têm deixado treinadores e jogadores abandonados à critica fácil é nessa altura que se irá demonstrar se o futuro da comunicação do Sporting será uma cacofonia, uma polifonia, um solo ou o silêncio...

    ResponderEliminar
  10. Já o disse aqui anteriormente, este blogue está sob marcação cerrada, ou se converte à onda ou será submergido por ela.

    Pelo menos eu não teria estômago para aguentar a censura cega a que cada post é sujeito. As questões aqui colocadas fazem todo o sentido, pelo menos a quem não abdique de um valor minimo para o exercicio do sentido critico.

    Esta coisa dos "verdadeiros" é do mais puro talibanismo e de uma infelicidade atroz. Tal e qual como era retórica usada num passado recente para apodar quem se preocupou em chamar à atenção para os erros que se iam cometendo, nomeadamente com a venda do património e outras medidas que dimimuiram o valor do clube. Provavelmente o Bacelar Gouveia andava preocupado com outras coisas, não era com o Sporting.

    É lamentável no que o Sporting se está a tornar, cada vez mais parecido com os outros, cada vez mais diferente de si mesmo.

    ResponderEliminar
  11. LdA:

    Os tempos estão para lambucismos... E não para análises ou reflexões sobre estes primeiros dias de BdC e respectiva entourage. É pena que as pessoas não gostem de questionar, até pq nada do que é escrito é contra o BdC. Repito: nada.

    É um alerta que tem toda a razão de ser para quem pretende UNIR. Estes discuroso dos verdadeiros vs falsos, não serve. Não serviu com JEB (o mais evidente) não vai servir com BdC...

    A verdade é que de BdC não ouvi nada que venha ao encontro do qeste senhor Bacelar Gouveia afirma. Acho que os novos OS têm que se juntar e assentar ideias. Para seu prórpio bem e do ...Sporting!


    Por outro lado é natural que ainda estejam a acertar o passo, a adaptar-se e os erros nesta fase, são desculpáveis. è assim que eu vejo o actual momento.

    Força SCP!

    ResponderEliminar
  12. Leão de Alvalade

    O meu agradecimento pela tua coragem e discernimento.
    Instalou-se em alvalade uma espécie de partido político ditatorial.
    Quanto ao post, nem vale a pena comentar muito, o que dizes qualquer um pode constatar.
    Foi mais um item de campanha para enganar tolos.

    ResponderEliminar
  13. Leão de Alvalade

    Não é por uma mentira ser repetida muitas vezes que passar a ser verdade, uma das tácticas sujas usadas ao longo de dois anos por pessoas sem escrúpulos.
    Para quem esteve atento sabe que nestes últimos dois anos a comunicação social andou muito tempo aos "papéis", porque não sabia o que se passava.

    ResponderEliminar
  14. caro LdA,

    A casa é sua. concomitantemente, a gestão da mesma também. Se o caro oferece as bebidas, só as bebe quem quer, como tal fica desobrigado de dar explicações sobre a sua manufacturação.
    O problema é: se quer encher a sua casa de gente. provavelmente será aconselhável uma certa diversificação da oferta.
    Experimente, uma vez que seja, dar uma nota positiva a qualquer coisa que tenha a ver com Bruno de Carvalho.
    Quanto mais não seja, apenas para variar.
    Ou não. Você é que sabe.

    SL

    ResponderEliminar
  15. Muito bem. "Sporting a uma só voz" tem que significar... "Sporting com uma voz". Obrigatoriamente.

    Ou isso, ou "falham-se promessas". Curioso, após anos de medidas que nos levaram ao desastre e a tolerância que foi sempre devida aos seus autores, discute-se agora o sexo dos anjos, com 1 semana de mandato.

    Estão no bom caminho. Os meus parabéns.

    ResponderEliminar
  16. João

    Analisa o que escrevestes
    Em nenhum momento conseguiste refutar com argumentos lógicos o que foi escrito, e ser-te-á difícil, a não ser que sejas mentiroso.
    A falta de argumentos o que fazes? Tentas insultar, como manda a cartilha da seita.

    ResponderEliminar
  17. Bom era o Godinho e sus muchachos, que viam o Sporting a ser constantemente roubado e não abriam a boca. Que viam empresários ganharem milhões ao impingirem jogadores cheios de problemas musculares e fechavam os olhos. Bons tempos esses...

    ResponderEliminar
  18. Isto tem sido horrivel.

    O inacio falou(o que tinha de falar), o Bacelar falou...(nada de mal..), é so papagaios.

    Quando o Sr. Duque disse que precisava dum cheque e de uma vassoura(com a epoca a decorrer) foi um genio. Quando o Sr. Barbosa disse em 2011 que em 3 anos(falta 1) estavamos ao nivel do Real Madrid, foi um visionario.

    Estes não dizem nada de mais...são uns papagaios.

    Está correcto.

    E o pior é que temos um Presidente que faz "figuras" no banco de suplentes. Vejam só que ele festeja os golos. Fala com os jogadores. Que falta de classe tremenda. É que além de não ser doutor(falou-se nisso aqui a uns dias...), e de não ter "nome", ainda se mistura com a ralé.

    Que saudades dum Presidente à Sporting, Doutorado, rico, com um nome fino, e que só faça merda.

    Entretanto ganhamos ao Braga...jogamos até bem...ok mas isso não importa. Porque os papagaios continuam.

    E isto tudo ao fim de uma semana...

    Ps- Falar a uma só voz, não quer dizer que só fala uma voz. Quer dizer que o discurso tem de ser unico coerente entre todos. Mas se calhar o Sr. Bruno de Carvalho devia de contratar um "Porta-voz"...

    ResponderEliminar
  19. O PedroC por acaso sabe o que foi aqui escrito sobre o LD?

    E Sobre o CB?

    Olhe, se soubesse não tinha escrito tanto disparate. Vá ver e dps acuse...

    Falar a uma só voz não é a uma única voz. Correcto e afirmativo. O Problema é que BdC fala uma coisa: UNIR os Sportinguistas. Tb afirmou peremptoriamente que seria ele a anunciar as medidas para o futebol. A pratica negou-o. Primeiro através de Inácio, agora com este Bacelar Gouveia. O problema de Bacelar não foi a contestação à arbitragem, foi a utilização de termos, chamemos-lhe, divisionistas. Quem quer unir, não pode ter discursos de divisão. Simples, ou não?

    Outra coisa, ao invés de apregoaras medidas e decisões difíceis e desagradáveis para "alguns", concretizem-nas, é isso que tds esperamos, ou não? Já agora e que medidas são essas? Que decisões difíceis irão tomar? Uma vez que têm que ser tomadas, seria bom começar a ouvir algo de concreto e não ameaças vãs e abstractas...

    ResponderEliminar
  20. Caro PedroC,

    É exactamente pela coerência e pelo rigor, pela memória não selectiva e pela nossa História (sem estórias) que a referência a Barbosa e Duque é equiparável (infelizmente, sem sorrisos ou elogios) ao Presidente do Conselho Fiscal nas suas declarações sobre arbitragem. Não lhe refiro outras vozes porque sinto que não tardarão a cimentar a sua opinião.

    Meu caro, existem demasiados papagaios no Nosso Reino, desde há muito, muito tempo, numa galáxia distante.

    Também eu, sinceramente esperava, que as aves (com responsabilidades inerentes) se silenciassem.

    É necessário que assim seja; haja diferença no Trono (conforme tem fé) e tal acontecerá imediatamente.

    Somente desejo, que tal não se repita e que quem nos representa, tal não admita.

    SL

    ResponderEliminar
  21. Para os que concordam/não concordam/ insultam:

    Não escrevo para ser agradável ou à procura de aprovação. Escrevo e mantenho este blogue como escape para um sentimento (que é comum a muitos Sportinguistas) de quase permanente foco/interesse/preocupação com o clube.

    Como qualquer outro ser humano prefiro os elogios às criticas, mas apenas me fazem reflectir as que são justas. Por acaso não as vejo aqui.

    Preocupa-me ser justo nas criticas. O que é mais detestável nesta coisa dos "verdadeiros Sportinguistas" é um tema que me é caro e que aqui combato desde o tempo de FSF.

    É um discurso que é vago, divide, tornando por isso o Sporting menor do que o todo que é. Não há adeptos mais importantes que outros, se a diferença que se quer estabelecer reside na opinião.

    O discurso é até contraditório com o espirito do momento porque, para lá das dúvidas e receios, não conheço ainda nenhum Sportinguista que goste de ver o SEU SPORTING perder, independentemente de quem seja o seu presidente ou direcção.

    O que há de censurável no meu post?

    Que o presidente do CF fale? Não, como digo no post, não me oponho a que as pessoas falem. Acharia natural que o fizesse falando das responsabilidades assumidas, do que espera fazer do cargo, responsabilizando-se perante os sócios por uma acção da qual se pusesse fazer uma contabilidade futura.

    O que disse o sr. sobre o cargo ou a função? NADA!!!

    Ao invés veio-se juntar ao que de muito velho se faz no Sporting, "ou és a favor ou não és do Sporting"

    E isto é ainda mais pateta e injustificado quando nada foi proposto ou rejeitado por ninguém.

    Como muito bem observa o Virgílio este discurso é justamente o oposto do de BdC. Também como observa o Virgilio estaõ todos a começar, acho lamentável ou pelo menos muito infeliz que o presidente do CF comece assim.

    ResponderEliminar
  22. Por vezes há que perceber o significados das palavras, sem as levar demasiado à letra...

    "Uma só voz" pode não significar que apenas o presidente possa falar... o que diga-se seria demasiado monótono...

    "Uma só voz" pode significar um discurso uniforme, onde o objectivo e o contexto seja o mesmo.

    Para arranjar confusão, já chegam os do costume!

    Deixem-se de tretas e não andem já à procura de defeitos. Tenho muitas dúvidas acerca do sportinguismo de alguns, ou então são idiotas.

    SL

    ResponderEliminar
  23. Não escrevi disparate nenhum, porque não falei para ninguem em particular, falei no geral(e na altura muita gente gostou das declarações), mas se a carapuça serviu a alguem, eu lamento, como lamento não ter dito que não estava a falar no geral. Assim evitava-se essa chamada de atenção.

    Quanto ao que realmente importa, até agora não vi nada de grave em relação a "papagaios". Para mim Inacio não disse nada descabido, disse o que tinha a dizer e calou-se a tempo. A partir de agora se falar mais, tambem o critico.

    Em relação as declaraçoes de Bacelar Gouveia, e a sua tentativa de "desunião". Meus amigos...mais uma vez...a carapuça so serve a quem quiser. Ou voces duvidam que existam "Sportinguistas falsos"? O passivo que temos foi todo causado só por erros? Ou terá sido obra do divino?

    Voces não gostam da personagem BC. É simples, e eu respeito.

    Mas tenham atenção a um promenor....o homem só la esta a uma semana....

    ResponderEliminar
  24. LdA,

    Grande post e ainda melhor comentário, acho. Acrescento o reforço de uma coisa que me parece básica: a direcçao eleita tem uma responsabilidade básica, de responder a uma exigência mínima - cumprir as promessas eleitorais. Uma das mais fáceis era ter uma comunicaçao unívoca. Se ainda nao conseguiu, provavelmente pelo pouco tempo que leva no cargo etc etc, a própria direcçao e quem a apoia deviam agradecer a quem ajuda a chamar a atençao para a importância disso.

    saudaçoes leoninas,
    tiago

    ResponderEliminar
  25. Isto parece-me sinceramente muito mais interessante que o teu post e faz juz à frase "Juntos somos mais fortes, unidos invencíveis!"

    Caros Sócios e Sócias,

    Estamos hoje todos felizes pela vitória de ontem e pela entrega e o acreditar da nossa Equipa, que demonstrou a nossa garra de Leão, do crer e da vontade de vencer. Mas foi apenas um jogo e temos que manter este rugido nos restantes seis jogos que nos faltam até ao final do campeonato.

    Alvalade é a nossa Casa! É este o local de eleição para reunirmos toda a família Sportinguista. Hoje, mais do que nunca, temos que ter a nossa família unida em torno do nosso Clube.

    O próximo sábado é fundamental para nos reunirmos em torno da nossa equipa, no jogo frente ao Moreirense, e demonstrarmos em uníssono todo o nosso amor, paixão e apoio ao Sporting Clube de Portugal.

    O Sporting precisa de todos nós. Por isso vos lanço o desafio para todos marcarmos presença em Alvalade e convidarem a vossa família e amigos a fazerem o mesmo.

    Vamos demonstrar todo o nosso apoio à nossa equipa durante os 90 minutos e fazer-lhe sentir esta onda verde de esperança e de incentivo.

    Até sábado em Alvalade!

    Viva o Sporting Clube de Portugal!

    Saudações Leoninas e um abraço,
    Bruno de Carvalho
    Presidente do Conselho Directivo do SCP e da SAD

    ResponderEliminar
  26. " Bom era o Godinho e sus muchachos, que viam o Sporting a ser constantemente roubado e não abriam a boca."

    Este pessoal ou é mentiroso ou é do Sporting desde que lhes arranjaram tacho.
    De momento nem vale a pena gastar muito tempo com argumentos, porque a mentira é tão grande, que só ganzados ou tolos podem acreditar.
    É mais uma das que têm sido repetidas, nos últimos tempos.
    Em relação ao post, podem dizer que não era bem aquilo que estava no programa, podem pintar, maquiar, desmaquiar, usarem a retórica que quiserem,que não mudaram a validade do mesmo

    ResponderEliminar
  27. Haja Luz

    Está no bom caminho para se tornar no seu ídolo ( o vitor, para perceber do que estou a falar ). Está lá quase, aliás.


    LdA

    Já vi discutida a intervenção do presidente do CF em outros espaços e em nenhuma dessas discussões e por qualquer dos intervenientes, a questão dos "verdadeiros sportinguistas" foi mencionada, Presumo que pelo motivo de eu nem sequer ter pensado na mesma: não reparei e não lhe dei importância, nem significados dúbios.
    Não reparei até a ter visto debatido aqui, quero dizer.

    É, penso, irrelevante e não vale o pé de vento.

    Quanto à polifonia, penso que com um pouco mais de moderação, era tema que o LdA certamente tinha evitado.

    ResponderEliminar
  28. Não me enganei,as facas estavam mesmo afiadas e preparedas.

    ResponderEliminar
  29. "Por outro lado é natural que ainda estejam a acertar o passo, a adaptar-se e os erros nesta fase, são desculpáveis. è assim que eu vejo o actual momento."
    Ora nem mais, apoio a 3000% mas infelismente existem uns aziados, incluindo o dono deste blog e seus amigos que ainda lambuçam as feridas infligidas pela mudança e seu novo paradigma, que não aceitam o nosso presidente, antes preferem, qual abutres atacar ao minimo lapso, coisa que não faziam com os "seus amiguinhos" do croquete feudal e notável da treta, nós os VERDADEIROS sportinguistas não precisamos destas nortadas de azia, por isso deixem-nos trabalhar e dediquem-se ao golf e ao bridge tão habitual em vocês "ex-conselheiros Leoninos da treta", o vosso tempo acabou! GAME OVER, FECHA ESTE BLOG DE MERDA E QUEIMA O TEU CARTÃOZINHO QUE NÃO FAZES CÁ FALTA NENHUMA Ó LAMBUÇAS DOS CROQUETES.

    ResponderEliminar
  30. ò croquetes vão pó car....,ò croquetes vão pó car....,ò croquetes vão pó car....,ò croquetes vão pó car....,ò croquetes vão pó car....,SÓ EU SEI PORQUE NÃO SOU CROQUETE!SÓ EU SEI PORQUE NÃO SOU CROQUETE!SÓ EU SEI PORQUE NÃO SOU CROQUETE!
    ARRIVERDECI PALHAÇO AZIADO!

    ResponderEliminar
  31. Fico contente por ver que o Leão de Alvalade está preocupado com o Sporting e com a "gestão de vozes" do nosso clube. É bom sinal... é sinal que agora está interessado que o nosso clube funcione da melhor maneira possível.

    Porque, há não muito tempo atrás, o Leão de Alvalade só se preocupava em arranjar desculpas absurdas para a gestão e "projecto" "brilhantes" de Godinho Lopes... um exemplo disso, é esta publicação hilariante de Dezembro de 2012: http://anortedealvalade.blogspot.pt/2012/12/os-projectos-de-godinho-lopes.html


    Bem vindo ao Sporting, Leão de Alvalade! :)

    SL

    ResponderEliminar
  32. bom, pelo que li acima, tiro 2 conclusões:

    1- eu como votei Couceiro, já não posso ser do Sporting. tenho de me mudar para o outro lado da 2C.

    2- nada do que o NOSSO presidente faz pode ser questionado porque, caso contrário somos acusados de lambuçismo, croquetismo, abutrismo,etc etc etc..

    não vou em lenga-lengas do género "houve sportinguistas que ficaram aziados com a vitória em braga". eu vibro com o Sporting sempre. mas, nesta altura há pessoas que trazem mais a jogo. é que, só há uma coisa pior que atirar à cara com um "eu tinha razão", é atirar à cara com um "tu estavas errado".

    estes tipos como o liedshow, com este tipo de comentário só levam à divisão. pensam que podem correr connosco do clube? eu sou do Sporting por convicção e por paixão. posso ter opiniões diferentes de quem dirige. sempre as tive, independentemente de quem dirige. e vou continuar a ter porque tenho espírito crítico e uma cabeça funcional. sempre que não estiver de acordo com algo sou livre de o dizer.

    saibam conviver com essa diferença. ou pensam que quem não votou no Bruno queria o mal do clube??

    saibam conviver com as diferentes críticas e não caiam no absurdo do "é assim, porque sim" autênticos yes man!

    SL

    ResponderEliminar
  33. Ó seitas
    Já se percebeu que gostas de andar com isso na boca, como se costuma dizer, gostos não se discutem.
    Vai oferecer o que tens na boca á escumalha como tu da seita, e á tua família.

    ResponderEliminar
  34. O comportamento dos demais contrasta com o do próprio Presidente. O Presidente optou pelo silêncio desde o jogo com o Braga dando o foco aos jogadores como deve ser. Fez bem.

    Depois temos Bacelar com umas observações e pronto. Porque raio veio ele falar? Porque raio não segue ele o exemplo do Presidente?

    Quanto ao LdA, nada de mal diz para ser atacado como é nos comentários. Não ataca a função nem a Presidência, no fundo apenas faz um reparo e são reparos como este que fazem as coisas melhorar quando considerados como devem ser.

    Anos, anos e anos a atacar os outros por serem "lambuças" e eis que ganha um candidato de que gostam e agora tudo o que se diga sobre ele é um ataca e uma injustiça de pessoas anti Sporting. Enfim, sempre disse que o que mais me afastava de BdC era a sua base de apoio online.

    ResponderEliminar
  35. Em jeito de conclusão gostaria de agradecer a todos quantos se esforçaram para vincar a pertinência deste meu post, em particular ao Nuno Bispo, ao PedroC(especialista em barretadas) ao Sportingatémorrer.

    De facto pode haver um discurso a uma só voz com vários intérpretes. Por acaso não me pareceu que foi esse o sentido das palavras do presidente, mas também não quero ser mais papista que o papa, abrindo a hipótese de um sentido mais lato da afirmação.

    Isso significa que, quem dos órgãos sociais se venha a pronunciar sobre o clube, o faça de forma coerente com uma linha discursiva e não haja uns a dizer uma coisa e outros outra.

    Isto dito, haja alguém que explique ao Bacelar Gouveia que se o presidente diz que

    "Hoje, mais do que nunca, temos que ter a nossa família unida em torno do nosso Clube.

    ou que

    O Sporting precisa de todos nós.

    é no mínimo uma profunda contradição vir dividir esta convocação dividindo os sportinguistas em verdadeiros ou falsos, ainda por cima porque nada há que o justifique.

    Eu não acho apenas uma mera contradição, é uma parvoice. Assim como me parece uma estupidez e uma cobardia vir agitar o fantasma dos "interesses instalados" e de "certas pessoas" sem invocar os seus nomes. Até porque não o fazendo não só atinge qualquer um, como não permite aferir da justeza das suas acusações.

    Espero que isto seja apenas um momento infeliz e não anúncio de um discurso e de uma forma de actuação.

    Quanto ao facto de "noutros espaços" o assunto ser abordado de forma diferente isso em nada limita o meu direito à minha opinião. Esta é uma questão que me é cara e aqui é censurada desde os tempos de FSF.

    Quanto às preocupações com os pés de vento e a moderação só me merece um comentário: estranho a súbita e tão aguda preocupação não manifestada num passado recente mas não posso deixar de lhe dar as boas-vindas ao clube.

    Não posso terminar sem deixar de agradecer as prestimosa colaboração do meu homónimo José Duarte por, ao invocar um artigo meu de Dezembro - no qual me revejo à luz do que era o momento - que ajuda a desmistificar a ideia de que apenas critico BdC.

    ResponderEliminar
  36. Vou passar a ler este blog, clarividente. Já tinha notado este comportamento na questão do inácio, só vem confirmar.
    Mas estou com este presidente, como estaria com outo qualquer, porque é o presidente do meu clube. SAudações.

    ResponderEliminar
  37. Ao meu post acrescento: tem que se saber enquadrar as críticas num contexto apropriado quando elas são devidamente fundamentadas.

    Não acredito que o LdA queira mais que chamar a atenção para o que aconteceu. Ninguém culpa o Presidente, talvez o próprio Presidente tenha entendido que calar as muitas bocas que falam do SCP é mais difícil do que parece.

    Pessoalmente, tudo o que escrevo ou digo tem como interesse o SCP. As críticas são para ser encaradas como "coisas a corrigir" e os elogios como "coisas a manter". Nada mais. É absurdo que os "yes man" ponham isso em causa em prol da sua tendência para se curvar perante um líder.



    ResponderEliminar
  38. Bolas, o que vai para aqui!???

    Ás vezes, fico com a sensação de que o Sporting se está a tornar numa ditaduta por vezes.
    Ou estão connosco, ou estão contra nós!!!
    Bolas!!!

    Eu só faço uma pergunta aqui, que é natural que se faça. Quem é o presidente do CF da SAD do Porto ou do Benfica?
    Segunda pergunta, qtas vezes já viram estes senhores dar entrevistas avulsas?

    Não é até grande critica, é mais uma constatação e temor de ver erros do passado repetidos.
    Mas pelos vistos nem se pode sequer falar nisso.

    ResponderEliminar
  39. LdA

    Vamos lá ver. De uma forma muito clara, dou a BdC uma tolerância... ou benefício de dúvida, se assim quiser, totalmente diferente do que dei a Godinho Lopes. Por muitas razões, que me parecem claras e que têm a ver com muito do que se discutiu nestes dois anos, que não interessa agora repisar.

    Também assumo e sem qualquer problema, que serei mais tolerante com BdC do que seria com Couceiro. Não tem a ver com ter sido ou não o "meu" candidato, que o conheço de lado nenhum e não tenho quaisquer interesses pessoais envolvidos a não ser os interesses que decorrem do meu Sportinguismo e daquilo que entendo ser o melhor para o meu clube. Tem a ver com méritos que não reconheço a Couceiro, mas nem é essa a questão principal, mas sim determinados pressupostos da sua candidatura que entendi ter sido forçada.

    Eu assumo isto, com a consciência tranquila. Como assumo que haja quem pense de forma diferente, quem olhe para o clube de forma diferente e quem tira conclusões diferentes das minhas, também. E que não dê a BdC a margem de manobra que eu dou.

    Mas não é isto que está em questão. Pelo menos de minha parte.

    Os erros do passado foram a desinformação e nenhuma cultura de exigência, a segunda em parte consequência da primeira.

    Essa desinformação leva a que R&C que resultam em resultados desastrosos sejam aprovados uma e outra vez e que os sinais de desgoverno sejam escondidos debaixo do tapete. A que directores desportivos com um currículo de dezenas e dezenas de contratações falhadas e que resultaram em perdas de dezenas de milhões, sejam bem vistos pelos sócios e a adeptos. A que à "enésima" reestruturação financeira e societária, ainda haja aplausos porque finalmente vão "salvar" o clube. A que as mudanças de paradigma de 180º, à implosão de uma direcção, a que a mentira, sejam aceites e consideradas naturais.

    Os erros do passado não passaram por pegar em irrelevâncias sem qualquer tipo de importância, em juízos de valor sem sustentação ou por ausências de opinião em trivialidades.

    ResponderEliminar
  40. Cont...


    A questão de onde se senta BdC, é com ele e com aquilo que acha que tem que fazer. Se o presidente do conselho fiscal vem reforçar as críticas de BdC à arbitragem e como resposta ao ataque corporativista da mesma às declarações de BdC, não vejo aqui qualquer tipo problema ou de sinal que a proposta de Bruno para um forma diferente de dirigismo, esteja em perigo.

    Não está em causa qualquer lei da mordaça. Qualquer unanimismo. Detesto-os.

    Mas se entendo que se está a dar importância aquilo que acho evidente não ter e daí fazer extrapolações para o passado, atirando-se para a discussão conceitos como consciência critica, entendo também que se está a perder tempo. Não deixei de ser vigilante. Naquilo que acho que interessa.

    Se vir os membros dos órgão sociais a desmultiplicarem-se em entrevistas, desmentindo ou contrariando, de facto ( porque pegar num ou outro termo ou força de expressão para daí concluir contradição, parece-me forçado ) o presidente, ficarei muito preocupado.

    E surpreendido. Porque o que vi há dois anos e este ano, foram membros de uma lista de BdC com a mesma linha de discurso ( nas várias entrevistas efectuadas e BG fez umas 2, nesta campanha ) do seu líder e sempre sublinhando a admiração e respeito pelo mesmo. Sempre me pareceu que se "falava a uma só voz". O que não resulta de um débito discursivo standard e que não haja uma ou outra pancada fora do sitio onde deve ser dada.

    Eu não espero, LdA, que daqui a dois anos e se o mandato de BdC se revelar um desastre desportivo, financeiro e comunicacional, o LdA faça posts elaborados a salientar o méritos do modelo e das intenções que o envolveram, como fez com GL.

    Espero que o LdA, se BdC não resolver os problemas de tesouraria até final da época, seja muito critico. Eu certamente que o serei.

    Espero que se BdC desatar a contratar jogadores por atacado, ou vender activos às peças, se não conseguir aumentar receitas, se não reduzir despesas, se desatar a contratar treinadores e a despedi-los, se envolver o clube em manobras sujas de bastidores, se tentar fazer passar medidas sem informar convenientemente os sócios, se não apresentar R&C com evidentes melhorias, se não construir uma equipa competitiva, que o LdA esteja alerta. Como sei que vai estar e dizer que BdC falhou em toda a linha. Eu sei que ou aqui e em qualquer lado, eu estarei e o direi.

    Não entrem no caminho de colar a imagem de "yes man", a quem tem esperanças renovadas no futuro do Sporting, porque vem aí algo muito diferente para o clube em termos de postura ou de gestão, depois de anos e anos de um dirigismo entregue a umas quantas "famílias" e onde só mudaram alguns rostos.

    Espero não ter nada que o sustente, mas acreditem que se eu vir sinais de falta de transparência, de empenho, de honestidade e os maus resultados, em todas as vertentes, continuarem na vergonha a que temos assistido, a minha desilusão será igual ou maior à vossa ( aos que não olham para BdC com bons olhos ). É que não será apenas o mal do Sporting com que terei que viver, mas também com a desilusão de ter acreditado em alguém que terá provado não merecer crédito.

    ResponderEliminar
  41. Sportinguistas somos todos. E não há cá verdadeiros e falsos sportinguistas!
    Uns votaram de uma maneira e outros de outra. Uns votaram a favor e outros contra varias medidas propostas pelas sucessivas direcções em varias AG.
    E nenhum de nós deixa de ser menos sportinguistas por ter apoiado A, B ou C ou por ter votado a favor ou contra esta ou aquela medida.
    A vida é cheia de opções e obriga-nos a tomar milhares de decisões. Umas mais simples outras mais complexas e teremos de conviver com elas no futuro.
    Aqui chegados e depois de concluirmos que somos todos sportinguistas de coração temos de pensar que qualquer lider ou dirigente está a ocupar um lugar passível de apreciação diária.
    Neste caso, teremos de ser nós a fazer essa apreciação e a emitir os nossos pareceres.
    E por emitirmos um parecer que é diferente de A, B ou C não quer dizer que sejamos mais ou menos sportinguistas ou que queiramos colocar tudo ou qualquer coisa em causa.
    Os blogues servem para emitirmos as nossas opiniões e nada mais.
    Não conheço pessoalmente ninguem deste ou doutro blogue, mas não acho que este blogue em particular queria manipular a opinião de nenhum sportinguista.
    É um blogue que fomenta a analise critica ao nosso clube e que nos leva a debater e reflectir sobre o rumo do nosso clube.
    Infelizmente existem muito poucos com esta preocupação. A maioria dos blogues sportinguistas é desprovido de conteudo e não acrescenta nada ao debate sobre o nosso clube.

    Os blogues devem fazer a apologia e o elogio do SCP, mas também devem servir para debater o SCP e até fomentar ideias para o futuro do clube.
    A troca de insultos gratuitos não fomenta nada disso e é uma pura perca de tempo..
    Não há os a favor e os contra o Presidente Bruno de Carvalho. Agora há os sportinguistas que querem um SCP cada vez maior e mais ganhador.
    Contudo, não podendo ser hipocrita e não costumo ser, percebo e acho que vocês também que as clivagens se agravaram ao longo destes ultimos 2 anos, mas isso não pode ser motivo para se continuar a guerrear sem quartel.
    Este tipo de atitudes não nos engrandece e ficaremos cada vez mais fracos ao olhos dos verdaeiros adversarios que estão fora de Alvalade.
    E temos de ter muito cuidado porque ultimamente temos ouvidos muitas vozes do "inimigo" a dizer que faz falta um SCP forte, mas desconfio sempre daqueles que me passam a mão pela cabeça em sinal de comiseração.
    Percebam todos que é tempo de unir esforços, sem nunca perder o sentido critico seja com quem for.

    ResponderEliminar
  42. Nuno Bispo,

    independentemente do que espera continuarei a proceder como até aqui, dizendo o que penso, sem necessidade de receber aprovação e sem receio das criticas.

    Sobre os actuais corpos sociais e do actual presidente em particular tornei pública a minha posição num post redigido após as eleições, que de certa forma representa um compromisso e que espero e desejo cumprir.

    ResponderEliminar
  43. Já agora! O BDC já fez alguma declaração sobre a arbitragem de Braga? Ou, empurrado pelo entusiasmo decorrente da vitória e de estar no banco pela primeira vez, a ir cumprimentar os arbitros?

    ResponderEliminar
  44. LdA

    Obviamente. LdA escreve sobre aquilo que bem entender. E eu faço ou não os meus juízos de valor e de forma casuística.

    ResponderEliminar
  45. J,
    O PMAG do benfica é o Luis Nazaré, do porto confesso que não sei.
    As vezes que ouvi Luis Nazaré falar na televisão nunca foi de futebol.
    Contudo, quero acreditar que os erros do passado não se irão repetir.
    Espero que seja somente coisa de momento.

    ResponderEliminar
  46. Ao fim de uma semana e já vêm criticar!? Caramba... Mas para quem penou os anos que nós penamos e ainda assim quis continuar com a mesma pandilha é normal pegar numa frase minima e dela fazer um monstro...

    Sinceramente em posts como estes mostra-se onde chegou o Sporting, cheio de interesses e de gente má... quem ontem criticava, hoje faz 100x pior...

    Uma semana!!! Caramba que se não são de outra cor enganam bem...

    ResponderEliminar
  47. J,
    Desconfio que o PMAG do fcp seja o Sardoeira Pinto, mas não tenho a certeza.
    Eu percebo onde quer chegar.
    Mas tal como já disse, espero que isto seja coisa de momento, em que o entusiasmo da estreia leva a isto.
    Os PMAG dos clubes, assim como outros orgão são muito importantes na vida dos clubes e devem fazer o seu trabalho.
    Acho que de maus exemplos já tivemos que chegasse num passado proximo.

    ResponderEliminar
  48. O problema em relação a isto é ue vejo que uma figura como Lda está a perder raciocinio, diacernimento, imparcialidade, etc. E não é por amor, é por ódio. Assim custa-me acreditar que tem tanto a perder como um comum sportinguista com esta nova direção.
    Enfim, diz aí algumas verdades, mas o tom é de ódio. À primeira falha está em cima, com uma agressividade desmedida. Desce ao nível dos que o insultam de lambuças e mais não sei do quê. Infelizmente para mim, que o tinha em boa consideração, tenho que o por nos mesmo saco que os outros. Espero voltar daqui a uns tempos e o ver recomposto.

    SL

    ResponderEliminar
  49. não sei se é o LdA que está a perder " raciocinio, diacernimento, imparcialidade, etc". a mim o que me parece é que as pessoas nem lêem o que ele escreveu.. e se lêem ou não compreendem ou não querem compreender!! é inacreditável quererem passar um atestado de incompetência a quem questiona uma ou duas coisas!

    ResponderEliminar
  50. Mas vocês estão em campanha eleitoral outra vez?

    Caso não saibam ganharam em Braga, jogaram bem e com raça.
    Venceram os dois jogos com o Braga, coisa que o Glorioso não conseguiu fazer.
    Falem de bola, mas não sem antes lerem tudo o que foi escrito e reflictam. Reflictam sobre o que estão a fazer e escrever.

    Saudações benfiquistas aos amigos Sportinguistas

    ResponderEliminar
  51. À maior parte dos foristas, muito em especial ao Leão de Alvalade, sugiro a urgente leitura de uma entrevista concedida pelo Dr Daniel Sampaio ao DN de hoje, dia 5.
    Ajudará muitos a conhecer o passado (ainda) recente do Sporting e a luta tremenda que BdC travou para cortar com a dinastia dita croquete, agora comandada por Ricciardi.
    Pensando no que se vai ouvindo por aí -o BESI prepara-se para dificultar ou cortar, mesmo, as negociações tendentes à reestruturação- avizinham-se tempos muito difíceis. E custa ver tanto desperdício de tempo e energia com questões que, por ora, são mero folclore e as questões reais estejam a ser esquecidas (ou desviadas?).
    O Sporting tem inimigos internos -ou quem andou a "encher-se" nestes anos todos não é inimigo do Sporting?- e tem inimigos lá fora, "os pássaros" e outros.
    Porque não unirem esforços no combate a esses inimigos, ainda que o combate a alguns seja dividir (alguns) sportinguistas?
    Daqui por 1 ano (baliza temporal aleatória, óbvio)comecem a analisar o consulado de BdC pelo que realmente tem importância na vida do Clube -que isto que estais aqui a discutir, desculpai lá, é conversa de lavadeiras à beira rio.
    "Quem peneira o vento, deixa passar a moinha"...

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)