terça-feira, 31 de março de 2015

“Em termos de gestão, o Sporting, em dois anos, conquistou a Liga dos Campeões e foi campeão nacional”

Termino hoje a trilogia de entrevistas dadas por Bruno de Carvalho à comunicação social, por ocasião do segundo ano de mandato, com a publicação da que foi efectuada pelo DN. Uma entrevista diferente das que são habitualmente realizadas pelos jornais desportivos. Contudo, para lá da frase que foi retirada para servir de título, nada de novo ou especialmente relevante é dito. A razão de ter ido à procura dela, para lá de a partilhar com os leitores, foi precisamente a referência à gestão, especialmente do que está pensado para o futuro, uma vez que esse foi um tema que não chegou a ser abordada nas entrevistas anteriores.


segunda-feira, 30 de março de 2015

A 2ª parte da entrevista: Carrilo, Labyad, Formação, Fundos, Nani, Shikabala





Coloco hoje à disposição dos leitores a segunda parte da entrevista de Bruno de Carvalho ao Record. Embora tenha sido largamente difundida em diversos fóruns, ela fica aqui como registo para a posteridade. Abaixo faço comentários breves aos principais temas abordados.

Renovação de Carrillo e Rúbio
Pouco ou nada foi dito em concreto, o que se compreende, uma vez que não faria qualquer sentido divulgar pormenores. Fica a convicção de BdC que não haverá jogadores nossos a transitar para os rivais, não tendo sido contrariada a ideia que a renovação de Carrillo está parada. Percebe-se também que a preparação da nova temporada não foi ainda abordada entre aquele que será por certo o triunvirato que tomará decisões: BdC, Inácio e o treinador. Falta saber se este retardar é meramente circunstancial ou é voluntário, no sentido de aguardar pelos resultados da época em curso para assim se tomar decisões.

Labyad
Parece definido o seu regresso o que me parece uma boa decisão. Trata-se de um bom jogador, com um elevado potencial, apesar de carecer ainda de evolução e aprendizagem e que me pareceu mais vitima do momento em que chegou ao clube do que propriamente réu. Veremos como é agora recebido em Alvalade, depois de tudo o que se fez e disse para denegrir o carácter do jogador. No tema é desmentida a existência de um tecto salarial, o que me parece fazer todo o sentido, desde que fiquem salvaguardados desequilíbrios que ponham em causa a estabilidade do plantel.

Formação
Segundo o presidente não há razões para alarme no que diz respeito à formação e há que aguardar pelo ajustamento que medidas recentemente tomadas produzam efeitos. Defende Virgílio, que diz ser um mouro de trabalho. É sobretudo um discurso de circunstância, não seria de esperar que viesse dizer o contrário. Contudo, os sinais neste momento são mistos e há que aguardar para perceber melhor em que direcção se caminha.

Fundos
Para que não restem dúvidas, uma vez que o tema foi objecto de discussão aqui há dias, o discurso actual de BdC é bem claro na sua oposição aos fundos, tendo abandonado a ideia de regulação. Os argumentos são os já conhecidos. 

Nani não volta
Sem surpresa, ficou-se a saber que não haverá repetição do empréstimo de Nani. Obviamente que todos lamentamos, mas é tempo de reafirmar a importância deste retorno, mesmo que episódico, de um jogador com a categoria e com o passado de Nani. Foi bom enquanto durou. Fica no entanto uma ideia: talvez fosse melhor, à semelhança da estratégia usada com outros dossiers, guardar a revelação para uma data mais próxima do final da época, quer no que diz respeito ao efeito da noticia nos adeptos, quer mesmo no balneário. Acresce dizer que A saída de um jogador como Nani cria uma dificuldade adicional à constituição do plantel do próximo ano, bem como uma gestão cuidadosa no que diz respeito a mais saídas de jogadores actualmente titulares.

O erro de casting Shikabala
BdC defende a decisão de contratar o egípcio e negando a ideia de que foi um erro de gestão. Os argumentos são frágeis, atendendo ao passado do jogador. O risco era grande, não compensou e os resultados são os que hoje se sabem.

Diversos
- O empréstimo obrigacionista servirá para pagar o anterior, embora exceda o seu montante em mais 10 milhões, sem que se esclareça o seu destino.

- O nome do mais recente investidor na SAD será conhecido "no momento certo". Aquando da sua divulgação perceber-se-á melhor, ou não, a necessidade do sigilo.

- Estão a decorrer negociações sobre a publicidade nas camisolas. 

- Em principio devemos voltar a estar representados na Taça da Liga sem qualquer restrição.

quinta-feira, 26 de março de 2015

Dois anos de Bruno de Carvalho: os méritos, as fragilidades, os desafios. A entrevista


Nota: junto ao post a entrevista concedida ao Record, reeditando assim o post.

Bruno de Carvalho completará no próximo dia 27 dois anos na liderança do Sporting. Está portanto a meio da viagem do mandato que lhe foi conferido pelos sócios. Um momento natural para se fazerem as tradicionais avaliações, será o que aqui hoje se tentará fazer. A sua nomeação em exclusivo e não de uma equipa parece-me fazer aqui todo o sentido tal tem sido o cunho pessoal e centralizador imprimido à tomada de decisões.

Numa análise como esta há matérias sobre as quais é possível emitir uma opinião definitiva outras há, pela sua complexidade, que só o tempo deixará perceber o produto resultante da tomada de algumas decisões. Depois há os condicionalismos resultantes do facto de a gestão de um clube estar muito ligada aos resultados desportivos, em particular o futebol, o grande gerador e consumidor de receitas, sendo estes determinantes para a definição do sucesso.

Elencar-se-ão de seguida, de forma resumida, aqueles que são considerados por mim os principais méritos na actual gestão, considerando desde já alguns aspectos e circunstâncias importantes que marcam a chegada de Bruno de Carvalho à presidência do clube:

- Um cenário particularmente difícil do ponto de vista financeiro, resultantes da falência da gestão anterior, que se reflectiu na pior época de sempre no futebol, agravado pelo facto de ficarmos fora das competições europeias.

- Um clube há muito desaurido e estilhaçado por convulsões internas, em muito resultante pela falta de vitórias e de liderança, com as consequências a fazerem-se sentir quer no espírito do clube e dos adeptos quer na forma como eramos visto de fora.

- Um clube a clamar por uma mudança na nomenclatura dos seus dirigentes de forma a acabar com álibis de alguns e por fim a muitos interesses instalados.

Méritos

 - Implementação da reestruturação financeira. Independentemente de quem seja a autoria - da direcção anterior, dos credores, ou da actual direcção - o mérito tem que ser tributado a quem a implementa. Ela era crucial para o clube poder sobreviver depois de quatro anos (Bettencourt e Godinho Lopes) de um elevado investimento do qual não resultou nem retorno financeiro nem retorno desportivo. 

- Neste âmbito os exercícios económicos positivos consecutivos merecem também destaque. Bem como melhores performances nos resultados obtidos com as vendas de jogadores, tão importante para o reequilíbrio financeiro.

- Algumas medidas tomadas neste âmbito, nomeadamente o despedimento de funcionários, podem até ter sido injustas para alguns, o que é sempre de lamentar, mas é também verdade que a margem de manobra era muito limitada e o Sporting acumulava em quase todos os sectores gente a mais, acomodada e mal orientada.

- A re-aproximação do clube às bases, com a implementação de medidas que trouxeram o acréscimo do número de associados. 

- A resolução de alguns problemas que se arrastavam no tempo e pareciam insolúveis, como a colocação das claques na mesma bancada, conseguida de forma simples e célere, ou a edificação do tão ansiado pavilhão, cujo lançamento da primeira pedra está a um par de dias de ocorrer. O inicio das emissões da SportingTV.

- À reorganização das modalidades, sobretudo ao nível financeiro, com a diminuição de verbas, não correspondeu a tão temida perda de competitividade. É certo que também não melhoramos, mas dificilmente se consegue crescer sem por mais adubo, leia-se euros. A par disso juntou-se o hóquei às modalidades que regressaram integralmente ao clube, estimando-se que o mesmo venha a suceder com o basquetebol e o râguebi.

- Um dedo especial para a escolha dos treinadores. Grande parte do ressurgimento competitivo do clube, especialmente no futebol, advém de duas boas escolhas consecutivas, Leonardo Jardim e Marco Silva. 

Fragilidades

- Ao contrário do que se podia esperar a conflitualidade interna continua a ser um problema para o Sporting. As responsabilidades são de todos, maiores de quem ganhou porque, como em qualquer contenda, os termos da paz são ditados por quem vence. É minha convicção que aqui Bruno de Carvalho podia ter feito mais e melhor e os seus "pecados" nesta área são tanto por acção directa sua como dos seus apoiantes mais acérrimos.

- Mais importante do que analisar as estratégias, que podem ser diversas, são os respectivos resultados que contam. O isolamento institucional do Sporting mantém-se e é notória nas mais diversas ocorrências. Apesar da postura hoje ser diferente os resultados são os mesmos, com o Sporting a aparecer isolado e não conseguir congregar à sua volta nenhuma outra instituição ou agente.

- Se houve actuação que ficou muito aquém das promessas eleitorais foi a politica de aquisição e dispensas. Excesso de intervencionismo no mercado face às necessidades e possibilidades, (mais de 30 jogadores em 2 anos), acumulando-se a chegada de jogadores sem qualquer recomendação para incorporar uma equipa com as obrigações do Sporting.

- Excesso de intervencionismo na Academia, que era precisamente, apesar de muitos erros acumulados no passado, o que melhores e mais notórios resultados trazia ao clube. A "aposta na formação" tornou-se numa conversa recorrente, nem sempre com os melhores argumentos de parte a parte. Provavelmente os resultados das actuais intervenções só se conhecerão no médio prazo. São os hoje claros os dividendos de uma aposta efectuada há quase década e meia: Patrício, Cédric, Adrien, William, Tobias, Martins, João Mário, Wallyson, Mané, Iuri, Chaby, Nani e outros que já cá não estão só são possíveis por isso. Os sinais de aviso estão acesos: convocações para selecções desertas de jogadores, ausência inédita em fases finais.

- A comunicação excessivamente truculenta e desfasada do que me parecem ser as melhores práticas e até os valores do clube. As mudanças recentes são uma admissão que nem tudo correu bem e, sobretudo um sinal de reflexão e auto-critica, indispensável a quem quer melhorar.

- Provavelmente o ponto mais polémico desta análise face ao que é o pensamento dominante hoje: os fundos. Uma guerra que sofreu notáveis mudanças, ao começar com a Doyen, pedindo a regulação da actividade até se generalizar a todo o tipo de partilha de passes, pedindo a sua extinção. Ao contrário do que se tem vinculado, e  que merecerá em breve post próprio, os principais prejudicados serão os clubes com perfis semelhantes aos portugueses e que tenham no horizonte não apenas as prestações internas como também a sua competitividade internacional.

Momentos altos

- A eleição e respectiva aclamação no momento que se seguiu. O momento foi de natural festa mas foi também um momento importante de responsabilização.

- A conquista do segundo lugar no campeonato passado. É pouco, atendendo ao historial do clube, mas é muito atendendo ao ponto de onde se partiu e aos diferentes meios ao nosso alcance, face à concorrência.

Momentos infelizes

- A rábula com Manuel Fernandes, um símbolo do clube. Até porque as criticas de Manuel Fernandes não justificavam uma reacção tão violenta.

- A comunicação no Facebook nos momentos seguintes à derrota em Guimarães. É doloroso perder daquela forma mas o tempo veio demonstrar que se tratou de um acidente circunstancial. 

- O "episódio Marco Silva". Felizmente quer a intervenção dos adeptos quer a reflexão que se seguiu, permitiu corrigir a estratégia lançada para despedir o treinador, sem razões de fundo que a justificasse. Continua a faltar por no lugar o mandatado José Eduardo e acabar de vez com os rumores sobre o contrato e continuidade de Marco Silva.

Desafios para os próximos 2 anos

- A palavra determinante será consolidação e estabilização. Por exemplo da reestruturação financeira, do projecto Pavilhão, da Sporting TV e de outros projectos importantes em curso, como a internacionalização da Academia, etc.

- Upgrade competitivo indispensável para que o Sporting se reencontre com a sua grandeza. Este não surgirá num ápice, requer paciência e sobretudo muita assertividade nas medidas, porque a margem é praticamente inexistente, face ao tempo perdido. Requer também convicção à prova dos primeiros dissabores.

- O ponto anterior é crucial no futebol, a mola real do clube. Será aqui que as principais ideias - é dizer também as principais guerras - de Bruno de Carvalho serão testadas: fazer mais com menos, as relações com os empresários, manter os melhores jogadores ou substitui-los por jogadores de valor igual, etc. e sobretudo alcançar resultados. Depois de duas épocas excepcionais - que foram do pior lugar de sempre ao regresso pela porta grande às competições internacionais - o Sporting, apresta-se a voltar a um "lugar natural" que parece ditado pelas diferenças orçamentais. Contrariá-las com o rumo traçado parece ser a convicção do presidente e é, quanto a mim, o grande teste que terá, a bem do Sporting, que passar com distinção. Porque um Sporting sem títulos é um Sporting contra o seu próprio destino.

- Outras matérias terão igualmente importância crucial cuja resolução marcará a competitividade do clube, pelas suas implicações financeiras. A renegociação do  patrocínio das camisolas será o próximo grande desafio. Outros há, como o aumento das receitas, as participações na SAD, a centralização dos direitos televisivos, que se tornarão com certeza nas próximas lutas a travar.

A entrevista:










terça-feira, 24 de março de 2015

Iuri Medeiros, o Gauld que já cá estava

Iuri Medeiros precisou apenas de 496 minutos para fazer incidir os focos de atenção sobre si. Mais do que o tempo foram os 2 golos - ambos de elevado recorte técnico - e as assistências os "responsáveis" pelo apontar das luzes. Maior mérito ainda por este protagonismo estar a ser conseguido no modesto Arouca, uma equipa que luta denodadamente para se manter na primeira divisão.

Devo confessar que, quando soube do empréstimo ao Arouca, temi pela afirmação do jogador. Por duas razões essenciais: 

(i) o facto de a equipa do extremo nordeste do distrito de Aveiro estar a lutar pela manutenção, o que nem sempre favorece jogadores com o perfil técnico e físico de Medeiros

(ii) a chegada em simultâneo de Cayembe, jogador do FCP, que poderia disputar com o nosso jogador um lugar, caso Pedro Emanuel o quisesse a jogar a extremo. 

Felizmente o treinador arouquense teve outro entendimento quer relativamente às características fisicas e técnicas do jogador, quer mesmo relativamente ao contributo que este poderia dar à sua equipa e a sua aposta tem-lhe estado a render bons dividendos. Pode-se dizer hoje que a qualidade do jovem jogador superou todas as objecções que a aposta nele poderiam aconselhar.

Em jeito de conclusão, pode-se dizer que em boa hora Iuri rumou a Arouca, porque assim não só pode revelar-nos o seu talento, como beneficiar de um estágio que lhe proporciona o que mais necessita qualquer jogador: tempo e oportunidade para jogar, a única forma de evoluir e aprimorar as qualidades que possui.


Ora falar em Iuri trás novamente à actualidade o tema da contratação de Gauld, especialmente o que foi dito no inicio de época. Lembro a propósito o que foi dito neste post em particular, escrito a 3 de Julho passado:


Desse artigo recupero algumas das ideias centrais, cuja discussão continua a ser actual e pertinente:

O talento do jogador escocês parece não merecer discussão. Já a necessidade da sua contratação, especialmente pelos números envolvidos, num tempo de apertada austeridade, está por comprovar, atendendo a que já existiam entre nós jogadores de valor e perfis semelhantes. Ao custo do jogador escocês têm que se somar os custos e inconvenientes da estagnação daqueles já cá estavam e assim ficariam a marcar passo. Verbas que poderiam eventualmente ter sido canalizadas para reforço do plantel em lugares onde não existia igual oferta.

Acresce a estes factos outro para o qual já me chamaram à atenção várias vezes que nunca vi ser apontado: não é apenas o talento e as posições que podem reclamar para si na equipa que é semelhante, é também o perfil físico. Dificilmente o Sporting poderá jogar com Iuri e Gauld em simultâneo e juntar a estes na mesma equipa Cedric, Martins, Adrien, Mané, por exemplo. A estes deve acrescer os nomes de outros jogadores igualmente talentosos como Chaby, Podence (que entretanto se eclipsou) mas que têm em comum o facto de serem de estatura baixa. Embora peso e altura não sejam as características primordiais na caracterização de um jogador, elas têm uma importância na definição colectiva que talvez apenas o Barcelona dos melhores tempos se tenha conseguido furtar.

Há quem possa afirmar que os jogadores têm que conquistar o seu próprio lugar pelo mérito das suas acções e que não lugares para oferecer, um principio com o qual concordo na generalidade. Contudo a realidade nem sempre é favorável aos princípios. O que o passado recente nos diz é que Gauld tem beneficiado quase sempre quer das melhores oportunidades pelos técnicos, de tal forma que já mereceu chamadas à equipa principal que Iuri não teve e, quando chegou a hora de dispensar por empréstimo, a escolha recaiu sobre Iuri. 

Prerrogativas de ser o jogador mais caro, de ser contratado,  ou apenas mérito? O tempo tem quase sempre um saudável poder clarificador. Visto agora parece que o Sporting tem na garagem dois carros iguais mas só vai poder andar com um de cada vez.

Nota: o papel dos adeptos pode também ser importante. Lembro-me por exemplo da sua prestação num jogo da Taça da Liga (Belenenses) em que os melhores apontamentos foram de Podence e Wallyson mas os "Ah's" e os "Oh's" foram para o galês. O que se diria hoje de Gauld, que não se diz de Medeiros, se tivesse sido ele a marcar os golos e as assistências que conseguiu?

segunda-feira, 23 de março de 2015

Sporting 4 - Vitória 1 - goleada em 3 momentos

Momento 1
Olhando apenas para o resultado final o jogo com o Vitória de Guimarães parece ter sido um passeio de domingo. Mas se assim se tornou nem sempre foi fácil, muito por causa da boa entrada do adversário, conseguindo não apenas controlar-nos, limitando-nos os movimentos, como chegar mesmo a ser mais acutilante, criando mais jogadas de ataque.

Momento 2
Quando a toada do jogo parecia indicar estarmos na presença de um jogo complicado o golo de João Mário acabaria por mudar completamente o cenário. Por ter sido conseguido na primeira oportunidade há quem se ache tentado a classificá-lo como injusto mas quem acompanha esta equipa já viu golos e movimentos semelhantes do seu autor pelo que, sendo obtido com manifesta intencionalidade, só poder ser considerado merecido. Um golo que merece destaque pela movimentação do autor, cujo adiantamento é precioso para baralhar as marcações e não menos pela qualidade da assistência de Carrillo. 

Se o primeiro golo foi crucial na mudança do cariz do jogo o segundo trouxe a confiança e estabilização. O que é assinalável na jogada que dá origem ao penalty é o número de jogadores do Sporting dentro e na proximidade da área em condições de visar a baliza de Douglas. Facto que muitos jogos não ocorreu e que foi determinante para alguns jogos menos conseguidos, sobretudo em casa. Realce para a movimentação de Miguel Lopes, cujas diagonais emprestaram maior imprevisibilidade que as tradicionais paralelas à linha lateral, dificultando as soluções defensivas aos jogadores do Vitória. 

Momento 3
Um terceiro momento marcaria o jogo, sobretudo após a chegada do golo de Slimani. O Sporting deixou de ser tão intenso e sobretudo consequente nas suas acções atacantes e o Vitória regressou na segunda parte tentando defender a honra. As diferenças de postura resultaram num empate, com um golo para cada lado, selando o resultado final com um gordo 4-1.

Destaques para a postura da equipa ante as dificuldades iniciais, respondendo com serenidade. Do ponto de vista individual, um bom jogo de Miguel Lopes, um dos elementos mais desequilibradores, a a par de Carrillo. Desta vez aceito com maior resignação a sua substituição, que parece mais a fotocópia de recurso a cada jogo, atendendo a que tem um compromisso com a sua selecção que implica longas deslocações em diferentes fusos horários. Fica também o anseio por um jogo sem intermitências de João Mário que, aparentando cada vez melhor forma e segurança nas suas acções, não deixa de se eclipsar aqui e ali. Essa é a única razão pela qual não tem merecido o titulo de melhor em campo mais vezes.

Nota final indispensável para o paralelismo com o jogo da primeira volta, até pelas consequências posteriores. Um acidente com aqueles números que dificilmente se repetirá mesmo que as equipas joguem dez vezes consecutivas.

domingo, 22 de março de 2015

Taça CERS, o regresso onde já fomos felizes

Ninguém que tenha tido o privilégio de assistir à gloriosa final de 7 de Julho de 1984, quando o Sporting, tendo o Novara pela frente, dá a volta a um resultado adverso de 4-1 e conquista a Taça CERS não mais de esquecerá. Nesse dia, além da memorável exibição, o Sporting tornar-se-ia na primeira equipa a conquistar a totalidade das taças europeias, um feito absolutamente notável.

Ao conquistar o acesso à final a quatro desta competição o Sporting regressa a pela porta grande a uma competição onde já fomos muito felizes. Parabéns a todos pelo fantástico trabalho, empenho e dedicação, ao conseguirem resgatar uma modalidade tão querida no clube das profundezas das divisões inferiores até ao regresso internacional. Absolutamente notável o discurso de Nuno Lopes, após o jogo.

sexta-feira, 20 de março de 2015

E de repente todos se esqueceram do modelo Dortmund

Tantas vezes dado como exemplo e provavelmente tantas vezes ansiado, o outrora incensado "modelo Dortmund" deixou de ser apontado como ideal. Em particular pelos Sportinguistas que, há dois anos, reivindicavam a sua adopção.  Esta constatação levou-me a um artigo que então escrevi e cuja actualidade me parece ser ainda hoje pertinente. Deixo aqui o que considero ser os seus pontos mais interessantes para eventual discussão:


"Precisamos de qualidade e resultados. Resultados sem qualidade é aborrecimento, qualidade sem resultados não faz sentido"*

Nota: este texto foi escrito em 17/05/2013

Tornou-se motivo de conversa entre os Sportinguistas e objecto de desejo o "modelo Dortmund", agora que o clube da Vestefália coroa o regresso à ribalta com uma final da Liga dos Campeões. Depressa foi encontrado o substituto do "modelo Barcelona" como exemplo de promessa de felicidade ao virar da esquina, mas temo que nem um nem outro tenham sido verdadeiramente conhecidos e entendidos.

Pergunto-me: e porque não o "modelo Ajax"?, que depois de um longo jejum de títulos se acaba de sagrar tri-campeão com uma equipa de jovens jogadores e um treinador que é também uma das referências da formação da casa?

A generalidade dos adeptos valida e valoriza o sucesso, raramente os métodos, o trabalho, bem como a perseverança necessários para alcançá-lo. Porém este raramente surge por acaso e, mesmo quando se estima fazer tudo bem, ele é tudo menos uma garantia.
Como Sportinguista não me aborrece apenas a superficialidade com que se entende que um modelo é transplantável e facilmente enxertado de um clube para outro, descurando as diferenças abissais entre qualquer uma das realidades, especialmente a alemã. Mais do que isto é o desprezo a que se vota a possibilidade de o Sporting construir o seu próprio modelo. Ou até de este já existir, precisando apenas de ser levado às últimas consequências, ao invés de ser constantemente recauchutado ao sabor das tendências do momento.

Inclino-me para última das hipóteses mencionadas, nem tudo estará ainda por fazer. Esse modelo passa pela formação de jogadores, algo em que já somos uma referência, na qualidade e na quantidade. Não temos "apenas" 2 jogadores considerados como os melhores entre os melhores, por toda a Europa se encontram espalhados jogadores que testemunham uma aptidão invulgar: criar valor onde a natureza se esqueceu de deixar o talento. Fazer grandes jogadores de miúdos geniais é quase natural, uma consequência. Difícil é construi-los a partir da "normalidade" e é isso que talvez seja mais fascinante na nossa formação, mesmo que menos notório e elogiado.

A excelência da nossa formação e o que é hoje o nosso futebol profissional são tão dispares que quase se pode falar em mundos paralelos. Como estender esse bem-fazer à organização do seu departamento profissional, de forma a aproximar-se ou até igualar o que faz nos escalões de formação, é a pergunta óbvia e fácil. O que vale um milhão de dólares é a resposta.

Há pelo menos uma ideia base - o recurso à formação - que carece de sair do papel e ser praticada. Tem faltado também coerência, estabilidade e perenidade, uma linha condutora, sem curto-circuitos permanentes. Todos os clubes bem sucedidos tiveram esses valores na base do sucesso e foi isso que lhes permitiu mudar e/ou adaptar-se à mutação constante da realidade envolvente. Tudo aquilo que o Sporting não tem sido e não tem conseguido no futebol.

Precisamos de recuar aos anos 50 para encontrar a última vez que ganhamos de forma sustentada. O sucesso é isso e não um titulo em cada década. Na década de 40 fomos campeões por 5 vezes, o mesmo número de vezes na década seguinte. Os anos 60 anunciaram uma ligeira travagem - 3 títulos - que estabilizou na década seguinte - os mesmos 3 títulos - para aterrar num titulo por cada 10 anos que, na década em curso, nem sequer assegurámos. É a dureza dos números, mas é também a realidade e esta, quanto mais depressa é encarada mais perto estamos para perceber onde erramos e o que temos que mudar.

Continua a faltar um modelo de jogo que produza boas exibições com frequência. Não só porque é o caminho mais curto para a obtenção de bons resultados também com a frequência necessária para atingir títulos, mas porque é com o futebol de qualidade que os Sportinguistas se identificam. A escolha do treinador assumirá, mais uma vez, uma importância decisiva para a definição dos resultados.

O Sporting apresta-se, mais uma vez a começar um processo reconstrutivo. Praticamente a partir do zero. Assim é natural que os resultados não possam aparecer no imediato. Mas não podem ficar para as calendas. Desenganem-se aqueles que o Sporting pode fazer um intervalo e que o seu lugar fica reservado. A realidade detesta espaços vazios e o Sporting ou luta por reclamar o lugar que é seu por direito ou perderá o direito a ele. Não é fácil mas o caminho para ser grande nunca o foi, pelo menos para quem joga com as mãos limpas.

* Tradução livre de uma frase de Johan Cruyff, 

quarta-feira, 18 de março de 2015

Diego Rúbio e a importância do golo

Diego Rúbio tem estado em foco no regresso a Alvalade. Antes do jogo de hoje, que tem como adversário a Oliveirense, marcou 9 golos em 12 jogos, perfazendo uma média de 0,82 golos e detendo uma muito interessante percentagem dos golos da equipa, (20%), se atendermos a que começou apenas a jogar já com 24 jornadas decorridas. Nessa altura, quando começou a jogar, a equipa B do Sporting registava 30 golos marcados. Agora, já com mais 10 jogos, a equipa marcou mais 15 golos, 60% dos quais pertencem a Rúbio (os tais 9 golos).

Para se perceber melhor a importância que a entrada de Rúbio passou a ter na equipa, e certamente na melhoria da sua posição na tabela classificativa, ao subir do 12º lugar para 6º à entrada da jornada de hoje, fica a constatação de que todos os golos que marcou, excepto um (o primeiro com o Farense), foram decisivos para pontuar. Sem eles o Sporting não teria empatado ou ganho os 21 pontos que conseguiu. Estes pontos, alcançados nas últimas 10 jornadas, representam mais de 38% da totalidade dos 54 pontos conseguidos nas 34 jornadas.

Rúbio marcou um golo decisivo para a vitória com o Sta. Clara (1-0), Olhanense (2-1), Beira-Mar (3-2), Portimonense (1-0), Ac. Viseu (2-1) e dois no jogo com o Tondela (4-3). Igualmente importantes para alcançar o ponto correspondente ao empate foram os golos marcados ao Chaves (1-1), e ao Trofense (1-1). Como é evidente não sabemos o que seria a actual classificação do Sporting B na II Liga, uma vez que no lugar de Rúbio alguém jogaria. Mas estes números certamente que indiciam uma alteração do comportamento da equipa que dificilmente se poderá dissociar da presença do chileno. 

Pode até considerar-se que é pouco provável que este momento de elevada eficácia do avançado chileno se possa manter nos níveis actuais, mas não deixa de ser uma importante chamada de atenção para a necessária ponderação quando for o tempo de planear a próxima época. Isto quando dos assuntos mais comentados são o interesse em jogadores como Hassam e o elevado salário do jogador chileno. 

Como exemplo aleatório e como auxilio à tal ponderação, será que o ordenado de Cissé mais os custos com a aquisição do seu passe versus a sua produção não são muito mais caros para o clube?

Nota posterior à elaboração do post: Diego Rúbio voltou a marcar e o Sporting B é actualmente, à condição, quarto classificado do respectivo campeonato.

terça-feira, 17 de março de 2015

Bubakar Djaló, Rúbio, Rosel e Ewerton parte II

Bubakar Djaló
Bubakar Djaló afinal vai continuar a jogar de leão ao peito, contrariando assim as noticias que o davam como fora do Sporting. O jogador passa a ter um contrato profissional, com duração prevista até 2020. Relativamente ao post anterior, em que me pronunciei sobre uma possível saída do jogador, cumpre-me dizer que voltaria hoje a escrever a mesma coisa se elas se mantivessem.Os comentários deixados a propósito revelam a morbidez que vai em algumas cabeças.

Rúbio
Continua a marcar e desta vez um golo de belo efeito, de fora da área. Um jogador que está a fazer tudo para dizer com quem se deve contar no futuro.

Rosel
Esteve à altura do que se lhe podia exigir no difícil "exame" a que foi sujeito na Madeira. Não foi brilhante, ninguém o foi neste jogo em particular. Não é fácil entrar de caras numa equipa e ter que render ao mais alto nível, sem muito ritmo. Depois de algumas prestações que deixaram algumas dúvidas veio dizer que também se deve contar com ele.

Ewerton
Começo muito dificil na Madeira, a criar problemas à equipa e particularmente a Jefferson, que já de si tem problemas a defender. Parecia pesado e demasiado preocupado com as referências individuais, deixando-se arrastar para lugares que não lhe pertencem. Acabou por se equilibrar  o decorrer do jogo. A Bola diz hoje que o Sporting vai accionar a cláusula que lhe permite a compra do jogador o que, atendendo aos valores em causa - o do jogador e preço do passe - me parece um bom negócio.

domingo, 15 de março de 2015

Maritimo 0 - Sporting 1: Fim-de-semana na Madeira

Jogo fraquinho na Madeira, em que a equipa, particularmente na segunda parte, esteve sempre mais tentada a controlar o jogo do que em preocupar-se em fazer uma demonstração da sua superioridade. Diga-se que o adversário também começou e acabou num lance madrugador, em que poderia até ter inaugurado o marcador. Um lance que nasce de desentendimentos sucessivos entre Jefferson e Ewerton, o que não será de todo surpreendente, se se atender ao facto de esta ser a estreia a titular desta dupla. À medida que foram concertando as suas acções o perigo foi-se diluindo. 

Registe-se a conquista dos três pontos como o mais importante deste jogo, uma vez que os noventa minutos pareceram mais um registo de um fim-de-semana despreocupado na Madeira. Muito pouca qualidade na definição dos lances, igual para a posse de bola. Slimani saiu sem fazer um remate à baliza e a equipa parecia desconhecer que esta modalidade tem balizas. Felizmente já acabou e com os três pontos acrescentados na classificação.

sexta-feira, 13 de março de 2015

Bubacar, Rúbio, Rosell e Ewerton

Bubacar Djaló
Bubacar é o segundo jogador este ano a sair de forma inesperada e aparentemente litigiosa, sem que o Sporting conseguisse, como pretendia, mantê-lo nos seus quadros. O desfecho acaba por não ser surpreendente, atendendo ao descontentamento expresso pelo seu empresário, dias antes. Ao que se diz, Virgílio Lopes conduziu as negociações com os progenitores, à revelia do agente do jogador, ao abrigo do que a FIFA estipula para jogadores menores. Acontece que o jogador é já maior de idade. 

Há várias questões que se podem levantar. Mais importante do que perceber se se perde ou não mais um bom jogador é perceber porque, de forma reiterada, o Sporting não respeita a escolha de alguns dos representantes escolhidos pelos jogadores e aceita outros e como isso se compagina com  o discurso moralizador adoptado pelo actual CD. 

Torna-se também importante perceber se esta sucessão de casos acarretará repercussões na capacidade negocial do clube, quer junto dos jogadores que já fazem parte dos seus quadros, quer também junto dos jogadores, clubes e demais agentes no mercado.

Rúbio
Rúbio voltou de um longo "exílio" em ligas remotas e sem grande expressão. E voltou com o pé quente. Há duas afirmações relativamente frequentes sobre Rúbio que me merecem um comentário:

"Os dois empréstimos fizeram-lhe bem" - Uma observação que olha essencialmente para o momento - ao facto de estar a marcar com regularidade - e não para o todo. O que não sabemos é como estaria se tivesse tido oportunidade de ter jogado em campeonatos mais evoluídos e exigentes do ponto de vista técnico e como seria se tivesse sido treinado por outros treinadores. O que me parece seguro afirmar é que o jogador continua a revelar o potencial interessante que já se lhe apontava quando se estreou entre nós. 

Devia ser convocado no lugar de... - Na idade de Rúbio o que le mais precisa é de jogar. Tirá-lo da equipa B para não lhe oferecer mais do que passagens pelo banco ou pela lista de convocados não é o que mais necessita. A gerir com cautela.

Rosel
Tem mais uma boa oportunidade para mostrar valor, especialmente numa semana em que falou no interesse de alguns clubes da MLS. Um papel um tanto ou quanto ingrato, porque a sombra de William é enorme e porque o catalão aparece sem grande ritmo. Mas são estas oportunidades que os jogadores anseiam e que constituem, por vezes, a mudança tão desejada. Não falo obviamente em tirar o lugar ao William - não sendo demais lembrar que tal foi muitas pedido no inicio de época... - mas na afirmação como um valor a ter em conta para o próximo ano, especialmente se a saída daquele ocorrer.

Ewerton
Não vai ser fácil voltar de repente, sem ritmo, ainda por cima num jogo tradicionalmente difícil. É contudo uma boa oportunidade para o ver em acção, podendo perceber-se o seu valor, até mesmo em comparação com o que Tobias vinha realizando.

quinta-feira, 12 de março de 2015

Ofensiva mediática no anonimato

O Sporting chamou a comunicação social até si para dar a conhecer o seu posicionamento relativamente a alguns temas importantes relacionados com a organização do clube e do futebol português em geral. A novidade é o carácter anónimo da comunicação, a que não deve ser alheio a entrada em funções da nova equipa de gestão daquela área especifica. Alguém que me explique a virtude que este procedimento encerra. Adiante.

Do que consegui apreender fica uma breve análise aos temas abordados, em que primeiro destacarei os temas relacionados com o futebol em geral e depois os que dizem respeito exclusivo ao clube.

Liga de Clubes
O Sporting advoga a aproximação ao modelo inglês, afastando da Liga aspectos organizacionais como a disciplina e arbitragem. Não creio que tal pudesse trazer mudanças substanciais ao futebol português, nomeadamente no que diz respeito à transparência e eficácia, uma vez que os interesses e interesseiros fariam o que fizeram anteriormente com a mudança da FPF para a Liga. No entanto concordo com o principio, uma vez que se trata de uma associação patronal com interesses próprios, alguns deles conflituantes com a de uma organização tutelar.

Centralização dos direitos televisivos
Há uma enorme diferença, provavelmente irreconciliável, entre o que o Sporting quer e que se passará no futuro próximo. O SLB gere o seu próprio negócio, num modelo que provavelmente será o único clube nacional capaz de o fazer, mesmo que com elevados riscos associados. O FCP não tem interesse num modelo semelhante, mas detém uma posição negocial forte, por via do seu passado recente nas competições nacionais e a nível internacional. Dificilmente um e outro abrirão mão das suas actuais posições. Os restantes clubes dependem do que os grandes lhes derem, uma vez que sem estes o seu poder negocial resume-se quase apenas a três jogos por ano, aqueles que recebem a visita dos três grandes.

Publicidade nas camisolas
Este será, quanto a mim, um dos dossiers mais difíceis de gerir, de forma a obter resultados satisfatórios. O clima económico é o que se sabe, praticamente desapareceram as grandes empresas nacionais que poderiam integrar o restrito lote de interessadas e capazes de publicitar o seu nome. A haver, provavelmente esse interesse estaria em fazê-lo nas camisolas dos três grandes, dado o reduzido interesse em fraccionar o já de si reduzido publico alvo que constitui o mercado nacional. Poucas serão as multinacionais interessadas,  pelas mesmas razões. A negociação conjunta, de legalidade duvidosa, estará longe de acontecer porque os outros dois clubes, detendo posição vantajosa, parecem estar mais interessados em que daí advenha prejuízo para o seu concorrente. 

Naming do Estádio 
Um processo de contornos semelhantes ao da publicidade. Em ambos o Sporting tem um problema que, a meu ver, na questão do estádio, é ainda mais agudo: não pode ser um nome qualquer. Estádio Tacho Easy, por exemplo, seria muito difícil de deglutir, até para mim, que costumo ter uma visão prática e um critério bastante lato, como se poderá ver, por exemplo aqui, na questão da publicidade nas camisolas. Para mim será sempre José Alvalade, admito o namimg por necessidade. 

Contas
São assinaláveis as reduções com gastos. Os custos com o plantel desceram 32% e os gastos com pessoal 60%! Por outro lado constata-se uma dificuldade em gerar receita, para lá das vendas de jogadores, que também sofreu um importante acréscimo. A facturação, em ano de Champions, é inferior à registada em 2012 em quase menos quatro milhões.

Aqui, nas contas, há também uma definição estratégica. O Sporting entende que o seu rumo é o certo e que serão os outros a ter que vir em marcha atrás, à procura do mesmo caminho. Aqui se jogará muito do futuro do clube como capaz de se opor aos dois principais rivais. Uma estratégia quanto a mim bastante temerária, por estar longe de se poder dar como adquirido que clubes que gastam hoje mais do dobro desçam ao nosso nível actual. E, como se viu nesta jornada europeia com nosso rival FCP, o talento - o tal que o dinheiro permite alcançar - tem um enorme poder diferenciador, sendo capaz até de suprir as falhas ou decisões duvidosas de um treinador.

Sporting sempre candidato a título
Mais do que afirmá-lo aos quatro ventos ou escrevê-lo no papel o Sporting tem mostrar outra consistência que ainda não aparenta para ser tido como tal. O resto é mera retórica.

Bruno de Carvalho e o Facebook
Uma boa decisão a de acatar o conselho que certamente lhe foi dado por quem dirige agora a comunicação, por mais violinos e guitarras melodiosas que queiram por a tocar para justificar o que sucedeu no passado. Ganha Bruno de Carvalho e inevitavelmente o Sporting, que somos todos nós.

quarta-feira, 11 de março de 2015

A história de uma vitória contra o pior dos adversários

Quase não nos lembramos que, graças ao esforço de uns quantos carolas, o Sporting voltou a ter basquetebol. Alguns deles até fazem o favor de serem meus amigos pessoais, outros ainda tive oportunidade de conhecer, numa das várias deslocações a Alvalade. 

Hoje é uma oportunidade de os lembrar a todos, aproveitando a história de uma lutadora contra o pior dos adversários. Força Mafalda! E mais uma vez obrigado a todos que dão o melhor de si todos os dias por um Sporting grande e eclético.

terça-feira, 10 de março de 2015

Sporting 3 - Penafiel 2 - uma viagem no comboio fantasma

O jogo com o último classificado teve todos os componentes de uma viagem no comboio fantasma: uma entrada serena, sem pressagiar os horrores que se seguiriam, com rápida e dramática mudança de cenário. Até a saída do túnel escuro em que a equipa se enfiou acabou por ficar marcada com um susto final, ao melhor estilo de um comboio de horrores. Acabou por prevalecer a vontade e o esforço da equipa com melhores argumentos e que tudo fez para contrariar os problemas que criou para si mesma.

Nada parecia fazer prever que, depois de inauguração madrugadora do marcador, seguida de confirmação quase imediata, que a aquisição de mais três preciosos pontos iria ficar em dúvida. Mas não há jogos fáceis e os mais difíceis são aqueles que as equipas têm que jogar contra um adversário e contra os seus próprios erros. Não fora este o adversário, talvez dos mais inofensivos que vamos ter pela frente, e estaríamos agora a lamentar mais pontos perdidos em casa. O facto é que o perigo junto à nossa baliza nasceu quase sempre dos nossos próprios erros e não da qualidade técnica ou capacidade colectiva do adversário.

O jogo permite leituras para todos os gostos. A minha é que há um momento que apelidaria de "momento Slimani" em que, em apenas 5 minutos, intervenções do ponta-de-lança argelino introduzem alterações substanciais no jogo. O golo de cabeça aos 7 minutos parecia abrir as portas a uma noite tranquila, senão de goleada. Um passe atrasado disparatado, que nem sequer é novo nele, deixa Tobias em dificuldade provocando-lhe a expulsão. Na sequência do livre acaba por deixar passar a bola por baixo da barreira ao saltar. 

Sobre as culpas de Tobias, não vejo como pudesse fazer diferente sem sair chamuscado de igual forma. Se tivesse a frieza de pensar que mais valia sofrer um golo e não arriscar a expulsão - o que se me afigura difícil no decorrer de um jogo e naquele lance em particular - dir-se-ia que não fez nada para o evitar. Agora é natural que se invoque a falta de experiência, embora me pareça despropositado.

Aceito também a discussão sobre se Marco Silva deveria ou não ter colocado de imediato Ewerton. O que aconteceu no jogo permite essa leitura, atendendo a que o golo do empate sucede num momento em que William está a central. Convém não esquecer que Adrien deveria ter feito mais, uma vez que lhe havia sido confiado a função anteriormente atribuída àquele. O que ninguém pode afirmar é que, com ou sem Ewerton a central e William no seu lugar o golo não acontecesse na mesma, uma vez que este nasce de um corte deficiente de Paulo Oliveira, contra tudo o que os cânones estipulam. Teve tudo para se assemelhar a uma assistência. Não há táctica ou plano de jogo que se sobreponha a isto.

Mais importante de assinalar parece-me ser a vontade e aplicação da equipa ante as dificuldades consecutivas em que consegue contrariar resultados adversos aplicando-se denodadamente, em praticamente um jogo inteiro em inferioridade numérica, o que contraria a ideia de uma equipa mal preparada fisicamente. É contudo evidente que alguns jogadores importantes exibem um cansaço competitivo, traduzido em prestações sem chama, e falhas menos comuns que o seu valor deixaria prever. 

Do lado dos bons destaques nota de relevo para as assistências de Jefferson, especialmente para Slimani. Para a entrada de Carrillo e para os sinais de que o bom Nani está de volta. Não só pelo golo, em cabeçada exemplar, mas também para alguns pormenores de classe. Justiça para Patrício, que não pode ser apenas lembrado quando falha. Só foi chamado uma vez mas segurou os 3 pontos.

Em nota adicional ao post, que só não ficou originalmente por pressa no copy+paste, um comentário à arbitragem, especialmente para ao critério disciplinar. Nada a dizer na expulsão de Tobias, justíssima. Mas a forma como foi adiando os cartões aos jogadores de Penafiel e a forma expedita com os mostrou aos nossos jogadores é reveladora. Depois, já com o resultado a nosso favor, lá foi tratando de compensar de forma tosca e atabalhoada, acabando por expulsar indevidamente um jogador penafidelense.

Já com o jogo a caminho do seu final lá se encarregou de dar uma folga a William Carvalho, que assim não jogará na Madeira. Com o mesmo critério quantos jogadores do Penafiel teriam sido amarelados. Se arbitragem nacional se quer credibilizar tem que, entre outras coisas, começar a usar critérios mais uniformes e que, aqui e ali, não tresandem a formas de favorecimento de uns contra outros.

segunda-feira, 9 de março de 2015

Marcha atrás com Matheus Pereira?

Marcha atrás na sangria de talento?
Uma excelente noticia a que ficamos a saber com a renovação do contrato de Matheus Pereira até 2020. Excelente porque contraria uma certa tendência em conseguir manter os melhores, depois de uma série inicial de renovações em que se assegurou a manutenção de alguns dos nossos jogadores mais promissores. Foi muito bom ter mantido Iuri, Chaby e Podence, por exemplo, mas os últimos tempos pareciam acentuar a tendência de alienar talento. Foi o que aconteceu com Moreto Cassamá, Isidra Sambú, Tiago Dias ou Nuno Teixeira, por exemplo. Não se sabe o que uns e outros serão no futuro, o que o presente regista é que são dos melhores da sua geração.

A renovação de Matheus Pereira é ainda mais saborosa porque era um jogador que já tinha sido dado como perdido. Para ela ter ocorrido, certamente que foi necessário um importante esforço mas, tal como dizia aqui há dias a procura do talento é que decidirá o futuro do Sporting. 

Uma andorinha não faz a primavera
A satisfação pela manutenção de um jogador como Matheus Pereira não é o fim do caminho é apenas mais um passo na caminhada. São necessários mais Matheus, sem esquecer que, para vingarem e poderem tornar-se naquilo que eles e todos esperamos, é necessário tempo, paciência e, não menos importante, uma estrutura de suporte moderna e competente.

sexta-feira, 6 de março de 2015

Uma evidência Nacional: o Sporting não está ainda preparado para vencer

Terminou ontem, com a deslocação ao Funchal, um ciclo terrível de compromissos em que, nas mais diversas competições, o Sporting viu colocada à prova o seu real valor. Não será por isso meramente casual que a estatística devolva aquele que será o pior momento da época.

Esse ciclo, que se iniciou com a recepção ao SLB a 8 de Fevereiro e que terminou ontem com o Nacional, com 7 jogos no total de 3 competições - Liga, UEFA e Taça de Portugal - compreendeu jogos de elevada dificuldade como o que o lhe deu inicio, passando pela deslocação ao Dragão, entremeado com a jornada dupla com o Wolfsburgo e recepção ao Gil Vicente. Esta seria a única vitória alcançada, a par de 4 empates e 2 derrotas, acumulando 6 golos marcados e 9 golos sofridos.

Julgo não ser difícil reconhecer que o que estes resultados dizem é que o Sporting não tem ainda arcaboiço competitivo para aguentar as exigências que as diversas provas lhe colocam. Esse assentimento requer um registo de humildade, porém essencial em todos os que querem realmente progredir. Sem a noção exacta do quanto valemos nunca perceberemos como, onde e porquê precisamos de melhorar. Essa noção tem que resultar sempre de uma comparação relativa aos que temos defrontar e superar e não meramente abstracta e eivada das habituais desculpas miserabilistas, ou referências a um passado do qual estamos muito longe de poder igualar.

Ou então, que é que parece estar em curso, é a culpabilização exclusiva de Marco Silva, com intuito óbvio de ilibar a SAD, de quem foi a responsabilidade exclusiva da sua contratação por 4 anos (!) bem como de todo o plantel. Vive-se ainda sob signo da ressaca da crise de final de ano. Marco Silva tem, como todos, as suas virtudes e defeitos. Que são potenciados, quer umas quer outras, pelos meios que tem ao seu dispor. Estes, como sabemos, não são iguais aos dos nossos rivais e são eles que na grande parte das vezes vincam as diferenças. 

Este ano seria sempre um ano difícil, depois do que sucedeu no ano passado ter devolvido uma imagem pouco realista do nosso real valor. Era evidente que tudo seria mais difícil, ao invés das facilidades que o discurso dos responsáveis nos vendeu.

Se quisermos somar aos nossos problemas a desagregação entre SAD (mais alguns dos seus mais fieis seguidores)/Clube e o treinador só estamos tornar ainda mais remotas as nossas possibilidades de êxito e a demonstrar que precisamos do essencial para vencer. E a possibilidade de êxito não é assim tão reduzida, uma vitória na Taça de Portugal interrompe um enorme deserto sem troféus. Como é evidente essa desagregação faz-se quer usando Marco Silva contra a SAD, quer pelo inverso. 

Nem Marco Silva é o "Special#" nem BdC é o João Rocha do sec. XXI", como alguns pretendem, tentando reduzir uma das mais importantes colectividades nacionais num mero clube de fans do presidente actual.

quinta-feira, 5 de março de 2015

O futuro imediato do Sporting estará na sua capacidade de conservar e atrair talento


(…) Acresce o facto de os onze iniciais registarem uma diferença de média de idade de 5 anos entre si. O Sporting tinha uma média de nascidos em 1990 (25 anos em 2015) enquanto o adversário jogou de início com uma média de nascidos em 1995 (30 anos em 2015). Este será, se o tempo o permitir, o tema do post de amanhã.

(...) a actual base de habituais titulares e suplentes mais utilizados são uma boa base de trabalho, precisando de estar devidamente acompanhados de outros de valor semelhante.

Estes são dois excertos de outros tantos artigos recentes. O primeiro nasce na sequência do derby, e é uma comparação entre aspectos dos dois plantéis, com base em factos. O segundo ocorre na sequência da derrota no último clássico no Dragão e é suportado por uma afirmação subjectiva, mas que não andará muito longe da consensualidade.

Considerando que há juventude no plantel e que alguma dela tem talento à altura das ambições que o clube projecta, não se pode afirmar com segurança que o futuro esteja assegurado, uma vez que a distância relativa para os principais rivais é ainda notória e em alguns aspectos até grande. Essa tem de ser a preocupação primordial, encurtar a distância que nos separa dos da frente, e não desculpas, considerações isoladas e abstraídas da realidade,  uma vez que são aqueles que temos de superar e vencer.

Daí que o primeiro passo é inevitavelmente manter a base formada com os melhores jogadores. Desses consideraria o seguinte:

Guarda-redes:
Embora gostasse que ele se pudesse manter entre nós, não considero primordial a manutenção de Rui Patrício, caso o jogador encontre clube que lhe possa oferecer outros horizontes e nos retribua o devido valor. 

Defesas:
É um dos nossos calcanhares de Aquiles nas últimas duas épocas. A estabilização da zona central com Paulo Oliveira e Tobias não ilude considerar que um clube com aspirações a campeão precisa de um pouco melhor, especialmente no que diz respeito à capacidade construção. Para além destes há que considerar a hipótese de manter Ewerton, um jogador com quem se poderá contar. 
Para lá destes três, nenhum dos elementos que hoje fazem parte do plantel têm valor para jogar num candidato ao título. Quanto aos laterais, quer Cedric quer Jefferson têm mercado, mas a saída em simultâneo não é recomendável. Quer Lopes quer Jonathan podem ser considerados como segundas figuras.

Médios:
A saída de William é mais uma vez a grande dúvida e, cada vez que o tempo passa, mais difícil de evitar, ficando a posição 6 em aberto, onde Rosell teria muito que escalar para o fazer esquecer. A acontecer, torna quase obrigatório que Adrien, Martins, João Mário se mantenham, para que não haja demasiada turbulência por entradas e saídas no mesmo sector.  
Wallyson, Gauld podem ser considerados como integrantes do plantel principal, refreando-se as actuais ilusões que se montam em torno do seu valor. Até pela injustiça que é para jogadores que apenas estão a debutar. Definitivamente não passa por nenhum deles o reforço indiscutível que é necessário. Não deixaria de observar Chaby, tentanto perceber como regressa do seu estágio madeirense. Mas continuará a ser necessário mais qualquer coisa para poder subir de nível.

Avançados:
A saída de Nani é quase um facto consumado. A renegociação do contrato de Carrillo, enquanto estiver em aberto, é uma ameaça pendente. Perder os dois deixaria em aberto um profundo rombo que custaria muito dinheiro que não temos para o calafetar. Há que contar com Mané e esperar que possa evoluir. Avaliar os progressos, se os houver, de Medeiros. Capel deve sair e da equipa B não há quem possa integrar o quadro principal com ganho. Uns nunca poderão, para outros é ainda cedo.

Pontas-de-lança:
Nenhum dos actuais três tem o nível que o Sporting necessita para jogar para campeão. Montero está há muito praticamente irreconhecível. Não é tão bom como parecia inicialmente, é certo, mas também parece estar bem pior que aquilo de que é capaz. Slimani é o que tem estado mais em foco mas falta-lhe a eficácia para valer mais de 15 golos época/Liga. Continuo a pensar que se perdeu uma boa oportunidade na sequência da exposição favorável e respectiva valorização após o Mundial para se chegar um pouco mais acima. Tanaka é o que vimos com o Wolfsburgo, com mais ou menos sorte.

Qualidade e talento
Conservar o existente e atrair jogadores que acrescentem valor. Se atendermos aos jogadores que constituem o actual plantel, constata-se que apenas Paulo Oliveira, Jefferson  e obviamente Nani, são titulares que não faziam já parte dos quadros do clube, o que diz muito do que tem sido a capacidade de recrutamento da SAD. 

Acresce agora o desafio à sua capacidade negocial para manter jogadores que se encontram com contratos a chegar ao seu termo. Muito do futuro imediato do Sporting jogar-se-á neste gigantesco tabuleiro de interesses, que muitas vezes se antagonizam.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (64) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (89) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (9) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (102) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (25) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (3) voleibol 22/23 (1) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)