segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Louvável, inexplicável, inqualificável

Louvável I
A homenagem que o Sporting prestou à memória dos atletas e dirigentes do Chapecoense tragicamente desaparecidos no acidente de aviação é um daqueles momentos que registamos com orgulho e cujo sentimento dos adeptos em geral foi correctamente interpretado pelos que têm a função de tomar decisões. Não é muito vulgar ver o emblema de um outro clube disputar o mesmo espaço que reservamos para aquele símbolo que é tudo para nós. É também uma interpretação correcta dos valores do humanitários, a que estamos especialmente vinculados pela finalidade da nossa criação.

Louvável II
Saúdo particularmente as palavras proferidas na Grécia pelo presidente Bruno de Carvalho, por ocasião da inauguração de mais um academia, onde recomendou a postura correcta para abordar as imensas dificuldades que nos esperam no presente campeonato: crença, serenidade e confiança.

Inexplicável I
Felizmente longe das proferidas pelo PMAG sobre igual matéria, que demonstram acima de tudo dificuldade em aprender com os erros e uma deficiente interpretação do que devem ser as suas funções.

Inexplicável II
Nessa mesma declaração na Grécia o presidente referiu-se "aos 43 mil" que estiveram presentes em Alvalade no jogo com o Setúbal. Já não é a primeira vez que a lotação anunciada me provoca sérias dúvidas de rigor na avaliação. Ora, como se sabe, este número foi corrigido já após a cifra oficial ter sido anunciada a rondar um número de pouco mais de 39 mil espectadores.  Episódios como este reforçam e adensam essas dúvidas. Este facto ocorreu já depois da entrada de Markovic e, como disse entre amigos, os grandes jogadores chamam sempre muitos adeptos, mas quatro mil no final do jogo deviam ter alguma explicação.

Inqualificável
Se se confirma que por um erro administrativo as equipas de hóquei em patins do Sporting acabará por sofrer duas derrotas o mínimo que se pode dizer é que é inqualificável. Inaceitável que não haja apuramento de responsabilidade e inadmissível que este episódio acabe por ser decisivo para as aspirações ao titulo principal, onde o clube investiu vultuosos recursos.

19 comentários:

  1. Bom post, Leão.

    A questão dos espectadores deu-me logo volta à barriga lá no estádio.
    Durante o jogo dissemos que não superaria os 40 mil. E isso confirmou-se com um número bastante bom de 39600 (e mais qq coisa).
    Já no fim, quando sobe para 43 mil foi o gozo geral. Mas isto preocupa-me. Isto é propaganda digna de um estado ditatorial. É mentira esse número.
    Não tinha mal nenhum 39 mil. Estava um tempo horrível e é normal existirem pessoas (com crianças) que resolveram ficar em casa.

    Como disse um amigo meu, companheiro destas idas a Alvalade: "andámos muito tempo com medo da "Belénização" do Sporting. Mas devíamos era preocupar-nos com esta "Benfiquização".

    (até admito que estivessem 43 mil bilhetes vendidos, mas não estavam lá 43 mil espectadores - nem contando com jogadores, dirigentes, técnicos, polícias e bombeiros)

    um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cantinho,

      os ganhos que possamos ter com estas afinações são muito menores do que o ridículo em que podemos cair caso sejamos desmentidos. E com a atenção que despertamos lá do outro lado não tarda. Há anos que gozo com os andrades por causa da "aritmética variável" deles, espero que isso nunca aconteça connosco.

      Eliminar
    2. "Há anos que gozo com os andrades por causa da "aritmética variável" deles, espero que isso nunca aconteça connosco."

      pois, mas está a acontecer, infelizmente...

      Eliminar
    3. Isso é tudo muito bonito mas todos sabemos que a "propaganda dos números" existe em todos os clubes e acaba por dar jeito quando se faz balanços finais.

      O estádio tem estado visivelmente cheio e contra o Setúbal não foi excepção se 39mil ou 43mil não me parece importante até porque a diferença não é assim tão grande.
      O que é ridículo é o SCP anunciar um número ao intervalo e outro no final do jogo isso é que não pode acontecer.

      Eliminar
    4. A diferença realmente é irrelevante, entre 39 ou 43, o pior é que na verdade pouco passava dos 30mil... e a diferença da realidade para os 43 mil eram mais de 10 mil e só quem não vai a Alvalade regularmente é que pensa que estavam mais de 33mil. É uma vergonha...

      Eliminar
    5. Ace-XXI

      Por o estádio estar a registar boas assistências é que expedientes destes não deveriam ser usados, ainda por cima se a diferença não era de facto assim tão grande. Vamos admitir que a primeira comunicação resultou de um erro, o que até é difícil de justificar. Era preferível que se mantivesse o erro, sem que com isso se vislumbrasse grande perda para o clube ou o Sporting corresse este risco de dar a ideia de usar os mesmos expedientes que os outros?

      O problema é que pelo que se testemunhou quer na TV quer in loco a ideia de estarem 43 mil é praticamente insustentável.

      Eliminar
  2. Podes explicar melhor o parágrafo do inqualificável? Qual erro administrativo? Quais derrotas? Do que falas?

    ResponderEliminar
  3. Falando dos 43 mil, completamente de acordo. Não acredito nem um bocadinho nesse número. Já vou a Alvalade há tempo suficiente para conseguir aferir a olhómetro o número total de espectadores e nunca na vida estavam lá 43 mil.
    O porto e o benfica há muito que aldrabam os seus números. Os 15 mil no dragão no jogo com o Belensenses para a Taça da Liga são para rir, 15 mil só se fosse o número de espectadores que viram o jogo pela TV. No benfica já são vários os casos em que dizem que estão mais de 50 mil e as imagens mostram um estádio, quanto muito, a 60%.
    Eu quero continuar a ser diferente neste aspecto. Não quero, como disse o Cantinho, a lampionização do Sporting.

    ResponderEliminar
  4. O rapaz da contagem adormeceu a contar carneiros...

    ResponderEliminar
  5. Bom post, LdA

    Desculpa-me se vou fugir do(s) tópico(s) mas inqualificável e inexplicável também é que agora se descobriu que se faz anti-jogo em Portugal. Quando o Sporting se queixou era tudo com piadas e tinha que se jogar mais à bola. Basta um certo clube perder pontos que a casa cai logo. Isto são lutas completamente desiguais, temos mesmo que jogar o dobro dos outros.

    Ps - sem dúvida muito bonita homenagem ao Chapecoense. Ficaram lindas as camisolas e o público no minuto 72-75 tb soube contribuir.

    Que descansem em paz.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Por erro meu na cópia do post não ficou a referência ao hóquei em patins.
    A noticia pode ser lida em vários locais, incluindo aqui:

    http://hoqueipt.com/artigo.aspx?id=1484~:

    Ainda antes do empate a três bolas com o Porto, os leões já tinham sofrido um duro revés.

    A ausência de José Diogo Macedo - que se irá prolongar até à interrupção natalícia - foi já consequência da alegada utilização irregular do jogador nas partidas com Paço de Arcos (I Divisão) e Boliqueime (III Divisão), cujo castigo foi divulgado em comunicado do Conselho de Disciplina datado de 30 de Novembro.

    Muito mais penosa acaba por ser a sanção por derrota da equipa principal do Sporting no jogo de 9 de Novembro frente ao Paço de Arcos, por 0-10, que determina desde logo um distanciamento ainda maior das equipas da frente. O Sporting - já contabilizando o empate com os dragões - fica a oito pontos de Benfica e Oliveirense.

    A equipa "B" do Sporting também é penalizada com derrota no jogo com o Boliqueime.

    Recorde-se que a punição se deve a um intervalo de 48h que deveria ser respeitado para utilização de um jogador em jogos da equipa A e B, tendo Zé Diogo sido utilizado frente ao Cascais no dia 8 e frente ao Paço de Arcos no dia seguinte.

    O texto do comunicado relativo à penalização do Sporting é o seguinte: "Sporting Clube de Portugal, foi punido(a) com, Falta de Comparência, Derrota, Resultado de 0-10 e Zero Pontos, multa de €530,00 (quinhentos e trinta euros), Nos termos do disposto no Artº 36º-A nº 14 do RGHP-FPP , nos termos do(s) artigo(s) 61º 2 e artigo 20º 2 e 3 , 28º 3, do Regulamento de Justiça e Disciplina. Utilização irregular de patinador".

    No sentido de colocar em causa a decisão, o Sporting tem a possibilidade de recorrer ao Conselho de Justiça.

    ResponderEliminar
  8. É por estas e por outras que não deixando de ser sportinguista, sinto em mim um cada vez maior distanciamento.

    Que venha o João Benedito (segundo dizem)! Precisamos da verdadeira raça do Leão para nos representar! O Sporting e os sportinguistas não são isto!

    Isto é uma farsa. Nada mais!

    ResponderEliminar
  9. Estive no estádio e não estava lá o público que tem estado (a começar por vários vizinho meus). O dia esteve horrível, percebe-se. Não duvido que se tenham vendido 43 mil bilhetes, mas muitos sócios com Gamebox não foram ao jogo (a minha fica a €15 por jogo, o que me parece muito dinheiro para se deitar fora, mas, como se sabe, somos um país rico). Dito isto, martelar números é foleiro. É de lampião. E para afinações, no nosso Clube, já bastaram as do tempo dos outros senhores. SL! JPT

    ResponderEliminar
  10. Eu não estive no estádio e aceito perfeitamente as opiniões dos que aqui dizem que a casa nao chegou aos 43.000

    Só queria perceber uma coisa - há alguma razão para se ter avançado com 39.000 primeiro e só depois 43.000 ? se fosse para martelar não se podia ter dito logo 43.000 ?

    Abraço

    ResponderEliminar
  11. Mas isto é que é importante na vida do Sporting? No estádio disseram 39.600, mas o presidente no dia a seguir disse 43000? Meu Deus! Que escândalo! Inexplicável! Por estas e por outras é que BdC nunca devia ter vindo para o Sporting. Se ele nunca tivesse vindo, já tínhamos talvez acabado e já não sofriamos esta humilhação com esta discrepância nos números...

    Tenho muita pena do que aconteceu no hóquei. Tem que se averiguar o que correu mal, para que não volte a acontecer. Num campeonato tão competitivo, 8 pontos é muito...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bruno Ope,

      esse comentário é completamente absurdo. Primeiro porque não respeita o que aqui é dito. Depois porque martelar números, sejam eles quais forem não é propriamente edificante para a imagem de um clube.

      Eliminar
    2. Acho o trabalho desta direcção um sucesso tremendo, que conseguiu superar (e em muito) as minhas expectativas quanto votei nela (que, dado o nível a que o Clube tinha sido reduzido, não eram, certamente, estar a lutar pelo título nacional dois anos consecutivos, coisa que não me lembro que tenha sucedido este século e poucas terá sucedido desde os anos 80). Mas estes 8e outros) "pormenores" são totalmente evitáveis. Eu também gostava da estatística de jogos consecutivos com mais de 40 mil espectadores. Mas só gosto de estatísticas reais. E, no sábado, não estavam 40 mil espectadores no estádio. Não é nenhum drama: Se continuarmos neste rumo isso sucederá em todos os nossos restantes jogos (salvo novo temporal). Para inventar números e datas estão cá os nossos rivais. SL! JPT

      Eliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (103) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (5) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (4) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)