quarta-feira, 14 de novembro de 2018

6 notas sobre a detenção de Bruno Carvalho

1- Dificilmente alguém terá de facto sido surpreendido com a detenção de Bruno de Carvalho, quer face aos rumores que há muito circulavam, quer mesmo atendendo aos muitos indícios que o ligavam ao que aconteceu em Alcochete, a 15 de Maio de 2018.

2- Independentemente do grau de envolvimento de Bruno de Carvalho nos factos ali ocorridos, há que deixar bem claro o meu repúdio pelo tempo e pela forma como a detenção ocorre e o espectáculo que se segue. A presunção da inocência é um valor basilar da democracia e mesmo os réus condenados a pena transitada em julgado perdem a liberdade, mas não têm que abdicar da sua dignidade. A forma como a justiça portuguesa se comporta recorrentemente nestes casos é um atestado de menoridade à nossa democracia.

3- Apesar do que é dito acima há também que reconhecer que o tratamento do caso de Bruno de Carvalho nada tem de excepcional, infelizmente. Pena é que alguns só agora tenham acordado para esta realidade, o que me leva a crer que as preocupações são outras, que não as da administração da  justiça, propriamente dita. Pode até ser comovente, mas são no mínimo ridículas as preocupações com a saúde da nossa democracia por parte de quem ainda hoje não aceita os resultados expressos por uma maioria significativa dos sócios do Sporting. Ser leal ao Sporting significa aceitar as regras, os limites dos estatutos e as escolhas da maioria dos associados, especialmente quando não nos são favoráveis. De outra forma é desejar o caos e dele nunca sairá um clube saudável e suficientemente forte.

4- Se o tratamento agora dispensado a Bruno de Carvalho merece o nosso repúdio, convém contudo que não se extrapole daí para exercícios de vitimização ou teorias delirantes de conspiração. Até prova do contrário é inocente. Mesmo que não seja declarado culpado é porém responsável pelo que aconteceu e das respectivas consequências. Se Bruno de Carvalho é vitima de alguma coisa é-o em primeiro lugar de si mesmo. Assinalo com muita pena e sobretudo desilusão, talvez a derradeira, que em todo este processo a sua preocupação se tenha mantido apenas nos horizontes dos seus interesses. Deixou, ou antes, foi obrigado a deixar, um clube completamente estilhaçado, importando-se agora absolutamente nada com as consequências e com outro futuro que não fosse apenas o dele.

5- Independentemente do grau de regozijo ou de rejeição que este caso provoca nos adeptos Sportinguistas que ninguém duvide que o Sporting continua  a ser, desde o fatídico dia 15 de Maio, o grande prejudicado. O circo mediático não tinha levantado sequer a tenda e aguardava pacientemente para nos proporcionar o triste espectáculo que agora se desenrola à nossa frente.

6- Se se compreende que quem vive do dito espectáculo o ponha a render, já não se compreende que haja Sportinguistas que aceitem nele participar como tristes figurantes de mais um filme de muito mau gosto.

10 comentários:

  1. Não esqueçamos o timing:

    Hoje iniciciava-se a fase de instrução do caso "e-toupeira"...nem parece!

    A máquina da CS foi bem calibrada pelo "estado lampiónico".
    Incrivel o tratamento desigual sobre o que acontece no Sporting e o que acontece no benfica:
    - Primeiras páginas
    - Primeiras noticias de Telejornal
    - Horas e horas de paineleiros e opinadores, desde os de meia-tigela os da elite
    - O BdC é apelidade de terrorista(!), o LVF de ilustre benfiquista!
    - Alguém sabe onde andam o LFV e o seu capanga Paulo Goncalves? Pssst, falem do Bruno!

    Provavelmente o Tramp esatrá com invenja da atenção que é dada ao ex-presidente do Sporting. Em portugal o jornalismo nada mais é que puro veneno encarnado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahaha... O Trump com inveja... Do quê? De estar preso? Isto há com cada doido à so!ta!

      Eliminar
    2. Comparar o caso e-toupeira ao que aconteceu em Alcochete só de alguém com problemas graves de desvios mentais.
      Um caso que tem vídeos, revelações, denúncias, relatos, citações, confissões, delações, gravações, que não podem ser negados, comparado com um caso que mais não é do que uma tentativa de desviar as atenções de outro caso muito mais grave que ainda está sem consequências na justiça civil e desportiva.

      Arrisco a dizer que todos os acusados no caso e-toupeira, provavelmente nem irão a julgamento.
      Tal é a gravidade da coisa.

      Já o caso Alcochete tem muito mais do que aquilo que já veio a público. O MP ainda não terminou as investigações e o que surgir no julgamento será ainda mais interessante.
      Bruno Carvalho e Mustafá só não estão presos porque pagaram cada um 70.000 euros.

      Eliminar
  2. O tratamento dispensado ao Bruno&associados nada tem de excepcional, é o aplicado a qualquer criminoso ligado a atos de terrorismo e violência premeditada. Podemos filosofar sobre o país ideal e a Justiça ideal.
    No nosso país, os criminosos são muito estimados, sobre eles derramam-se muitas lágrimas, recomendam-se muitos direitos humanos. Mais do que as vítimas. Sinais dos tempos.
    O Bruno vai passar pelo mesmo crivo de todos os portugueses suspeitos de cometerem crimes. Nada mais. Não lhe assiste mais nem menos direitos.
    A lei é para cumprir e, surpresa, o Bruno também está abrangido por ela.
    O Bruno tem família, tem! As vítimas também.
    Os comentários dos trolls habituais sobre ódio ao Bruno, etc, são apenas para rir. logos eles que estiveram na base da maior campanha de ódio e perseguição a antigos dirigentes e sócios.
    Ridendo castigat mores :)

    ResponderEliminar
  3. Os encarnados e os encarnados e os encarnados. Já chega de tentar esconder a verdade com a pouca vergonha que se passa do outro lado da estrada.
    Quanto ao tema, quero muito que se prove a culpabilidade neste e noutros casos e que o aprodecimento do mito contribua para o ressurgir do Clube; no entanto, a forma como as coisas foram feitas (não me refiro ao terem sido feitas mas apenas à forma) trata-se dum ataque à cidadania que infelizmente qualquer um poderá ter sujeito.

    ResponderEliminar
  4. Costumo visitar e ler os posts mas raramente comento neste espaço.
    Parabéns pela lucidez, caro LdA.
    SL
    JHC

    ResponderEliminar
  5. Hoje, após deixar o meu filho no jardim escola, passei por 3 meninas também elas a caminho da escola, uma do 4º ano, uma do 3º e uma da pré. Diz a do 3º ano para a do 4º:

    - Não, ainda não é culpado, tens de esperar pelo julgamento. Agora é a fase em que estão só a conversar, por isso é que ele tem de ficar lá com eles.

    Voto nesta menina para ir comentar para as TV's.

    ResponderEliminar
  6. LdA, um abraço enorme. Do tamanho do mundo.

    Subscrevo cada palavra dest post!

    José Gomes (JG)

    ResponderEliminar
  7. Recomendo ainda que revisitem as declarações do vice Salgado Zenha hoje. Muito do futuro do nosso Sporting joga-se nestas duas semanas.

    É quase uma obrigação moral ir à emissão obrigacionista para quem gosta do Sporting, para quem sente o Sporting. Ajudar este CD é ajudar o nosso Sporting!

    E sim, não há que ter medo de dizer que o timing da detenção de BdC, aliado ás noticias sobre eventuais falências técnicas veiculadas por certa imprensa é uma enorme coincidência. E mais uma vez, realço que não estou a falar em culpabilidade da criatura, mas apenas no modo como o timing faz mossa no NOSSO Clube.

    José Gomes (JG)

    ResponderEliminar
  8. Caríssimo LdA,

    O "amigo adoeceu"?ou andará assoberbado em trabalho?
    De qualquer modo os seus fiéis seguidores, nos quais eu me incluo, perguntam quando sai o proximo post, pois matéria não lhe ade faltar... nomeadamente a liberdade concedida a BdC,o arquivamento do cashball,e etc e tal.Por norma o "amigo"é bastante assertivo na escolha dos temas.

    Sl


    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (17) Académica-SCP (1) Acuña (1) adeptos (97) Adrien (19) AdT (1) adversários (84) AFLisboa (2) AG (22) AG destitutiva (3) AG15/12 (1) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (60) ambição (10) andebol (36) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (13) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) arbitragem (95) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (7) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (6) basquetebol (1) Bastidores (72) Batota (20) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (4) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (69) Comunicação Social (22) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (37) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (44) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (3) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (65) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (18) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (28) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (92) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (4) futebol formação (2) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (24) futsal 10/11 (1) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (29) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (3) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (3) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (8) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (1) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Keizer (4) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (14) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (3) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (27) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (5) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (18) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (12) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (27) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (22) Slimani (11) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (2) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (45) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tio Patinhas (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (92) treino (4) treinos em Alvalade (1) triplete (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (1) Varandas (9) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (7) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) voleibol (1) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)