terça-feira, 29 de março de 2016

"Vou recandidatar-me porque o Sporting precisa de estabilidade"

Foi desta forma que o presidente Bruno de Carvalho anunciou a sua recandidatura, em entrevista concedida ao jornal "A Bola". Esta pode ser lida na íntegra no site do clube (LINK), razão pela qual não faz sentido a sua repetição aqui, como é hábito. Aí o presidente do clube faz o seu próprio balanço dos três anos que passaram mas o anúncio da recandidatura acabou por retirar o foco às restantes considerações. Talvez tenha sido essa a principal razão da entrevista e do próprio timing em que foi concedida.

As reacções
São já conhecidas algumas reacções de apoio como também criticas ao anúncio. Seleccionei um caso particular que me parece perfeito para ilustrar a configuração mental de muitos adeptos, no actual momento. Refiro-me em concreto ao apoio manifestado por Meneses Rodrigues, que desempenhou vários funções directivas desde o tempo de Sousa Cintra, passando por José Roquette, Dias da Cunha. 

Poucos dias antes, por ter sido avistado num almoço, num local público, onde, entre vários "conhecidos", estiveram presentes o actual presidente do SLB e Dias da Cunha, foi alvo das mais azedas criticas, mais duras do que se fosse muçulmano e tivesse comido toucinho. Será que o apoio agora prestado foi um conselho expresso de Luis Filipe Vieira? Em rota oposta está agora Rui Barreiro que, assim que manifestou discordância com Bruno de Carvalho, deixou de merecer a consideração recebida por ser seu apoiante. Se alguém sai beneficiado deste tipo de actuações seguramente que não é o clube.

A recandidatura
Sendo a (re)candidatura  um acto de iniciativa individual, cabe a quem toma a decisão definir o tempo certo para o fazer, pelo que, relativamente ao timing escolhido, pouco se me oferece dizer. Não me parece que a divulgação da intenção possa ter qualquer influência nefasta na vida do clube, mesmo do ponto de vista desportivo. Trata-se aliás da confirmação de algo muito expectável, tendo até o próprio já manifestado a intenção de permanecer no cargo por muito mais tempo. 

É pois sem surpresa e com naturalidade que encaro o anúncio. Parece-me até natural e mesmo desejável que Bruno de Carvalho sujeite o seu mandato ao veredicto dos associados. E devia ser com a mesma naturalidade e até com satisfação que outras candidaturas deveriam ser recebidas e mesmo incentivadas. As próximas eleições não deveriam ver o seu interesse reduzido a um mero plebiscito do mandato em curso, mas sim um amplo debate que proporcione uma escolha consciente entre diferentes visões e projectos para o clube. Tal seria uma demonstração de maturidade democrática e de verdadeira afeição pelo clube.

A estabilidade
A principal razão da recandidatura apresentada por Bruno de Carvalho foi a estabilidade. Concordo com o conceito, embora o exemplo apontado (Luís Filipe Vieira e Pinto da Costa) não seja propriamente feliz, atendendo à contradição que as criticas quase permanentes que às respectivas lideranças representam. Nessa perspectiva, a estabilidade terá sido apenas o meio para a obtenção de poder de cariz vicioso. Esperamos que a estabilidade directiva no Sporting, que em abstracto me parece mais do que desejável, e até mesmo uma necessidade, a acontecer, tenha melhor uso.

Por outro lado, e analisando os últimos três anos, se é verdade que a liderança, do ponto de vista nominal, foi estável, ela foi marcada por uma série de opções e eventos que introduziram factores de instabilidade e incerteza e que poderiam ter merecido decisões diferentes. 

Por exemplo, o processo Rojo/Doyen, as relações com os agentes de jogadores, a relação com alguns jogadores, a instabilidade técnica - quer na equipa principal, quer na formação - sendo a difícil relação com Marco Silva o exemplo de que, neste período, a maior desestabilização foi construída no interior do clube. Os processos a sócios e a ex-dirigentes trouxeram para a actualidade um tipo de atenção indesejada, que exporá o clube durante muito tempo, afigurando-se como muito difíceis futuros proveitos. A estratégia de comunicação do presidente é também ela muitas vezes indutora de perturbação e que tornam o clube num alvo permanente.

O futuro
Como sempre serão os resultados a decidir o que se vai passar no futuro. Foram os resultados que colocaram Bruno de Carvalho no lugar onde está. É aqui que estará  a chave do processo eleitoral que se desenrolará no próximo ano. Sendo o Sporting campeão no final da presente época, o interesse pelo processo eleitoral ficará naturalmente esvaziado. Não o sendo, é muito difícil que Bruno de Carvalho não sofra um rombo na popularidade e passe a ver as suas decisões mais escrutinadas e até contestadas.

19 comentários:

  1. O Bruninho percebeu que o tapete lhe está fugir debaixo dos pés. Aquele senhor que sempre foi o "Master of Puppets" e que, estranhamente, não foi referido na auditoria, já anda em reuniõezinhas com futuros candidatos.
    BdC percebeu que não vencendo o campeonato, o primo do "dono disto tudo" dá-lhe um belo pontapé no rabo como fez a Godinho ou a Bettencourt.
    O que BdC quer é criar uma onda de fundo para que o Zé Maria não lhe passe a perna. Mas pelo que sei, vai ser bem complicado.
    Ele devia era se preocupar em falar menos e ganhar o campeonato. Se for campeão ninguém lhe tira o poleiro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. AHAHAHHAHA

      Só dizes asneiras. A pessoa de quem falas está muito satisfeita com o trabalho desenvolvido pelo BdC, e muito provavelmente fará parte duma das suas listas (possivelmente CF).

      O que a azia desta malta faz, é incrível.

      SL

      Eliminar
    2. O Zé Maria de volta ao CF? E também ainda o vamos ouvir dizer no Sporting que não sabia de nada?

      Eliminar
  2. Não creio que vá sofrer um rombo por não ser campeão este ano e se bem me lembro, ele próprio disse que este ano era para preparar uma equipa competitiva para a época seguinte (posso estar enganado, mas era mais ou menos isto). Só se ficasse em 3º lugar (que não é de todo impossível) é que isso aconteceria.
    Honestamente não é, nem de perto, tão mau como o pintam nem tão bom como se julga.

    Mantenha ele as boas decisões que tem feito e aprenda com os seus erros, e temos aqui um (bom) presidente para muito tempo.

    O meu único medo é que não se rodeie (ou pelo menos que ouça) de colaboradores mais ponderados e inteligentes.

    Uma coisa é certa, pelo menos para mim que vou ao estádio todas as semanas, há cada vez mais um espírito de apoio à equipa muito bom (incluindo outras modalidades para lá do futebol).

    ResponderEliminar
  3. Leão de Alvalade, concordando com a visão e conclusões do texto também me parece indiferente (para o Sporting) o momento em que faz o anúncio da recandidatura. Importante é que o faça porque sem motivos ou impedimentos de força maior é (em abstrato) dever de qualquer dirigente ir a votos uma vez cumprido o mandato para que foi eleito. Algo que vale para o Sporting e para quase tudo.

    ResponderEliminar
  4. Espero sinceramente que surjam mais candidaturas e que a "oposição" não se restrinja a flyers e jantaradas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esperemos que a campanha, quando chegar a hora, não se fique por rumores e afirmações que não podem ser provadas.

      Eliminar
    2. Tens razão, LdA. Esperemos que campanha e de quem será assessorada pela Cunha & Vaz.

      Eliminar
  5. Não houve um jantar em que estiveram presentes vários "opositores" a esta direcção? Não estiveram a discutir o Sporting? Pois que venham de lá com essas ideias.
    ( Dos flyers e outdoors espero sinceramente que não tenham "partido" de "sportinguistas". É demasiado baixo e cobarde)

    ResponderEliminar
  6. Se ele fosse honesto tinha dito: "vou recandidatar-me porque preciso do ordenado principesco que o Sporting me paga".
    Sim, o que o SCP mais tem com a presidência de BdC é estabilidade...
    Muito sinceramente, se não formos campeões este ano, a derrota de BdC é total, e assim sendo só pode sair do SCP. Uma coisa é termos um presidente de Facebook, que passa a vida a falar no rival da 2ª circular, que tem um discurso banal e gasto, mas que consegue ser campeão. Outra coisa é termos este tipo de presidente mas que nem assim ganha. Ele só não se pode esquecer que representa os sócios do SCP, e não se pode esquecer que nem todos os sócios e adeptos sofrem de complexos em relação ao SLB como ele sofre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Portanto o BDC devia de ficar calado enquanto os jornais e C.Social dizem mentiras e falsidades.
      Devia de ficar calado em relacao aos arbitros,ao colinho,porque isso tambem nao interessa,nao e?Acho que sim..
      Ou nao!!

      SL

      Eliminar
    2. Se me puderes esclarecer que mentiras e falsidades a comunicação social disse eu posso te dizer como acho que o presidente do SCP se devia comportar. Árbitros? Colinho?? Mais uma vez é preciso ser esclarecedor... é que não vale a pena fingir que só os outros tiveram erros dos árbitros a beneficiá-los. Assim como não se deve fingir que não foi o vice presidente do SCP que depositou 2000 euros na conta de um árbitro.

      Eliminar
    3. Estabilidade é os jogadores saberem que no fim do mês continuam a receber (algo que não aconteceu em tempos anteriores).

      Se a equipa e os treinadores do futebol e das modalidades estão com o presidente, então este é o momento próprio para anunciar a recandidatura, precisamente por se aproximarem os momentos das grandes decisões (no futebol, no futsal, na taça CERS, na volta a Portugal, etc.).

      Quanto ao resto, venha quem vier, o BdC ganhará as próximas eleições.

      Basta pensar que, só neste mandato entraram 50.000 novos sócios e não me parece que o tenham feito em sinal de descontentamento com o rumo do Sporting.

      Eliminar
    4. Miguel se andas desatento nao posso fazer nada mas o que interessa e que a grande maior parte dos sportinguistas vivem o clube todos os dias e andam informados.
      SL

      Eliminar
    5. "Se me puderes esclarecer que mentiras e falsidades a comunicação social disse eu posso te dizer como acho que o presidente do SCP se devia comportar. Árbitros? Colinho?? Mais uma vez é preciso ser esclarecedor... é que não vale a pena fingir que só os outros tiveram erros dos árbitros a beneficiá-los. Assim como não se deve fingir que não foi o vice presidente do SCP que depositou 2000 euros na conta de um árbitro."

      Este comentário é incrível, quase que me deixa sem palavras...

      Nega o colinho? Nega a máquina vermelha e a força com que esta nos começou a atacar desde o resgate do JJ? Acha que os métodos por eles usados são minimamente éticos? Que cumprem os deveres deontológicos da sua classe profssional? Refiro-me aos "jornalistas" terroristas.

      Puxar o caso PPC então, é de levar as mãos à cabeça. Foi um vice desta Direcção? Não podemos de falar de corrupção por causa disso? Sabe que o PPC nem sequer é acusado de corrupção? Ele mandou depositar anonimamente 2000€ na conta de um fiscal de linha que tinha posto o SCP em tribunal, para o afastar de um jogo, tendo para esse efeito feito uma denúncia anónima ao SCP para que nós posteriormente participássemos o caso às autoridades. A atitude dele foi lamentável e condenável. Embaraçosa até, para as nossas cores. Mas comparar isso com a corrupção que grassa no nosso futebol só pode ser brincadeira de mau gosto. Repito, ele não é acusado de corrupção. E quem o disser está a mentir. E não o digo para o defender, eu quero é que ele apodreça na cadeia. Digo-o para defender o SCP e o seu nome. Porque, infelizmente, e para todos os efeitos, ele era nosso vice. Mas ele nunca corrompeu ninguém, apesar de não duvidar que fosse capaz de tal coisa.

      Eliminar
  7. Com os croquetes nao ganhavamos nada -2 campeonatos em 30 anos-apenas eramos os campeos do passivo e divida bancaria,mas ao menos tinhamos estabilidade.
    Que saudades desse tempo..
    Ou nao!!!
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é preciso exagerar para fazer valer o ponto de vista. "com os croquetes nao ganhávamos nada -2 campeonatos em 18 anos- ..."

      Se é para malhar, que seja com rigor.

      Eliminar
  8. Mais do que a recandidatura já é o atirar da toalha ao chão na luta pelo título! E tentar começar já a desdramatizar a perda do campeonato não se chama recandidatura em lugar nenhum. Nem no cu de Judas. Mas esperar o quê quando se elegem oratórias do contra em vez de verdadeiros projectos. Entre a candidatura de PPC em 2009 e as duas de BdC só mudaram algumas moscas.

    ResponderEliminar
  9. Estamos mais unidos que nunca. O número de sócios subiu de uma maneira pornográfica. As assistências ainda não pararam de subir. Vê-se a esmagadora maioria dos adeptos cada vez mais orgulhosos do Clube.

    Isto parece-me ser indesmentível.

    SL

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.