quinta-feira, 29 de maio de 2025

Masterclass de Varandas


Ontem à saída da cimeira de presidentes da Liga Frederico Varandas deu uma verdadeira masterclass. Na sequência dos acontecimentos da Taça de Portugal e do "inefável" comunicado do SLB, Varandas teve provavelmente o seu melhor momento comunicacional desde que é presidente do Sporting. Em bom rigor não disse mais do que todos sabemos mas que ninguém ousa dizer em voz alta, muito menos em frente aos microfones.

Para ajudar ao parceiro da eterna santa aliança, o presidente do FCP fez hoje umas declarações cifradas, mais ao jeito de dar uma prova de vida, mas de conteúdo próximo da nulidade. As posições de ambos demonstram o mal-estar que resulta na sua essência do seguinte facto: o Sporting simpático, mas que não contava para o totobola já não existe e essa é a razão de tanto incómodo.

"A Federação Portuguesa de Futebol foi a eleições. O Sporting apoiou uma candidatura de pessoas que considera serem íntegras, sérias e, para mim, incorruptíveis. Foi por isso que o Sporting apoiou estes senhores que hoje são os órgãos sociais da Federação. Mas não foi só o Sporting. O Benfica apoiou esta direção. O FC Porto apoiou esta direção. Pedro Proença ganhou com 75%. Estamos a falar de associações de futebol, associações profissionais, clubes, etc. Por isso, este é o posicionamento do Sporting em ter apoiado, tal como o Benfica, o FC Porto, e muitos outros clubes. 

Para mim, o que está em causa e o que eu acho extraordinário, é que isto vem do histórico e da nossa cultura nestes últimos 40 anos, onde o futebol português tem sempre que ter um dono. E a verdade é que o futebol português, nos últimos 40 anos, teve dois donos a alternar: FC Porto e Benfica. O caso do Apito Dourado e o caso dos E-mails são provas elucidativas do que estou a dizer. Agora há uma grande surpresa porque, para mim, não há dono nenhum. Para mim, existem órgãos que não se deixam condicionar, que não têm medo e que não são dependentes de qualquer presidência e a quê que isso leva? Que grande surpresa! Leva a que um erro de arbitragem, que vai sempre existir, o erro humano. Acho que todos concordamos que existem erros de arbitragem e que vão sempre existir. Esse erro, se for numa competição íntegra, esse erro vai ter de ser distribuído de uma forma uniforme.

O que acontecia no antigamente? Esse erro prejudicava o Sporting na proporção de um para cinco e agora já não é assim. E há uma grande surpresa quando há um erro, não estou a falar que seja neste ou noutros jogos, a favor do Sporting. Só que não atirem areia para os olhos porque o Sporting ainda não está contente. O Sporting foi campeão nacional, mas segundo vocês, não é a minha opinião, a imprensa e os ex-árbitros dizem que o Sporting foi a equipa mais prejudicada do campeonato. Não sou eu que o digo, são os ex-árbitros, a comunicação, as Ligas da Verdade. Está tudo lá. Quem foi o campeão da Liga da Verdade? Vejam. 

As pessoas estão muito surpreendidas porque antes havia um dono. Não há dono. E o Sporting luta para que não haja dono. O Sporting luta, sim, para dominar o futebol português, mas dentro de campo, como hoje fazemos. Fico muito contente quando vejo os nossos rivais a dizerem este tipo de coisas, que eu espero que acreditem nelas. Sabem porquê? Porque, para mim, é espetacular eles não perceberem porquê que o Sporting está a vencer e isso dá-nos vantagem competitiva para o próximo ano talvez continuar a vencer. Isso é ótimo.

Fala-se do jogo do Benfica, parece que o lance do Matheus Reis colocou em causa todo o futebol português, desde a centralização, até lá estava tudo bem. O Sporting foi campeão nacional, eu vi o presidente do Benfica a dizer que o Sporting foi um justo vencedor, que foi a equipa mais competente. Foi o que eu vi. Surpreendido? Não, não me surpreende porque eu já disse o que isto é. 

Depois do jogo da Taça tanto se fala que é uma injustiça, que é uma vergonha... vejo um jogo onde na primeira parte o Benfica, para mim, foi superior. Na segunda parte, para mim, o Sporting foi superior. E no prolongamento, o Sporting foi superior. Mas tudo bem, são opiniões. Mas eu depois fui ver as estatísticas do jogo e qualquer aplicação que vocês tenham vão ver que o Sporting tem o dobro das oportunidades, mais remates, mais cantos, mais posse de bola. Parece que houve aqui um lance que virou todo o jogo ao contrário. Não consigo perceber. O Sporting foi um justo vencedor do campeonato e da Taça de Portugal".

Houve um senhor que fez uma denúncia à Procuradoria-Geral da República. Esta é a cereja no topo do bolo. Quem é o senhor César Boaventura? É um agente de futebol que acabou de ser condenado por corrupção desportiva, por corromper adversários do Benfica para perderem jogos com o Benfica. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.