sábado, 14 de março de 2009

" Não basta ter razão, cumpre saber tê-la"

Hoje é um dia estranho. Não podendo estar em Alvalade não sinto a ausência com pesar. A forma como esta equipa enxovalhou o nome Sporting ainda me dói bem fundo e não me sinto preparado para perdoar. Está ainda por apurar a totalidade dos danos causados ao nosso prestígio, que, desde a saída da Portela para Munique, nunca parece ter sido prioridade para este grupo de trabalho. Mas, como vestem as camisolas mais bonitas que há, aquelas que, mesmo vistas vezes sem conta, nos fazem subir as pulsações, ser-me-ia difícil demonstrar o que sinto, na justa medida dos danos causados. E, como meninos mimados que são, os danos poderiam até ser bem maiores. Como adepto sei que tenho razão. Não sei se saberia demonstrá-la hoje.

O povo diz, na sua sabedoria, que o caminho faz-se caminhando. E hoje pela frente temos o Rio Ave, equipa que lutando pela manutenção, não nos vai estender o tapete. Lá estarei no meu sofá. Mas a distância para esta equipa já não é apenas de mais de 300 Km. Cresceu para a infinidade que resulta da total falta de capacidade que ela evidencia para nos representar de forma condigna. A soma de casos individuais e as notícias de um balneário dividido indicia que escolhemos mal alguns dos que nos representam.

Atitude feia foi também assumida pela Juve Leo. Transformar o Miguel Veloso no bode expiatório dos males do Sporting é manifestamente exagerado. Miguel Veloso é um caso bicudo sim senhor, merecedor de repreensão séria. Não tem estado à altura da camisola que veste, mas nisso tem sido apenas mais um. Assim como não percebo como lhe foi possível viajar com a equipa, ter sido titular e agora ter sido afastado. Um bocado em slow-motion, parece-me.

"É um jogador que não faz parte do balneário. Aquilo que ele disse antes de Munique é de um atleta que não interessa ao clube. Não tem carácter e por isso mesmo já foi afastado do Benfica e agora irá ser afastado do Sporting". Estas palavras de Fernando Mendes poderiam ser consideradas um exagero de juventude, não tivesse ele já idade para ter juízo. Não tem, e as suas declarações revelam a total sujeição da Juve Leo ao poder do EVA e dos seus subsídios. Duvido que representem o sentir dos que vejo pelos estádios fora a apoiar a equipa. E são de uma parcialidade doentia pois não vi tanta preocupação com as declarações de Moutinho ou Vukcevic, pelo menos tão graves.

Sejam humildes, ganhem, cumpram a vossa obrigação, mas preparem-se porque não vai ser fácil. Seria o conselho que daria antes de entrarem em campo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.