domingo, 28 de junho de 2009

Caminhando sobre o gelo fino

Passadas mais de 24 horas sobre o sucedido ontem na Academia há perguntas que necessariamente merecem ser respondidas, para que se perceba melhor como se chegou a um dos episódios mais lamentáveis a envolver o futebol português, afinal um manancial inesgotável de acontecimentos desagradáveis.

1- A Academia é um local apropriado para jogos entre equipas de formação?
a)Ao contrário do que possa dizer, o local onde se disputava o jogo é homologado pela FPF para o efeito. Ao longo da semana não foram proferidos quaisquer juízos obstando à realização do jogo. As palavras de Rui Costa são uma fuga às responsabilidades, demonstrando que o director desportivo é permeável ao pior que se conhece do seu presidente. Ao contrário do incenso e da mirra que os média lhe depositam aos pés, nada trouxe de novo ao futebol português, sendo mais conhecido pelas suas actividades nos túneis do futebol portugûes.
b)A posição assumida pelo presidente do CESD (Comissão de Ética e Segurança no Desporto) tem a mesma credibilidade de alguém que acerta no totobola à segunda-feira. O comunicado da FPF é a habitual saída para a frente da rainha de Inglaterra do futebol português: ao fim de tantos anos, Madaíl só está lá para administrar êxitos, nunca para resolver problemas. A FPF era afinal a entidade organizadora do jogo.
c)O problema não teve a ver com o local do jogo mas, como ficou provado pelas imagens e testemunhos, com a presença de uma claque, que por sinal até nem é legal. É bom lembrar que são já muitos os anos em que Alcochete acolhe jogos deste género sem ter existido problemas ou levantado objecções. É também verdade que foi a 1ª vez que lá entraram os lobotomizados de ontem e que os distúrbios começaram muito antes de entrarem na Academia, vandalizando os carros presentes. Uma vergonha para a actuação policial, tão lesta a agredir Sportinguistas em Alvalade e ontem impávida de serena a ver pedras a serem arremessadas. A propósito, que tipo de relação mantêm as autoridades com uma organização ilegal e actividades tão filantrópicas como o tráfico de droga?

2- O SCP poderia ter evitado esta situação? Que culpa tem no sucedido?
a)Dificilmente, face ao exposto anteriormente e perante a imprevisibilidade do sucedido. A impossibilidade de utilização de Alvalade tornou Alcochete no único local possível. O Sporting tem a mesma culpa de alguém que vê o seu local assaltado, num dia de festa, por marginais pertencentes á família convidada.
b)É de realçar a incompetência do director da Academia, ao invocar em público um regulamento não aplicável à competição em causa, relativo à dispensa dos bilhetes. Não sei se foi da sua responsabilidade a entrega, mas fica evidente que a assessoria desta direcção só pode melhorar e as responsabilidades da dispensa de bilhetes deve ser apurada e dai retiradas consequências.
c)Isso não iliba a responsabilidade maior do clube visitante, que distribuíu as entradas a energúmenos, quando ainda alega que as condições de segurança não eram as ideais. Uma lição de coerência!
d)Por último direi que se há uma culpa declarada do Sporting é o facto de não aprender com os erros: acordos de cavalheiros fazem-se com cavalheiros, que do outro lado não se avistam. Isto entronca num problema mais profundo no Sporting dos últimos anos, que é o facto do Sporting não se fazer respeitar, escudando-se preguiçosamente no “somos diferentes”. Os factos sucedem-se sem que as tomadas de posição sejam mais que as tardias e pífias saídas da Liga. Alguém me sabe dizer como está a queixa contra Duarte Gomes pelo afrontamento, em nossa casa, de um dos nossos técnicos? Onde estão as conclusões do inquérito às agressões da policia a sócios do Sporting em Alvalade?
e)Conhecendo como conheço a sociedade portuguesa, onde o futebol se insere, será o peso e a importância das pressões “debaixo dos panos” que ditarão as decisões deste caso. Jogar-se-à com o tempo, no sentido de tornar difusa a memória dos factos, misturando no mesmo pote vítimas e agressores. Bettencourt não precisava deste caso para ter uma inauguração atribulada do seu mandato, mas dele não vai poder fugir e joga aqui muito do seu prestígio. Não é o título que importa. É reparação de um enxovalho a que fomos sujeitos na nossa casa, e que só terá efeito com o apuramento da verdade e punição devida dos culpados. E passa também pela realização do jogo, como previsto.

O Sporting caminha neste caso, como em muitos outros, numa fina camada de gelo. Que se partirá para salvar as autoridades policiais, a FPF e o clube adversário, com o objectivo de afogar o incómodo do nosso protesto.Veremos que caminho escolhemos e a convicção com que o fazemos. Espero que se saibam evitar retaliações, que apenas serviria para nos colocar no mesmo patamar que os que agora verberamos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.