terça-feira, 2 de junho de 2009

Iorda9




Ivaylo Stoimenov Yordanov ou simplesmente Iorda foi um dos jogadores e capitães do Sporting Clube de Portugal, mais carismáticos dos últimos anos.
Passou apenas por 3 clubes ao longo da sua carreira: PFC Rilski Sportist, Loko Gorna e Sporting Clube de Portugal, jogando 10!! épocas no SCP, fazendo 222 jogos, marcando 70 golos e ganhando uma Supertaça, uma Taça de Portugal e um Campeonato Nacional, fazendo parte do plantel que quebrou finalmente o jejum na temporada 99/00. Fez também parte da magnífica Selecção búlgara que conquistou o 4º lugar, no Mundial de 94 nos EUA.

As 2 recordações mais fortes que tenho do Iordanov são: o papel que desempenhou no final da Taça de Portugal onde batemos o Marítimo tornando-se o herói dessa final e evitando que esse “prémio” fosse para o Ewerton, grande guarda-redes da equipa madeirense, e a maneira como celebrou a conquista do título nacional, colocando o cachecol do SCP no Marquês do Pombal.

Quando lhe foi diagnosticada a doença, ouvimos um dos piores dirigentes que já passou pelo SCP, dizer que estava acabado para o futebol. A falta de respeito e de tacto desta abjecta figura deixou-me perplexo! Ainda hoje quando recordo isso penso logo: **CENSURADO**

Envergonha-me que o SCP recuse prestar a homenagem a que Iordanov tem direito. Não quero saber o que consta do contrato e sinceramente não me interessa que o SCP tenha ou não razão. Para mim não tem. Neste caso, não há lugar para lógica apenas para a paixão. É essa a essência do futebol.
Que interessa, ou melhor, não deveria interessar ao SCP, a receita deste jogo? O verdadeiro objectivo deste jogo deveria ser, e chamem-me idealista à vontade, o mais puro deles todos: o legítimo agradecimento a alguém que honrou e deu tudo ao Clube. Nem que aparecessem apenas 5, 10, 100 pessoas.

Iorda foi um jogador que deu sempre tudo em campo, que não sendo um tecnicista compensava com a sua garra e entrega, nunca virando a cara à luta, tanto em campo como fora dele, que recusou sair para clubes onde iria ganhar mais por amor ao SCP – ainda há quem tenha e não precisa ser português - que sempre respeitou o SCP e que criou uma relação de empatia com os adeptos e sócios do SCP como poucos terão criado. Um verdadeiro Sportinguista que não o sendo de nascença, o é de todo o coração, não tenhamos dúvidas. Um símbolo do SCP sem pés de barro.

Como é possível que neste caso o SCP se empenhe a fundo, negando o jogo de homenagem ao Iorda, e noutros processos onde deveria defender os seus interesses tenazmente, se veja um desleixo completo e/ou amadorismo como foi o caso do recurso do Ricardo Peres, mas lute com todas as armas, de maneira a impedir a justa homenagem a esta figura do nosso Clube? Recorrer para o Supremo?!
Isto para mim representa a inversão total dos valores pelos quais o SCP se deveria reger.

Espero que o próximo Presidente do SCP corrija rapidamente esta situação. Serão medidas como estas, que na minha opinião, ajudarão a combater a crise de militância. Não tenho dúvidas que os Sportinguistas corresponderão e dirão presente. Não vale a pena fazerem-se estimativas de quantos poderão comparecer. Na conquista do campeonato de 99/00, ninguém pensava que seríamos tantos, em tantos locais do País. Eu faço questão de estar presente.

Obrigado por tudo Iorda. Pelos teus golos. Pela tua entrega. Pela tua raça. Pela tua dedicação. Pela tua paixão. Por me teres dado a primeira vitória numa prova nacional. Por teres feito a loucura do cachecol. Por seres Sportinguista.

PS: Aqui fica uma entrevista com o Iorda (obrigado Hugo M.)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.