sábado, 27 de junho de 2009

Vergonha a vermelho - II


Tal como eu escrevi, esperava que este fosse um fim-de-semana emotivo. Isso mesmo verificou-se, mas infelizmente pela negativa. Num dia agradável e com excelente companhia, não esperava nada passar por um episódio como este.

Nada tenho contra os dirigentes do clube encarnado - sobretudo as pessoas ligadas ao futebol de formação, com quem procuro manter uma relação cordial e de fair-play - e eles certamente não têm culpa do (mau) exemplo que vem de cima.

Em sete anos de Academia de Alcochete, nunca tinha assistido a nada deste estilo. E a história conta-se em 4 pontos:

- Adeptos rivais começam a chegar à Academia e são prontamente recebidos pelas claques do Sporting - da mesma forma que recebem os adeptos do Sporting na Luz;

- Quando conseguem entrar na Academia e dirigir-se ao seus supostos lugares, decidem acarinhar as famílias presentes na bancadas de Alcochete com os mais variados objectos de arremesso;

- Face ao pânico, as pessoas começaram a abrigar-se e a fugir de modo a assegurar a sua integridade física;

- Intervenção policial para conter ... os actos dos adeptos sportinguistas.

Não sei se tinham bilhetes, se entraram à força ou de forma forçada. Facto é que o jogo foi interrompido após algumas dezenas de adeptos do Sporting terem entrado em campo a fugir dos ataques proferidos por parte daqueles que se dizem apoiantes da equipa que disputava a partida de hoje com o Sporting.

Culpo obviamente o corpo policial pois em vez de procurar controlar uma minoria que estava a provocar disturbios numa partida que estava a decorrer com normalidade, agiu com força sob os adeptos do Sporting Clube de Portugal...

Na eventualidade de terem recebido acessos ao jogo, questiono como é possível os mesmos serem distribuídos a um grupo de delinquentes que se deslocou a Alcochete para causar desacatos e não para apoiar a sua equipa...

Futebol de formação avalia-se muito além de vitórias. Valores e personalidade são fundamentais para o sucesso de um trabalho que começa desde bem cedo para a maioria dos atletas. Para crescer, são necessárias condições físicas e humanas e num processo de formação, há que saber dar o exemplo e saber educar.

Parece-me que depois de dois episódios a que assisti nesta fase final, pelo menos em boa educação, o Sporting Clube de Portugal dá quinze a zero a qualquer adversário. Resta ter cabeça e inteligência para saber dar troco... mas com nível e carácter.


Força Sporting!

PS: Um grande abraço para o meu amigo Juvenal e os votos de melhoras para o seu familiar

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.