sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Antevisão do Clássico


Joga-se amanhã o primeiro clássico do futebol nacional neste campeonato de 2009/2010. Por essa razão, reunimos as opiniões de todos os editores do nosso blog para partilhar convosco a nossa antevisão para a partida de amanhã no Estádio do Dragão, com enfoque em três aspectos:

1) Antevisão do jogo
2) Jogadores em destaque
3) Uma recordação de um Porto - Sporting.

Confira os testemunhos:

1) Antevisão do jogo


LMGM:

A visita ao Porto que o Sporting vai fazer no próximo sábado tem a particularidade de opor a equipa que joga sempre bem, independentemente de maus resultados, contra a equipa que joga sempre mal, por incrível que pareça estão ambos empatados em pontos e julgo que o jogo vai ser equilibrado, o típico jogo de tripla. Em duas equipas vocacionadas para atacar a capacidade de reacção a um golo inesperado vai ser importante, manter o sangue frio e não abrir mais brechas do que aquelas já naturais nas duas defesas pode ser o factor que resolva o jogo. Isso ou o Jesualdo colocar o Fernando a defesa direito, vá lá professor dá-me uma razão para sorrir.

Virgílio:

Vitória leonina por 1 a 0. Faz pouco mais de vinte anos que algumas coincidências históricas envolviam este embate clássico. Um Porto super-acarinhado pelos media e um Sporting a viver momentos conturbados…Espero que, tal como nessa altura, também o resultado se repita (Ver recordação em baixo).

jvl:

Atendendo ao momento actual do SCP, ao tradicional "inventar" do Jesualdo e ao ambiente típico de um clássico, acho que teremos um jogo sem grande dose de risco de parte a parte. Com o campeonato no início, não há obrigatoriedade de vencer o jogo para nenhuma das 2 equipas. Apesar das 2 derrotas seguidas do fcp e 4 vitórias consecutivas do SCP, o fcp parece-me ligeiramente mais forte. E como nestes jogos, ganha quem está pior.... ;)

Hugo Malcato:

Uma visita ao Dragão é sempre complicada. Ambas as equipas estão sobre brasas: o Porto pelos resultados e o Sporting pelas exibições menos conseguidas. Qualquer uma delas vai querer dar a volta por cima e mesmo sendo um jogo de 1 X 2, o Porto parte em vantagem por jogar em casa e por ter um plantel com mais soluções. Ainda assim, acredito que se o Sporting jogar com as suas reais capacidades, será possível sairmos satisfeitos desta partida.

Leão de Alvalade:

Prevejo um jogo difícil como poucos para o próximo sábado. O adversário vem de 2 derrotas e sabe que não pode perder outra vez. Não me surpreenderia que, caso das coisas não lhes corram de feição, façam uso e abuso do contacto físico. Sinto os momentos iniciais como definidores da partida. Não creio que estejamos piores, os últimos resultados nivelaram-nos, vejo um ascendente psicológico na nossa equipa, acabada de virar 2 resultados. Vou estar lá porque acredito sempre no Sporting!

Leão Transmontano:

Prevejo um jogo equilibrado. São duas equipas que ainda procuram a melhor forma. O Porto perdeu Lucho, Lisandro, mas contratou Falcão, Varela, Álvaro Pereira e continua com um modelo de jogo consolidado há anos. Jesualdo, por vezes inventa. Passa do 4-3-3 para o 4-4-2. Perde sempre quando muda a táctica. Curiosamente, com o Sporting passou a ganhar quando deixou o 4-3-3 e passou a jogar em 4-4-2. Apesar de sentir que o FCP tem melhor plantel, joga em casa e considerar que está ligeiramente melhor do que nós, confio na vitória do Sporting por 2-1.

2) Qual o jogador em destaque em cada equipa e porquê?

LMGM:

Liedson – O regresso da veia goleadora de Liedson é a melhor noticia no Sporting é importante manter o adversário em sentido e para isso conto com o nosso 31 e com a velocidade daquele-que-faz-Tilt-com-os-pés.
Helton – Tem sido uma barreira intransponível para Liedson, com maior ou menor sorte a bola sobra sempre para a barra ou para as suas mãos. É altura de acabar com esta tradição.

Virgílio:

Mat14s, se o Paulo ‘maturidade’ Bento o colocar a jogar. Porque os grandes jogadores mostram-se nos grandes jogos. Rolando, numa assistência à Secretário…

jvl:

Carriço - cada vez mais, um líder dentro de campo. Muito do êxito do jogo do SCP, passará pelo futuro capitão.
Hulk - que é um bom jogador, já sabíamos. A novidade é a sua faceta de calimero.

Hugo Malcato:

Bruno Alves e Daniel Carriço. São neste momento os “líderes” de cada uma das equipas. Representam na perfeição a paixão pela camisola e servirão certamente como inspiração e motivação para os colegas.

Leão de Alvalade:

Mais do que uma previsão exprimo um desejo. Gostava Polga e o Postiga jogassem o que sabem. Sendo dos jogadores mais experientes do plantel, chegam a este jogo em deficit de confiança. Uma boa exibição, um bom resultado, seriam excelentes “aquisições” para o resto do campeonato. E como nós precisamos de equilíbrio atrás e eficácia à frente!

Leão Transmontano:

Liedson – Para além de ser o nosso abono, não costuma marcar ao Porto e certamente que desejará fazê-lo já este Sábado.
Bruno Alves – O FCP sempre teve grandes defesas centrais e o Bruno Alves é dessa escola. Faz muita falta numa equipa um comandante na defesa e o Sporting, infelizmente na defesa, tem um Furriel (Carriço) a comandar um Brigadeiro (Polga).

3) Uma recordação de um Porto – Sporting

LMGM:

Dizem que as primeiras recordações são as melhores, a minha primeira visita às Antas teve muitos episódios engraçados, cedi à pressão de um grupo de adeptos rivais para ir com eles, estava a estudar para o meu primeiro exame universitário e o bom senso deles disse-me, “Não vai ser num dia que vais meter essa matéria toda na cabeça. Deixa lá o estudo.”, o caricato da situação foi que a primeira coisa que vi ao entrar no estádio foi o nome da cadeira que devia estar a estudar em letras garrafais no placard electrónico do estádio, há coisas do diabo… O mau presságio terminou com a nossa derrota por 3-2, num jogo onde vi estrelas do calibre de Douglas, Silas, Luisinho, Xavier, Cadete, etc., a fazerem um jogo miserável durante 80 min., parecia que nunca tinham treinado juntos, subitamente nos últimos 10 min. do jogo o Sporting começa a praticar um futebol magnifico e em 5 min., reduz de 3-0 para 3-2, o empate ficou agarrado à trave, o que justificava aquilo pensava eu? Pouco tempo depois estoiram as rescisões por falta de pagamento e eu aprendi que muitas vezes o mau futebol nada tem que ver com o treino ou com os treinadores… Ah, chumbei como é óbvio.

Virgílio:

Finais dos anos 80. O Porto tinha acabado de ser campeão europeu. O sorteio para a Taça de Portugal dita um FCP-SCP. O ‘todo poderoso’ recebia um instável Sporting, situação típica daqueles loucos anos oitenta… A degola dos leões na já então subserviente comunicação Social, estava a preparar-se. Mas, aqui para o teenager o mundo desenhava-se, incondicionalmente, a verde e branco. À hora do jogo, lá estava eu, esperançado e disposto a lutar contra as previsões pessimistas. De ouvido colado a um pequeno rádio de pilhas, ia escutando o zero a zero inicial, que persistia teimosamente. Com a aproximação do fim do jogo o relato era vivido cada vez mais intensamente… Pontapés imaginários, cabeçadas atmosféricas, berros de incentivo. Chega o prolongamento: mais nervoseira miudinha… ‘Caraças, que isto vai prós penaltys’, comentava com os meus botões…Até que Mário, médio brasileiro de leão ao peito, arranca um portentoso pontapé de fora da área e grita-se GOOOLO DO SPORTING!

O prolongamento do jogo terminava logo a seguir e com ele o pequeno rádio de pilhas depois de voar de um terceiro andar e estilhaçar-se no quintal… mesmo à beirinha de um espavorido gato vadio. O gato não era preto, mas como não fizemos mais nada de jeito nessa época comecei a preservar melhor os objectos fetiche que, julgava eu, davam sorte ao SCP. A colecção foi-se avolumando e ainda duraria até às derradeiras jornadas do século XX…

jvl:

Não posso dizer que tenha muitas recordações positivas de um fcp-SCP, infelizmente. São mais as polémicas que outra coisa qualquer. Destaco o reconhecimento por parte dos adversários, da qualidade do Polga, naquele corte que fez no meio-campo e que acabou nas mãos do Stoj. Muito li e ouvi que sim, que tinha sido um corte e que a sua qualidade lhe permitia isto. Há muito tempo que Polga não reúne uma maioria como então.

Hugo Malcato:

Um episódio ocorreu na nossa última vitória no Dragão. Estava a ver o jogo num centro comercial no momento que o Tello ia arrancar para a bola quando oiço alguém a gritar golo na zona dos Restaurantes. Os desfasamentos das televisões estragaram-me a festa.

Leão de Alvalade:

Tantas. Há um jogo que se sobrepõe na memória: 93/94, Queiroz substituía Robson e chegávamos às Antas em 2º, com ténues hipóteses de ainda chegar ao título. Carlos Valente fez uma péssima arbitragem, com os portistas a rirem-se do que viam. Antes do intervalo já Juskowiak estava no balneário e terminamos com 9, mas de forma heróica, sem nos vergarmos, nunca desistindo de atacar. Espero que no sábado não haja peitadas nas regras.

Leão Transmontano:

Tenho várias, até porque já vi alguns ao vivo no velhinho estádio das antas e também no dragão. Mas destaco a vitória do Sporting em 1997, por 2-1, golos de Beto e Pedro Barbosa, precisamente porque acabou com um jejum de vitórias do Sporting nas antas desde o ano de 1975.


EM FRENTE SPORTING!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.