sábado, 10 de outubro de 2009

Entre a estranheza e a desilusão*


Vivem-se dias conturbados por força das decepcionantes prestações e resultados da equipa de futebol. O Sporting é muito mais que apenas o futebol, mas este é o miocárdio do clube: com a equipa principal a fraquejar em toda a linha o sobressalto é geral.


Mas quem estará verdadeiramente surpreendido com a sequência de acontecimentos que marcam hoje a realidade do nosso futebol, tendo em conta os sinais e os avisos que a equipa de futebol ia deixando cada vez mais evidentes? Este não é afinal o resultado de varrer para debaixo do tapete o lixo de resultados confrangedores e por vezes humilhantes, evitando-se sempre e a qualquer preço a análise das suas causas? Não chegamos aqui por termos substituído a ambição de querer mais e melhor pela condescendência, as desculpas (orçamento, juventude, maturidade) pela responsabilização?

Estranho a forma como tem o recém-empossado Conselho Directivo, em particular o nosso Presidente, reagido aos acontecimentos. Mais do que medidas de correcção ao que se vai passando no nosso quintal, vemos o presidente a espreitar com demasiada frequência por cima do muro, para a casa do vizinho. Mas, pior do que isso, é a tentação de apontar de novo as baterias para o interior da caserna, á procura da “oposição sem rosto”, do inimigo invisível. É totalmente desprovido de sentido partir, num momento como este, para uma caça às bruxas. E é um desperdício de energia e de tempo explicar os falhanços da equipa técnica, dos jogadores e da direcção, com a contestação que é feita justificadamente pelos adeptos. Ao contrário do ovo e da galinha, percebe-se bem que o que acontece primeiro são os maus resultados e depois é que sobrevém a decepção e a contestação. Contestação essa que só atinge os órgãos sociais porque não é perceptível uma qualquer estratégia, que não o esperar que tudo o que inchou, desinche e passe.

Julgo interpretar correctamente o sentimento geral: apesar de profundamente decepcionados com os acontecimentos recentes, não creio que os Sportinguistas queiram novas eleições ou a queda dos actuais corpos sociais. Querem antes sim uma liderança esclarecida e forte, que assuma as responsabilidades do difícil mandato que há tão pouco tempo lhe foi conferido e que não se disperse a lutar contra moinhos de vento. O Sporting não pode perder mais esta oportunidade. Sou um adepto anónimo e vivo longe dos centros de interesse leoninos e, a não ser que me escape algo menos evidente, não vislumbro qualquer oposição constituída. Mas, concedendo que ela até existe, não foi a oposição que falhou nas promessas de uma equipa a lutar de princípio ao fim pelo campeonato, não foi a oposição que falhou no reforço da equipa, não é a oposição que acha algo vai mudar sem se mudar nada, em definitivo, em que é que a oposição é responsável pelo mau futebol praticado?

Como adepto posso facilmente esquecer, no interesse do clube, as promessas de “com mais uns treinos isto vai”, “uma equipa de luxo” ou “jogadores para vender camisolas”. Não aceito é que, ao invés de atacar os problemas de fundo, voltemos a um passado recente, em que o bom Sportinguista é o “Sportinguista calado”. Ou que se perca mais uma ocasião soberana para introduzir as necessárias mudanças no Departamento de Futebol. Esqueçamos por ora os títulos. Alguém é capaz de imaginar quanto tempo aguentará o clube o futebol dos últimos anos?

*Este é um artigo escrito para o Site de Apoio Sporting, no âmbito da parceria estabelecida entre nós e aquele espaço.

4 comentários:

  1. Brilhante, LdA:

    Acho que sim, conseguiste interpretar correctamente o sentimento geral que grassa pelo mundo leonino. A vontade de qlq sportinguista é observar uma liderança forte no SCP. Com estratégia, dedicação e sem medos ou atitudes politicamente correctas com os nossos adversários, para parecer bem. Uma liderança que comece, finalmente, a RUGIR forte e feio para fora e a 'miar' com mt mais tolerancia para dentro. Ao invés, o que acontece na realidade é precisamente o contrário e isso magoa, fere e, pior, divide os sportinguistas.

    Gde Abraço! Bom f-d-s!

    ResponderEliminar
  2. Boa posta, caro LdA. Lúcida e right on target. As usual, aliás.

    ps: Quanto ao recado no Óculo, tenho um problema. Não uso thunderbird, outlook express ou coisas desse género (se me disseres que na realidade te chamas Chaves - Diana ou Soraia, por exemplo - então vou já a correr abrir uma conta). Assim não consigo visualizar o teu "imeil". Procurei um do A Norte, mas não encontrei. Será anortedealvalade@gmail.com?


    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. FdO:

    anortedealvalade@googlegroups.com

    Bom fds! ;)

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.