domingo, 18 de outubro de 2009

Sem foco


Caríssimos,

Em primeiro lugar, confesso o meu orgulho pelo convite. Não é todos os dias que editores de um blogue de referência (não só pelo número de leitores, mas acima de tudo pela qualidade dos artigos) me endereçam uma proposta deste género (esperem... quando refiro que não é todos os dias até parece que tal acontece de vez em quando. Na verdade... hmmmm... pois...). Confesso que até me senti algo intimidado. Mas pondo de lado o acanhamento, seria com prazer que participaria na iniciativa. Acontece  que tenho dois problemas (em rigor, até tenho mais, mas não são para aqui chamados):

O primeiro prende-se com o facto de não perceber nada de economia ou gestão. Para terem uma ideia, até há bem pouco tempo, e dada a popularidade do termo, estava convencido que VMOC era nome de uma qualquer bem-sucedida estante do IKEA. Mais convencido ficava quando em sucessivas excursões àquele espaço, e após aturada procura, acabava por nunca encontrar o tão badalado modelo. “Bolas!” – resmungava desiludido para a patroa – “Deve ser mesmo muito boa. Continua esgotada...”. Dito isto, ficará claro para os ilustres leitores que qualquer opinião que emitisse sobre a gestão do Sporting, mostrar-se-ia tão credível como pareceres do prior da vossa paróquia sobre a eficácia de cada uma das técnicas ilustradas no Kama Sutra. Como não vos quero de sobrolho franzido e a julgarem-me da mesma estirpe de um qualquer clérigo libidinoso, limito-me a afirmar que acredito que Bettencourt ama o Sporting tal como qualquer um de nós. Partindo deste princípio, e apesar de me assustar quando afirma que a aprovação da última terça-feira não será suficiente para a reabilitação do clube, confio que, em consciência, trilhará um caminho que sirva da melhor forma possível (e dada a actual situação, tal não é sinónimo de mais desejável) os interesses do Sporting Clube de Portugal. Se estará, ou não, à altura das minhas expectativas, o tempo o dirá. Para já, fica a fé que se estivéssemos numa loja de mobiliário sueca, JEB tinha tudo para ser nome de um excelente móvel de arrumações.

O segundo problema passa por eu saber tanto de futebol como o Carlos Queiroz. Ainda assim, arrisco afirmar que Paulo Bento, durante os dois primeiros anos, desenvolveu um excelente trabalho no Sporting. É a partir de 2008/2009 que o nosso futebol, contrariando aquilo que seria expectável, baixa de qualidade, atingindo este ano - excepção feita aos jogos com a Fiorentina - níveis exibicionais mais baixos que o PIB do Zimbabwe. Em consequência, as pessoas andam mal-humoradas, deprimidas, sem crença na equipa e no seu líder e olham para o universo do clube com redobrada preocupação, enfatizando defeitos e menosprezando virtudes. Seria importantíssimo renovar a ilusão dos adeptos e resgatá-los, de novo, aos sofás. Assim, e com imensa pena minha, a necessária injecção de optimismo teria de passar pela saída de Paulo Bento. E acreditem - a ambiguidade de sentimentos que me invade quanto a este assunto, podia ser bem descrita por estes rapazes:


I used to love her, but I had to kill her
I used to love her, but I had to kill her
I had to put her
Six feet under
And I can still hear her complain

I used to love her, but I had to kill her
I used to love her, but I had to kill her
I knew I miss her
So I had to keep her
She's buried right in my back yard

I used to love her, but I had to kill her
I used to love her, but I had to kill her
She bitched so much
She drove me nuts
And now I'm happier this way

I used to love her, but I had to kill her
I used to love her, but I had to kill her
I had to put her
Six feet under
And I can still hear her complain

Expostas as minhas limitações, compreenderão que não poderei escrever o post e que não me resta alternativa senão declinar o convite. Talvez venha a fazê-lo noutra oportunidade, quando o debate se centrar num assunto que domine - por exemplo, mobiliário de baixo custo.

Abraço Leonino!

8 comentários:

  1. fdO,

    É uma pena que não tenhas podido escrever o post. Teria sido excelente contar com a tua participação mas terá que ficar para a próxima.
    Quanto ao mobiliário de baixo custo, o que recomendas? É que tenho um apartamento para mobilar e menos dinheiro que o SCP teve esta época para as aquisições.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Amigo FdO:

    Em primeiro lugar agradeço-te a tua disponibilidade para aceitares o convite. Ainda bem que o aceitaste pq, para mim, esta reflexão leonina que o ‘A Norte’ está a levar a cabo, nunca ficaria completa sem a tua visão. Uma visão humorística, cheia do sportinguimo genuíno e bem disposta, ingredientes que temperam desde sempre o ‘Óculo Verde’. Uma das formas mais inteligentes de critica, seja ela positiva, neutra ou mesmo caustica é recorrendo ao humor. Entre outras, tiradas como esta: “Para já, fica a fé que se estivéssemos numa loja de mobiliário sueca, JEB tinha tudo para ser nome de um excelente móvel de arrumações” escangalham qualquer um…

    Como tu, não percebia peva de VMOCS, nem de outros termos técnicos da área da gestão económico-financeira, contabilidades e afins, e acredita que só pelo SCP é q me vou esforçando por pescar qualquer coisita… Logo eu, que como é sabido nutro uma especial falta de talento para a actividade piscatória… ;)

    No fundo, no fundo a maioria nós, sócios e adeptos do SCP, anda a dar tiros no escuro (tiros já é mais caça, mas tb aí a pontaria é fraca). Continuamos a ter que decidir sem estarmos cabalmente esclarecidos… E se tal acontece não é por culpa da nossa falta de militância ou de paixão pelo clube. Será antes, digo eu, pela falta de interesse dos nossos dirigentes em nos explicar claramente o que se pretende com tanto Plano de Reestruturação que, teimosamente, só nos tem empobrecido… Hummm, só isso já dá azo a desconfianços… Enfim, vota-se com base em feelings, qd se deveria fazê-lo de forma mais racional, lá está, tenta-se acertar no alvo de luzes apagadas, um alvo cada vez mais difícil de atingir até por se situar cada vez mais distante. Talvez a sorte esteja do nosso lado!

    Como tu, tenho esperança que desta vez seja diferente e se acerte, mas questiono-me se realizado pelas mesmas pessoas que antes falharam de forma tão flagrante, usando novamente os mesmos métodos de abordagem perante os associados leoninos, os resultados serão melhores!

    Qt a PB, chegou ao fim da linha... de produção da IKEA. E saiu de lá com alguns defeitos… Se JEB poderia ser um excelente móvel de arrecadações, comprova-se que PB saiu uma secretária económica, sim senhor, mas muito bamba e que só deu para um par de anos. Está na hora de trocar antes que quebre definitivamente e sem reparo possível... Convém que por outra de melhor qualidade.

    Um grande abraço caro amigo, mais uma vez o meu muito obrigado e força nas canetas (teclas)!…

    Ah! Fizeste-me voltar atrás no tempo com os Guns ’n’ Roses. Para tempos felizes e, apesar da ‘seca’, com mt menos preocupações que actualmente…

    ResponderEliminar
  3. Posição honesta. Não percebe não manda "postas de pescada". Ao contrário de uns e de outros que, como grande sapiência, opinam sobre todas as temáticas, seja a finança ou a táctica. Como é óbvio estou a referir-me ao grande Rui Santos, que, por sinal, também é sportinguista desde pequenino como muitos outros.

    ResponderEliminar
  4. Caro Fantasma, no IKEA deve encontrar grande parte das respostas que precisamos, conforme bem ilustra esse local de venda de aglomerado de madeira não sofre de crises de militância e qualquer modelo TIUI, KOKE ou FARNERUD é um sucesso garantido.

    Consta que por lá também ninguém percebe muito de bola, conforme prova a performance de Queiroz, se ele fica na frente da Suécia tudo pode acontecer.

    Resta-me agradecer a sua participação e vou agora ver se o meu Penafiel não me desilude, tenho grandes recordações de jogos AAC-Penafiel, é a minha equipa talismã.

    ResponderEliminar
  5. Começo por referir, à semelhança do JVL, que não tenhas podido contrbuir com um texto para esta iniciativa. O teu contributo só a teria tornado melhor, tenho a certeza.

    Percebo perfeitamente a tua posição e quer-me parecer que ela pode esconder muita ambição:é que não perceber nada de economia e gestão põe-te em pé de igualdade com muitos que têm abraçado cargos directivos no Sporting, como espelham os resultados alcançados.

    E perceber tanto de futebol como o Queiroz pode fazer de ti técnico da nossa equipa principal. Ora vê quantos lhe sucederam: Vicente Cantatore, Vital e Carlos Manuel, todos numa só época! O pior que poderia acontecer era jogares com o Bayern... Ser treinador principal do Sporting é hoje em dia mais seguro do que ser funcionário público, mas ganha-se um bocadinho mais.

    Obrigado pela tua contribuição e grande Abraço Leonino.

    ResponderEliminar
  6. Começo por referir que lamento que não tenhas podido : evia ter ficado assim.

    ResponderEliminar
  7. Fantasma,

    Eu sou de Finanças e mesmo assim tenho dúvidas. Por essa razão fiz perguntas e tentei elucidar-me, mas em grande parte não consegui.

    Ao ver muitos outros esclarecidos, mais valeu ir na onda.

    SL

    ResponderEliminar
  8. Este FdO!!!!
    Claro que fico já à espera do próximo post. Este está óptimo e assino por baixo.
    Eu também não percebo nada de futebol e já ando a dizer há mais de 2 anos que o PB já deu. E olhem que eu também gosto dele como pessoa. Acho é que ele percebe só um bocadinho mais de futebol do que eu. É necessário contratar alguém que perceba muito mais!!!!!
    SL

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.