sábado, 7 de novembro de 2009

As perguntas do dia


O momento do Sporting é desafiante e devia ser encarado como uma oportunidade para melhorar e seguir em frente. O que todos vimos ontem em directo foi a evidência, se preciso fosse, de que tudo no futebol do Sporting começava e acabava em Bento. Este erro estratégico poderá ser remediado sem custos elevados?

Foi com estardalhaço que se percebeu que o Presidente não foi capaz de separar a admiração pelo carácter de PB e os interesses do SCP, tendo obrigado o treinador a tomar uma decisão que lhe pertencia em primeira instância. E nisso Bento foi reincidente: no Sporting só lhe deve ter faltado auditar as contas e marcar eleições. Às tantas devíamos ter-lhe confiado mais esse serviço.

Que treinador quererá trabalhar com um Presidente visivelmente afectado pela saída do treinador que  “nunca conseguiria despedir”? Que treinador quererá trabalhar num clube que deixou ao seu antecessor carregar todos os pesos, puxar todos os comboios, em suma, ter marcar os cantos e ir a correr cabecear a bola?

Saído PB - e os invisíveis MRT e PBarbosa  - quem dirá a JEB que treinador contratar, que director desportivo nomear, enfim, que estratégia adoptar, que caminho seguir para voltar a pôr o Sporting nos eixos?

A pergunta certa agora, e fazendo face ao que diz o Record hoje,  parece até ser a mais improvável de todas: será Bettencourt a tomar essa decisão?

21 comentários:

  1. O melhor ke os socios tem a fazer, e aproveitar o momento e cortar o mal pela raiz e tem que ser agora que temos que mudar de Presidente, nao podemos adiar o inadiavel, sinceramente falando.
    RUUAA Bettencourt.

    ResponderEliminar
  2. Paulo Pereira Cristovao pra mim e o homem mais indicado para lidar com as circunstancias actuais do nosso clube. E incrivel ke 90 por cento dos socios sejam ceguinhos.Enfim e hora de mudar de Presidente.
    Por amor de Deus tirem-me esse JEB da minha frente.

    ResponderEliminar
  3. Olha os abutres meus caros a direcção a cair só acontecerá se JEB considerar que não terá condições para prosseguir.

    Esta gente quer impor o PPC porque raio !??? ele não perdeu as eleições !??? Afinal esta gente quer o melhor para o SCP ou quer o PPC no SCP ????

    ResponderEliminar
  4. E não o PPC como demonstrou nas eleições não é o melhor para o SCP!!!

    ResponderEliminar
  5. Deve-se respeitar e apoiar o Presidente eleito. Por isso, ele venceu as últimas eleições no Clube de forma democrática e livre. Na altura quem discordasse deveria votar no outro candidato concorrente. Agora, quem não o fez naquela altura, neste momento, não tem nenhuma moralidade para contestar. Haja respeito. Chega de divisões. Somos todos Sportinguistas. Este Presidente tem toda a legitimidade de levar o mandato até ao fim. Deve-se respeitar e apoiar o Presidente eleito. Por isso, repito, ele venceu as últimas eleições no Clube de forma democrática e livre. Na altura quem discordasse deveria votar no outro candidato. Repetindo, presentemente, quem não o fez naquela altura, neste momento, não tem nenhuma moralidade para contestar. Haja respeito. Chega de divisões. Somos todos Sportinguistas. Este Presidente tem toda legitimidade de levar o mandato até ao fim.
    Força Presidente Bettencourt, e una também os Sportinguistas que continuam divididos.

    ResponderEliminar
  6. Leão de Alvalade,

    como poderá ter visto noutro lado, na minha opinião, as perguntas do dia são: que estrutura para o Dept. de Futebol e que mudar na estrutura anterior.

    Acho que o 1º bom sinal da presidência de JEB seria o de montar de raiz um Dept. de Futebol e deixá-lo escolher o treinador.

    Agora que a mudança foi suscitada pelo treinador anterior, é hora de aproveitar o momento para corrigir o que estava de errado - e seguramente estava muita coisa - e manter o que estava certo.


    Leão do Nordeste,

    a questão da legitimidade eleitoral do actual presidente foi - queira ou não (o Leão do Nordeste e o próprio presidente) - severamente afectada pela demissão de 3 pessoas que constituíam uma parte importante, para não dizer determinante, do seu projecto para o clube.

    Foi também a continuidade de PB, Barbosa e MRT no clube e na SAD que foi sufragada pelos associados. Foi também a escolha, assumida pelo Presidente, de pessoas com passado e experiência no futebol - e no Sporting em particular - que foi apresentada como eixo motor da candidatura de JEB.

    Isto, claro, porque além das pessoas apresentadas, de JEB ouviu-se muito poucas ideias que não o recorrente louvar do passado, da estrutura anterior, dos progressos e das competências de Barbosa e PB, etc. Negar isto é negar a realidade. E negar que isso foi sufragado, é esvaziar o pouco conteúdo que o JEB trouxe para a discussão antes das eleições.

    Negar que a sua legitimidade eleitoral foi severamente posta em causa - por culpa própria de JEB, diferente seria se tivesse passado o período eleitoral a defender novas ideias e a sugerir as suas próprias linhas de acção para o clube - é igualmente negar a realidade.

    Ninguém quer eleições, ou ninguém quer ainda mais instabilidade no clube. Embora seja também de questionar que tipo de Presidente o Sporting tem, quando este chora em conferência de imprensa a partida de um funcionário que não estava a cumprir bem a sua função (reconhecido pelo próprio) e quando agride associados verbal e fisicamente.

    Mas - há que dizê-lo - o Sporting tem de parar de viver neste bipolarismo doentio. Isto não é JEB ou PPC, nem PB ou o caos. O Sporting é grande e está na hora dos sportinguistas apaixonados se assumirem, de acabar com a oligarquia e o nepotismo no clube e - caso JEB continue a evidenciar esta falta de perfil ou de capacidade de liderança - se apresentarem como alternativas, à consideração dos associados.

    E, sinceramente, não me parece que PPC, com os 10% de votos que recolheu nas eleições (entre os quais os meus 7), seja a alternativa que os sportinguistas desejam.

    Está na altura de acabar com o croquete.

    ResponderEliminar
  7. PLF:
    Sinteticamente, por estar sem tempo:
    Parece-me que fazem sentido as minhas perguntas, tendo em conta as noticias de hoje e o que foi dado ver ontem. Estará JEB em condições de tomar decisões.

    Aos restantes direi o que sempre disse: no interesse do Sporting seria bom que JEB assumive de uma vez por todas o mandato que lhe foi conferido para ser presidente de todos os Sportinguistas. Não vejo qualquer interesse para o clube haver eleições, embora também não vejo que, tal como te actuado, JEB esteja a cumprir o seu papel.

    Que fez ele afinal até agora digno de resgisto, dentro do muito que há para fazer?
    SL

    ResponderEliminar
  8. LdA,

    Estava aqui a interrogar-me (talvez faça parte das perguntas do dia...), sobre há quanto não nos deixam escrever sobre algo que seja de enaltecer.

    Por exemplo, fui esmagado pelas circunstâncias, mas é uma excelente notícia que o Paim tenha jogador pelo Sporting na Intercalar. Muito mais do que tentar recuperar aquele jogador, o Sporting mostrou que não desistia das pessoas.

    E para responder a uma das suas perguntas, diria que a escolha de um novo treinador não deveria ser exclusiva de JEB e que tremo de medo em saber quem o aconselhará. Rogério Brito?

    ResponderEliminar
  9. NUNCA É TARDE...

    http://estesportingfornever.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  10. Porque estou a ver o ABC-SCP (3-0 neste momento para o ABC), digo apenas:

    Acho que seria um erro JEB se demitir. Não seria uma atitude digna de quem afirmou que pretendia unir o SCP. Afinal, JEB é presidente do SCP ou do PBFC?

    ResponderEliminar
  11. JVL,

    eu não sei se seria um erro o JEB se demitir, por 2 razões, a da legitimidade eleitoral que acima referi, mas também porque parece ter pouca estaleca para o lugar.

    Se o JEB se enganou e se candidatou à presidência do SCP quando, na realidade, queria constituir um PBFC, então quero é que se ponha a milhas.

    Pelo que disse em conferência de imprensa, teremos um treinador novo na próxima semana. É um 1º erro.

    Quem não errou foi o André Villas Boas (confesso que a grafia deste nome me causa alguma confusão): pôs-se logo ao lado dos jogadores e retirou de si o mérito da inversão exibicional. Excelente do ponto de vista comunicacional (aprendeu bem com o Mourinho). E mais uma razão para o Sporting esperar até ao final da temporada para contratar o tal treinador que possa fazer o clube atacar o título na época 2010/2011...

    Enfim...

    ResponderEliminar
  12. Sérgio, abutres é capaz de ser a palavra certa... mas porque motivo haveria de haver eleições agora??? Não há paciência já para isto...

    ResponderEliminar
  13. PLF,

    Se por um lado faço um balanço negativo ao período que JEB leva no cargo, por outro não acho que se deva avançar para eleições antecipadas num tão curto espaço de tempo. Além disso, JEB em caso de recandidatura, ganharia novamente e com maior ou menor facilidade.

    JEB tem que se aperceber que é presidente não só do Sporting Clube de Portugal como de TODOS os Sportinguistas. Tem acumulado constantes equívocos no que toca a unir a família Sportinguista e pelos vistos continua: Não se demite e vai expulsar "minoria de cretinos"

    Caso este cenário de completo desnorte persista, ai sim, terá que se colocar a questão de eleições antecipadas. Espero que não se chegue a esse ponto. Há muito trabalho a fazer e chega de distracções e fait-divers.

    ResponderEliminar
  14. JEB que arrepie rapidamente caminho porque isto não são declarações dignas de um presidente do SCP:

    '"Vamos combater ferozmente o terrorismo porque não admito no meu clube, no nosso clube, sócios desta qualidade. Se alguém o tentar defender, se alguém achar que isto é democracia, também vou correr com eles como sócios. Sei quem é o Herri Batasuna cá do sítio", frisou Bettencourt.'

    O Clube não é dele, não é meu, não é do X, Y ou Z, é de todos.

    ResponderEliminar
  15. JVL,

    está a ver o que dizia?

    Não queria eleições antecipadas, mas já agora também não queria um idiota chapado à frente do clube...

    ResponderEliminar
  16. PLF,

    Daí que diga que ele tem que rapidamente inverter o rumo que leva. A continuar assim...

    ResponderEliminar
  17. JVL,

    é impressionante como, todos os dias, conseguimos descer ainda mais no campo do surrealismo...

    ResponderEliminar
  18. PLF,

    Assustadoramente impressionante...

    ResponderEliminar
  19. O que vale é que temos um PMAG ponderado que é incapaz de ter comportamentos destes...

    ResponderEliminar
  20. Olhem que isto já bateu no iceberg, já se afogaram todos e não deram por isso.

    Mas que raio de maluquinho nos representa? Era tão obvio na campanha para as eleições... mas não há ninguem que o cale?

    ResponderEliminar
  21. Tirem o cavalinho da chuva, que voçês jamais chegarão ao poder no SPORTING, os verdadeiros adeptos e sócios nunca deixarão!! Força Bettencourt os verdadeiros Sportinguistas estão contigo.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.