sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Ilusões

Esta provavelmente não é a melhor altura para escrever sobre o Sporting, ainda por cima, por razões pessoais e profissionais, ultimamente não tenho tido hipótese de vir a esta tribuna com a regularidade e disponibilidade habitual e necessária para expor e partilhar convosco os meus pontos de vista sobre a vida do nosso Sporting.

Seja como for e apesar de estar um tanto incrédulo com aquilo que vou lendo, ouvindo e vendo, creio que a saída de Paulo Bento, que soube servir o Sporting com dignidade, honra e sensatez, peca por tardia e o próprio fez questão de afirmar que a sua decisão tem 4 meses de atraso.

Paulo Bento, sabe-o bem, deveria ter saído pelo próprio pé, no final da época passada. Porém, tal como grande parte dos Sportinguistas, o técnico confiou numa viragem de ciclo e foi iludido, talvez dissuadido ou influenciado a ficar em função de um novo projecto que a entrada de José Eduardo Bettencourt deixava antever. Goradas as expectativas de JEB cumprir algumas ilusões que deixou no ar durante a campanha eleitoral, o forever, funcionou apenas como uma espécie de veneno que as serpentes encantadas costumam destilar.

A partir dai, Bento ficou refém de Bettencourt e este refém de Bento. Entendo que Paulo Bento não quisesse continuar refém de Bettencourt porque já o fora de Franco. Se há 4 meses soubesse disso, acredito que não teria continuado em Alvalade. Mas quem é que há quatro meses, após a eleição de JEB, pensava que volvido este tempo a família Sportinguista iria estar mais desavinda do que nunca? Oxalá tudo não passe de um pesadelo, de uma noite mal dormida e a partir de amanhã, possamos acordar para a realidade, iniciar um novo ciclo e sair deste impasse, desta ilusão que nos criaram.

Post Scriptum: Outras saídas que pecam por tardias são precisamente as de Ribeiro Teles e de Pedro Barbosa. Desde a tragédia de Munique que o deveriam ter feito, até porque, foi precisamente Ribeiro Teles que afirmou que alguém tinha que assumir responsabilidades por tal pesadelo.

16 comentários:

  1. LT:

    Acabei de ver agora a entrevista de PB na TVI e não tenho dúvidas em afirmar isto:

    Foi digno e nobre na saída, até ao reconhecer que esteve quatro meses a mais no SCP...

    Se PB fosse metade treinador daquilo que é como pessoa, seria o melhor do mundo... Melhor que o arrogante Zé do inter...

    Mas o futebol do SCP era uma autentica lástima e vinha piorando cada vez mais, sendo que já era mau há muito, muito tempo. Há demasiado. Era inconcebível que continuasse.


    Uma vez escrevi que reconhecia em PB características que gostaria de observar no então presidente do SCP. Nomeadamnte a rara capacidade de defender corajosamente o SCP perante ataques dos seus inimigos externos. Este é o melhor elogio que lhe posso fazer.

    Resta-me agradecer: PB, obrigado pelas Taças e por dois anos de futebol consistente.


    Agora vamos olhar em frente e esperar que o novo ciclo seja mais sorridente.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Eu também gostava que a família Sportinguista voltasse a estar unida. Mas como LT? Achas que as declarações de JEB e o seu comportamento junto dos adeptos jovens é de molde a propiciar essa união? Isto sem esquecer os nomes que coloca aos adeptos que o criticam...
    Creio que as condições para tal ainda não estão criadas pelo próprio Presidente.
    Esperemos que alguém o aconselhe... BEM.

    ResponderEliminar
  3. Virgílio, faço minhas as tuas palavras. Pensamos exactamente o mesmo sobre este assunto. Agora, que se inicie um novo ciclo, que haja união e que este ciclo venha para devolver ao Sporting o seu prestígio e honra. Há que criar condições para ganhar campeonatos, mobilizar os adeptos e voltar a ter um Clube capaz de nos dar animo e vontade.

    ResponderEliminar
  4. Tite,

    É muito preocupante e no minimo estranho este género de atitudes, que ainda por cima não se tratam de actos isolados, pois já aconteceram outras vezes. Não se admirem depois que haja cenas de pugilato e tiros para o ar em alvalade. Com exemplos destes... para ocupar determinados cargos é necessário ter estofo, algo que parece faltar ao nosso Presidente. Tenho esperança que tudo não passe de equivocos próprios da onda negativa em que estamos envolvidos e que a tempestade passe rapidamente...

    ResponderEliminar
  5. LT:
    Acredita no que te vou dizer: ficas muito bem aqui a escrever.

    Se PB, tal como a mairo parte de nós, acreditou que vinha aí uma equipa de luxo, uma nova era, o até os comemos e outras caganças, só tem razões para se sentir defraudado.

    Mesmo eu que achava que um novo ciclo se deveria ter iniciado e não previa nada de bom, não consegui imaginar o que nos é dado assistir hoje. Ao contrário do que muitos Sportinguistas afirmam, os adeptos do Sporting aguentaram muito ao longo dos últimos tempos, mas não se cansaram de dar oportunidades que não foram correspondidas. Tenho acompanhado a equipa com a regularidade que me é permitida e mesmo em Guimarães estava um número muito considerável de adeptos. Com a Fiorentina assistimos a uma das maiores enchentes, apesar da equipa estar a fazer um inicio de época muito abaixo do esperado e do possível.

    Os adeptos do Sporting não são os piores do mundo. Pelo que lhes é dado sofrer, pelas vicissitudes são até muito dedicados. Olhando para os nossos rivais, quem acredita que aguentariam tanto?

    Repito: para lá do que cada um ache do técnico PB, a situação era insustentável. E o que mais me espanta em tudo isto foi que nunca ouvimos uma palavra de MRT ou de PBarbosa. Não deixam saudades, antes dúvidas de lá terem estado. No caso concreto do director desportivo a sua passagem pelo cargo corresponde ao pior período de PB como técnico, o que diz muito da qualidade do seu trabalho. Sem perfil para o cargo, indiscutívelmente. Sem capacidade para a função, estou em crer.

    ResponderEliminar
  6. Era o final esperado de há 2 meses para cá, não entendo porque se demorou tanto tempo a corrigir um erro que o próprio agora assume.
    Agradecemos a Paulo Bento por tudo o que deu ao Sporting e desejamos-lhe as maiores felicidades, mas o Sporting precisa de sangue novo e depressa.
    Espero que as escolhas sejam feitas em consciência e recaiam sobre alguém com qualidades para colocar o Sporting onde merece.

    SL

    ResponderEliminar
  7. LDA,

    Muito têm aguentado os sócios. Imaginemos esta situação nos adversários? Será que aguentavam tanto?

    Bom, eu nunca pensei que vinha ai uma equipa de luxo e creio que a maior parte dos Sportinguistas também não. Mas também nunca pensei que viessem Caicedos, Angulos etc... O problema não reside exclusivamente aqui. O problema é mais complexo e mais vasto do que a vinda de reforços. É preciso mudar a cultura da organização e a estrutura em que assenta todo o futebol do Sporting. Foi para isso que a maioria dos sócios elegeu JEB... Acredito que haja muito sócio defraudado e também acredito que não há melhores adeptos que os do Sporting. mas tudo tem um limite!

    ResponderEliminar
  8. Tenho pena que PB tenha proferido estas palavras:

    http://www.maisfutebol.iol.pt/sporting/paulo-bento-sporting-tvi-benfica-maisfutebol/1101428-1457.html

    Revelam que esteve 4 anos no Sporting e não chegou a perceber de que massa são feitos os Sportinguistas. E descarta as suas responsabilidades: a mim o que me deprimiu foi o fraco futebol que exibimos há muito, em particular esta época, em que o inicio, ( o periodo a que PB se refere) teve apenas 1 brilhante vitória com o prestigiadissimo Atlético do Cacém e um sem números de exibições de encher olhos. (a cegos)

    ResponderEliminar
  9. Completamente de acordo com o Virgílio.

    ResponderEliminar
  10. LdA,

    A referência do PB ao Benfica, além de justa em certa medida, não é bem caracterizada pelo que pode ler nesse artigo do maisfutebol. A totalidade da entrevista à TVI mostrou um PB igual ao que se viu na conferência imprensa desta tarde e essa referência ao Benfica é ao jeito do PB, não me pareceu ser de forma a desprestigiar o Sporting ou os sportinguistas.

    Diria que era bem pior se nos debruçássemos sobre o facto de ter dito que desde a década de 50 que o Sporting só ganhou 8 campeonatos, quando na década de 50 o Sporting ganhou 5 campeonatos e desde a de 60 que ganhou 8, ou que foi o obreiro das vitórias nos escalões de formação quando, a seguir a ele, o Sporting continuou a ganhar os nacionais de juniores e nesse mesmo ano o Sporting foi campeão de iniciados (salvo erro), ou de se esquecer que pegou a equipa de um treinador que não fora campeão por 5 minutos e não vencera a Taça UEFA por 45...

    Mas sobretudo, não podemos propriamente pedir ao treinador que se foi embora pelo próprio pé, que teve a clarividência para perceber que se constituía mais parte do problema do que da solução, que poupou e2,5M ao clube, para assumir a exclusiva responsabilidade do descalabro futebolístico desta temporada.

    Para relembrar a todos que o Sporting pode fazer melhor estamos cá nós.

    E enquanto tivermos as nossas "certezas", o Sporting será forte.

    ResponderEliminar
  11. "Houve uma depressão muito grande devido à pré-temporada do Benfica".
    Que raio de declaração é esta?
    E como se não bastasse diz-se vítima de "quatro meses a mais e da pouca qualidade do plantel" ???

    Se de manhã achei que apesar de tudo ainda saía com alguma dignidade neste momento acho que realmente estes 4 meses nunca deviam ter existido.
    Não gostei mesmo nada destas declarações!

    ResponderEliminar
  12. PLF:
    Confio no seu juízo. Mas acho desnecessária a generalização e repito que o me deprimiu foi o jogo do Sporting. No que diz respeito às responsabilidades ficou bem claro hoje, se dúvidas houvesse, que as de PB eram muito acima das de treinador mas só lhe pagavam como tal.
    SL

    ResponderEliminar
  13. LdA,

    a entrevista está disponível na TVI, se quiser dar uma olhada. Pode ser que tenha outra interpretação... É curta e merece a pena ver. É a de um homem muito mais seguro do seu futuro do que nós do do Sporting.

    http://www.videos.iol.pt/consola.php?projecto=27&mul_id=13185170&tipo

    Também detesto comparações com o Benfica. Somos um clube bastante diferente, para o bem e para o mal. Entre tantas outras comparações que podem ser feitas, qualquer treinador da formação dirá que as condições que existem no Sporting, mesmo ao nível da massa associativa e da pressão exercida pelo público, são muito melhores. Por isso formamos melhores jogadores e temos estruturas perenes, não há milagres.

    E por isso também só nos faz medo que PB vá para o FCP. Porque no Benfica o "povo" não perdoaria este futebol e no FCP qualquer um pode ser campeão. E temos medo que um PB que repense os seus defeitos, faça sobressair as suas qualidades (que as tem). O Sporting deu-lhe 4 épocas para repensar e ele cada vez assumiu menos mudanças e, por isso, o seu tempo já deveria ter chegado há muito.

    Estive a rever a conferência de imprensa do JEB. Excertos não servem para caracterizar o soluçar de JEB na liderança do Sporting. Estamos muito mal entregues. E não é de hoje.

    ResponderEliminar
  14. Virgilio

    Depois de ler o seu elogio ao PB, perguntou eu, porque não um dia te-lo mesmo como nosso Presidente??? Ehehehe, pelo menos sei que ninguém ia mais brincar com o Sporting.

    Acho que neste momento o Sporting precisa de paz, não vale a pena ir buscar as pessoas à pressa, nem nomes para impressionar. Deixar assentar a poeira, e pôr para trás este momento mau porque estamos a passar.

    SL

    ResponderEliminar
  15. Creio que este presidente vai ficar na história do nosso clube mas pelos piores motivos em apenas 4 meses revelou não ter uma linha de conduta, um rumo para o clube que dirige e quando assim é só lhe resta um caminho... RUA.
    ESTESORTINGFORNEVER.BLOGSPOT.COM

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.