segunda-feira, 30 de novembro de 2009

E se Carvalhal condenou Jesus?



A Liga Sagres deste ano é bem capaz de decidir no seu último quinto (6 jornadas finais), com as diferenças pontuais a serem, por isso, escassas. Não sei se o Sporting será parte interessada nessa luta. Já não me preocupava muito com esse facto, face às evidências. E não foi o empate de sábado que me fará mudar de atitude. Tal como aqui vaticinei anteriormente a 1ª missão de Carvalhal era reconciliar a equipa consigo mesma e com os adeptos. Sem esse vínculo não há esperança sustentável. Os adeptos são a alma de um clube. Nesse sentido, parece-me que equipa técnica e plantel estão bem direccionados, esperamos a confirmação dos bons sinais de sábado nos próximos capítulos, nacionais e internacionais.

Parece-me desprovido de qualquer sentido também, e face ao resultado do derby, dar o Sporting como fora da corrida ao título. Como seria dá-lo como principal candidato. Os 2 pontos perdidos podem retirar ou acrescentar alguma coisa á condição actual do Sporting? Não me parece. Mais importante é a ideia de que há saídas possíveis para a crise de resultados e exibições.

Como encarar então as declarações de Jesus, dando o Sporting como fora da corrida ao titulo nacional? Bom, desde logo porque o jogo não lhe correu de feição, perante um Sporting tão à mercê, como nunca nos últimos anos. O futebol não foi total, o rolo não comprimiu. Pode muito  bem ter sido o ardor induzido pelo refluxo do suco gástrico produzido em excesso, se quiserem a vulgar azia, a provocar algum descontrolo emocional. É que, se a minha previsão estiver certa, os 4 pontos que Carvalhal já roubou a Jesus neste campeonato, podem muito bem ter condenado Jesus…

11 comentários:

  1. LdA,

    no que CC poderá ter condenado JJ é na exemplificação do esquema defensivo a utilizar para travar o Benfica como adversário. Como vinha dizendo - aqui e ali - a 1ª época de PB ao comando do Sporting foi também uma época áurea pela incapacidade dos adversários de contrariar o 4-1-2-1-2 do Sporting, recuando invariavelmente o trinco para a ajuda aos centrais e concedendo a supremacia numérica no meio-campo. Quando os adversários aprenderam a contrariar o futebol esquematizado por PB, o Sporting nunca mais se reencontrou.

    O mesmo pode dizer-se do futebol do Benfica. Irá ganhar muitos jogos até ao final da temporada, porque dispõe de jogadores decisivos nos longos (Cardozo) e nos curtos (Saviola) espaços. Mas já se percebeu que é impedindo os passes verticais que se contraria este Benfica e, depois das demonstrações de CC e de Paulo Sérgio, será muito mais difícil ao Benfica atingir a superioridade evidenciada no princípio da temporada.

    Aliás, aqui que ninguém nos ouve - e nem sequer temos grande interesse na causa - uma pancada bem dada (ou várias) no Saviola e o Benfica fica com a época comprometida.

    Contudo, devo dizer que apesar de ser saudável ver os sportinguistas todos a puxar para o mesmo lado, vejo na relativa satisfação com a exibição e resultado do passado sábado muito medo (injustificado) do que poderia ter sido. Basta olhar para o valor dos jogadores, de lado a lado, para que - sem se ser doente benfiquista (e não sofremos dessa maleita) - facilmente se perceberia que qualquer alusão a um rolo compressor padece do mesmo mal que a benfiquite aguda: uma mania das grandezas que se preocupa pouco com factos e que, por irracional, é repugnante.

    Por isso achei o desenho táctico de CC pouco ambicioso. Percebo o que tinha a ganhar e o que tinha a perder, não queria mais risco, mas queria uma maior capacidade para chegar à baliza adversária.

    ResponderEliminar
  2. Só fiquei feliz no sabado porque as galinhas perderam dois pontos porque vendo bem podíamos ter ganho se fossemos um pouco mais ambiciosos.Assim vamos ter que lutar pelo quarto lugar pois os outros três já estão destinados..

    ResponderEliminar
  3. Curto e grosso, com a foto que escolheste, o Carvalhal condenou ou enrabou?
    Ou isso ou então o Jesus perdeu a pastilha e está a ver se a vê, que se esqueceu do pacote no balneário...
    Grosseira, sem maneiras? É uma fase que estou a atravessar. Não liguem...

    ResponderEliminar
  4. Ana:
    Isso é lá coisa que se diga de Jesus. Ainda por cima no Natal...

    ResponderEliminar
  5. PLF:
    Não estando e receoso com o embate até aceito que houvesse quem assim se sentisse. Não por estar em causa o valor dos nossos jogadores, mas sobretudo pela diferença de estados de espírito e, porque não dizê-lo, pela diferença de percursos esta época.

    De facto também gostava de ver uma equipa mais ambiciosa, cheguei a falar ao Hugo na hipótese Pereirinha mais cedo. Mas desta vez "desculpo" Carvalhal, uma vez que, mesmo por 1-0, a derrota poderia ter efeitos devastadores no ânimo dos adeptos e da equipa. Deixo por isso essa exigência para 5ª feira, onde não existirá tanta pressão como no dérby.

    Assim, pouco ou nada mudou em relação a nós. E no slb fica lançado o aviso e penso também que, pela 1º vez esta época, lançada a dúvida no interior das hostes vermelhas. E para quem quiser aproveitar, um mapa para chegar ao tesouro, como muito bem assinala.

    ResponderEliminar
  6. Jesus está é condenado a não ganhar nada mais um ano. Aliás nada que lhe espante ao longo de toda uma carreira fabulosa.
    Acho mesmo que em Fevereiro os lamps estão a gritar algo como
    " oh lagarto vai pró c......"
    Nessa altura nós em complacência com este caro consócio metemo-lo a tratar da relva. Coisa que me parece ser um predestinado.

    ResponderEliminar
  7. Grande Juvenal:
    Desde já um abraço aqui do frio nortenho.

    Compreendo o teu comentário, mas se houve algo em que o nosso estimado consócio pode ter razão é precisamente na relva. E, a avaliar pelo discurso, disso percebe ele.

    ResponderEliminar
  8. A equipa mudou para melhor, isso ninguém tem dúvidas. Carvalhal apenas deu as ferramentas para os atletas utilizarem não as condicionou como fazia Paulo Bento. Neste momento abriu-se um novo ciclo para os benfiquistas tal como tinha acontecido com os adeptos do Sporting no inicio desta época, agora têm que contar com o bom desempenho dos nossos jogadores, têm que contar com os nossos adeptos, têm que contar com a onda verde que se pode e deve instalar a nivel nacional e creio que quem nada ganha nos últimos anos como eles não vão aguentar e entrar em depressão e isso passa para os jogadores e toda a sua estrutura. Lembram-se foi exactamente o que se passou com todos nós desde o inicio da época.Podiamos deveras ser melhores como adeptos e saber prever emoções no entanto alguém que perceba de futebol como o treinador ajuda muito, sem dúvida.

    alguem que escreveu nos blogs pela primeira vez. jpaulo

    ResponderEliminar
  9. Leão de Alvalade,

    Retribuo o abraço para ti, não do frio mas da muito chuvosa Lisboa.

    É verdade. De relva parece que percebe muito JJ, além de outras coisas marginais ao jogo da bola. Enfim, diz quem o conhece que é um artista português.

    PS - As melhoras para Manuel Machado!

    ResponderEliminar
  10. jpaulo:
    Obrigado pela distinção!

    Juvenal:
    reitero o desejo de melhoras para o Manuel Machado. Além do seu proprio sofrimento e dos seus familiares, o "machadez" faz falta ao futebol nacional.

    ResponderEliminar
  11. JPaulo:

    Seja bem-vindo à blogosfera e a 'ANorte'. Agora que se estreou a comentar, não se acanhe! :)

    LdA:

    Eu estou convencido que CC ainda vai roubar mais três pontos ao JJ. Até pq (decompondo o famoso dito popular) ñ há dois sem os três! ;)

    Só precisa que não lhe apareça outro ‘apitador’ sócio/adepto (com ou sem camuflagem) dos lamps no jogo da segunda volta.


    Juvenal:

    Impressionante o q aconteceu a Manuel Machado. Como foi possível uma infecção atingir tal gravidade? Apesar de MM não ser um técnico com que simpatize muito, nesta altura sinto uma total solidariedade para com a pessoa e desejo-lhe uma rápida e completa recuperação.


    Abraço a tds da fria e (felizmente) chuvosa CB.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.