sábado, 28 de novembro de 2009

O clássico antevisto "ANorte"*


Os sportinguistas têm o privilégio de disputar o mais importante derby de Portugal. Nada nos aproxima mais da glória e da catástrofe ao mesmo tempo. O derby é a iminência da história, é a vertigem de que o melhor ou o pior podem acontecer em 90 minutos. Entrar em campo e saber que tudo pode acontecer. Nada tem a intensidade de um Sporting x Benfica, e hoje voltará a ser igual.

O Sporting parte atrás, mas julgo que menos atrás do que partiria há duas ou três semanas. Ainda assim, este não é um teste ao Carvalhal. Carvalhal, hoje, vai ainda à boleia da história e do momento, e sabendo-se que tudo pode acontecer, é difícil que consiga arrebatar os louros pela vitória ou carregar o fardo da derrota. Mas, para o Sporting, não há duas hipóteses se ainda quisermos ser campeões. Por muitos caldos de galinha e controlos de pressão que exista, a realidade é uma: temos de ganhar. Ponto final.

Por Bruno Martins

-----------------------------------------

Mote, Motivo e Objectivo estão dados: A Alvalade, apoiar para Ganhar! O nosso adversário vive uma autêntica onda de euforia - impulsionada por diversos factores - e creio que esta é a oportunidade de o Leão dizer-se presente e mostrar que de facto está bem vivo.

As minhas origens da "Curva" fazem com que queira viver o jogo de forma intensa e sinta vontade de transmitir energia constante para o relvado. Os jogadores necessitam do nosso apoio e nós necessitamos de sentir que eles contam com a nossa crença e a nossa fé neles. Sinto "saudades" do fervor na bancada e espero que este seja o jogo do "regresso" da nossa garra.

Será mais um jogo 1 X 2 dado todo o seu historial. Temos naturalmente razões para aspirar um bom resultado pois a posição na tabela, orçamentos e visibilidade nada contam ao longo de 90 minutos. Sempre que assisti a este derby no novo Estádio, saímos com resultados positivos e acredito que os nossos rapazes vão estar à altura dos pergaminhos.

EM FRENTE SPORTING!


Por Hugo Malcato 

----------------------------------------------

Durante os dias das semanas que antecedem os derbys entre SCP e os inomináveis, dou comigo a sonhar acordado: na minha mente começo logo a prognosticar jogadas fabulosas, golos fantásticos e festejos na bancada, protagonizados sempre a verde e branco, claro. O relato do jogo, que está por efectuar, forma-se por geração espontânea e assim, passo longos minutos das manhãs e tardes desses dias absorto nesses pensamentos e, acredito, que as noites mais agitadas resultem de hat-tricks à 31…

Outro exercício mental que faço amiúde é antecipar os principais duelos que se prevêem: Liedson vs luisão que, desta feita, será substituído pelo david gadelhas. No pasa nada, se o careca nunca o vê, o vermelhusco com o seu excesso de pelo capilar ainda menos. Vuk vs maxi ou epá ou lá como se chama aquele uruguaio com nome de gelado, por sinal, bem apetitoso de se ‘comer’. Bruno Pereirinha vs o fábio canastrão, que, como o próprio nome do adversário indica, soa logo prometedor. Mesmo um qualquer Abel ou Pedro Silva a secar um ti maria (nome de licor de café) me parece, nestas alturas, tarefa perfeitamente alcançável. Já o CC vs JJ, basta notar qual é a consoante que surge primeiro no alfabeto.

E, porque este texto de uma antevisão se trata, fica sempre bem acabar por citar alguém que já foi um dos nossos protagonistas e viveu toda esta emoção lá, onde realmente interessa e onde tudo acontece: no relvado! Assim sendo, cá vai, “Derby é derby e vice-versa” by seu Mário Jardel. Força Sporting!



Por Virgilio

------------------------------------------------


Não há jogo como este, porque este é o verdadeiro jogo. O derby eterno, que nunca se perderá no tempo. Gerador de memórias, controvérsias, polémicas e emoções, este é o jogo da paixão, ressuscitador da mística e da elevação das virtudes da alma de dois emblemas históricos, rivais, que nunca viverão um sem o outro por mais que se antagonizem.

Este é o jogo que ninguém quer nem pode perder. No meu baú de recordações estão gravados alguns derbys, uns presenciados em Alvalade, outros a 500 km de lá, longe fisicamente, mas com o coração no centro do relvado. Será num núcleo apinhado de leões, bem a norte, onde o frio já começa a cortar os ossos, que irei assistir ao eterno derby, tendo sempre fé numa grande vitória do Grande SPORTING.

Por Leão Transmontano

--------------------------------------------


1 comentário:

  1. Porque o desporto é apenas um complemento na nossa vida;
    Porque a amizade está acima de outra coisa qualquer;
    Porque pode haver respeito, valores e pureza entre AMIGOS;

    ..e acima de tudo...porque sabemos que hoje é um dia muito especial.


    BOA SORTE AMIGO! Que seja principalmente um grande jogo, sem casos polémicos e sem violência!


    Um grande abraço! Sempre a combater! ;)


    Ps- O Norte NUNCA será azul!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.