segunda-feira, 2 de novembro de 2009

O drama, o horror, a tragédia!


Quando Caicedo, isolado, consegue acertar no poste, num exercício de pontaria tão involuntário quanto patético, terminava de forma dramática, e injusta diga-se, a possibilidade de o Sporting recolher os 3 pontos tão preciosos. PB percebeu da pior forma que preferir a quantidade à qualidade, - neste caso o da quantidade de carne - na hora de contratar um jogador, está sempre mais perto de maus resultados que o seu contrário.

O drama não começou ontem, mas sim quando não se quis perceber como natural o fim do ciclo da actual liderança técnica. Mas agrava-se a cada jogo que passa, encurralando-nos. PB está longe de ser o único réu, mas não é por isso que não se deva fazer nada. Mas, quando se pensa em mudança de técnico, não posso, responsavelmente, deixar de me interrogar qual será o timming ideal face aos compromissos. E é igualmente dramático não encontrar qualquer razão para confiar em quem tem a obrigação e o dever de contratar. Ao contrário do que muitos afirmam, não é a falta de nomes o maior problema do Sporting. Se não se quiser ver queimar o sucessor de Bento, que terá inevitavelmente que aparecer, com a mesma lenha onde ele arde agora, é preciso eliminar as fontes de ignição do incêndio. É preciso acabar desde logo com a cultura da palmadinha nas costas, uma espécie de rábula de gatos fedorentos que parece implantada em Alvalade: “tu é que és bom! Não desculpa-me mas tu é que és bom”. Este deve ser, por hoje, o diálogo mais comum entre Presidente, treinador e director desportivo.

Mas o castigo do resultado de ontem não invalida o horror da exibição. Uma boa entrada no jogo depressa se desvaneceu no regresso aos velhos e estafados processos. Não houve sorte porque essa prefere a audácia e isso é coisa que não se vê. O voluntarismo não é suficiente para ligar jogadas, afogando o talento ao ponto de se pensar que o Marítimo e o Sporting são do mesmo campeonato.Deve ser isso que pensou o árbitro, porque a um verdadeiro candidato ele marcaria o penalty. O futebol do Sporting esta época é um cadáver adiado, cujos sinais vitais tanto recuperam como depressa se extinguem.

Sendo trágico para muitos Sportinguistas, fazendo-nos perder muitos dias e noites, não é tão trágico como perder o emprego ou a vida. Mas a irresponsabilidade e a insensatez qualquer dia provocam uma verdadeira tragédia em Alvalade, com ontem esteve bem perto de acontecer. A contestação é natural, até PB o reconhece. À violência das palavras de Bettencourt corresponderam actos igualmente violentos dos adeptos. Artur Albarran diria apropriadamente O DRAMA, O HORROR, A TRAGÉDIA. E eu, que sempre o achei entre o burlesco e o excessivo, era capaz de, por agora, dar-lhe razão.

19 comentários:

  1. Diz um adágio popular: “quem semeia ventos colhe tempestades”. E este mesmo adágio poderemos aplica-lo a este momento que se está viver no SCP, onde Paulo Bento não é o único responsável. Responsabilidade maior pertencerá a quem estruturou o grupo de trabalho para a área do futebol profissional (onde Pedro Barbosa tem muitas limitações de conhecimentos para exercer as funções que desempenha) e planificou a época desportiva que está a decorrer, tanto no âmbito de aquisições e renovações de contratos de jogadores (tipo Pedro Silva) sem o mínimo de qualidade. E para a agravar o estado das coisas, o postura do Dr. Bettencourt não tem sido a mais adequada e aconselhada, chegando ao ponto de dividir a massa adepta, denominando de “terroristas” e “minorarias” a todos aqueles que não pactuam com o momento horripilante que vive o futebol do SCP. As hostilidades foram abertas e agora não se sabe como tudo isto terminará. Lamentavelmente, porque tudo poderia ter sido diferente. Enfim.

    ResponderEliminar
  2. QUEREM ACABAR DE VEZ COM A NOSSA PAIXÃO!!!

    http://estesportingfornever.blog...r.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. O clube está definitivamente partido e perdido. Nunca em 20 anos de lugar cativo me lembro de uma ira tão desmedida contra um grupo de trabalho, como ontem assisti no final do jogo, vinda de todo o topo Sul.

    Bento faz o melhor que sabe. Não merecia o enxovalho que ontem viveu!
    Bento pode ser tudo, incompetente, teimoso, limitado, mas cabrão(!?), NÃO!
    Quem tudo dá, a mais não é obrigado. Isso é o que Bento tem feito nos últimos 4 anos, mais do qualquer "Roquetteiro", sportinguista de berço, que por ali passou em igual período.
    Não podemos exigir a Bento responsabilidades directivas ao nível da gestão da SAD e do clube! Essas cabem ao presidente de ambos os orgãos! Esse é que tem a responsabilidade de tomar decisões, como o da admissão e dispensa de funcionários! É para isso que é pago principescamente, e é por isso que lhe conferiram 90% dos votos no último acto eleitoral!
    Se querem efectivamente mudanças pressionem e contestem quem tem responsabilidades! Terão melhores resultados! Sobretudo se tivermos em conta que essa pessoas tem extremas dificuldades em lidar com a diferença de opinião, e para quem a democracia foi a pior coisa que aconteceu ao clube!

    ResponderEliminar
  4. cenademaceiros:
    O que aconteceu ontem não foi em nada diferente do que têm os últimos anos. Há muita gente escondida atrás do treinador, e quem sabe essa não é uma das razões para o manter no lugar, juntamente com falta de qualquer estratégia para o nosso futebol.

    ResponderEliminar
  5. Leaodealvalde
    "porque a um verdadeiro candidato ele marcaria o penalty". Infelizmente o nosso poder na arbitragem é abaixo de zero e no futebol português é cada vez menor.
    A nossa fraqueza tem raízes mais profundas.
    Estamos falidos.Ninguém respeita os falhados.
    Tínhamos um património fabuloso que foi substituído por um passivo monstuoso. Fomos assaltados, fomos roubados.
    Ontem quando passei pela antiga secretaria senti uma revolta enorme por ver naquilo em que se transformou. Mais revolta a somar à que já sentia por ver o que está no 7-º andar do antigo edificio sede, onde estava a sede do nosso clube e que foi escorraçada para o estádio.
    Já diz o povo que onde não há pão todos ralham e ninguém tem razão.
    Corrigir esta situação é uma tarefa que precisa de nós todos.Não devemos desperdiçar as nossas energias agredindo - nos una aos outros. Deixarmo - nos levar pelas paixões irracionais que o futebol desperta em todos nós é a última coisa de que o nosso clube precisa nesta fase gravíssima da sua história.
    Temos de nos certificar de que o presidente está realmente de boa fé e que não continua a ser apenas um quadro bancário. Se é verdadeira a sua intenção de inverte a situação em defesa dos interesses do Sporting então o nosso dever é mobilizar -nos à sua volta para salvar o clube.
    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Caro Joaquim:
    Não é com vinagre que se apanham moscas...

    O presidente pode continuar a preferir visitar os nucleos mas não será entre almoçaradas e uns gritos de vivó Sporting, chamando terroristas a quem contesta, que conseguirá unir os sportinguistas. Até o treinador e o capitão reconhecem a razão da contestatação.
    SL

    ResponderEliminar
  7. Leão de Alvalade
    Também concordo que o presidente tem de rever o seu discurso. O meu grande receio é que ele seja uma marionete dos bancos e disfarce com declarações de amor ao Sporting. Nem quero acreditar que assim seja.
    SL

    ResponderEliminar
  8. A incompetência blogueira.
    De tanto malharem no PB estão prestes a transforma-lo num mártire.
    Vcs deviam endeusa-lo. O homem muito tem contribuído para o vosso crescimento. De que é que iam falar? Das vitórias? Isso não é assunto. Da relva? Já está boa.
    Continuem lá terroristazinhos de trazer por casa.
    Já agora, não trabalham? Vão mas é trabalhar.
    O vosso blog é como o futebol do Sporting. Cansa que se farta. É muito monótono. É sempre a dizer mal. Ponham mas é umas gajas. Vcs levam-se muito a serio. Têm-se em muito boa conta.

    O anti-anti

    ResponderEliminar
  9. Pois é...pelos vistos a elite lisboeta está contra o Paulo Bento e resolveu aparecer em força ontem.

    JEB pode continuar a não querer ver a verdade, pode querer manter o PB contra tudo e todos mas a realidade, pura e dura, é só uma:

    - 7º lugar a 12 pontos do líder, 9 jogos, 3V 4E 2D, 10-8 em golos (GM-GS), 13 pontos.
    - Afastado da LC
    - Líder no grupo da Liga Europa mas com um futebol miserável, que dificilmente nos permitiria estar na mesma posição, num grupo mais equilibrado

    Não há orgulho? Brio? Onde é o fundo para esta linha? Quando se tiver vendido a Academia e passado o Estádio para a SAD?

    Anti-anti,

    E no entanto continuas a aparecer cá.

    ResponderEliminar
  10. Se o JEB tivesse chamado apelidado de terroristas aos adeptos de qualquer outro clube, tinha a comunicação social e a Liga à perna.

    Como foi a adeptos do seu próprio clube, não se passa nada!

    Para mim JEB tem muitas responsabilidades no que se passou ontem. Foram declarações incendiárias e irresponsáveis, inadmissíveis num dirigente!

    ResponderEliminar
  11. LMAC,

    Cá está:

    http://www.ojogo.pt/25-254/artigo829797.asp

    Bettencourt prosseguiu de forma incisiva: "Há algumas minorias pseudo-revolucionárias que actuam pelo próprio negócio. Fazem muito barulho, mas não têm o mínimo de representação, há um grupo de pessoas que, por despeito histórico, em nenhum momento se preocuparam. A prioridade foi sempre o seu ego, convicções e histórias, outros falam em nome de outros tempos do Sporting e ninguém sabe bem do que estão a falar. Essa minoria passou a insistir numa tecla da destruição, quando as energias são postas na análise da destruição ou na profecia da destruição, em vez de estarem centradas num projecto de restauração e refundação. Há 5% de sportinguistas que estão a ter o que merecem."

    ResponderEliminar
  12. Obrigado jvl,

    É são tantas as JEBardíces, que custa acreditar que algumas são mesmo verdadeiras. Por isso quando vejo referência a alguma nova, tento sempre verificar a veracidade da fonte.

    ResponderEliminar
  13. LMAC,

    Perfeitamente compreensível. Eu não tenho hábito citar algo que não leio mas são tantos tiros nos pés que acaba por ser fácil inventar mais um.

    ResponderEliminar
  14. As vitórias trazem alegrias e união..Ontem tinha sido um bom jogo para se ganhar..depois só tinha que ter garra ambição e ganhar..Só pedia que ganhassem depois de verem os resulatdos dos rivais..Só tinham que dar o litro..Mas os fdp dos mercenários do nosso clube arrastaram-se não correram não remataram não ganhavam uma bola..Mas como não podemos correr com esses fdp dos mercenários só há uma alternativa com muita pena minha..Correr com PB que sempre nos defendeu nas horas más..Isto não pode continuar assim sem ganharmos..Os sportinguistas daqui da zona acham que uma bomba lá no estádio resolvia a questão. Acabava-se de vez com aquela merda toda..Estamos fartos de chulos..De fdp que só andam a mamar a nossa conta..

    ResponderEliminar
  15. Por muito que nos doa, e a mim doi-me mt, temos o que merecemos. Somos nós os sócios que andamos a eleger, a fechar os olhos às cooptações.

    Fomos nós que achamos que o 2º lugar era bom porque ficamos à frente dos galináceos, porque íamos passear as nossas miserias pela europa. Sem honra nem glória passamos sem deixar marca, mas achamos que era bom.

    Não fomos todos, mas fomos em numero suficientemente grande para tornar o clube no que hoje é. E o mais estranho é que são aqueles que deviam dormir descansados por não terem pactuado, por terem lutado, os que aparentam sofrer mais com tudo isto.

    Se estamos cada vez mais remetidos a um papel secundário é a nós que, ao fim e ao cabo, nos cabem as culpas. Alguém acredita que este estado de coisas seria possível nos nossos rivais sem estrebuchar?

    ResponderEliminar
  16. Mas ainda alguem tem dúvidas que o nosso problema, é esta espécie de presidente?

    O homem (PB) só la está porque alguém o mantém.

    O Discurso assassino então, nem vale a pena comentar.
    Este tipo está a matar a nossa paixão.
    Eu não gosto de violência, mas já estava a ficar alarmado com o conformismo dos adeptos/sócios.

    Afinal, ainda há sangue na guelra.

    Sporting sempre

    ResponderEliminar
  17. Obrigado Sporting!

    Obrigado por mais uma noite de mau futebol! Só esforço e coração não chega...

    Obrigado Matías Fernandez pelo bonito golo marcado, o único momento de alegria desta noite!

    Obrigado Paulo Bento pela teimosia demonstrada e por não assumires que a tua hora chegou!

    Obrigado Caicedo pelo golo que conseguiste falhar quando estavas isolado no último minuto de tempo de descontos. Obrigado também ao artista que foi buscar esta merda de jogador!

    Obrigado por mais uma jornada que passou e que mais uma vez não conseguimos aproveitar os resultados negativos dos adversários.

    ResponderEliminar
  18. Gnitrops,

    "Obrigado por mais uma jornada que passou e que mais uma vez não conseguimos aproveitar os resultados negativos dos adversários."

    Esta é uma imagem de marca do SCP dos últimos anos. Já o era com Peseiro e continua com PB.

    Quanto ao Caicedo, palavras para quê?

    ResponderEliminar
  19. Mts aqui continuam a querer a cabeça do Paulo Bento, homem correcto e com medula que dá a cara pelo SCP qd estes desgraçados que aqui escrevem qt mt gritam golo qd o adversário nos mete uma bola na baliza.
    São estes Roquetteiros que nos meteram assim e querem dar a machachada final...repare-se que para eles o culpado mor é um treinador que em 4 anos ganhou mais títulos que nos ultimos 30 anos de clube,isto com um orçamento de ir aos pombos.Ao invés de irem atrás do podre que está no clube há 10 anos a minar aquilo tudo não,vão atrás do treinador...sintomático.
    Ao JEB só quero que ele identifique quem anda a minar o clube para os pôr na rua, isso sim. Lembro-me dos anos 90 qd tinhamos 3 treinadores por temporada....ahh....que saudades devem ter uns aqui desse tempo.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.