quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Trap trapped


Como devemos interpretar o que sucedeu ontem no Stade de France, já no prolongamento, do França – Irlanda, quando os franceses são salvos por um golo irregular? Será excessivo pensar em ardil expressamente montado, ou ingenuidade julgar que foi apenas mais um erro de arbitragem inevitável? Pensando que são quase sempre os mesmos a beneficiar destas decisões in extremis, sinto-me inclinado a pensar o pior outras a ficar sem sombra de dúvida.

A suspeição bem poderia ser banida do futebol assim a FIFA quisesse e caso soubesse interpretar os anseios dos adeptos – ou direi clientes? – precisamente os mesmos que lhes alimentam as mordomias e a vida opulenta.  Esse fechar de olhos leva muitos a pensar que mais não é que uma encenação para manter o controlo sobre as decisões que deveriam ser tomadas apenas dentro das 4 linhas. Os interesses comerciais dão-se mal com as surpresas em que o futebol é fértil.

Trapattoni tem todas as razões para se sentir enganado. Como se sente a presa quando, prestes a respirar de alívio, se apercebe que já é tarde para fugir à armadilha da besta. De boa fé, a FIFA permitiria a repetição, uma vez que não permite os meios hoje ao seu dispor para evitar os erros tidos como inevitáveis.

O que tem tudo isto a ver com o Sporting? Tudo, ou quase tudo. Tratpattoni sabe hoje como se sentiu Peseiro após o golo de Luisão. Ou como Paulo Bento com o golo do Paços de Ferreira com a mão. Teríamos sido campeões com decisões acertadas nesses lances? Não vou tão longe. Poderíamos, parece-me indiscutível, ter tido mais hipóteses de o ser. Aqui, como por esse mundo fora, quem manda espera que tudo continue como está.

7 comentários:

  1. LdA:

    No caso de Peseiro, sendo a penultima jornada e entrando para a ultima em primeiro, dificilmente se repetiria a vergonha de sofrer três golos (TRÊS) irregulares em pleno Alvalade contra a equipa o sr. rui alves... Digo dificilmente e não digo impossível pq de roubalheiras estratosféricas nc estamos livres...


    Qt ao golo de ontem com dupla mão de Henry (dá-se ao luxo de tocar evitando a saída da bola e ajeitar a seguir para facilitar o cruzamento) é tão escandalosa que, comparando, até a mão do Rony parece 'inocente'... Este jogo tem vários prejudicados. Directamente a Irlanda, claro, indirectamente Portugal que se vê arredado de chegar a cabeça de série no sorteio para formaçao dos grupos da fase final.

    E Platiny, q nc gramei nem enqunto futebolista, lá está td contentinho e a festejar junto com o amigo suiço... Aliás, no prolongamento do jogo foi notória a impotência dos franceses, de tal forma que começaram a fazer batota. Poucos minutos antes já Anelka tinha simulado um penalty. O que valeu foi que a artimanha foi tão mal executada que nem o 'gatuno' teve coragem para a sancionar.

    Por fim: custa mt adoptar o video nestas situações? A quem é q interessa a manutenção destas más decisões?

    ResponderEliminar
  2. Pior só agarrando a bola e atira-la para dentro da baliza! :)

    ResponderEliminar
  3. Pois é, são sempre os mesmos a serem beneficiados.

    Espero agora que o arrogante do Platini, que não se cansa de criticar constantemente a transferência do CR - para logo a seguir dizer que se fosse ele custava +1 milhão - venha dizer que a França foi beneficiada. Pois sim.

    ResponderEliminar
  4. Ah! No meio de tudo isto, o Trapalhoni é o unico q ñ lastimo o facto de ter sido roubado à grande e à francesa!

    Cá se fazem, cá se pagam... ;)

    SL!

    ResponderEliminar
  5. QUANTOS MAIS TREINADORES VIRÃO DIZER QUE RECUSARAM O SPORTING??!!

    http://estesportingfornever.blog...r.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Virgílio,

    Essa frase só a utilizarei quando os lamps perderem um jogo, da mesma importância e do mesmo modo, que nós perdemos contra eles. Aí sim. E depois sempre quero ver o que dirão essas aves. É que agora já começam a dizer que o número de penalties corresponde ao facto de praticarem um futebol ofensivo, etc etc. Sempre quero ver quando o GK deles sofrer uma falta e for assinalado golo.

    ResponderEliminar
  7. O futebol gosta de batoteiros. Enquanto assim for e as assistências não diminuirem por esse facto nada a fazer.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.