domingo, 15 de novembro de 2009

Uma pescada para o Sporting


O presidente prometeu uma surpresa. Como não adjectivou pode-se dizer que cumpriu. Já não era sem tempo…Um a má surpresa sempre é uma surpresa.

A gestão “politica” do dossier “treinador” tem sido um desastre, seguindo, de forma coerente, a linha dos meses que marcam a sua passagem pela cadeira presidencial. Depois do fracasso da contratação de Villas Boas ter agredido mais uma vez o orgulho dos Sportinguistas, o pior que podia acontecer seria ter escolhido para sucessor de Paulo Bento precisamente o treinador que iria substituir Villas Boas na Académica,  isto se ele tivesse vindo para o Sporting!

Falhando a contratação do treinador do último classificado, fosse por falta de verba, por manobras de terceiros, por desinteresse do próprio, quem gere o Sporting ficou obrigado a ou a manter Leonel Pontes até ao final da época ou oferecer um nome que pudesse representar esperança e com isso agregar os Sportinguistas em torno dele. Contratando um treinador despedido recentemente por maus resultados, a SAD revela incapacidade para perceber a realidade e com isso estender ao novo técnico um presente envenenado. No fundo, cria à partida as primeiras condições para o fracasso. Pior do que o balneário, a qualidade do plantel e os adversários, Carvalhal não terá direito a estado de graça nas bancadas de Alvalade. Pouco importa protestar contra isto, o Sporting não pode alterar a realidade.

O cenário montado está talhado para falhar. Um presidente enfraquecido, um técnico sem prestígio e sem empatia com a massa associativa que o devia suportar, uma equipa atemorizada pelas suas próprias sombras. E sombra é a palavra adequada quando nos referimos ao que ela nos tem oferecido. O pessimismo instalado e a histeria de algumas reacções, onde estou longe de me rever,  ainda fundamentam mais este raciocínio. Carvalhal teria sido uma escolha possível antes de Villas Boas, nunca o contrário. Não perceber isto vai acabar por nos ser fatal.

Não fora estes “pormaiores” e Carvalhal poderia ser ou não um treinador para este momento do Sporting? No passado foi apontado como um dos treinadores portugueses do futuro. O seu trabalho no Leixões e Setúbal revelaram o seu melhor, acumulando no curriculum muitas nelulosas. O que lhe peço é que reconcilie os adeptos com a equipa, a ponha a jogar futebol de forma consistente. E eu acredito que isso é possível, até com Carvalhal. De uma coisa não será acusado: de defraudar as expectativas. No actual contexto, até pode ser o seu único ponto onde se agarrar.

Temo porém que estão criadas as condições para Carvalhal ser, para o Sporting, uma espécie de pescada: antes de ser (despedido) já o era.

Anexo o comunicado da AAS, que nos foi enviado para publicação:


12 comentários:

  1. Vamos todos apoiar o CC até ao fim da época..Como diz o post antes do CC ser despedido já o estão a enterrar..È preciso os blogues inverter esta teoria. Qual é a diferênça entre o CC e o quatro dedos?' O quatro dedos já desceu o moreirense e o felgueiras e hoje é o melhor do mundo com um plantel de milhões..do meio campo para a frente não há um jogador que custasse menos de seis milhões de euros.( garcia dimaria cardosos ramires saviola aimar etc,) e nós nos últimos anos o mais caro foi ismalov por volta dos quatro milhões..por isso CC tém uma tarefa dificil mas com o nosso apoio vai conseguir levar a equipa a europa..uefa..È preciso ganhar as gainhas e vamos todos encher o estádio..Bilhete de sócio a dez euros..Até a minha avózinah vai nesse dia a bola para fazer número..

    ResponderEliminar
  2. Desculpem-me queria dizer que até a minha avózinha nesse dia do jogo com as galinhas vai a bola para fazer número..

    ResponderEliminar
  3. Post perfeito, não acrescentava nem uma virgula!

    ResponderEliminar
  4. Depois de mais umas horas a digerir o sucedido e mais algumas informações recolhidas, parece-me que haverá aqui alguma inevitabilidade na contratação do CC.
    O JEB pretendia um treinador português até final da época. Os estrangeiros são caros e muito exigentes. Sendo que nesta altura o risco seria dificil encontrar um que quisesse assumir a equipa.
    Tentou o aprendiz de feiticeiro. Não o conseguiu porque o jovem também não colaborou, porque não estava muito interessado em queimar-se no imenso mar de chamas que é o Sporting neste momento. Pelo que sei, estava até com receio de não ser muito bem acolhido no balneário. Uma coisa é certa, se ele quisesse mesmo, teria forçado a Académica e a transferência ter-se-ia consumado.
    Penso eu que quem tratou o assunto fez o que pôde. Aliás, nos casos do Jesus e do Jesualdo o Braga e o Boavista também fizeram render o peixe, com a essencial diferença que aí os treinadores fizeram força para sair, o que não aconteceu agora com o jovenzinho portista.
    O que restava? Se calhar só o Carvalhal. Também por aqui temos uma pescada de rabo na boca.
    Seja o que Deus quiser!

    ResponderEliminar
  5. "...ou oferecer um nome que pudesse representar esperança e com isso agregar os Sportinguistas em torno dele"

    LdA:

    Esta tua frase resume precisamente aquilo que eu defendia e que já manifestei na cx de comentários do post anterior.

    Estes cinco meses de consolado Jebiano têm sido um festival de bazucadas nos próprios pés. Este seriado de má qualidade respeitante à contratação do sucessor de PB tem constituído apenas os últimos episódios desse fenómeno...

    A CC resta desejar mt sorte e q pelo menos consiga extrair alguma qualidade no futebol que o SCP produza.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  6. Com esta gestão, julgo que dificilmente Bettencourt vai chegar ao final da época. Aposto como vamos ter eleições em Março / Abril.

    ResponderEliminar
  7. O critério para a escolha do Carvalhal foi o seguinte

    - Português

    - Barato

    - Desempregado

    - Que assinasse qq coisa que lhe aparecesse à frente

    Eis o perfil do técnico encontrado.

    ResponderEliminar
  8. Vou encarar esta decisão como um desafio.

    Confesso que Carvalhal nem sequer faz parte da minha lista de treinadores, se alguém me disser o seu nome enquanto bebo um café, continuo calmamente a mexer a bica e peço um copo de água, a minha expectativa era um treinador estrangeiro experiente.

    Aquilo que eu perfiro agora não interessa para nada a realidade trouxe Carvalhal.

    O estado actual, com o moral de todo o Sporting tão baixo, pode ser perfeito para um treinador que nunca provou o elan que já teve. Não há desculpas para ele, nunca pode conduzir "máquina" tão boa, se for ambicioso e confiante nas suas capacidades, não tem que ouvir as "bocas" que vão sair de todo o lado.

    Tem de se agarrar ao trabalho e aproveitar a oportunidade que lhe caiu no colo, se falhar desaparece definitivamente, se vencer... Portugal ganha um novo treinador.

    Boa Sorte Carvalhal, nós bem precisamos dela.

    ResponderEliminar
  9. Temos um treinador, podemos ter escolhas diferentes e pontos de vista divergentes, mas neste momento, o importante é a nossa UNIÃO, só ela fará que o sporting possa novamente re-lançar a época e quem sabe chegarmos ao fim do campeonato com uma EQUIPA a jogar à bola e com a massa associativa com ela!
    Eu tenho novamente esperança e, se todos nós, independentemente da nossa opinião, estivermos juntos conseguiremos melhorar (penso que pior é impossível!).

    Malta vamos apoiar a equipa!

    SL,
    Mário.

    ResponderEliminar
  10. Já agora era interessante saber o treinador que escolhia. Possível neste momento, claro.

    ResponderEliminar
  11. O Sporting tem de repensar toda a sua forma de jogar...a maior parte dos jogos efectuados foram de má qualidade...é uma equipa psicologicamente em baixo no fundo o Sporting precisa de uma injecção de motivação, medicamento que Paulo Bento esta época não conseguiu administrar (apesar de algumas razoáveis tentativas)e de encontrar as melhores estratégias para superar cada momento de derrota (para um sportinguista até um empate é uma derrota). O Carlos Carvalhar desde que encontre esse caminho de vitória será sempre o treinador ideal para o Sporting, convém dizer que o Carlos Carvalhal vem alternando a sua carreira com bons e resultados menos bons, não tendo ainda tido a "sorte" de encontrar o Clube que lhe dê a possibilidade de conquistar a Liga e assim se tornar um dos melhores treinadores portugueses e nós verdadeiros Sportinguista resta-nos a esperança e essa, nunca a perdemos. Viva o SPORTING

    ResponderEliminar
  12. Se o CC ganhar as gaivoitas terá meio caminho andado para triunfar em alvalade.Ele sabe que só tém que ganhar as gaivotas para etr os sócios todos consigo,,Nem que seja a pedrada temos que ganhar e por isso é preciso encher o estádio...

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.