quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Há ou não dinheiro? E para quê?



Em Novembro o Sporting não contratou Villas Boas à Académica aparentemente por falta de dinheiro, uma vez que o clube de Coimbra terá pedido 1 milhão de euros, segundo se disse então. Passado um mês, talvez menos, o clube gasta quase 10 milhões a contratar Pongolle e João Pereira, batendo a cláusula de rescisão deste. Aparentemente foi por não ter 5 milhões de euros, ou arte por o negociar por menos, que acabou por não comprar Ruben Micael, que, como reconheceu ontem Carvalhal, era um jogador que lhe interessava. Mas já parece estar disposto a abrir a mão a 1,5 milhão para contratar Pedro Mendes que no final do mês de Fevereiro completará 31 anos. E a contratação do médio é uma novela documentada, episódio por episódio, num jornal perto de si.

18 comentários:

  1. Lateral esquerdo, lateral esquerdo, lateral esquerdo!

    ResponderEliminar
  2. jvl,

    Concordo que necessitamos de um lateral esquerdo de bom nível. No entanto Pedro Mendes, mesmo à beira de completar 31 anos não me parece também despropositada a sua contratação. Acho que viria dar mais experiência e "presença" ao nosso meio-campo. No entanto, a minha aposta para este lugar seria indiscutiveklmente em Manuel Fernandes, jogador que muito aprecio, mas que infelizmente parece fora das cogitações

    ResponderEliminar
  3. O Manuel Fernandes custou ao Valência há não mto tempo atrás cerca de 18milhões de euros.Quanto achas que o vendiam agora?

    O Pedro Mendes´seria um reforço de peso no meio campo, na perspectiva de conseguir titulas já e de ir dando ao Adrien tempo para evoluir.
    Mas por outro lado, temos André Santos no Leiria a rodar e a fazer uma bela época.

    ResponderEliminar
  4. É uma forma curiosa e pertinente de colocar o problema. Ainda não tinha pensado por este prisma.

    http://sportingeterno.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. NDR: Contrariamente ao que era dito inicialmente no post, o João Pereira tinha contrato com o SC Braga até 2011. Assim procedi à rectificação do mesmo. Obrigado Hugo.

    ResponderEliminar
  6. A julgar como certas as declarações do PMAG, Dias Ferreira, no "Dia Seguinte", o SCP podia ter ido buscar o Ruben Micael pelo mesmo valor.

    Desconfio disso, mas já noutro post expliquei a minha opinião quanto à diferença de preços.

    Não sei por que razão Carvalhal falou naqueles termos na conferência de imprensa e também não estou muito ralado. Nem Micael nem Mendes jogam, em minha opinião, em posições prioritárias para o SCP.

    SL

    ResponderEliminar
  7. LdA

    A "novela" Pedro Mendes não tem haver com a sua idade mas sim com a(s) sua(s) última(s) lesões. Pelo que tenho me apercebido, o Sporting anda meio desconfiado com as mesmas. Daí estarem a observar o jogador primeiro.

    Para mim, as prioridades são sempre um lateral esquerdo e um central.

    Mas a chegar Pedro Mendes a Alvalade, não ficaria nada triste, nada mesmo.

    PS - Bem lembrado o André Santos. Este menino não engana e espero vê-lo para o ano no nosso plantel.

    ResponderEliminar
  8. Parece-me que cada um dos casos referidos são muito especificos e não sei até que ponto se pode colocar no mesmo bolo.
    Há sempre uma coisa comum que é dinheiro, no entanto a decisão de comprar ou não os intervenientes que referiste acho que não se baseia tanto nesse principio mas sim em algo mais complexo diferente de caso para caso.
    Do meu ponto de vista Pedro Mendes deveria vir/sair do rangers por um valor inferior a esse.Penso que nesses moldes o negocio não faz muito sentido.
    Abraços e vamo-nos preparar para braga!

    ResponderEliminar
  9. Tentando responder a todos:
    Não podemos ter a certeza hoje se a decisão de não contratar RMicael foi certa ou não. O tempo o dirá. Acho no entanto que CC deu informação a mais e creio que nao o fez inocentemente, como pode parecer à 1ª vista.

    Quanto ao Pedro Mendes não me parece que seja uma boa aposta um jogador com a sua idade estando nós fora da luta pelo título. Sabemos bem o quanto nos custaram no passado apostas em jogadores com o mesmo perfil e elevado salário.

    Fica-me uma dúvida no meio de tudo isto: há uma estratégia em tudo isto ou navega-se à vista?

    ResponderEliminar
  10. Juvenal,

    Eu não desgosto da ideia de se ir buscar o Pedro Mendes mas, e aqui a pergunta é idêntica à do Ruben Micael, para tirar quem? É um jogador que gosto, uma transferência de custos mais baixos para o SCP que a do RM - mas que terá 0 ou perto disso no que a retorno diz respeito - mas será titular? Eu não tirava o Adrien da equipa neste momento. Estaria o Pedro Mendes preparado para ser suplente quando tem legítimas aspirações a um lugar no Mundial?

    É certo que todos os bons jogadores interessam mas...lateral esquerdo, lateral esquerdo!!

    ResponderEliminar
  11. Epá em relação ao Ruben Panisgas, vejo o seguinte cenário...imaginemos que a proposta do Sporting era praticamente igual à dos fcporcos. Ele, que não é sportinguista de coração (nem tripeiro, dizem que é lamp porco), podia escolher entre nós e os tripas...quem é que acham que ele escolheria??? assim como ele, muitos outros. E descendo à realidade, estamos a comparar um clube que é quase sempre campeão em Portugal e que costuma ir "longe" na champions...Acham que teve haver com puder negocial, ou com verbas pedidas??? não me parece.

    Gostava era agora de saber a opinião dos que lhe bateram palmas no ultimo jogo em Alvalade??? será que já cairam no ridiculo que fizeram? espero bem que sim, e espero que comecem apoiar só aqueles que são nossos e não pseudo-compras.

    SL

    ResponderEliminar
  12. O Carvalhal disse que internamente tinham analisado o interesse em contratar o Ruben mas que tinham visto que este já estaria comprometido.
    Foi isto que foi dito pelo Carvalhal.

    Dizer que o Sporting falhou a contratação é um disparate ou ir atrás da imprensa vermelha que tenta passar a mensagem por outras razões.

    ResponderEliminar
  13. O fóculporto tem mais argumentos que nós nestes processos negociais que caracterizam, muito bem, o futebol português;
    O poder negocial do Sporting com os clubes portugueses é nulo;
    Quando queremos algum jogador temos de pagar as cláusulas de rescisão;
    O RB é bom jogador, mas não iria colmatar as principais carências do nosso futebol.
    A meu ver temos de comprar um central de categoria, forte no jogo aéreo, com poder de choque, se possível português, porque não saber as condições do Manuel da Costa( poderá jogar na Liga Europa)?
    É importante tentar um médio-ala esquerdo, daqueles que vai à linha e sabe cruzar com a cabeça levantada( não temos ninguém que o faça, e por outro lado, possibilitava que o Vuk fosse jogar para avançado, onde ele joga mais).
    Por último, considero fundamental os nossos responsáveis terem em consideração a questão do treinador.
    CC servirá até ao final da época, sem dúvida. No entanto não é treinador para o Sporting.
    Temos de ter um treinador que nos possibilite ter outro tipo de visibilidade no panorama internacional, que ponha a equipa a jogar ao ataque, com um futebol de qualidade e assim consiga trazer até ao futebol do Sporting todas as mais valias daí decorrentes.
    Recentemente um treinador que poderia trazer-nos isso tudo, ficou livre...tendo saído do Olimpiacos da Grécia. Zico.
    Porque não tentar o Zico para um projecto desportivo a 2/3 anos?
    Nenhum dos jornais desportivos chamou para 1ª página a destinção Europeia de que a Academia Sporting foi alvo...isto quer dizer o quê?
    Uma última palavra para o nosso presidente, os Sportinguistas esperam uma posição do clube no que diz respeito à questão das arbitragens dos nossos adversários...em claro prejuízo dos nossos interesses!

    SPORTING, Um Orgulho com 103 anos!!

    SPORTING SEMPRE!!

    Sócio 61317

    ResponderEliminar
  14. Vejo muitas vezes escrito o argumento de que a contratacao do Pedro Mendes tem logica pois dar-se-ia tempo ao Adrien para evoluir. Mas que disparate e' esse??? Adrien nao tem 18 anos e se ha coisa de que precisa para evoluir e' jogar com regularidade. E, a proposito, e' um fantastico jogador, com potencial para crescer muito para la do Mendes, que e' bom rapaz.
    Quanto 'a novela diaria nos jornais basta-nos lembrar doRuben Micael para nao dar valor nenhum a esses sacanas.

    ResponderEliminar
  15. NA MINHA OPINIAO O RUBENS MICAEL E UM BOM JOGADOR MAS PARA MIM NAO E UM JOGADOR PRIORITARIO NESTA ALTURA.

    MAS PENSO QUE O GRANDE ERRO DOS NOSSOS DIRIGENTES FOI O TER CONTRATADO NO INICIO DA EPOCA AI SIM TERIA SIDO O TIMING IDEAL PARA FAZER O NEGOCIO E NAO TER IDO BUSCAR O MATIAS.

    NA MINHA OPINIAO CONTINUA SE A COMETER OS MESMOS ERROS DO PASSADO COMO POR EXEMPLO ESTA NOVELA DO PEDRO MENDES E UMA VERGONHA TAL COMO FOI A DO RUBENS MICAEL E A CONTINUAR ASSIM VAMOS SER SEMPRE OS COITADINHOS.

    PENSO QUE SE QUISERMOS TER ALGUNS OBJETIVOS AINDA NESTA EPOCA PRECISAMOS DE UM TRINCO E DE UM AVANCADO OUTRAS POSICOES SAO PRECISO COLMATAR EM RELACAO A PROXIMA EPOCA TAIS COMO UM GUARDA REDES, UM CENTRAL, UM LATERAL ESQUERDO, E MAIS O RESTO DEPENDERA DAS SAIDAS NO FINAL DA EPOCA.

    GOSTARIA QUE OS NOSSOS DIRIGENTES MOSTRASSEM O MAIOR RAPIDEZ NOS NEGOCIOS E QUE SEJAM MENOS MEDROSOS POIS PARECE QUE TEM MEDO DE TUDO.

    ResponderEliminar
  16. Caro jvl,

    Pedro Mendes entra e tira, muito naturalmente, o lugar à frente da defesa, quer ao Adrien quer ao Veloso.

    Ao contrário do Hugo, acho que o trinco é a posição que mais evolução daria ao futebol do Sporting se desempenhado por alguém com qualidade e, já agora, que o seja efectivamente.

    Entrando Mendes, creio que estariamos em condições de colocar Veloso, até sair no final de época, como lateral esquerdo (mesmo que ele não queira), deixando para a próxima época a necessidade de recrutar gente para as alas (defensiva e ofensiva).

    Equilibrar alguns egos para implementar esta estratégia é que dará algum trabalho, mas hoje em dia o que é que não dá?

    ResponderEliminar
  17. Felizberto,

    Normalmente concordo com o que escreves mas hoje não. Um dia teria que ser.
    Acho que retirar o Adrien da equipa, agora que se encontra a jogar regularmente e a crescer - é nítida a melhoria ao nível do passe devido à confiança que gradualmente tem ganho - seria um erro tremendo. Pedro Mendes, porque pode inclusivamente jogar mais à frente e tem capacidade para tal, tiraria a meu ver, e porque neste momento está abaixo do que pode, o lugar a Moutinho. Se gostava de ter Ruben Micael? Sim mas não por aquele preço. Se gostava de ter Pedro Mendes? Sim mas não para cortar a evolução do Adrien.

    Dito isto, vou agora para Alvalade. Bom jogo a todos.

    ResponderEliminar
  18. não precisamos do Ruben Micael nem do Pedro Mendes apesar de serem excelentes jogadores.. penso que era mais urgente a questão do defesa esquerdo e do central

    Saudações Leoninas

    novo blog..
    http://dalhesporting.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.