sábado, 16 de janeiro de 2010

Levantamos voo? (Resumo da semana)


Esta semana desportiva no Sporting tem sido marcada pela melhoria de resultados e exibições. Vitória, apesar de suada e difícil, ante o Leixões, regresso do interesse, por números sérios, por um jogador do nosso plantel e nova vitória ante uma U. Leiria, que na jornada da Liga quase provocou uma abalo em pleno dragão, depois de o ter concretizado em Alvalade.

O jogo com os homens do Mar significou o regresso de um tom mais agradável no futebol leonino. Sendo certo que há problemas que continuam latentes, é bem verdade que se notam evidentes melhorias na produção futebolística. Os jogadores parecem querer voltar a mostrar o que sabem e pareciam ter esquecido. Foi magra a vantagem, chegou quase no final, mas foi inteiramente merecida.

Izmailov, que de jogo para jogo procura voltar à sua melhor condições técnica e física, é requisitado em Moscovo. 6 milhões de euros é uma verba considerável para o Sporting, para um jogador com 27 anos, que é dos mais valiosos e por isso dos mais necessários. Uma decisão difícil, a merecer ponderação. Uma boa decisão a recusa, parece-me, a ser repensada no final da época, caso os russos voltem à carga. O interesse por Moutinho foi outra das noticias da semana. Mesmo sem qualquer confirmação, é a demonstração que o valor dos nossos jogadores continua a ser reconhecido, mesmo quando parecemos ser nós os primeiros a não acreditar neles.

A malquista Taça da Liga, de má memória para nós, levou-nos a meio da semana a Leiria, onde, num terreno sem condições, se deu um passo para um patamar confortável, de onde poderemos olhar a fase seguinte da competição com confiança. Foi um bom treino real, veremos que repercussões terão na condição física no compromisso Nacional, uma vez que foi a equipa titular a fazer as despesas.


O jogo com os alvi-negros madeirenses será uma boa prova de aferição da consistência da retoma desportiva verde-e-branca. Trata-se de um adversário de qualidade, com quem repartimos, neste momento, a quarta posição. Uma boa oportunidade para impor um afastamento na tabela classificativa, sem perder de vista qualquer derrapagem nos lugares cimeiros da classificação, num jogo que ficará assinalado como o nº 100 de Patricio e pelo regresso aos convocados de Liedson.

6 comentários:

  1. Quanto à condição física, não fosse a preparação desta época, diria que nunca poderia ser uma desculpa. Ainda assim acredito que não irá pesar pois a recuperação é muito mais rápida quando se ganha.
    Jogar à quarta e fim de semana, é normal em campeonatos mais competitivos, e nunca vi um jogador português ou que tivesse cá jogado que não se adaptasse a isso, e em clubes que participam nas competições europeias.

    Espero que nos apresentemos bem, para levar de vencida um dos adversários que melhor futebol joga(va) no nosso campeonato, e que tem um dos presidentes mais nojentos do futebol indígena.

    Uma nota para a marca alcançada pelo Rui Patrício: parabéns. Sempre fui a favor de que o SCP precisava de um GK mais experiente que ele mas cresceu muito e espero que o continue a fazer. Que trabalhe a saída dos postes, a sua principal lacuna, para que possa contar mais 100, 200, 300 jogos com a camisola mais linda do Mundo.

    Hoje à noite, como sempre, a vitória é o único resultado que interessa. SCP SEMPRE!!!

    ResponderEliminar
  2. JVL:
    Ainda falava com um amigo Sportinguista sobre as sáidas aos cruzamentos. Ou muito me engano ou vamos ter que esperar mais um pouco. É que essa qualidade desenvolve-se com a experiência e maturidade competitiva e é muito dificil de ver em GR jovens como o RP. Aliás, não me lembro de nenhum GR nessas condições que o fizesse e há até muitos veteranos que nunca a chegam a ter.

    Sair aos cruzamentos é extremamente dificil, uma vez que obriga o GR a calcular a trajectória, antecipando em simultâneo a movimentação dos avançados e colegas de defesa, com os lances a disputarem-se a grande velocidade. Qualquer hesitação ou erro deixa o GR desposicionado, muitas vezes em piores condições do que as que teria se tivesse permanecido na baliza. É por auto-defesa que os GR acabam por optar por seguir a bola com os olhos...

    Seja como for o RP de hoje é outro que o dos primeiros anos. Digamos que nos tem custado muito vê-lo crescer. No sábado passado, quando ele nos safou por 2 vezes, precisamente as únicas que foi obrigado, lembrei-me que foi precisamente contra o Leixões que ele se estreou como titular, após o imbróglio Stojkovic. É que nesse jogo "ficou-nos" a dever os 2 pontos, tão infeliz foi a sua participação.

    ResponderEliminar
  3. Jvl & LdA

    Quero corroborar com vocês. Se até para um guarda-redes experiente já é difícil a saída dos postes imaginem alguém no seu começo. Eu também achava que deviamos apostar num guarda-redes experiente mas Rui Patrício está a mostrar em campo porque é titular.

    Atenção, que hoje em dia, estas novas bolas ganham efeitos "caprichados" na sua trajectória, o que dificulta ainda mais a missão de um guarda-redes.

    Vocês lembram-se daquelas bolas de cautchu? Belas lesões corporais apanhei com ela quando era puto. Então quando ficavam molhadas (minha nossa senhora). Vai la vai :)

    ResponderEliminar
  4. The LC:
    Eu "era" GR e nunca me esquecerei dessas bolas, especialmente quando chovia. E como joguei quase sempre com pessoal mais velho o que eu tinha que me aguentar quando puxavam a culatra atrás...

    ResponderEliminar
  5. Numa semana em que se falou de calendarização, os horários dos jogos dos jogos voltaram a estar em cima da mesa. Deixem-me só trazer os horários da próxima jornada... Jogamos em Braga ao princípio da noite de sexta, enquanto o Porto joga às 17h de sábado, como antigamente, e o Benfica também a horas decentes, capazes de atrair gente aos estádios.
    Até quando?...

    Sexta-feira, 29 de Janeiro
    Sp. Braga - Sporting, 20h45 (RTP)

    Sábado, 30:
    U. Leiria - Olhanense, 16h
    Naval - Belenenses, 16h
    Nacional - FC Porto, 17h (SportTv)
    Benfica – V.Guimarães, 19h15 (SportTv)

    Domingo, 31
    V. Setúbal - Rio Ave, 16h00
    P. Ferreira - Académica, 18h00 (SportTV)

    Segunda-feira, 1 de Fevereiro:
    Leixões - Marítimo, 20h15 (SportTv)

    ResponderEliminar
  6. SPOOORTING!!!!

    Parabéns ao Carvalhal porque nos devolveu a alegria e a esperança.
    Estamos na luta!- Continuo com a ideia de que se ganharmos em Braga ainda vamos lutar pelo título!
    O Liedson é GIGANTE!
    o Moutinho precisa de banco, precisamos de um central!
    O carnide amanhã perde e o braguinha tb!
    SPORTING SEMPRE!!!
    sócio 61317

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.