quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Norte Leonino


Como era do conhecimento público, sobretudo dos frequentadores da blogosfera e os leitores do Jornal Sporting, o Solar do Norte realizou no passado dia 21 a sua I Tertúlia Leonina. Foi um evento que correspondeu às nossas melhores expectativas e julgamos ter cumprido os objectivos a que nos havíamos proposto: colocar os sportinguistas do Norte em contacto uns com os outros, trazer mais pessoas às nossas instalações, fomentar a nossa implantação regional e, em última instância, incrementar o sportinguismo.
Participaram na Tertúlia cerca de 30 pessoas, de várias proveniências: Porto, Matosinhos, Vila Nova de Gaia, Ermesinde, Aveiro, Parambos, Vila do Conde e Lisboa. Como oradores convidados para esta primeira edição optámos por convidar sportinguistas com ideias próprias e esclarecidas acerca do nosso Clube, que conhecemos através da blogosfera e de contactos pessoais. Estiveram presentes Gabriel Almeida (sócio do Solar do Norte e co-editor do blogue Sangue Leonino), Nuno Mourão (do site Sporting Apoio) e José Duarte Pereira (do blogue A Norte de Alvalade). Os temas abordados por cada um, respectivamente, relacionavam-se com os desafios do futuro do Sporting, a implantação da “marca Sporting” na internet e a tentativa de junção das três claques no mesmo sector do estádio e, por fim, o papel da confiança na relação entre sócios e dirigentes. Estiveram presentes vários membros da claque Directivo Ultras XXI, representantes da direcção do Núcleo Sportinguista de Aveiro, do Núcleo de São Tomé e Princípe e ainda da filial Sporting Clube de Parambos.
Durante a Tertúlia não foram abordados com profundidade temas da actualidade futebolística – essa foi, aliás, uma indicação expressa deixada pela organização, uma vez que os objectivos traçados passavam por identificar temas mais estruturais da realidade leonina, numa perspectiva temporal alargada e não dependentes do dia-a-dia do futebol. Após as excelentes intervenções iniciais de cada um dos oradores, o debate alargou-se a todos os presentes e a discussão foi plural e extremamente estimulante. As suas conclusões podem ser vistas clicando neste link do site solardonorte.org, e estão organizadas nos sub-temas Claques, Futebol e Academias, Núcleos e Perigos, Desafios e Oportunidades. Como não poderia deixar de ser, a Tertúlia encerrou com uma prolongada salva de palmas e gritos de "Viva o Sporting!". A mensagem final que ficou foi a importância da união entre todos os sportinguistas e a necessidade de participar activamente na vivência do Clube, seja nos Núcleos seja apoiando o futebol e as modalidades. Numa semana em que o Sporting decide muito do resto da sua época entre Porto e Braga, está na hora de o Norte Leonino mostrar a sua raça e fazer a sua parte.

8 comentários:

  1. "optámos por convidar sportinguistas com ideias próprias e esclarecidas acerca do nosso Clube"

    ????????!!!!!!?????????!!!!!

    Leão da Boavista

    ResponderEliminar
  2. Caro Leão da Boavista,
    Se é um sportinguista do Porto, convido-o a passar um dia no Solar, que fica na zona de Campanhã. Conheça as actividades primeiro e faça depois a avaliação. Julgo que é a forma mais correcta de fazer as coisas.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Caro Bruno Martins,
    Sou do Porto e já passei muitas vezes no solar, que conheço muito bem.
    Não fiz qualquer tipo de avaliação. Apenas não compreendi muito bem a sua avaliação ao dizer que "optou por convidar sportinguistas com ideias próprias e esclarecidas acerca do nosso Clube". Só isso. Já agora lhe digo que louvo o trabalho que estão a fazer, não esquecendo o grande esforço e dedicação dados pelo Tiago e pelo Fernando Machado.
    Cumprimentos

    Leão da Boavista

    ResponderEliminar
  4. VERDADES DIFICEIS - TEXTO DIFICIL PARA ALGUNS SPORTINGUISTAS (1ª parte)

    http://sportingeterno.blogspot.com



    http://sportingeterno.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Infelizmente não pude estar presente nesta tertúlia e convívio leonino. Tudo isto é interessante e proveitoso, mas enquanto não se fizer a verdadeira reforma organizacional no clube, a materialização destas iniciativas será difícil e pouco frutifera.

    O Sporting tem que olhar acima de tudo para as centenas de núcleos (muitos deles a norte) que por razões diversas estão inactivos ou encerrados. Isso sim, é importante e penso que os restantes núcleos activos nas zonas geográficas próximas desses núcleos mais debilitados têm um papel preponderante. No entanto, enquanto não se fizer a restruturação organizacional do Sporting, será complicado aos núcleos não passarem de meras agremiações ou colectividades que vivem à custa da carolice dos espiritos mais dedicados à causa. O mesmo acontecerá aos milhares de sócios espalhados pelo país e pelo mundo. Enquanto não se alterarem os estatutos do clube, será difícil exercerem os seus plenos direitos. Instituir e consolidar a figura do referendo e o voto à distânca para os órgãos sociais, são alterações inevitáveis no futuro.

    A reforma organizacional passa também por transformar o Conselho leonino, não num Conselho de Notáveis, mas sim, num Conselho onde tenham lugar sócios representantes das várias estruturas em que se organiza o mundo Sporting: Cinquantenários, Grupo Stromp, Leões de Portugal, Associação de Adeptos e representantes dos Núcleos, neste caso, não de todos, mas eleitos por Distrito, nunca por região.

    Sexta lá estamos em Braga.

    ResponderEliminar
  6. Bruno:
    Tive a felicidade de ter participado na I Tertúlia Leonina, um momento que ficará gravado para sempre. Saliento a forma elevada do debate, o profundo conhecimento sobre os problemas reais que afectam o clube e que na maior parte das vezes contruibuem para que a nossa força real seja desaproveitada. Chamo à atenção para a abrangência da faixa etária, sendo contudo de mencionar uma forte presença jovem, sinal de que o Sporting é um clube capaz de continuar a seduzir, mesmo apesar de nem sempre ganhar como devia.

    No Solar do Norte respira-se Sportinguismo, é cada vez mais um sitio onde dá gosto estar. Facto a que não será alheio o dinamismo e empenhamento que os actuais responsáveis dedicam em tudo o que fazem. Merecem o nosso apoio, nem que seja com uma simples presença. A I Tertúlia foi apenas o inicío estou em crer.

    ResponderEliminar
  7. Bruno:

    Reitero os meus parabéns por esta iniciativa. Folgo em saber que correu td muito bem e que vcs (dirigentes do solar do norte) conseguiram atingir as expectativas que criaram. É excelente qd, após o esforço dispendido na organização de um evento, os seus promotores se deparam com o merecido sucesso!

    Felicidades para o Solar do Norte e bem-hajam por fomentar o sportinguismo de forma tão elevada.

    SL!

    ResponderEliminar
  8. É com alegria que vejo o pulsar do Leão.

    É bom saber que há quem lute contra a decadência do nosso Clube.

    O Sporting não são só os atletas que se esforçam dentro de campo. Os milhões que espalhados pelo mundo sofrem pelo Clube, e tentam ajudar a erguer o nome do Sporting bem alto, também são o Sporting. Infelizmente a inteligenzia do Clube muitas vezes não se apercebe disso.

    Parabéns ao Solar do Norte pela iniciativa.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.