terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Quantos Sporting´s há?

O Sporting demonstrou hoje em Liverpool que a maior parte dos seus problemas não estão na qualidade dos seus jogadores, como muitas vezes se que fazer crer. Os problemas de consistência desta equipa, bem evidentes nos lances de golo e no eclipse de grande parte do 2º tempo, serão mais fácil de explicar por um psicólogo do que por um treinador.

É que há vários Sporting´s, por vezes num jogo só, como no de hoje. Mas o que normalmente tem prevalecido é o “mau Sporting”, aquele que de repente se sobrepõe ao que de melhor esta equipa parece querer prometer. Não foi uma exibição capaz de resgatar a equipa dos maus resultados, mas ficou uma porta aberta para a 2ª eliminatória bem como para o que resta do campeonato.

26 comentários:

  1. Aquele início de 2ª parte mostrou o SCP mais habitual dos últimos 18 meses pelo menos. Apático, a ver jogar e normalmente a encaixar um golo.

    Resultado que deixa em aberto a eliminatória pois uma vitória 1-0 cá chega.

    ResponderEliminar
  2. Continuamos a defender mal, a falhar na linha defensiva, permitindo por jogadores em jogo ou a perder consecutivamente os lances de bola parada. E continuamos sem muita sorte, porque quando tem que correr mal corre mesmo mal, como foi no caso do 2º golo, em que não só é falta como a bola cai directa nos pés do jogador do Everton.

    Gostei da entrada do Yanick, que permitiu acelarar o jogo, embora me continue a parecer que Liedson/Saleiro não é uma dupla para funcionar. Aliás, masi convencido fiquei que Liedson fica melhor sozinho na frente, ou eventualmente com Pongolle que não procura tanto o centro como esta dupla.

    ResponderEliminar
  3. Hoje o Liedson estava a ser uma autêntica nódoa. De repente... lá está, saca um coelho da cartola, arranja um penalty para, nos meter outra vez na eliminatória, e provoca a expulsão do central francês... Menos um titular na segunda mão!

    Vá lá, vá lá...

    Tb é justo dizer que a primeira parte do SCP em Goodison Park merecia outra sorte.

    O q (+) me preocupa é isto: Izmailov mostrou outra vez que é o jogador mais consistente e completo do plantel e apenas nos dão 6M€ por ele... E, caramba, pode não ser nenhum rapazola, mas com 27 anos, está mt longe do fim da carreira...

    SL!

    ResponderEliminar
  4. ahhh! E o Yannick desta vez não foi... o Djaló. :)

    ResponderEliminar
  5. Dia mau para explicar porquê que o futebol do Sporting perde dimensão colectiva com as decisões do Liedson e com isso muitas jogadas de ataque. Aliás o tipico é receber a bola e virar-se,mesmo que atrás dele esteja toda a equipa adeversária.

    Perdas de bola no contacto ia em 7 quando deixei de contar, uma vez que o jogo começou a ficar feio para nós. Passes de tabela nem um, apesar de solicitado por Yanick, Matias e Saleiro, mais do que uma vez. Sem ver isto, que quem gravou o jogo poderá confirmar, fica sempre a ideia que o problema é dos outros e nunca dele, porque no final o homem cava sozinho o golo.

    Quanto a Pedro Mendes fiquei com a ideia que ficamos iguais defensivamente, mas perdemos poder de passe que nos permita desferir contra-ataques. Mas esta é outra luta perdida, estou convencido.

    ResponderEliminar
  6. Virgílio,

    Quatro aspectos me preocupam na eventual saída do Izmailov:

    - a perda de um dos melhores jogadores do plantel senão mesmo o melhor. Pelo menos o mais consistente e profissional é de certeza.

    - a verba ser verdadeiramente baixa para um jogador do seu valor

    - as alternativas não assegurarem a mesma qualidade nem lá perto

    - os responsáveis por colmatar esta saída serem quem são


    Quanto ao Liedson estava a ser uma nódoa mas como dizia no post abaixo, a única maneira de criarmos perigo seria o Liedson sacar algo da cartola. Et voilà!

    ResponderEliminar
  7. O comentário anterior foi inserido no post do PLF http://bancadanova.blogspot.com/2010/02/muito-cansado.html cuja leitura recomendo.

    ResponderEliminar
  8. LDA, só há um Sporting. O maior problema deste Sporting é ter uma cambada de mediocres sem mentalidade competitiva. Tem sim, meia duzia de bons jogadores, mas tal não basta. Não tem lider nem dentro nem fora do campo. Não há um capitão de equipa, com eles no sitio para colocar alguns nos eixos. O balneário é um ninho de viboras, tem varios lideres, bufos e há de tudo menos espirito leonino. Não admira que um treinador que venha de novo, queira meia equipa nova.

    ResponderEliminar
  9. JVL...e o teu amigo hoje? Até nem se portou assim tão mal pois não? Veio trazer alguma dinâmica à equipa...certo?
    (eu sei que não te devia provocar mas o que queres...não resisto!!)

    ResponderEliminar
  10. Dina:
    E a não convocação do nosso amigo Postiga pode ser muito popular, mas também muito injusta!

    ResponderEliminar
  11. E a UEFA que meta os 2 auxiliares a mais no... banco. O 2º golo do Everton é mesmo ilegal!

    ResponderEliminar
  12. Engraçado. Ainda não tinha lido este post e tinha escrito um siamês no Rugido! Parece que somos muitos a achar as mesmas coisas...

    ResponderEliminar
  13. Só me preocupa o facto de despachar izmalov, talvez o mais consistente neste momento do SCP, não sei por quem vão o substituir, pq como ele n encontro paralelo (pelo menos nesta fase). Espero q os srs. dirigentes tenham bom senso neste negócios...
    SL.

    ResponderEliminar
  14. LdA...sabes quantas vezes pensei nisso ao longo do jogo? Quando Liedson parecia nem estar em campo e quando Saleiro foi apanhado uma data de vezes em fora de jogo só pensava...e Postiga em Portugal.
    Acho que Carvalhal está a errar com Postiga.Tem mais qualidade técnica que Yannick por exemplo e foi o único a não ser convocado.
    Gostaria de o ver renascer mas assim não vai ser fácil.

    ResponderEliminar
  15. Cada vez mais actual o que escrevi quando se começou a falar em vender o grande Czar Marat Izmailov:

    http://hipocrisiasindigenas.blogspot.com/2010/01/o-czar.html

    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  16. gostei de ver hoje o Sporting (apesar de tudo) mas gostei mais dos sinais que vieram da bancada.... O SPORTING NÃO AINDA NÃO MORREU !

    ResponderEliminar
  17. e o segundo golo é ILEGAL em qualquer lado. Será que temos sina?...

    ResponderEliminar
  18. Dina,

    Ele traz velocidade só que o resultado prático é diminuto regra geral. Quanto ao Postiga, acho injusto que seja encostado desta forma mas com a sucessão de jogos sem marcar que leva, que fazer?

    ResponderEliminar
  19. http://reporterx24.blogspot.com/2010/02/crises-no-sporting-2-empurrao-final.html

    ResponderEliminar
  20. Ninguem fala do caso vukcevic...mas sera questionavel o porque de ha 3 ou 4 jogos pra ca Carvalhal nao fazer a 3ª substituiçao...e nao por o montenegrino em jogo com resultados negativos, empates...?! Temos neste momento um treinador muito mediocre..ha que admitir!

    ResponderEliminar
  21. LdA é exactamente o que penso em relação ao Liedson. É um dos grandes responsáveis pela falta de fluidez do futebol atacante do Sporting. Na maioria das vezes lento, mau na recepção, no passe e na tabela; excelente na finalização e no desencantar de lances "à Liedson". Prende o jogo, aliás a exemplo do Postiga, e perde mais bolas do que as muitas que recupera. Mas tenho sempre uma grande dificuldade em explicar o meu ponto de vista aos amigos da família Sportinguista já que ele vai resolvendo, e como disse, vai passando a ideia de que os problemas nunca são com ele. E isto chateia-me.

    ResponderEliminar
  22. PjDinis...já somos dois a achar que Liedson por vezes só complica. Ontem foi um desses dias. Ausente do jogo só serviu mesmo para arrancar o penaltie.

    ResponderEliminar
  23. Caros amigos,

    Além do psicólogo, botem aí um preparador físico. A equipa de 1999/2000 também não era um poço de técnica e magia, mas deixavam a pele em campo e eram extremamente solidários.

    SL

    ResponderEliminar
  24. Bom dia,

    Também concordo convosco em relação a Liedson. E penso mesmo que o crescimento que se verificou no Sporting nos últimos meses coincidiu com a ausência dele por lesão. Postiga é mais inteligente e mais jogador de equipa, o que levou ao reaparecimento de um conjunto de movimentos ofensivos que todos nós gostamos.

    No entanto convém não esquecer que Liedson, no jogo em que regressa, marca 2 golos em cerca de 30 min e ... resolve, coisa que tanto Postiga como Saleiro não conseguem e, no fim de contas, é isso que conta e é por isso que o Sporting não se pode dar ao luxo de não ter Liedson em campo. Eu se fosse treinador faria o mesmo, o que não invalida que ache que, se o Postiga tivesse metade dos golos do Liedson (que não são muitos), seria titular indiscutível.

    SL,
    Pedro Carvalho

    ResponderEliminar
  25. fyi

    "
    O senhor Sporting
    17 | 02 | 2010 08.46H
    João Malheiro

    De quando em vez, a Federação Internacional para a História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) divulga registos que propiciam um delicioso mergulho na história da bola mundial. Um dos seus últimos trabalhos elenca os maiores goleadores de todos os tempos. Eusébio (27.º), Peyroteo (33.º), Gomes (34.º), José Águas (61.º) e Nené (90.º) são os artilheiros portugueses que figuram no quadro de honra.

    Tratando-se de um estudo, liderado pelo inevitável Pelé, sem ponderação dos golos marcados relativamente aos embates efectuados, torna-se imperativo estabelecer a média obtida por cada um dos melhores finalizadores do futebol internacional. E qual é a surpresa? Fernando Peyroteo, com 331 remates certeiros em 197 prestações, garante o assombroso cadastro de 1,68 golos por jogo. E essa é a melhor média goleadora universal de sempre.

    Pode argumentar-se que Peyroteo jogava nos tempos em que o edifício táctico dominante era o WM, sistema que privilegiava as acções ofensivas em detrimento das defensivas. Pode também argumentar-se que Peyroteo actuou (nas décadas de 30 e 40) em competições pautadas por acentuado desnivelamento competitivo. Pode ainda argumentar-se que Peyroteo não teve no seu despacho significativo número de encontros de carácter internacional, numa altura em que a modalidade quase não passava de um enternecedor amadorismo.

    Não se pode é dizer que Peyroteo não foi o maior proto-avançado do futebol português ou que não é a maior referência mítica do Sporting. Ele desfeiteou 64 vezes as redes do Benfica, 65 vezes as do Belenenses, 33 vezes as do FC Porto. Peyroteo tinha o húmus do golo, marcava à tripa-forra, transformava um metro de terreno num autêntico latifúndio."
    (in Destak)

    SL,
    Pedro Carvalho

    ResponderEliminar
  26. boas...

    e se em vez de grimi, tivesse jogado veloso na esquerda.
    nem jogou bem grimi porque definitivamente ele não tem qualidade, e teriamos aproveitado o veloso que no meio não defende e com matias já são dois.
    Creio que nas alas está muito do desequilibrio ofensivo da equipa e existe a necessidade de dar boas linhas de passe.
    As equipas que jogam contra o sporting fecham todos os caminhos pelo meio com defesas apertadas hxh para provocarem passes para os laterais que quando recebem perdem logo a bola com o famoso chutão para afrente.
    Com laterais com alguma qualidade e que saibam sair a jogar passamos a equilibrar os jogos dai achar que o veloso quando joga na lateral acrescenta, sair a jogar e resolve os seus problemas defensivos.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.