sexta-feira, 30 de abril de 2010

Captações no Hóquei em Patins


Recebemos este cartaz da parte da Secção de Hóquei em Patins do Sporting a dar conta da realização de treinos de captação para as equipas da modalidade.

O trabalho sustentado tem vindo a ser desenvolvido, ao ponto de existir a possibilidade de ter uma equipa senior na próxima época. Aproximam-se também as fases finais dos campeonatos nacionais e será possível ver nos ringues por todo o país, o talento dos jovens patinadores leões.

Numa das modalidades com mais tradições e sucesso da história desportiva em Portugal, é inquestionável a importância da presença do Sporting Clube de Portugal ao mais alto nível.

EM FRENTE SPORTING!

11 comentários:

  1. Era muito bom ter uma equipa sénior, ouvi dizer que temos lá um grande craque nas camadas jovens.

    ResponderEliminar
  2. Hugo:
    O Miguel no Sangue Leonino colocou um título interessantíssimo, que só não comentei por falta de tempo. E esse era "Queres ser como Livramento , Rendeiro ou Chana?".

    Apesar de interessante quem, do público alvo a que se destina a mensagem se lembra ou identifica com os nomes citados?

    A interrupção da modalidade no nosso clube quebrou essa ligação com a história e por isso só os mais velhos se lembrarão desses nomes míticos.

    Pouco ou nada adianta agora lamentar aquilo que me parece ter sido um dos muitos erros históricos do nosso passado recente. Mais importante do que isso parece-me ser importante salientar agora o importante trabalho que tem sido levado a cabo por uma excelente equipa liderada pelo Engº Gilberto Borges. E, sem as referências de outrora, e com o evidente declínio da modalidade a nível nacional, esse trabalho é ainda mais difícil e por isso todo o nosso apoio e carinho é o mínimo que podemos dar.

    Terminaria dizendo que eu diria que eu gostaria de ser como Chana ou Rendeiro, e nem em sonhos admitiria alguma vez ser como o Livramento.

    ResponderEliminar
  3. @leo@

    Temos diversos bons jogadores e um jovem juvenil que é qualquer coisa simplesmente fantástica, quando está inspirado.

    LdA,

    Creio que a modalidade sofre da futebolização do nosso país. Embora sejamos um país mais pequeno, é uma pena ver o exemplo que temos aqui ao lado, forte em futebol, andebol, basquetebol, hóquei, etc.

    Nós sofremos do facto de existir um clube de futebol em cada esquina, sendo que se acaba por conseguir jogar futebol num clube, nem que seja à 4ª ou 5ª alternativa.

    Existe "mercado" por explorar, mas também existe "inoperância" por parte de clubes e federações. Conseguir, por exemplo, transmissões televisivas era um primeiro passo para o sucesso.

    SL

    ResponderEliminar
  4. Leão de Alvalade, Hugo,

    diria que a futebolização do desporto em Portugal (altamente patrocinada pelo Estado, veja-se o apoio dado ao Euro-2004) que se deveu a circunstãncias políticas tem duas influências perniciosas: por um lado (como o Hugo salienta), roubar praticantes às outras modalidades.

    Contudo, não me parece que esse seja o pior problema da futebolização. Por outro lado, esse fenómeno levou a um total afastamento de uma cultura de desporto em Portugal. Salvo raras e honrosas excepções, há poucos meios e menos vontade de os criar e é fomentada uma cultura totalmente futebol-cêntrica que prejudica muito mais do que o ecletismo de alguns clubes, prejudica a própria saúde física dos portugueses e é francamente negativa ao nível das mentalidades.

    A luta do ecletismo foi uma luta ingloriamente perdida pelas pessoas das modalidades quando, na década de 80, se passou a canalizar todos os recursos para o futebol.

    Não se perdeu apenas competitividade. Perdeu-se uma cultura e um hábito desportivo em que os clubes eram capazes de chegar aos cidadãos e colocá-los a praticar desporto.

    O lugar dos Holmes Place desta vida deveria ter sido o do Sporting, Benfica, etc. Mas não...

    ResponderEliminar
  5. "O lugar dos Holmes Place desta vida deveria ter sido o do Sporting, Benfica, etc. Mas não..."

    Excelente reparo!

    Já num debate quanto ao ecletismo leonino fiz um reparo semelhante, relembrando que, por exemplo, Ginástica e Natação foram fundamentais para a angariação de jovens adeptos nos anos 60 e 70.

    SL

    ResponderEliminar
  6. Hugo

    Não te esqueças que para as TV's "darem" as modalidades, são estas que têm de pagar às TV's as transmissões. Por alguma razão não vês hoquei na TV.

    ResponderEliminar
  7. Captações em Santo Antão do Tojal???

    Qlq dia ainda chegam a Castelo Branco... Pelo sim, pelo não, vou emprestanto os velhos patins do pai ao meu puto. Pode ser que se ajeite! :)

    Venha 'mazé' o caraças do pavilhão... E com possibilidade da prática do Hóquei patinado, claro.


    8, Hugo, Pergunto: segundo a promessa feita, que ia de encontro ao projectado do Eng.º Gilberto Borges, não era na próxima época que recuperavamos os séniores para a modalidade? Confirma-se esta situação?


    SL

    ResponderEliminar
  8. "O trabalho sustentado tem vindo a ser desenvolvido, ao ponto de existir a possibilidade de ter uma equipa senior na próxima época."

    ;)

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. Hugo... Fiquei na mesma, LOL!


    "Possibilidade" é um termo um bocado ambíguo e o contexto da frase não esclarece... Eu interpretei como "é possível, mas não é certo". Há a possibilidade ou há a certeza?

    FDX lá pró pretuguês! E q tal da próxima responderes-me em castellano... De preferência sem sotaque extremeño... hehehehe


    Gracias, Hombre! :)

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.