sexta-feira, 23 de abril de 2010

Liderança

Liderar um grupo de mais 20 personalidades, gerir as ambições individuais e o seu carácter egocêntrico, fazendo-as convergir para um interesse comum e superior deve ser das tarefas mais exigentes de um treinador. É comum ouvirmos os jogadores afirmar: eu quero é jogar! E, em grande parte dos casos, essa vontade é indiferente ao destino da equipa. A carreira, a ambição dos grandes palcos, a sede as luzes da ribalta, são um doping inebriante, e saber gerir tudo isto transforma um treinador num cientista à procura da fórmula perfeita.

No Sporting a execução dessa missão tem sido, nos últimos tempos, objecto de notícias que transformam o nosso balneário num ringue de wrestling, de forma por vezes literal, como sabemos hoje. Uma vez que não consigo admitir que os profissionais do Sporting sejam os piores do mundo, só posso concluir que esse é um problema da nossa organização interna. Espera-se que Costinha seja aí o suporte avançado e a retaguarda de Paulo Sérgio.

Onde Paulo Sérgio estará sozinho – a equipa técnica é uma extensão do próprio treinador, sem identidade própria – é na condução técnica da equipa. Um treinador pode ser disciplinador, mas sem competência técnica a sua credibilidade junto dos jogadores é uma miragem e, sem confiança em quem os dirige, não há colectivo, apenas um grupo de individualidades desarticuladas entres si, a procurarem salvarem-se, no cenário idêntico ao de um naufrágio iminente. Num grupo de trabalho como o Sporting, recheado de jogadores internacionais e já treinados por uma amplitude muito razoável de treinadores, a impressão inicial será decisiva. 
A autoridade natural, não a imposta, está sempre ligada à imagem de competência e de prestigio. Se Paulo Sérgio a conseguir no balneário estará mais perto de a estender às bancadas, sempre tão exigentes de Alvalade. Mas, convém não o esquecer, em igual medida de desmedida generosidade.

PS: Mas Inácio acha que nem com grandes aquisições lá vamos...

6 comentários:

  1. Caro LdA,

    "Não nos resta acreditar nesta dupla" Costinha / Paulo Sérgio.

    Quanto ao Inácio é apenas uma opinião de alguem que percebe de futebol mas que pelo que sei ainda não consegue prever o futuro.

    Vale o que vale !!!

    SL,

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde.
    Desculpem o off-topic:


    João Pina na final do Campeonato da Europeu

    O judoca «leonino» qualificou-se para a final do Campeonato da Europa de Judo de Viena ao vencer, na meia-final o georgiano Zaza Kedelashvili. João Pina tem sido irrepreensível na competição, vencendo a sua poule de qualificação, com vitórias sobre o checo Jaromir Jezek, Dez Elmont, judoca holandês e o polaco Krzystof Wilkomirski e, agora o judoca georgiano que vencera a Poule B de apuramento.

    A final será disputada frente ao russo Batradz Kaitmazov, a partir das 16h00, com os sportinguistas a poderem acompanhar a conquista da primeira medalha europeia da história do judo do Clube pela transmissão directa na RTP2.

    http://www.sporting.pt/Info/Modalidades/Noticias/noticiasmodalidades_judojoaopinafinaleuropeu_230410_61714.asp

    Força João!!
    SL.

    ResponderEliminar
  3. Caro sérgio

    Julgo que inacio não está apenas a fazer futurologia.

    Li a entrevista do DN com atenção e repara o que ele (Inácio) diz.

    Fala que depois de sermos campeões não conseguimos manter uma equipa.

    Fala das ¨sucessões directivas¨ que o clube teve.

    E fala ainda como o Sporting se mexe no mercado. Ou seja, aquilo que estamos todos carecas (infelizmente) de saber – Não vendemos bem e compramos ainda pior.

    Diz que o sporting não pode ter apenas ¨jovens talentos¨.

    ¨Um jovem tem de ter a seu lado um colega que lhe transmita a mística para poder crescer e no Sporting é o contrário - essa tarefa é colocada nas costas dos mais jovens. Nunca o Beto fez uma época tão boa como quando teve o André Cruz ao lado.¨

    Eu acrescento, lembram-se quando moutinho veio dos juniores e tratava o Pedro Barbosa por senhor?

    Isto não é futorologia meu caro amigo. São factos, e sem eles partimos sempre em desvantagem em relaçao ao benfica & porto.

    LdA

    Espero que Costinha seja o tal suporte do treinador que infelizmente Carvalhal não teve. E que PB até teve à mais.

    Mesmo sem merecer uma conferência de imprensa e estar totalmente sozinho, Carlos Carvalhal até fez um óptimo trabalho. Eu não me esqueço que nem 3 passes consecutivos conseguiamos fazer com o anterior treinador.

    ¨A autoridade natural, não a imposta, está sempre ligada à imagem de competência e de prestigio.¨ - totalmente de acordo.

    Abraço a todos

    Sporting sempre

    ResponderEliminar
  4. O português João Pina sagrou-se hoje campeão europeu da categoria de -73 kg em Viena.

    http://www.record.xl.pt/noticia.aspx?id=d8e577e0-b2e8-4f94-a782-35d7ccdc67f9&idCanal=00000107-0000-0000-0000-000000000107&h=7

    Parabéns João!!
    Viva o Sporting Clube de Portugal!!

    SL.

    ResponderEliminar
  5. Também li a opinião de Inácio. Simpatizo muito com ele e agradeço toda a sua dedicação ao SCP quando lá esteve. Mas deve lembrar-se que qaundo foi da minha ilha para Alvalade as reacções forma idênticas, falou-se de currículo, de capacidade pessoal, de atrasos que já levávamos nesse campeonato, na fraqueza do plantel e tal e tal. Contudo foi campeão e fez um excelente trabalho. Por isso achei algo deselegante a opinião clara que deu, devia ter escondido o que pensa? Não. Mas podia ter sido mais diplomático, pois se Paulo Sérgio e o SCP forem campeões vai morder a língua. Parece já o primeiro título de jornal e a primeira pressãozinha para desestabilizar e Paulo Sérgio ainda nem chegou a Alvalade. Mais uma razão para fortalecer a sua vinda. Viva o SPORTING

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.