quarta-feira, 12 de maio de 2010

Em defesa de Queiroz

É conhecido o rigor que Carlos Queiroz empresta a qualquer acção que tenha o seu cunho. O que é também revelador da sua sagacidade. A vida não está para beneméritos, são os prestamistas que prosperam, como se pode comprovar pelas mais recentes noticias: enquanto a generalidade dos seus clientes sente cada vez mais dificuldade para cumprir os seus compromissos, os bancos lucram 4 milhões por dia. Queiroz faz o mesmo connosco, empresta-nos os seus conhecimentos, nós pagamos-lhe o que podemos e o que não podemos e, tal como nos acontece como clientes de um qualquer banco, também não ficamos satisfeitos. Mas um seleccionador é necessário. Tão necessário como ter um banco. Mesmo que não percebamos para quê.

Mas dizia eu que tudo o que Queiroz faz é bem feito. E quem viu a gala de apresentação dos eleitos para África do Sul percebeu isso com clareza. Ou não. Mas isso já não é problema do Queiroz. A sala era enorme, e os jornalistas acomodaram-se como podiam, disputando centímetro por centímetro o espaço disponível ao ego inflamado mas magnânimo do seleccionador.

À medida que os nomes eram anunciados ficava evidente outra das qualidades inatas de Queiroz: é capaz de divisar virtudes e entretecer estratégias onde nós, seres comuns, apenas vemos vícios e acções fortuitas. Vejamos então caso a caso, daqueles que suscitaram comentários sem nexo, próprios de gente presunçosa.

Daniel Fernandes: Sabe-se que tem 1,95m de altura, embora ninguém saiba quem é nem conheça o clube a que dizem pertencer. Por isso pode ser facilmente substituído por um jagunço qualquer sem levantar suspeitas e deve ser nisso que Queiroz se está a fiar. O Hilário, igualmente bem constituído, é demasiado conhecido para o efeito. É que nos Mundiais há mais jornalistas nos aeroportos, e os Jorges Baptistas são por isso mais que muitos.  

Zé Castro: a surpresa das surpresas! Inicialmente supôs-se tratar de uma vingança da D. Ernestina, escriturária dactilógrafa septuagenária, que na anterior passagem de Queiroz pela federação era mulher da limpeza. Hoje sabe-se que não. Surpreendeu toda a gente, inclusive o próprio Queiroz e até o jogador. Mas há que entender a preferência do defesa do Corunha para o lugar que devia ser de Moutinho. É certo que o nosso capitão não fez uma grande época, mas mesmo quando não é brilhante é incapaz de jogar mal. Castro tem sido incapaz de jogar com regularidade, não tem rotinas de meio-campo e por isso o seu desempenho é uma incógnita. Para nós, para Queiroz, mas sobretudo para os restantes seleccionadores e respectivas equipas. Não é genial?

Ricardo Costa: Aqui está a jogada de mestre de Queiroz. E muitos dos que zurziram neste insigne jurista, serão os primeiros a erigir-lhe um altar quando ele suspender por 6 meses o Emmanuel Eboue, Kolo Toure, Yaya Toure, Didier Drogba, Salomon Kalou da Costa do Marfim e, à cautela, 220 jogadores brasileiros seleccionáveis. (Porque, como se sabe, há para aí umas 20 selecções possíveis no Brasil.) Se Ricardo Costa ajudou o SLBenfica, então não ajuda mais depressa a selecção? Ganda Queiroz!

No restante a convocatória é também pacífica.

Os que dizem que o número de centrais é exagerado ignoram que Mourinho bebeu em Queiroz a táctica que lhe permitiu parar o Barcelona. Foi nas duas semanas que coexistiram em Alvalade - e até Mourinho ter percebido que era mais fácil traduzir o inglês de Robson do que Queiroz para português – que Queiroz delineou com jogadores adequados, e que agora vai por em pratica no Mundial,. O "Special  One" imitou-o, mas sem a genialidade do mestre, ao por Miilito e Etto a laterais.

Miguel complementará, em actuação musculada, a acção de secretaria de Ricardo Costa junto das selecções rivais. Para tal anda a treinar há anos à saída das discotecas e, mais recentemente, em senhoras idosas nos passeios de Valência. Duda não é jogador mas tem nome de jogador e a uma imagem vale por mil palavras, falta só contabilizar o que vale isso em pontapés. Coentrão terá a lua-de-mel merecida por uma excelente época e o sonho de muitos homens: a noiva fica em casa á espera, há uma vida pela frente para a rotina do quotidiano. Pepe também merece, mesmo que não completamente restabelecido. Se o Uruguai vai jogar com o super-Maxi nós podemos contrapor um jogador perna de pau.

Para terminar, nunca percebi a dicotomia que os portugueses estabeleceram entre Queiroz e Scolari. Tacticamente não se percebe qualquer diferença. Ambos devem ter frequentado o mesmo curso de inglês. Mas Queiroz tem gosto musical mais refinado e é muito melhor ajoelhar em frente à Ferguie do que diante da senhora do caravagio. Pessoalmente sempre preferi os impressionistas às cenas barrocas.

18 comentários:

  1. LOLOL

    Clap clap clap.

    Agora fiquei com a imagem da Fergie na cabeça. O que não é nada mau :D

    ResponderEliminar
  2. Grande, grande post. Os meus parabéns, mais uma vez.

    Não se consegue compreender esta convocatória, mais depressa vimos embora no mundial que os dias que vamos lá estar.

    Pessoalmente odeio Queirós mas não é de agora, é desde a época dos 6-3 em que esta "besta" era o treinador do nosso Sporting.
    Um razoável adjunto e um péssimo treinador foi o que ele conseguiu ao longo da sua carreira apoiada ás cavalitas de dois títulos de juniores conquistados á muitooooo tempo atrás.

    Enfim...

    ResponderEliminar
  3. "Se o Uruguai vai jogar com o super-Maxi nós podemos contrapor um jogador com um perna de pau."

    O que eu me ri no escritório!

    ResponderEliminar
  4. Vês o bem que faz ver monty Python? A alma renova-se! :D :D :D

    Cais Bulhão Pato, caisquê!!!

    ResponderEliminar
  5. 5 estrelas.

    LdA cuidado que o CQ pode ler o teu blog ... ainda recebes uma visitinha em casa.

    SL,

    ResponderEliminar
  6. Explicação para o carnide campeão:

    http://www.youtube.com/watch?v=2eWcwPBcLtk

    A vergonha que se passou esta época...

    ResponderEliminar
  7. Peço desculpa pelo off-topic mas alguém folheou ontem e hoje o record?

    Mas o que é aquilo… Aquela reportagem sobre a ida a Fátima a pedalar, que coisa tão parola!

    Julguei-me a ler uma notícia sobre um cromo qualquer do Desportivo de Beja no jornaleco da terra…. Que raio de imagem estamos a transmitir…

    ResponderEliminar
  8. Antunes:

    Grande video, um verdadeiro manual!

    ResponderEliminar
  9. Agradeço os comentários e espero que o CD da Liga não mande também suspender o blogue.

    FCS:
    Se é a história do gajo que foi de Olhão a Fátima enfim... Mas estamos numa semana de comemorações do titulo do povo, e de forma que temos que "compreender e aceitar" este acento tónico em manifestações deste cariz. Aliás deve haver muita gente que de repente se acha no País perfeito esta semana...

    E até aí Carlos Queiroz merece menção: há muito tempo que não se via nenhum português recolher a unanimidade em torno de algo que tenha feito.

    Quanto ao post propriamente dito ele só é possível porque o Bulhão Pato e o FdO andam em retiro sabático. Caso contrário teria o decoro de fazer os meus textinhos normais. É por isso uma singela homenagem a eles também. Assim ao mesmo nível que, para homenagear Pessoa pela Mensagem, se mande um sms...

    ResponderEliminar
  10. Não são minhas opções,no que respeita a Guarda redes, era o Quim que merecia ir á seleção pelo campeonato que fez, Hilario pela experiencia agora Rui Patricio fez apenas uma epoca mediana e se nao o considero guarda-redes para o SCP quanto mais para a seleção; quanto a José Castro a medio não faço ideia se alguma vez jogou lá, mas como defesa central falam muito bem dele embora não me recordo de o ver jogar; o Ricardo Costa é para rir mesmo mas tambem só com muito azar joga.
    Moutinho foi uma miseria esta epoca e não merecia ir á selecçao assim como tambem nao merecia o Raul Meireles, mas são opcões.
    Quanto a Fabio Coentrão acho justissima a convocatoria dele, e mesmo sendo Sportinguista acho que havia mais jogadores do Benfica que tambem eram merecedores de serem chamados.

    ResponderEliminar
  11. Epa, Antunes, esse vídeo deixou-me triste pela falta de verdade desportiva em Portugal...afinal porque esse clube é beneficiado e é sempre mt difícil expulsar um jogador deles no seu estádio ou em outro campo qualquer??? Epa, até a imprensa não esconde o seu fervor encarnado...graças ao Papa, o Carnide 'desapareceu' um pouco da televisão...

    Saudações leoninas a partir de Jeddah, Arábia Saudita

    ResponderEliminar
  12. Em minha opinião deveriam estar nesta lista o João Moutinho,Carriço,Rubén Amorim, Quim,Hugo Viana. Sairíam o R.Costa,Rolando,Miguel,D.Fernandes e o Zé Castro.

    ResponderEliminar
  13. LdA:

    Ontem não tive oportunidade de ler, mas valeu bem a pena a espera e esta 'semi-surpresa'... ;)


    Resumindo, este texto é Arte Pura!

    Eu q sou um frustrado a escrever em tom humoristico, sei bem dar o devido valor qd leio um texto q nesse tom consegue um registo mt bem esgalhado... Temos artista e está encontrado um digno sucessor ao 'Mestre' Bulhão e do nosso amigo e 'cliente' FdO! :D

    Há aqui tiradas de escangalhar um gajo a rir. O post está todo mt bem conseguido, mas apreciei, especialmente, o parágrafo do Daniel Fernandes e as comparações entre o Pepe e o Maxi e CQ vs Scolari! LOL!!!

    ---
    JVL:

    Ai a Fergie a Fergie... "Shut up, shut up!" ;)

    Abraços.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.