quinta-feira, 20 de maio de 2010

O Sporting Clube de Paris




Todos os que se interessam pelos núcleos, filiais e delegações do Sporting encontram sempre matéria para estudo, e aprendem sempre com os sucessos e os insucessos destes "pedaços de Sporting" espalhados pelo país e pelo mundo. Há, no entanto, casos que são especiais, e que enchem a alma. O Sporting Clube de Paris é um deles, e é por isso que reproduzo na íntegra o texto colocado no site da Associação de Adeptos Sportinguistas, que merece ser conhecido de todos.
 
"A Associação de Adeptos Sportinguistas esteve representada pelo seu presidente em Paris, no passado fim de semana, por ocasião do recente jogo de futsal da meia final do campeonato francês de futebol, que opunha o Sporting Clube de Paris e o Cannes. O resultado foi uma expressiva vitória da nossa filial nº143 por 7-3, com 1-1 ao intervalo e a obtenção do histórico apuramento para a final do campeonato nacional. Após a vitória na Taça de França há uma semana atrás, Paris pode ter um campeão nacional verde e branco já na próxima semana.

A dimensão deste êxito tem apenas paralelo na evidente dedicação do Presidente do Sporting Clube de Paris, José Lopes, às nossas cores, à divulgação da nossa camisola por toda a França e ao serviço que o Sporting Clube de Paris presta a toda a comunidade parisiense.

E são números verdadeiramente impressionantes – mais de 500 atletas espalhados por diversos escalões de formação, 24 equipas a competir semanalmente e a única associação desportiva de Paris certificada pelo Ministério da Justiça Francês para integrar cidadãos condenados a trabalho comunitário.

Perante a Câmara Municipal de Paris, o Sporting Clube de Paris está para o futsal como o Paris Saint-Germain está para o futebol de 11. O SC Paris é, com efeito, o único clube da cidade francesa que conta com o apoio da autarquia em regime de exclusividade. Este apoio traduz-se, não apenas na vertente financeira, mas também ao nível das infra-estruturas estando inclusivamente em fase terminal a construção de um pavilhão municipal para usufruto do Sporting Clube de Paris, cujo interior será decorado com as cores verde e branca. O apoio da Caixa Geral de Depósitos e da Fidelidade assumem igualmente um papel fulcral no desenvolvimento e expansão deste projecto.

A dimensão social e humana deste projecto começa agora a ser complementada com o respectivo êxito desportivo. Será sempre um orgulho para todos sabermos que existe um núcleo sportinguista a desempenhar um papel tão importante na comunidade portuguesa, mas igualmente em prol da promoção da prática desportiva de centenas de jovens franceses. Perante a dimensão real deste projecto, está na hora da casa-mãe - o Sporting Clube de Portugal prestar o auxílio possível, nunca esquecendo que muitas vezes, os pequenos gestos têm muito maior significado que o dinheiro.

Se há projectos que devem ser divulgados, apoiados e acarinhados no Universo Leonino, este é, seguramente, um deles.

Desejando publicamente “Boa Sorte” ao Sporting Clube de Paris para o próximo e decisivo encontro, não podemos deixar de frisar que a vitória já foi conseguida com os feitos já alcançados. Não obstante, tragam de lá esse ceptro de campeão nacional para a bonita e bem composta sala de troféus."

5 comentários:

  1. Bruno, exemplo inspirador. Até a sigla é identica: SCP! :)

    Mts parabéns aos leões parisienses. Desejo boa sorte, "tragam de lá esse ceptro de campeão nacional" e festejem a 'dobradinha'!

    Não seria incrível sermos campeõs nacionais de futsal em França e... em Portugal?

    SL

    ResponderEliminar
  2. Bruno:
    Em primeiro lugar a referência à AAS e ao seu presidente. Muitas vezes atacados, a maior parte delas por nítida ignorância, ou por problemas de interpretação da sintaxe ou da semântica, continuam o seu trabalho e sendo um belo exemplo de dedicação à causa Sportinguista.


    Por outro lado gostava de dar os parabéns a todos quantos fazem o enorme esforço de lutar pelo engrandecimento do Sporting, como é o caso do Sr. José Lopes e da equipa que com ele trabalha.

    PS: Ao ler o artigo e ver o resultado surgiu-me uma dúvida: o jogo dos 7-3 foi com o Cannes (alô JVL, desde que saíste de lá as coisas afundaram) o SLBCannes, certo? :-)

    ResponderEliminar
  3. Bruno,

    Espectacular o trabalho feito. São coisas destas que são realmente diferentes. Orgulho imenso!

    LdA,

    O Cannes em futsal perdeu a sua estrela maior. :D De tal forma que até mudaram de nome. É o colapso portanto :D

    ResponderEliminar
  4. A TSF acabou de anunciar André Villas Boas como próximo treinador do fcp. Confesso a minha surpresa.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.