sexta-feira, 28 de maio de 2010

Questão nº 1

Como dizem os brasileiros, o lugar é tão amaldiçoado “que o gramado nem cresce onde o goleiro pisa”. E se há alguém que deve saber bem o que isso significa deve ser Patrício. Quando, por absoluta necessidade, foi obrigado a assumir a titularidade no 1º jogo, nos Barreiros, tudo indicava que começaria aí um conto de fadas. O penalty defendido, que serviria de garantia aos 3 pontos, assim o profetizava. Mas um ano depois Patrício acabaria por se ver envolvido num turbilhão para o qual nada contribuiu e que só por injustiça poderia ser considerado um réu caso fosse um processo.

Na época que se avizinha o lugar de nº1 voltará a actualidade. A renovação de Tiago parece-me acertada, pelo que representa como o último campeão do plantel, pela experiência e obviamente pelo valor. Sempre que chamado tem cumprido. A situação de Ricardo Baptista não é clara, supõe-se que será dispensado. Sairá pela porta por onde entrou, sem se fazer notado. Confesso alguma perplexidade pela falta de oportunidades, de um jogador habilitado fisicamente para o lugar, e de quem Patrício foi suplente na selecção. Mais ainda tendo em conta a sua juventude.

Há assim um lugar para preencher, o que já vem sendo feito pela imprensa. O corropio dos 8 nomes já apontados (Hilário – Chelsea, Marcos – Paraná, Nilton – Guimarães, Moreira – Benfica, Carrizo – Lazio, D.Vega - River Plate, Fabio – Cruzeiro, Quim – Benfica) parece ter estabilizado nos 3 últimos. O DN aponta como forte possibilidade o ingresso de Quim. Confesso que não gosto desta solução, porque, apesar dos anos em que leva de bom nível, culminados com 2 títulos, Quim sempre me pareceu bom para um clube como o Braga, mas mediano para um grande. Mas talvez por isso possa ser uma boa solução de compromisso, nesta fase. Mas nunca pelos 600 mil anuais, ficando Patrício a receber quase metade (350mil, o que o DN considera ser “ligeiramente inferior”).

A minha solução para a baliza era afinal aquela que preconizo para qualquer lugar do onze do Sporting. Qualidade como primeiro critério e esta bem equilibrada com o custo/benefício. Não duvido que tanto o Sporting como Rui Patrício precisam de um bom guarda-redes para completar o trio necessário, sem com isso gastar dinheiro que precisa para suprir outros lugares. Por todas as razões óbvias e porque essa é a melhor forma de fechar o círculo na formação do jovem guarda-redes. Que pode até ser uma solução interna, se a houver, via formação. É que o Sporting não se pode dar ao luxo de oferecer lugares, seja a Patrício, seja a quem for. E Patrício precisa de jogar com a segurança de ter ganho o lugar, e não de este lhe ter caído do céu. Que é o que me parece, por vicissitudes várias, o vem acontecendo nos últimos dois anos. Com as consequências conhecidas de todos.

13 comentários:

  1. Pois eu não concordo que precisemos de outro. E acho que o Ricardo Baptista devia passar a segundo-guarda-redes. Há posições bem mais carentes onde gastar o pouco dinheiro que temos.

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que neste momento o Rui Patricio é o melhor Guarda-redes do SCP pois Stoikovic já há muito que não conta, mas tambem vejo esta lista de possiveis Guarda-redes e qualquer um deles é melhor que Rui Patricio, o que se tem de entender primeiro é, qual vai ser o objectivo do SCP para a proxima epoca ? se for o campeonato ai o mal não está só na baliza, mas como falamos de guarda-redes, foi má a renovação de Tiago, pois limita a contratação de jogadores para essa posição sendo que agora resta 1 lugar e mesmo assim teremos 2 guarda-redes a mais.
    Quanto a Quim é muito melhor que Patricio, e tinha lugar de caras no SCP, mas sem concorrencia á altura não sei que epoca iria fazer.

    ResponderEliminar
  3. Patrício é ... "jeitoso"
    mas isso não chega (não pode chegar) para o Sporting

    ResponderEliminar
  4. Infelizmente o RP vai ser +1 dos já vários casos em que só lhe vão dar o correcto valor quando estiver fora do clube ... são assim os adeptos do SPORTING !!!

    SL,

    ResponderEliminar
  5. Ana:
    Escrevi o post partindo do principio que, como tudo indica, Ricardo Baptista vai sair.

    P.O.
    Qualquer um é melhor do que Patrício?! Conheces todos os guarda-redes em causa? Eu não, por isso não posso fazer afirmação tão categórica como temerária. Por exemplo, quem era Quim e onde jogava com a idade do Patrício? Se eles me parecem ser actualmente de valor semelhante, espero que Patricio possa evoluir. Já Quim...

    ResponderEliminar
  6. Sim, leao, mas acho que não devia sair, o Ricardo. Não para se ir comprar outro guarda-redes. Por mim, jogava os jogos DAS taças caseiras e um jogo do campeonato de vez em quando, se necessário. Enfim, seria o segundo guarda-redes!

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. LdA, o dizer brasileiro de que falas é fantástico, o perfeito exemplo do porquê dessa posição ser fundamental no futebol.

    Patricio tem evoluido e será um excelente guarda redes, agora ou colocam, como fez o porto a Baia, um Aloisio e um Couto, Celso, etc, na sua protecção e liderança da defesa, ou investem num Schmeichel, Meszaros ou Damas.

    Assim sem ser carne nem peixe, como diz o Sérgio é só queimar jogadores.

    O Rui precisa de concorrência, precisa de sentir o seu lugar em perigo, se por alguma razão, que eu não descortino, o Tiago não é opção (como bem diz o LdA nunca comprometeu quando chamado) tem de vir alguém que assuma esse lugar.

    Já agora pode ser um dois em um, um lider da defesa comprado na posição mais barata do futebol.

    P.S.- O Quim é o Tiago com menos 3 anos...

    ResponderEliminar
  9. Na minha opinião, o Patrício é um bom guarda redes e com tudo para ser excelente. Para mim ele seria o nº1, sem dúvida. É jovem, está a evoluir e é um dos guarda redes mais promissores da europa.
    Olhem o exemplo do Valdés, quando apareceu no barcelona não era melhor que o Patrício, em nada.

    ResponderEliminar
  10. E continua a não ser, Leão no Porto, continua a não ser. Melhor que o Patrício.

    ResponderEliminar
  11. Eu considero o RP um bom guarda-redes com ampla margem de progressão e como acho que temos obrigatoriamente de investir noutros sectores mais carenciados, acho que devem deixar esse sector tal como estava na época passada, até porque não foi por aí que nos "fecharam no quarto". Aliás, se tivéssemos uma boa dupla de centrais e uma boa dupla de laterais nem sequer falávamos no GR.
    Aparentemente a única dúvida da trindade de GR reside no Ricardo Baptista e aqui acho que temos de gerir as questões disciplinares de outra forma, infringiu? paga multa /cumpre pena, se reincide? agrava, e só em casos excepcionais (como uma manifesta falta de perfil) é que seria afastado ou dispensado e só se não se conseguisse vendê-lo.

    Off-topic: Gostei muito de ver a entrevista do Liedson à RTP.

    ResponderEliminar
  12. http://oantilampiao.blogspot.com/2010/05/faltou-o-orelhas.html

    Faltou o orelhas.
    Tribunal condenou 13 dos arguidos do processo No Name Boys


    "Treze dos 38 arguidos do processo dos No Name Boys foram hoje condenados a penas de prisão efectiva, a maior das quais de 12 anos. Dezasseis outros foram sentenciados pelo colectivo de juízes da 5.ª Vara do Tribunal Criminal de Lisboa com penas suspensas. O tribunal absolveu apenas oito dos acusados.
    Nenhum dos arguidos do processo do núcleo duro dos No Name Boys, claque não legalizada do Benfica, foi condenado pelo crime de associação criminosa.

    De entre os condenados a penas efectivas estão António Claro (12 anos), Hugo Caturna (oito anos e seis meses) e José Pedro Pité Ferreira (sete anos).

    Os 37 arguidos do julgamento, que começou a 2 de Março e tem 16 processos conexos, estavam indiciados da prática dos crimes de associação criminosa, tráfico de droga, posse de armas brancas e de guerra e outros ilícitos.

    Este processo foi investigado pela 3.ª Esquadra de Investigação Criminal da Polícia de Segurança Pública (PSP) a partir de 2008.

    No final desse ano, mais de 30 pessoas foram detidas no âmbito da “Operação Fair Play”, na qual a PSP apreendeu armas brancas e de guerra, material pirotécnico e produtos estupefacientes a elementos da claque, que se autodenominavam “Braço Armado do Benfica”.

    O relatório da PSP foi concluído a 14 de abril de 2009, com um total de 53 indiciados, número reduzido para 38 no despacho de acusação do Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa. "

    "Um forte dispositivo policial acompanhou a leitura da sentença do auto-intitulado e ilegal «braço-armado do Benfica». No exterior do Campus de Justiça do Parque das Nações, em Lisboa, familiares e amigos dos arguidos ameaçaram jornalistas e forças de segurança. Vários apoiantes foram identificados e detidos pela PSP, num ambiente de alta tensão. À saída, os arguidos saíram escoltados, à vez, e de cara tapada, proferindo insultos."

    ResponderEliminar
  13. Ana:
    De todos o que pior conheço é o Vega do qual apenas vi 2 jogos e gostei dele contra o Independiente o outro jogo não deu para ver muito pois nao teve trabalho, quanto a Marcos penso que seja o do Maritimo e é bem melhor. O unico quarda-redes que poderá estar ao nivel do Patricio neste leque de jogadores talvez seja o Moreira. Os outros basta gostar de futebol e estar atento ao que se joga, pois não vou ao FM analisar jogadores.
    O Rui Patricio apenas é titular do SCP porque é o unico que lá está que vale alguma coisa, o Tiago é o que todos sabemos e eu nao entendo contratação de jogadores por fazerem bom balneario e o outro nunca teve oportunidades de mostrar o porque do investimento que fizeram na aquisição deste, sendo incrivel que conheça melhor até o Vega que o 3º Guarda-redes do SCP.
    O Rui Patricio para mim no SCP é como um gestor publico em qualquer empresa portuguesa apenas está lá porque tem uma cunha muito grande, não digo que nao tenha valor, porque tem mas não tem valor para ser titular de uma equipa que pretende ser campeã.
    Um clube como o SCP não pode ter apenas um Guarda-redes como aconteçeu o ano passado, não pode manter o guarda-redes quando as exibições deste sao uma miseria como algumas foram, pois nessas altura tambem o jogador precisa ser protegido.
    O melhor Guarda-redes do Sporting (com contrato) é o Servio, o melhor do plantel é o Rui, mas este não é de momento, nem foi nos ultimos anos o Guarda-redes que o SCP precisa, não digo que nao venha a ser mas neste momento é apenas um Guarda-redes banal.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.