sexta-feira, 7 de maio de 2010

Zé e Paulo, sempre



Hoje, dia 7 de Maio, assinala-se mais um ano da tragédia do varandim de Alvalade. Faz hoje 15 anos que o varandim caiu, levando consigo muitos de nós. E faz hoje 15 anos que ali ficaram o Zé e o Paulo, Juve Leos como muitos de nós fomos e somos, e que levavam o Sporting no coração, como nós fazemos todos os dias. A grande homenagem que se lhes pode fazer é esta: não os esquecer, concretizar aquele "sempre" da faixa que durante muito tempo acompanhou o Sporting onde quer que jogasse; honrar os que durante muitos dias a fio ficaram em Alvalade sem saber bem para onde ir, depois daquele trauma que apanhou todos de surpresa. Os grandes clubes são os que têm memória, e por isso - e por muito mais - o nosso Sporting é muito grande. Zé e Paulo, Sempre. Sporting Sempre!

3 comentários:

  1. Nunca mais me irei esquecer deste dia fatidico. A confusão que se gerou em Alvalade, na altura nem havia telemóveis. As familias preocupadas com o que se ouvia nas noticias, algumas a caminho de Alvadade (como a minha) outras a caminho dos hospitais.
    Dia negro para a familia Sportinguista.

    SL

    ResponderEliminar
  2. Bruno:

    Vi acontecer a tragédia à minha frente... Ainda hoje, olhando para trás, me arrepio. No ‘velhinho’ Alvalade tentava sempre arranjar bilhete na superior sul, de modo que tendo conseguido o papelinho mágico nessa bancada, vagueava por ali à espera que chegassem os nossos heróis. Aqueles momentos seguintes à queda colectiva foram terríveis. Nunca mais vivi tal aparato, uma loucura de tv's, correrias, ambulâncias... o som das ambulâncias a aproximarem, foi o q mais me marcou a par do infeliz bombardeamento de objectos enquanto o Dr. Domingos tentava socorrer alguns dos acidentados. Andei o resto do dia todo ‘apardalado’… Foi a partir daí que me inteirei da cegueira que o ódio pode causar às pessoas... Mais tarde e reflectindo sobre esse episódio, jurei que o meu amor ao SCP seria não só o sentimento dominante mas o único que deixaria consumir-me no futebol...

    O resultado foi o menos importante e a derrota dentro das quatro linhas por um golo a zero, foi o que menos doeu num dos piores dias da minha vida... golo esse marcado por um gajo que, ironicamente, foi incentivado por sportinguistas em pleno Alvalade, durante um jogo de homenagem de um atleta carismático daqueles tempos, na antevéspera de se completarem 15 anos que o Zé e o Paulo nos deixaram...

    Jamais esquecei. Hoje, dia 7 de Maio de 2010, comemora-se o 'dia do Leão' e homenageiam-se os nossos companheiros caídos à década e meia.

    Há mais de dois anos escrevia isto que agora partilho tb aqui:

    http://capicua101.blogspot.com/2008/01/noite-estrelada-de-alvalade.html


    Lutar, combater...
    Pelo Sporting, sempre!
    Até conseguir vencer,
    Triunfalmente.

    ResponderEliminar
  3. Igualmente triste o apedrejamento a que foram sujeitos o médico Domingos Gomes e outras pessoas que o acompanhavam e que foram os primeiros a socorrer os feridos.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.