terça-feira, 29 de junho de 2010

Descobrindo as diferenças


Não sou propriamente admirador das prestações de Dias Ferreira no programa "Dia Seguinte" mas não posso deixar de louvar as declarações de ontem. O presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting realçou o comportamento de Gilberto Madaíl em termos locais e termos internacionais.

Quando em Portugal, algum clube manifesta desagrado com as arbitragens, o presidente da FPF não hesita em refugiar-se na solidariedade para com a APAF e o Conselho de Arbitragem da Liga, deixando a clara impressão que os clubes devem sujeitar-se e aguentar o que vai acontecendo. Agora, enquanto decorre o Mundial, não sendo Portugal a selecção mais prejudicada, já assistimos a pelo menos três declarações de Queirós contra as arbitragens. Porque é que desta vez Madaíl não diz que nos devemos aguentar?

Ao mesmo tempo, verifico novas curiosidades em relação à imprensa nacional. No caso Hugo Viana, penso que Costinha deveria ter-se remetido ao silêncio e evitar o "sururu" que se verifica agora. Por outro lado, numa altura em que o Sporting já começou a trabalhar e procura tornar-se mais forte, Paulo Sérgio viu-se obrigado a resolver a situação do capitão de equipa que fora levantada (legitimamente?) por um dos jornais desportivos.

Creio que devemos continuar atentos a muitas destas manobras. As diferenças de tratamento são claramente evidentes - e já o foram dentro do próprio Sporting por exemplo nas eleições de 2009 - mas contribuem também para o clivar de algumas posições. Não alterarei a minha postura crítica, construtiva e vigilante mas não me deixarei levar em ondas por parte de recadeiros, muitas vezes encomendados.

Numa altura em que Paulo Sérgio tem de ganhar a confiança dos sportinguistas e dos jogadores, parece que corre o risco de ter de travar mais algumas batalhas.

EM FRENTE SPORTING!

8 comentários:

  1. A imprensa vermelha inventa destabiliza e destroi a nossa equipa.A bolha até mete nojo a tentar vender o di mergulhos pelos 37 quando na imprensa espanhola vém 25 milhões.Vejam a diferênça de tratamento dado ao nosso clube e ao outro. Depois como diz o ditado água mole em pedra dura vamos ter outro que de tanta mentira dita todos os dias que até nós sportinguistas vamos acreditar.È preciso estar atento e estarmos unidos contra essa manipulação chula da imprensa vermelha..È POR isso que os ODEIO-OS

    ResponderEliminar
  2. De acordo com o seu post, reforço apenas que os sportinguistas terão que estar atentos a algumas pessoas que só querem destabilizar e as manobras irão aparecer com mais frequência porque para eles o mais importante é um Sporting fraco para poderem alcançar os objectivos "deles"mais facilmente.

    ResponderEliminar
  3. Hugo:
    Deixei de ver o Dia Seguinte e o seu primo da TVI pelas figuras confrangedoras a que os nossos representantes se costumam prestar. Em embora ache que padecemos do mesmo mal no Trio de Ataque, acho o menos mau, lamentando que um nosso consócio resuma as suas apreciações sobre os diversos assuntos do clube por dados estatísticos (a do 2º lugaré tristemente célebre...) e tiradas de conveniência.

    Não conheço qualquer declaração de Madaíl sobre o assunto, mas entendo que as palavras de Queirós fazem sentido, e julgo que um presidente da FPF devia estar alerta, porque é no mínimo estranho as nomeações e limpeza de cartões da Espanha. Aliás Madaíl é daqueles que não se percebe muito bem o que faz e se a sua presença é ou não inócua. Tem os melhores resultados da selecção principal, mas o futebol português e as suas selecções de formação estagnaram ou regrediram.

    Sobre o assunto Viana / Costinha falei nos posts anteriores. Abstive-me de comentar a questão da braçadeira de capitão porque me pareceu um perfeito absurdo a noticia da bola. Mas chamo à atenção que Paulo Sérgio disse que Moutinho seria um dos seus capitães, não afirmou que Moutinho continuaria como capitão principal. Veremos se a noticia foi desestabilizadora ou foi apenas mais uma calçadeira.

    Quanto às batalhas que Paulo Sérgio tem para travar, espero que se centre na habilitação da equipa para a época difícil que se avizinha. Treinador é para treinar.

    ResponderEliminar
  4. LdA,

    Não concordo.

    Acho que os nossos representantes no dia seguinte e no "primo da tvi" têm umas prestações pobres e muitas vezes ridículas, mas que essencialmente denigrem os próprios. Fazem umas figurinhas tristes....

    Agora no Trio, a imagem que aquela criatura insiste em passar semanalmente do Sporting (conversa do 2º lugar, não acredito que nenhum treinador credenciado queira vir para cá…), lesa gravemente o Sporting. Odeio a imagem que ele projecta do Clube.

    E a comparação com o representante nortenho é de tal forma odiosa, que leva ao desespero.

    ResponderEliminar
  5. O que eu acho menos mau é o programa e não o representante, FCS. E é por isso que ainda o vejo. Tal como os outros, penso que as opiniões do ROC só o vinculam a ele e nada têm a ver com a postura que reconheço ao Sporting. Mas, se estiveres atento, verás que ROC tem discípulos e tem feito escola...

    ResponderEliminar
  6. Em qualquer dos programas os comentadores "nossos" representantes são uma vergonha inconcebível!!!

    Não consigo perceber como continuam a "representar" e a opinar sobre o clube em programas de grande difusão televisiva.

    São ingénuos, ridículos, incompetentes e muito pequenos a defender as nossas cores, as nossas convicções e as nossas ambições!!

    Deixam-me envergonhado, revoltado, stressado e desmotivado! Até já os vomito!

    Infelizmente não sei como ninguém vê isto porque esses lugares deviam ser ocupados por alguém que projectasse uma imagem positiva, esclarecida, estratégica e ambiciosa!

    Sei que talvez os convites estejam à margem do clube mas, com inteligência e imaginação, com muita ou pouca elegância, haveriam muitas maneiras de se fazer representar o clube com as pessoas certas!!

    SL

    ResponderEliminar
  7. Leão Madeirense:
    É ingenuidade da nossa parte imaginar que a direcção do Sporting tomaria qualquer atitude para mudar comentadores que ao longo destes anos têm funcionado como ecos dos seus argumentos.

    ResponderEliminar
  8. "Creio que devemos continuar atentos a muitas destas manobras. As diferenças de tratamento são claramente evidentes - e já o foram dentro do próprio Sporting por exemplo nas eleições de 2009 - mas contribuem também para o clivar de algumas posições. Não alterarei a minha postura crítica, construtiva e vigilante mas não me deixarei levar em ondas por parte de recadeiros, muitas vezes encomendados."

    Excelente...

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.