sábado, 19 de junho de 2010

Formar a ganhar, fazendo história.

O Sporting sagrou-se hoje tri-campeão nacional de futebol, em juniores. Jogado em Alvalade e disputado em baixa rotação, o Sporting não esteve tão colectivo como noutros jogos, especialmente na 1ª parte do jogo contra o SLBenfica, que, confesso, foi o jogo que me encantou e surpreendeu. O título parece-me bem entregue. Dos jogos que foram televisionados ficou-me a impressão ser a nossa a equipa mais madura e equilibrada, residindo a sua força precisamente no colectivo.

Desconheço quantos destes jogadores serão seniores no próximo ano e quais deles continuarão ligados ao clube. Mesmo correndo o risco de uma análise superficial, não me parece que exista neste lote jogadores capazes de entrar de imediato na 1ª equipa do Sporting. Não tanto pela falta de qualidade de alguns deles, (Nuno Reis, Cedric,p.ex.) mas pelo fosso competitivo que existe entre este último escalão e o os seniores, pelo que seria bom que o clube lhes possibilitasse um bom projecto, capazes de prosseguir a sua afirmação profissional.

Como lembrou muito bem Telmo Costa no final do jogo, o objectivo da Academia Sporting não é ganhar campeonatos, mas sim formar jogadores, o que sabemos que fazemos bem. E, tal como ele, também eu acho que vamos ouvir falar de alguns destes jogadores. Falta saber é se, quando isso acontecer, eles estarão de leão ao peito.

P.S-No futsal, e após prolongamento e desempate por grandes penalidades, estamos na frente para voltar a ser campeões. Que grande jogo! (Deve dar um gozo especial cantar, naquelas condições, "O SPORTING É O NOSSO GRANDE AMOR!)

7 comentários:

  1. Fui ver o jogo a Alvalade e se a primeira parte ainda fio interessante, a 2ª nem por isso.

    Não vejo nenhum jogador que possa entrar de imediato nos séniores, apesar da qualidade de alguns deles, como os que referes no post. Findo o jogo, segui para o Alvaláxia para ver o prolongamento.
    FINALMENTE conseguimos ganhar um jogo a penalties!!! Já nem me lembro do último.

    O André Lima é um fdp nojento. A falta que origina o nosso 4º golo, é por demais evidente mas este cabrão, faz o gesto de "gamar" com a mão e diz "Outra vez a gamar". Vai pó c#$%%()!!!!

    Voltamos a ter a vantagem casa e só espero que consigamos sagrar-nos campeões numa modalidade onde, mais uma vez, somos líderes. Apesar de por vezes não parecer...

    ResponderEliminar
  2. Só espero que, depois hoje, amanhã seja também um dia de vitórias para o futsal e para os Juvenis!!
    Porque vezes sem conta, depois de um dia bom, vem um dia mau.

    Só desejo este fim-de-semana de glória Leonina!!

    SL

    ResponderEliminar
  3. Enquanto não começa o sofrimento da época do futebol profissional, as modalidades e o futebol de formação vão elevando o nome do Sporting Clube de Portugal bem alto.

    Embora as vitórias sejam sempre importantes, bem como o hábito de as conquistar e lutar pelas mesmas, não são o mais importante na formação destes jogadores e para o futuro do clube. Na minha opinião a consolidação de modelos de jogo, crescimento sustentado e valorização técnica e profissional são bases essenciais para o sucesso desportivo futuro. Mais do que vencer uma competição que só tem equilíbrio na fase final (logo, em 6 míseros jogos), é fundamental adquirir conhecimentos técnico-tácticos, hábitos de trabalho, leituras de jogo e capacidade de trabalho e sofrimento para que o clube formador receba os respectivos dividendos desportivos (e, consequentemente, financeiros). Esta fase final, embora de indiscutível atribuição relativamente ao seu vencedor, mostrou uma equipa que nem sempre jogou bem, muitas vezes dominada e com elevado défice de noção de EQUIPA, propriamente dita.
    Esta foi mais uma etapa na sua evolução. E agora? O que fazer com estes jogadores?
    Estas são as questões que Costinha, Paulo Sérgio e Bettencourt têm que se debater. Para mim, o regresso à equipa B é a alternativa ideal.


    http://cantinhodomorais.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Vim agora de lisboa acabadinho de ver mais uma vitória dos nossos juniores..Gostei muito do nuno reis do cedric do renato neto e daquele negrinho zezinho..Acredito que pelo menos renato neto tém lugar no nosso plantel..também queria mostra o meu desagrado pelos comentadores da nossa rtp pública pois o que eu tenho ouvido foram de uma vergonha nos comentários do futsal..Mais o que mais me doi é que eu pago uma palete de impostos e depois detesto que chulos vivem a minha conta..Esses comentadores deveriam de ter mais um pouco de respeito pois estão numa empresa p~ublica..È POR ISSO QUE OS ODEIOS..

    ResponderEliminar
  5. Começando pelo título do post é realmente muito gratificante formar a GANHAR e fazer HISTÓRIA!
    Hoje, um dia muito especial pelo tri nos juniores e pela vitória no futsal, que tenho fé que resolvamos o assunto amanhã, estamos todos muito felizes!
    Realmente o SPORTING É O NOSSO GRANDE AMOR!!!

    ResponderEliminar
  6. eu queria por aqui deixar uma desabafo!!!
    já vi uma post sobre um suposto fantasma que para mim volta a ser porque acho que todos erramos e ele devia ter uma oportunidade!!

    o meu desabafo é sobre o Matias Fernandez, não acho admissível termos uma jogador formidável como ele e não ser titular do nosso clube ou entrar para queimar tempo!!!!

    custa-me dizer isto mas aposto que ele no slb seria um jogador fulcral e a esta altura falava-se de enormes clubes atras dele, nem as bolas paradas bate porque????

    o JM é melhor?????

    abraço e continuem este bom trabalho

    SL

    ResponderEliminar
  7. somos diferentes, formamos e ganhamos! que os nossos dirigentes para a equipa principal de futebol, presidente à cabeça, aprendam com a caminhada dos juniores (um grupo de iguais: nenhuma estrela e todos heróis) e também com a da equipa principal de futsal (vale mais quem quer do que quem pode, uma mentalidade que raramente nos resumiu e hoje foi nossa). Aqui, à vista de todos, exemplos perfeitos que dignificam o nosso lema feito de esforço, dedicação e devoção, que neste sábado leonino resultaram em glória. E amanhã na luz o sporting será sempre o nosso grande amor!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.