quinta-feira, 17 de junho de 2010

Gamebox 10'11

Em primeiro lugar, começo por reconhecer que a "Gamebox" foi um dos melhores produtos criados pelo Sporting e o seu sucesso - curto ou suficiente, essa avaliação caberá a cada um - parece-me evidente, visto que apesar de noutros anos existirem os tradicionais "Bilhetes de Época", nunca os mesmos tiveram a expressividade que a "Gamebox" assumiu de 2003/2004 para cá.

Depois de no ano passado terem circulado histórias de um "ciclo vicioso" que o Sporting esperava vender gameboxes para ter liquidez para contratar jogadores e que os adeptos esperavam pelas contratações para decidirem se compravam (ou não) o seu bilhete anual, no mesmo dia em que o nosso clube apresenta dois reforços relativamente sonantes (que o são efectivamente) e o regresso de André Santos, é também apresentada a Gamebox versão 2010-2011.

Tenho, naturalmente, algumas considerações a fazer quanto à componente da comunicação.

Se por um lado, fiquei algo estupefacto (leia-se chocado) com a imagem escolhida que deixa a pensar que o Sporting precisa de uma transfusão e se encontra moribundo (OK, poderá ser tema para outro fórum de discussão), analisando a mensagem creio que acabamos invariavelmente por concordar com a mesma: "Sangue novo", "Mais ADN sportinguista", "Sem adeptos não existe Sporting".

Tenho também de elogiar o momento e a "estratégia" seguida no lançamento do produto deste ano. Começou com a renovação do site na semana passada e depois a conjugação da apresentação de jogadores com o dia em que são divulgadas as novidades para esta época.

Naturalmente, a Gamebox está condicionada às expectativas que o futebol conseguirá gerar nos Sportinguistas. Ontem recebemos três novos jogadores e ao longo da última época recebemos sinais de que a forma de trabalho do futebol leonino pode estar a melhorar. Além da minha fervorosa paixão, talvez estes sinais sejam suficientes para me dar alguma esperança e querer renovar a minha Gamebox. Quanto aos que estejam eventualmente mais "cépticos", realço alguns dos principais pontos da Gamebox deste ano:

- Redução generalizada dos preços
- Novas soluções para Mulheres, Jovens e Famílias
- Incentivos à angariação de novos portadores de Gamebox

É fundamental trazer os "Sportinguistas" de volta e para isso o Futebol e a sua qualidade serão fundamentais mas a "valorização" dada às bases leoninas também deve assumir grande relevância. E apesar da natural óptica "clientelista" que a Gamebox assume, deixa-me também satisfeito por valorizar a importância e o peso que a PAIXÃO dos adeptos no geral tem no sucesso de um clube.

O Sporting somos todos nós...

EM FRENTE SPORTING!

6 comentários:

  1. Hugo:
    Faça-se justiça ao produto comercial "Gamebox" e às campanhas que o clube tem feito para as promover. Sem dúvida nenhuma do melhor que se tem feito em Portugal a nível de clubes.

    A importância financeira dos bilhetes de época como receita antecipada só não é maior porque o momento desportivo, que se arrasta há alguns anos, é o que se sabe. Mas devo dizer que não sou dos que me revejo na atitude proclamada por muitos de "esperar para ver", no que diz respeito à aquisição de gamebox. Acho que na relação com o clube é fundamental estar presente, qualquer que sejam os momentos, e é isso que tento praticar sempre que a minha vida me permite. Só tenho pena que não haja gamebox´s para jogos fora, que é afinal onde vejo mais vezes o nosso clube jogar.

    Quanto à imagem escolhida é no mínimo perigosa porque se presta à chacota dos nossos adversários, embora esses encontrem sempre razões, com ou sem ela, para nos menorizar.

    Mas também é verdade que por vezes é preciso chocar para chamar à atenção. E o Sporting precisa, sem dúvida, que os seus adeptos transfundam a maior energia possível para que se possa superar este momento.

    Não podemos deixar de considerar que o Sporting somos todos nós, e TODOS mesmo TODOS, e não apenas este ou aquele dirigente de quem se gosta muito ou pouco, deste ou daquele consócio no qual não nos revemos. Não duvido que, como sempre, o Sporting ficará mais forte quantos mais força demonstrarmos. Até para que, percebendo a nossa força, os nossos tradicionais inimigos não se aproveitem para achar que somos fáceis de levar.

    ResponderEliminar
  2. Boas,

    Concordo totalmente em relação ao produto "gamebox", que é já uma marca Sporting, que identifica claramente um serviço e um produto do clube! Foi sem dúvida uma excelente aposta e não vejo em Portugal outro produto identico com o sucesso que este teve.

    Sem dúvida também que a qualidade das campanhas de marketing nos últimos tempos sustentaram este produto de forma a torná-lo tão reconhecível no meio futebolístico.
    Há que dar todo o mérito ao departamento de marketing e publicidade do clube que, quanto a mim, tem feito um excelente trabalho com as publicidades do clube que tem lançado nos últimos anos. Muito originais e atractivas.
    Quanto a esta, acho-a muito boa. Em todos os sentidos vejo excelentes analogias. O sangue verde, o sangue dos adeptos nas bancadas, o sangue novo se quiserem também, que é preciso para encher Alvalade, além de que, mais uma vez, a originalidade que está lá e resulta pois será falada concerteza (e já está a ser), o que interessa ser, e será facilmente associada a uma imagem simples mas forte!

    A chacota dos adversários só pode passar pela pequenez das suas cabeças e pela falta de visão, falta de criatividade e parcialidade e dôr de cotovelo em relação à excelente publicidade do nosso clube publicidade.
    Direi sempre que está muito boa!

    Quanto a mim, não preciso que as expectativas sejam altas para comprar a gamebox. Sou dos adeptos que garanto o meu lugar no estádio antes da época começar seja quais forem as expectativas. Mas claro que um plantel entusiasmante será um melhor garante e potenciador de vendas. E nisso não estamos muito bem.

    Também concordo que deveriam haver alguns incentivos extra como os que foram falados, por exemplo.

    SL

    ResponderEliminar
  3. Umas contratações mais sonantes podem ajudar-me a angariar mais uns companheiros de viagem. Mas aquilo que eu gostava era de poder ir ver os jogos de comboio, infelizmente os seus horários normais impossibilitam que o faça (não tenho comboio de regresso).

    A minha gamebox está garantidíssima, pela qualidade do produto.

    Vamos ver se voltamos a ser 8 a viajar...

    ResponderEliminar
  4. A Game (já tive 3) tem muitas virtudes, mas também tem um problema, dado que impede que o estádio lote nos jogos grandes, porque há sempre uma fasquia de sócios que por variados motivos não vai ao jogo. Sei de pessoal que tem a game e vai ver 3 ou 4 jogos. É por isso que eu não adquiro o produto, mesmo sabendo que vou perder dinheiro. Nos derbys vemos que a lotação está esgotada e depois a assistência não corresponde a isso mesmo. Deveria resolver-se este problema. Quanto ao resto, a campanha está excelente, como estava a da época passada.

    ResponderEliminar
  5. Parece-me mais um saco de urina...

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.