quinta-feira, 24 de junho de 2010

O mais silly possível

Dizia-me um amigo há dias “Este ano ninguém nos segura, vamos ser campeões”. Fiquei tão surpreendido como satisfeito por ver um Sportinguista animado, mas confesso que não percebi a razão de tanta euforia. Percebi depois que a mesma se devia ao anúncio das 7 ou oito contratações feita nos dias anteriores, na entrevista que Paulo Sérgio deu ao MaisFutebol. Precisamente a mesma que esteve na base do meu post Mais futebol Paulo Sérgio? (II). E foi precisamente este excerto do 2º post que lhe lembrei: “Onde, depois de assente o pó levantado pelas novidades, ficam muitas indefinições. Pelo que se percebeu da entrevista de PS, faltam ainda 2 centrais, 2 extremos, e um ponta-de-lança, eventualmente 1 guarda-redes. Isto é, mais de meia equipa. Se olharmos para os que ficaram à nossa frente, é difícil de dizer que estamos em vantagem ou mesmo em igualdade de circunstâncias. Lembro que ficamos em 4º lugar no campeonato passado. Quem pensa o contrário que me diga porquê.”

Confesso que já depois de nos despedirmos, me arrependi desta chamada à realidade. Talvez o futebol viva muito destas ilusões e precisa delas para arregimentar os adeptos, especialmente quando a história recente trouxe resultados adversos. Embora me pareça que a maior parte de nós vá confundindo as novidades com as boas noticias, não duvido da importância da mobilização dos Sportinguistas em torno do clube para a época que agora se desenha. Este é aquele momento em que tudo parece ser possível, não há bolas no poste, flops contratuais, frangos, falhas de baliza aberta, erros arbitrais e outros que nos tragam a cruel realidade de volta. Lembro-me bem de outras tempos como este, no tempo da Grande Seca e como, ano após ano Alvalade se voltava a encher de esperança renovada. Se isso puder voltar a acontecer então que esta seja  a “season” mais silly possível. Mas esperança não é pensar que de um saco de víboras se consegue extrair sem risco uma enguia. Quem acha, tal como o meu amigo, que a época que aí vem será fácil está condenado a uma grande desilusão.

11 comentários:

  1. O cobrador de quotas do nucleo de Coimbra também só me vem cobrar depois de uma vitória. Já lhe disse mais que uma vez que não sou do Sporting quando ganha, sou do Sporting todos os dias.

    Ele ri e diz "Pois é, mas eu é que ando na rua a cobrar quotas e se não for depois de uma vitória só levo duas ou três..."

    Mais futebol é bonito, mas se não ganhar...

    ResponderEliminar
  2. "Pelo que se percebeu da entrevista de PS, faltam ainda 2 centrais, 2 extremos, e um ponta-de-lança, eventualmente 1 guarda-redes. Isto é, mais de meia equipa."

    "Talvez o futebol viva muito destas ilusões e precisa delas para arregimentar os adeptos, especialmente quando a história recente trouxe resultados adversos."

    Ta aqui a pergunta e a resposta Lda... como aquela frase que se ouve muitas vezes e que acho imensa piada entre os adeptos..."Precisamos de um gajo que vendas camisolas". Eu também acho que sim, mas há muitas "estrelas" que tem mais jeito para venderem camisolas do que jogar à bola.

    SL

    ResponderEliminar
  3. Desculpa lá a expressão, ó leao, mas és "un grand matador de tusa!"

    Não sentes entusiasmo, não o tentes tirar a quem o tem, homem. Deixa-nos lá sonhar!

    ResponderEliminar
  4. Ana:
    Talvez seja necessário lembrar-te que se gosto de tratar bem os da casa, que é como te considero, também gosto que me devolvam o mesmo tratamento. Isto porque acho o teu comentário deselegante e, pior do que isso, desajustado em relação ao que escrevi.

    "não duvido da importância da mobilização dos Sportinguistas em torno do clube para a época que agora se desenha."

    "Lembro-me bem de outras tempos como este, no tempo da Grande Seca e como, ano após ano Alvalade se voltava a encher de esperança renovada. Se isso puder voltar a acontecer então que esta seja a “season” mais silly possível."

    Devo-te dizer que sempre achei muito benfiquista pensar que são 8, 10 ou 24 contratações mais ou menos sonantes como necessárias para sonhar com uma grande época, porque as contratações são contingentes e apenas um dos items necessários para uma boa época. Mas, como digo, se isso é necessário para voltar a ver Alvalade cheio então força. Mas receio bem que isso possa, por si só, vir a ser uma fonte de desilusão.

    Se precisas de post´s "afrodisiacos" para encarar a época cheia de "tusa" talvez procures no sitio errado.

    Como vês estamos quites: eu tiro-te a tusa com o que escrevo e tu, com este tipo de comentário não me dás nenhuma.

    ResponderEliminar
  5. Oh LdA...não leves a mal mas os teus posts cheiram a mofo...

    ResponderEliminar
  6. Sempre ouvi dizer que a cor verde é a cor da esperança.Agora prever que a época que aí vém será uma época de desilusão só mesmo o zandinga mas como esse já mora noutras bandas acredito como verde por dentro e por fora que será melhor que a anterior. Deixem-me sonhar enquanto não vém jogos a sério. Não me tirem este entusiamo

    ResponderEliminar
  7. LdA,

    Isto de se arriscar a ter razão antes de tempo, tem que lhe diga....

    ResponderEliminar
  8. FCS:
    Nem se trata de ter razão antes do tempo. Respeito a postura de cada um face ao clube assim como espero que respeitem a minha.

    José:
    Se conseguires demonstrar onde eu previ que a próxima época será uma desilusão pago-te a gamebox, as portagens e gasolina de Lisboa para Sines, um curso de leitura e interpretação e ainda te dou uma vovuzela e um martelinho de S.João.

    ResponderEliminar
  9. A mistura que o post faz entre:
    - Uma visão racional e intelectualmente descomprometida daquilo que o Sporting irá provavelmente fazer;
    Com a ...
    - Indispensável dose de fé e alegria que as recentes declarações do Paulo Sérgio ou a contratação do central argentino;
    É precisamente (essa mistura) o ...
    Mérito do actual Sporting na forma como vem aparentemente saindo do buraco do último ano. Mérito este alicerçado na imagem capaz e forte que o Paulo Sérgio passa e na capacidade que a maioria dos sportinguistas tem de sonhar mas, acordados ...

    Já agora e por falar em erecções, é bom verificar que o discurso hoje do Pongolle alinha-se pelo mesmo registo dos anteriores (Pereira, Djaló, Tonel e outros): a camisola e o leão são para respeitar. E este respeito terá este ano de ser 300%, para compensar tudo aquilo que o Sporting em mero ano e meio nos ofereceu. Desde Munique até há 2 meses.
    O alinhamento do discurso não custa adivinhar que terá alguma dose de preparação, possivelmente oferecida pelo Costinha, mas é bem-vinda e necessária, indispensável.
    Um leão erecto e preparado é um leão demolidor, capaz de aniquilar e romper qualquer ambiente contrário adverso. Fora de portas.
    Dentro de portas: classe e categoria, carinho e muito amor, porque o Sporting constrói-se a partir disso.

    ResponderEliminar
  10. Mhumberto...alinho pelas suas palavras. Transparece para fora uma sintonia de mensagens de honra pelo clube e ambição. Pode ser que em campo isso se sinta e as coisas acabem por correr bem. Destes primeiros dias fica para já a confiança em algo diferente pela bandas de Alvalade... Pelo menos a rapaziada anda para ali a correr e a transpirar. Isso é coisa que pouco se viu em Alcochete nos últimos anos...

    Força grande Sporting!

    ResponderEliminar
  11. Eu também previa depois de ver o jogo de juniores com o último classificado que iríamos ser os bombos da festa.Até comentei aqui que na fase final não ganhavamos a ninguém. Acontece que fomos os CAMPEÔES NACIONAIS apesar de termos levado um banho de bola em alvalade das galinhas e dos bimbos onde também estive presente..Por isso vou sonhar que esta época vamos lutar até ao fim pelo título..apesar de estar numa ditadura vermelha a minha volta..Só vejo vermelhos onde quer que vá.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.