quarta-feira, 14 de julho de 2010

20 anos não são 20 dias


À medida que os anos vão passando, os desafios do sportinguismo são cada vez maiores. Neste e noutros espaços o diagnóstico tem vindo a ser feito, e questões como competitividade, identidade, estratégia, marketing, são sempre trazidas à baila para falar do Sporting. Estes são termos da realidade económica-financeira mas, sintomaticamente, são-no também da realidade do futebol moderno e do mundo associativo. Quem já esteve envolvido em alguma destas esferas sabe que é assim; e sabe também que, hoje em dia, conceitos difusos e pouco tangíveis como "amor à camisola", "devoção" e "altruísmo" são difíceis de aplicar e, por isso, de encontrar.

Não obstante, se acreditarmos, podemos opor-nos a isto. Podemos lutar contra isto, como os irredutíveis gauleses faziam lá no Norte da Gália contra os Romanos. Lutar contra o invasor, contra aquele que quer ocupar o nosso espaço. E, como sabemos, desde há uns anos para cá, não falta quem tente ocupar o espaço social e desportivo que é do nosso Sporting.

Aquando da espectacular vitória no campeonato de futsal, há umas semanas atrás, o capitão João Benedito disse, e cito de memória: "O Sporting é muito grande, e o Sporting é isto; é isto que traz mística ao Clube, que traz sportinguistas ao clube; e isto não é quantificável, não são 6 ou 7%". É precisamente a esta lógica que muitos núcleos vão buscar inspiração para trabalhar todos os dias para o seu Clube, e foi assim que, por exemplo, o Solar do Norte, com altos e baixos, foi procurando alento ao longo dos últimos 20 anos. Estas duas décadas serão assinaladas no próximo sábado, dia 17, num jantar de sportinguistas nortenhos com o Vice-Presidente Rogério de Brito. Todos são muito bem-vindos, porque todos somos precisos para continuar a resistir. O topo do desporto nacional é nosso; não podemos deixar que nos tirem o que tanto custou a conquistar.

13 comentários:

  1. Podem obter informações e fazer reservas atráves do email geral@solardonorte.org ou dos números 919551591 ou 913811638.

    ResponderEliminar
  2. Para um grande clube a nível nacional os núcleos e as pessoas são o que de mais importante uma associação deve ter, por isso um grande bem haja a todos os sportinguistas que por este país e pelo mundo fora ajudam a fazer do Sporting um clube cada vez maior.

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pelos 20 anos!
    Se o resto das vossas actividades tiver tanta qualidade como aqui o blog, então só tenho é pena de morar cá pelas bandas do Tejo!

    ResponderEliminar
  4. Pois pelo que vejo e lido com muita gente nota-se cada vez menos sportinguistas entre os mais jovens..Estes últimos anos os adeptos mais idosos não conseguem transmitir o sportinguismo aos seus filhos ou mesmo aos seus netos...Por isso nota-se cada vez mais uma divisão entre o norte todo azul e o sul onde eu vivo todo vermelho..Ou começamos a ganhar alguns campeonatos ou o SPORTING vai ser muito em breve um clube só com adeptos em lisboa..Hoje as capas dos desportivos é tudo vermelho..Quando ganham é tudo vermelho..quando perdem abafam e metem nas capas desculpas...

    ResponderEliminar
  5. José,

    Essa é a mensagem que os media querem passar pois interessa-lhes a bipolarização Norte-Sul, Porto-Lisboa. Querem dar a entender que o Sporting pode ser um clube como o Belenenses ou o Boavista. Enganam-se... E essa é a nossa força.

    Tenho 30 anos, moro no norte, sou sportinguista convicto, e nunca senti o meu amor pelo clube esmorecer, bem pelo contrário, nos momentos mais difíceis é quando mais me mobilizo.

    Repara que o Sporting apenas foi campeão 3 vezes nos últimos 30 anos, precisamente a minha idade.Atendendo aos resultados teria tudo para ser de outro clube, mas não o sou. Porquê? Não sei explicar racionalmente, mas certamente ter um pai sportinguista, contador exímio das histórias do nossos clube, não foi indiferente.

    O Sporting exige militância. Os resultados são importantes, mas passar a história do clube ao mais novos, criando um laço afectivo antes mesmo deles perceberem que já não ganhamos há não sei quantos anos é bem mais importante.

    Se isso falhou com muitos sportinguistas é porque não souberam passar a mensagem...

    ResponderEliminar
  6. Embora esteja pelo Norte não vou a jantares em que alguem da direcção do SCP esteja presente, pois até hoje tudo o que fiz de perguntas a esses senhores foram ignoradas.
    Um bom encontro, e que tudo corra pelo melhor.
    Sporting Forever

    ResponderEliminar
  7. Pois pois berde e branco como tu dizes o SPORTING exige militãncia e passar a história do clube aos mais novos é importante e que não está a ser feito..Toda a minha familia é verde e branca e hoje ao estar com a minha sobrinha de 4 anitos deparei que ela já diz que o SPORTING não presta e que é de portugal..Fiquei admirado pois o meu irmão também é verde e branco..Assim se vê a falha que o meu irmão cometeu a não passar a mensagem..Eu já lhe disse que não quero ninguém na familia do benf... e só recebe prendas se for do SPORTING ..mas moro longe dela e não sei se consigo trazê-lha para o nosso clube.E assim se vê que os mais jovens mesmo tendo pais sportinguistas se vão afastando..È UM EXEMPLO..Temos que ser nós a fomentar o sportinguismo porque a imprensa vermelha quer a bipolazição norte sul..

    ResponderEliminar
  8. Parabéns pelos 20 anos! Não desistam, pois são pessosas como vós que enobrecem o Sportinguismo.

    Como formar um mercenário?
    http://conselholeonino.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Parabéns !!!

    Venham lá mais 20 de SPORTING !!!!

    SL,

    ResponderEliminar
  10. Para todos os LEÕES do Norte desejo-vos um dia de sábado muito bem passado e com aquele fervor sportinguista que só vocês o sabem viver.
    Que estes 20 anos se vão multiplicando. Afinal, e pelo que pude constatar no dia 10 a juventude que habita o "Solar do norte" nunca vai deixar morrer a chama leonina numa zona do país que tem também muito de mim!

    Saudações Leoninas!

    ResponderEliminar
  11. Novo blog Leonino:

    http://blogdochirola.wordpress.com/

    Visitem e comentam

    SL

    ResponderEliminar
  12. Muitos parabéns ao Solar do Norte e, consequentemente, a este blog que vivem e pensam o nosso clube de uma forma apaixonada e simultaneamente lúcida.
    Saudações Leoninas da "piscosa"!

    ResponderEliminar
  13. Este fim-de-semana tive oportunidade de conhecer o Sr.Júlio Santos, um dos responsáveis pela aquisição do Solar do Norte, ao tempo de Cintra, com quem foi vice-presidente das modalidades. Tive oportunidade de lhe agradecer pessoalmente e de forma extensiva a todos os que com ele lutaram por esse conquista. Convém lembrar que o edifício do Solar do Norte é património do clube e não "apenas" um sítio onde se reúnem Sportinguistas.

    No Solar do Norte, como estou certo noutros núcleos, respira-se Sporting e é um lugar onde me habituei a entrar com muita humildade e a olhar com imenso carinho. Humildade porque a generalidade dos seus frequentadores habituais têm histórias pessoais de dedicação ao clube de arrepiar, fazendo qualquer vulgar adepto sentir-se pequenino. Carinho pela dedicação de todos, o que faz com que quando lá entro me sinta em casa.

    Contrariamente ao que diz o José há muitos Sportinguistas no Norte e ainda os há jovens. Por exemplo, a actual direcção do Solar do Norte é na sua maioria composta por elementos mais novos que eu, o que em si diz tudo. O mesmo se poderá dizer por exemplo do reactivado núcleo de Aveiro, p. ex.

    Posso assegurar ao Frederico, a quem agradeço as palavras generosas, que o "ANortedeAlvalade", que tem apenas uma ligação afectiva ao Solar, é muito pequeno comparado com o que se faz no Solar. Posso assegurar que onde o Sporting joga há sempre alguém ligado ao Solar do Norte presente, sendo possível a quem queira deslocar-se a qualquer estádio arranjar uma forma de também estar presente.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.