sábado, 31 de julho de 2010

O ciclo não morreu


Poderá ser apenas uma solução de recurso por parte do Sporting sem ter conseguido arranjar colocação para este jovem que representou Portugal no Europeu Sub-19.

Cédric Soares, jovem lateral campeão nacional nas duas últimas épocas, foi integrado por Paulo Sérgio no plantel principal do Sporting (ler aqui). Numa posição já preenchida por João Pereira e Abel, acredito que o jovem formado na Academia de Alcochete, passo a passo, conseguirá ganhar o seu espaço no plantel leonino e remeter Abel para terceira escolha. Adicionalmente, tendo formação como "médio", Cédric conseguirá também dar um auxílio em lugares mais adiantados.

A aposta do Sporting ao longo deste ano tem sido sobretudo em jogadores mais "consagrados", contudo, os jovens continuam lá. Rui Patrício continua titular, Daniel Carriço afirma-se como capitão de equipa e André Santos é certamente uma carta forte no baralho. Salomão (embora não seja oriundo da Academia) e Cédric demonstram que a vertente de formação não está de todo esquecida.

Enquanto estes crescem dentro das nossas paredes, outros continuam a desenvolver as suas capacidades para melhor poder servir o SCP num futuro próximo.

EM FRENTE SPORTING!

9 comentários:

  1. Cédric é daqueles de quem gosto muito. Muita garra, classe e sobretudo outro iten muito bom nos dias de hoje: Um LEÃO, condição aliás extensiva a todos os seus familiares.
    Força miúdo!!!

    ResponderEliminar
  2. Hugo, sabes o que aconteceu ao Joao Goncalves? Era para ter feito a pre-epoca mas nunca ouvi nenhuma referencia a ele.

    ResponderEliminar
  3. LMGM:
    O João Gonçalves continua emprestado ao Olhanense.

    Hugo:
    Eu creio que terminou um ciclo iniciado há 4 anos com a entrada do Moutinho, após a saída de Ronaldo e Quaresma. Com a saída de Veloso, e anteriormente de Nani é fechado um ciclo dos que tinham 24 anos. Julgo que todos concordarão que não foi um período feliz para o Sporting e que talvez tenha por isso sido injusto para os próprios.

    Espero que não se tenha encerrado a torneira, isso sim, pois parece-me que nesta geração de 22 anos, onde está o André Santos e João Gonçalves, Pereirinha e Adrien são os que terão a tarefa mais dificultada.

    Esperemos que Cedric, Wilson Eduardo, Pedro Mendes e outros possam crescer de forma menos atribulada e menos traumática.

    Se a ideia é manter o acento tónico na formação, que me parece a mais racional, não se poderão cortar etapas no crescimento dos jogadores, proporcionando-lhes a melhor forma de passarem dos escalões de formação ao profissionalismo. Mas também não podem olhar para a equipa principal como um lugar inacessível.

    Cabe-nos a todos encontrar esse equilibrio, cada qual com a sua responsabilidade.

    ResponderEliminar
  4. Para além de bom jogador e bom atleta, o Cédric é também uma excelente pessoa. Um rapaz humilde e de bom trato.

    Como jogador ainda tem muito que evoluir, sendo por vezes pouco esclarecido no último terço do terreno quando joga encostada à ala como tem feito nos passados 3-4 anos.

    ResponderEliminar
  5. Entretanto o Diogo Rosado foi devolvido...

    ResponderEliminar
  6. Parece-me que esta entrada do Cedric (não percebo porquê que não está há mais tempo a treinar com o plantel principal) mais do que acautelar o lugar de defesa-direito, poderá estar a prever uma eventual ausência de Pedro Mendes. Sinceramente, parece-me que a lesão de Pedro Mendes será daquelas que andará em "tratamento" algumas jornadas, depois com a esperança de regressar na pausa para as selecções em Setembro e... acabará em operação.

    Vamos ver.

    ResponderEliminar
  7. Cantinho do Morais:
    O Cedric esteve na selecção sub-19 de onde regressou agora.

    ResponderEliminar
  8. "Entretanto o Diogo Rosado foi devolvido..."

    Normal.

    ResponderEliminar
  9. Leão de Alvalade,

    Quantos treinos fez o Sporting desde que Cedric terminou a participação no Europeu (dia 24 de Julho)?
    Acho que já devia cá estar.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.