segunda-feira, 5 de julho de 2010

Negócios à Porto!



Eu desconheço qual será a verdadeira versão dos factos. Também não vou perder muito tempo a procurar dissecar os rios de tinta que ainda vão correr sobre este negócio. Já li e ouvi o que tinha para ler e ouvir. Uma coisa é certa: O FCP não está a construir um Porto à Sporting e o Sporting não consegue satisfazer o desejo do seu edil em construir um Sporting à Porto. Mais certo ainda é que o Porto fez mais um negócio à Porto e o Sporting continua a fazer negócios à Sporting.

Moutinho terá as suas razões e o Clube terá também mais do que razões para se querer ver livre dele. Não nos podemos esquecer que no inicio da época 08/09 o jogador foi peremptório ao afirmar que se queria ir embora, declarações nada condizentes ou próprias de um capitão formado no Sporting. Não nos podemos esquecer de outras coisas que todos fomos sabendo. Não podemos ser líricos nem utópicos: já não há capitães nem velha guarda como foram o Manel, entre outros. Apesar de assim ser, custa a crer que a Academia não consiga incutir nem o espírito nem a cultura leonina nestes jovens, cujo desejo após emancipação é verem-se livres do Sporting o mais depressa possível.

Mas afinal, qual é a função da Academia? Talvez o post que me antecede do Leão de Alvalade consiga enquadrar melhor este problema.

Eu aqui perguntei: que modelo, Sporting?

Uma coisa é certa, Moutinho, um jogador à Porto, educado à Sporting, vai agora para um clube onde jamais lhe perdoariam se dissesse que se queria ir embora. Ironia do destino: assim se se faz um Sporting à Porto.

O Clube e todos nós, precisamos urgentemente de um divã. De preferência idêntico ao da foto, onde possamos enterrar todos os fantasmas que nos perseguem.

A minha posição sobre este caso e tudo que o rodeia encontra muita razão nesta bancada.

7 comentários:

  1. Cada vez mais actual a célebre frase do SENHOR Manolo Vidal
    " No Sporting formamos jogadores mas esquecemo-nos de formar Homens"...
    Esta frase serviu para o Suinão mas aplica-se na actualidade ao Moutinho r hipoteticamente a outros que se seguirão em breve
    Afinal nada mudou e temos que cuidar este aspecto, sob pena de nos tornarmos uma clube cada vez menos apetecível mesmo para os miúdos da academia.

    ResponderEliminar
  2. Amigo;

    Como já disse anteriormente acho que todos nós Sportinguistas já deviamos parar de falar sobre este assunto e esquecer rapidamente que o anão foi nosso capitão.
    Sai do Sporting apos varios actos que nada dignificaram a camisola que envergava e mesmo na hora da despedida ainda consegue por-nos a discutir entre nos no seio do mundo Sporting.
    Não merece que continuemos com isto independentemente do que possamos pensar sobre a gestão feita pelo JEB e Costinha sobre este caso.

    Em relação a nossa Academia sou sincero, não me importa muito a educação que se dá a quem por lá anda porque acho que a Educação de cada um é dada em casa pelos pais e não pelos responsaveis da Academia.
    É verdade contudo que eles veem para a Academia muito novos e ficam privados dos pais durante muito tempo mas eu pergunto: Terão os responsaveis tempo para acompanhar um a um tantos miudos que frequentam as nossas instalaçoes?
    Creio que não e não se pode pedir mais até porque pelas minhas memorias so me lembro de dois casos em que falhamos redondamente: Suinão e agora Anão...

    ResponderEliminar
  3. Juvenal acredita que a mentalidade do nosso clube está a mudar para melhor..Isto tudo que tém acontecido ao nosso clube foi de anos e anos não termos quem realmente mandasse no clube pelo menos com amor ao clube..Agora está-se a reflectir-se mas penso que vai ser o último pois na academia já se trabalha para se formar grandes homens e com amor ao clube pois quem lá está sente o clube como nós..Todos sabemos que o moutinho já se queria ir embora há dois anos e actuamente houve alguém que lhe disse ou ficas com vontade ou então balda.te..Para mim foi de homem quem lhe disse isso...È preciso termos um plantel que lute até ao fim e que não volte a acontecer a vergonha que os moutinhos e outros nos deram na época passada..

    ResponderEliminar
  4. Os jogadores que estão no actual planel do sporting e que vieram da academia são a evidência concreta do excelente trabalo desenvolvido.

    Não podemos é sonhar em ter ronaldos ou nanis todos os ano.

    Apesar de tudo este foi um negócio fantástico para o sporting.

    11 milhões + 6 milhões em poupança de ordenados de mais 4 anos de contrato + 4 milhões (que se poupou a comprar um central tipo xandão ou rodrigues).

    ResponderEliminar
  5. Jose,

    Fico feliz porque parece que falas com conhecimento de causa sobre o binómio futebol/educação na actualidade da formação do nosso Clube.
    Aguardo para confirmar esse aspecto, muito embora eu não esteja tão optimista. Se calhar por uma questão de feitio pessoal.

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. A situação do Moutinho é o espelho da gestão do clube.
    Gestão de um treinador de merda e de que ninguém fala.
    Paulo Bento foi quem o nomeou capitão quem teve dois pesos e duas medidas quando ele queria sair. A rotação que o obrigou a fazer juntamente com o jogo da equipa levou à estagnação total do jogador e que culminou com a sua ausência no Mundial
    Paulo Bento fez muito mal ao Sporting, muito mal, e não foi só a escolher Purovics (uma trave com dois pés por 2 milhões), a não querer Coentrão por 1 milhão.
    Por quanto tempo ainda fará mal é a minha dúvida.

    Sporting

    ResponderEliminar
  7. A grande questão da Academia não é se forma Homens ou não. Hoje em dia qualquer miudo aos 16 anos tem logo um empresario atras dele que quer facturar milhões o mais rapidamente possivel.

    A grande questão da Academia é uma apenas: que proveitas desportivos nos trouxe? Os unicos jogador da Formação que trouxeram proveitos deportivos ao clube foram Luis Figo e (sim) João Moutinho. Que jogaram 5 anos de leão ao peito. E Miguel Veloso com 3 anos de senior no Sporting. Todos os outros ou foram desperdiçados (Dani, Litos,Varela, Beto, Pereirinha, Patricio, Djaló) ou nem chegaram a aquecer nos seniors do Sporting (Futre,Cristiano Ronaldo, Quaresma, Hugo Viana, Nani,Simão).

    Ao contrario por exemplo do Porto. Ninguém fala na Formação do FCP, mas...Ricardo Carvalho, Fernando Couto, Jorge Costa, Victor Baía, Bruno Alves, Meireles, Postiga, João Pinto foram formados no FCP e trouxeram proveitos desportivos antes de chegado o tempo ideal para trazerem os devidos proveitos financeiros.

    Mas se as pessoas querem continuar a encher o peito com a Academia e a enganarem-se, força!

    Se queremos tirar o devido proveito da nossa formação, três coisas têm de mudar:

    - Os dirigentes têm de saber proteger os miudos da pressão dos socios que destroem e querem que eles sejam os salvadores da patria. Têm de os proteger para os deixar crescer e enquadra-los em equipas competitivas em que eles se possam integrar aos poucos sem terem de ser os herois (que depressa passam a vilões)!

    - Tem de haver um plano de carreira em que os miudos percebam que vão crescer no clube, dar-lhe 3/4 anos da sua carreira e depois vão ter oportunidade de saír. Fortes!

    - A equipa do Sporting tem de ser atractiva e os miudos têm de perceber que em Alvalade podem ganhar coisas, vão ter oportunidade de chegar á selecção, de evoluir!

    Contudo, para isto acontecer, o Sporting teria de ter na sua estrutura directiva pessoas que percebam o futebol, que tenham anos de futebol, tarimba. Para mim, mesmo já com alguma idade, era vital recuperar para a estrutura do Sporting Manolo Vidal e Torcato Ferreira. E trazer também o Manel para funções Directivas. Com estes 3 nomes, tudo podia mudar!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.