quinta-feira, 26 de agosto de 2010

A razão e o coração

A missão difícil
Por certo que ninguém ignora que, se não conseguirmos o apuramento para fase de grupos da Liga Europa, grande parte desse insucesso de deverá ao jogo da 1ª mão, em casa. Assim, logo, a partir das 18:00 o Sporting bater-se-á contra vários adversários: i) a história, uma vez que nunca logrou contrariar fora de portas um resultado tão adverso em casa; ii) contra si mesmo, isto é, o seu próprio momento, tendo em conta o que têm sido as suas prestações em jogos oficiais; iii) o adversário propriamente dito, com as velas cheias do vento do resultado tão excelente como improvável, acrescido pela retaguarda entusiasmada e surpreendida dos seus adeptos. Complicado que foi o que já não era fácil, o que poderemos então fazer?

O general perdido no seu labirinto
O papel do treinador é primordial. E esse é neste momento o meu principal temor. Do que tenho visto, são vários os equívocos ainda por resolver no processo de jogo do Sporting, dos pés à cabeça. Paulo Sérgio tem-me feito lembrar, nas suas opções, os treinadores ingleses, para quem a táctica parece ser tratada como um mal necessário. O Sporting, na maior parte do tempo, se não tem jogado no pontapé para a frente, tem andado lá perto. E isto, meus caros, é a pré-história do futebol. Está para o futebol como os grelhados para a culinária.

A equipa tem dificuldade a jogar com bola: quando a tem em seu poder parece querer livrar-se dela o mais depressa possível. (O treinador e até alguns adeptos parecem querer inclinar-se para questões sempre perigosas como o carácter – a falta dele – dos jogadores. A mim parece-me que esta é uma questão de treino e de filosofia de jogo.).  A distância que medeia entre os sectores transforma a equipa no continente que deveria ser num arquipélago de 3 ilhas. A movimentação interior quase não existe e a penetração pelos flancos é, em regra, uma miragem. A saída de Postiga agravou a falta de apoio frontal para oferecer linhas de passe e temporizações que permitam subir os blocos. O esquema de duplo pivot faz as arrastadeiras parecer aviões supersónicos.

E se se joga deficientemente com bola, sem ela o panorama não é melhor. Paulo Sérgio quer a equipa a pressionar alto mas até agora o que se tem visto é uma tentativa anárquica para o fazer. E fazê-lo a todo o tempo é desgastante, residindo talvez aí a explicação entre as razoáveis primeiras partes e os sofríveis 45 minutos finais. E talvez esteja também aí a explicação para a anarquia: a pressão é feita , quando a respiração permite, a espaços, de iniciativa individual e não em bloco. As brechas nas costas, resultantes da descoordenação, oferecem chip´s para as SCUT´s que se abrem entre linhas até à nossa baliza.

E, para agravar o cenário, o Sporting tem jogado, do ponto de vista táctico, umas vezes assim, outras vezes assado, mas nunca em função, não do adversário, mas das suas debilidades. O que também é muito típico na arrogância (ignorância) táctica britânica. E é pois, com particular apreensão, que vejo o diagnóstico do treinador recair quase em exclusivo na falta de eficácia a explicação para o insucesso: “O Sporting já fez coisas boas, e talvez por essa falta de eficácia não tenhamos atingido os resultados desejados.”

Como é insensato o coração
Talvez eu seja um adepto atípico. Acredito na razão, na inteligência - no treino, da táctica, e até na inteligência emocional – como o factor decisivo e primordial para ganhar. Por isso, em regra os bons treinadores fazem as melhores equipas e por isso o futebol é a modalidade onde os mais baixos, os mais baratos e os desconhecidos ganham com mais frequência aos mais altos, mais caros e às estrelas. 

Antes e depois dos jogos sou levado pela razão e a frieza de raciocínio. Mas quando a bola começar a rolar os neurónios vão de férias. O coração bate descompassado, o sangue ferve, a emoção arrebata-me e acredito sempre. Eu ainda acreditava quando  terminou os 3-6, eu ainda hoje acredito que é possível ganhar a Taça UEFA e o jogo já terminou há 5 anos. Como posso eu acreditar que não somos capazes de ganhar,  a uns Viking´s de futebol desdentado, com táctica e sem ela, à Martim Moniz, à Padeira de Aljubarrota, à Miguel Garcia de Alkmar, e logo gritar como o Jorge Perestrelo: eu te amo meu Sporting? (Oh Jorge, nem que tenhas que descer lá de onde estás e marcar com a barriguinha…)

132 comentários:

  1. O sentimento será certamente o mesmo que noutras jornadas europeias, ou seja, consciência que o Sporting tem equipa (leia-se jogadores) melhores que o seu adversário e como tal deveria assumir o favoritismo.

    Como o nosso futebol actual não convence, venha de lá aquela "cagança" que continua a faltar e vamos esperar que as bolas que teimam em não entrar, comecem a seguir esse destino desejado.

    ResponderEliminar
  2. Caro LdA,

    Sem tirar nem pôr! Fico de boca aberta quando ouço o nosso treinador argumentar(?) que o nosso maior mal reside na finalização. Que criamos jogo à brava. Que quando menos esperarmos a equipa marcará 3 ou 4 (nisto dou-lhe razão - a jogar assim será sem dúvida inesperado). Mas o gajo acha que somos todos parvos? Agora vem falar que está na hora de assumir um sistema preferencial, quando até há bem pouco o ouvíamos dizer que não, que o Sporting teria vários sistemas, que o importante era a dinâmica, blá, blá, blá... Vale-nos a nós e a este tipo termos gente com talento suficiente para inverter a eliminatória e permitir-nos alguma esperança. É rezarmos para que os jogadores estejam em noite de brio e inspirados.

    Força Sporting!

    ResponderEliminar
  3. Apesar de racionalmente não acreditar na reviravolta, quando o SCP entra em campo, a razão dá lugar à emoção e à esperança. Acredito que podemos virar a eliminatória e acredito que o possamos fazer demonstrando querer e orgulho na camisola que se veste.

    Tenho que arranjar maneira de ir espreitar o jogo pois às 18h, ainda estou a trabalharrrrrgh.

    ResponderEliminar
  4. LdA:

    Não quero cá saber nem de história, nem de momentos, nem de adversários, nem de treinadores, nem de tácticas...


    É para ganhar por 3 a 1 e pronto! Três batata lá pra dentro e acabou-se a história, o momento, o adversário, o raio q parta... :)

    FORÇA SPORTING!

    ResponderEliminar
  5. Virgílio,

    3-0 que é para não haver cá coisas como "ah os golos fora...". :P

    ResponderEliminar
  6. Aí está o jogo mais importante da história recente do Sporting Clube de Portugal...

    Vão lá para dentro, pensem nos imensos adeptos que ficaram em Portugal e estão espalhados pelo mundo fora a sofrer por vocês, divirtam-se, mas GANHEM e ponham o clube na fase de grupos da Liga Europa...

    FORÇA SPORTING, ACREDITEM!!!

    ResponderEliminar
  7. JVL:

    Done! 3 a zero e não se fala mais nisso! hehehehe

    Abraço.

    ResponderEliminar
  8. Muito bom texto. Parabéns.

    Que os deuses da bola estejam connosco. E já agora se não for pedir muito que Paulo Sérgio e os jogadores também! Isto, claro! se não lhes causar qualquer tipo de transtorno...

    Pode ser que hoje seja dia. Acreditemos.
    Logo por volta das 20:00 estamos de volta para comentar

    SL

    ResponderEliminar
  9. GOSTAVA DE ESTAR ENGANADO, MAS TENHO A CERTEZA DE QUE LOGO O SCP NÃO CONSEGUE SEQUER GANHAR O JOGO, QUANTO MAIS ULTRAPASSAR A ELIMINATÓRIA.

    ResponderEliminar
  10. LdA,

    Fantástico texto! Principalmente o ultimo capitulo, o do adepto atípico.

    Eu também me considero um adepto atípico que acredita muito na Competência. Por esse lado não se augura nada de bom...

    Mas também acredito na força de vontade e na sorte! Pode ser que logo à tarde as tenhamos!

    Força Sporting!

    ResponderEliminar
  11. Porto, 26 de Agosto de 2010, 17h20

    Eu acredito.

    ResponderEliminar
  12. Passar... Passar... Passar... Passar...

    :)

    ResponderEliminar
  13. "Como é insensato o coração
    Talvez eu seja um adepto atípico. Acredito na razão, na inteligência - no treino, da táctica, e até na inteligência emocional – como o factor decisivo e primordial para ganhar."

    Acreditar nisto - hoje - é falso. O futebol não é um encontro que ponha frente a frente qualidades e capacidades: num jogo de futebol não vence aquele que tem mais técnica, mais sentido posicional, mais resistência e frescura, mais força, mais velocidade. Não ... o futebol não apura resultados entre estas medições de atributos.
    O futebol é, sempre foi, e sempre será isto:
    Um confronto de energia. Um confronto de almas, espíritos, espirais e ventos cósmicos, astrais - se quiserem - mas sem as fantochadas que a palavra sugere.

    Futebol é: recordam-se do que fez Goku quando Freeza o tinha encurralado? Recordam-se, cabrestos? Goku estava esgotada, sem força, todo partido, esvaziado, nulo, o simples respirar causava extrema dor, uma dor que poucos aqui conseguem imaginar, quanto mais senti-la. E Freeze estava ali, intacto, com as suas capacidades a 100%, 1000 vezes mais forte, a um passo pequeno de terminar o combate.
    E perante isto Goku fez a única coisa que podia - e devia - naquele momento fazer, reuniu em si a energia suprema, a verdadeira energia, e como fez Goku para chamar a si essa energia? Pediu-a, às àrvores, aos peixes, aos lagos, aos animais, à chuva, às montanhas, às rochas ...

    É isso que o Sporting será hoje, uma rocha. Mas uma rocha ágil, rápida, acutilante, em forma de flecha, uma potente flecha dinâmica que rebentará com as redes dinamarquesas em 3 ocasiões.

    Sintam-no: "Imagine yourself do right, and you´ll do right."
    Futebol é isto, e o Sporting é isto.

    ResponderEliminar
  14. Vou procurar um link. No fim do jogo venho perguntar-vos "quem é que aqui disse que ia ficar 1-3, quem?" Rendam-se, rendam-se seus Romagnolis, rendam-se ao poder sérvio, à força montegrina, ajoelhem-se perante a superioridade Vukcevique. E sintam medo, sintam muito medo.

    Mas primeiro preciso de um link. Sem ele nada feito. Até logo.

    ResponderEliminar
  15. Não sabia que o Djaló falava sueco.

    ResponderEliminar
  16. O comentador da SIC tem uma voz um bocadinho irritante.

    ResponderEliminar
  17. Má entrada em jogo...

    1.ª asneira de Abel.

    ResponderEliminar
  18. O juiz de linha do lado direito fez o curso na AFPorto

    ResponderEliminar
  19. Finalmente a atacar...

    Liedson por cima no primeiro remate do SCP!

    ResponderEliminar
  20. Pois é confirma-se, os dinamarqueses são permissivos.

    ResponderEliminar
  21. MM: Eles são permissivo mas nós ainda somos mais...

    ResponderEliminar
  22. Vamos acreditar embora o início não esteja a deixar boas indicações...
    3 golos de Postiga...
    Não faço por menos, se é para acreditar...

    ResponderEliminar
  23. Não é só a voz do comentador que é irritante (boxers apertados?) mas os comentários!...

    ResponderEliminar
  24. Saudades do Pedro Barbosa, santa tristeza.

    ResponderEliminar
  25. O NAC a fazer 2 asneiras consecutivas e o André Santos é que se lixou

    ResponderEliminar
  26. FDX!!!

    è dificil... mas parece em linha.

    ResponderEliminar
  27. Leão de Alvalade neste momento a voz do comentador apenas rivaliza com a quantidade de baboseiras que as várias gentes conseguem escrever em nos chats laterais à janela que mostra a transmissão.

    Coisas deste tipo reparem:
    Anon4043: lol kem?
    thecentury: estao estragados
    Anon4043: o k e k e poolish disse

    Hmmmm, podia ter sido o primeiro. Não sei se estava em linha, talvez estivesse um pouco à frente.

    ResponderEliminar
  28. Está na hora de fazer um golo e outro qd começar a 2ª parte

    ResponderEliminar
  29. Liedson ñ consegue acertar um passe... porra!

    ResponderEliminar
  30. Imaginem este Sporting a jogar em Camp Nou.

    O Nuno André Coelho todo nervoso, a ser partido 45 vezes pelo Iniesta, género Hugo.

    ResponderEliminar
  31. Reparem como o André Santos é um jogador competente, acima da média, bom, sabe o que está a fazer.
    Quantos Andrés Santos terá o Sporting em Alcochete, e quantos Andrés Santos com um bocadinho mais de rasgo? Muitos provavelmente.

    Okay, 1-0, golo do NAC. Reparem, em 10 segundos.

    ResponderEliminar
  32. Okay não deu. Mas o lance estava lá.

    ResponderEliminar
  33. MM: concordo com a tua apreciação a AS

    ResponderEliminar
  34. Vou ver como está o arroz de polvo que isto está-me a irritar

    ResponderEliminar
  35. Vi os primeiros 30 minutos e fiquei surpreso, assim como acredito que o SCP ficou. Parecia que quem tinha que virar a eliminatória era o Brondby, tal a vontade com que entrou em campo.

    Não auguro nada de bom mas espero estar enganado.

    ResponderEliminar
  36. espero q não saia polvo à amandio de carvalho...

    ResponderEliminar
  37. é incrível como nas descidas e Evaldo não haja um único apoio

    ResponderEliminar
  38. gooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooolo

    ResponderEliminar
  39. CHUUUUUUPAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!

    ResponderEliminar
  40. Tenham um bom jantar amigos. Vou-me fazer ao piso. Mais logo estarei de novo convosco, possivelmente a ler depoimentos pouco felizes mas esperemos que não. Logo se vê.
    Não terei acentos, nem pontuação, mas estarei aqui convosco, a ler-vos.

    Vós são o Sporting. O Sporting não é aquilo, não é mesmo.

    Dina, um beijinho, caso mo permita. Um beijinho verde-e-branco, e um enorme xi-coração na sua alma. Temos tempo Dina, temos tempo, precisaremos de mudar muita coisa mas tempo ainda o temos.
    E ainda sinto que a vitória passará pelo NAC.

    Virgilio, sofredor Virgilio: um abraço para ti e um abraço generalizado para Castelo Branco. E calma, muita calma, porque ainda tempos tempo. Pergunta à Dina, ela dir-te-á.

    Leão de Alvalade, atento Leão de

    Tomaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa, vai buscá-la

    ResponderEliminar
  41. Mesmo a jogar mal, já podíamos estara em igualdade na eliminatória!

    ResponderEliminar
  42. Golo do Evaldo?! GOOOOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    ResponderEliminar
  43. 3-1 kuaralho, 3-1, e 1 já está, faltam 3, 2 para nós e 1 para eles

    Carrega Paulo Sérgio, carrega NAC, carrega gsdfgdsfdfdsdsfdsfdsdsddsdsffdsafdsaddsafdsafdsafsfdsadsfdfsdf NACCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCC

    ResponderEliminar
  44. dizia eu que era um golo agora e outro a começar a 2ª parte e depois ganhamos nos penaltys porque estas vitórias sofridas temperam o ânimo e fazem crescer!

    ResponderEliminar
  45. Que pena aquele golo anulado...mal anulado porque o Liedson estava em linha, se não fosse isso estaríamos empatados...mas espero que na 2ª parte eles venham moralizados...
    FORÇA SPORTING!!

    ResponderEliminar
  46. Mas ficam adjudicados os teus 1-3 MM porque tenho que ir buscar o pessoal antes das 21:00

    ResponderEliminar
  47. LEºao de Alvalade, faltam 2, e eu vi o golo para aí 20 segundos antes de vós, hmmm

    ResponderEliminar
  48. Abraço LdA, abrirei o A Norte e será aqui que verei o resultado final.
    Confiança, e abraços.

    Por cada NAC que se cair, outro se levantará

    ResponderEliminar
  49. Eu li bem ali mais acima?
    Arroz de polvo? Malandrinho?
    Que pena ser tão longe...

    ResponderEliminar
  50. O futebol do SCP tem-se revelado um bocado anárquico... Mas o AS, o Carriço, o Maniche, até o YannicK tem estado em bom plano ndividual...

    E o NAC q ainda vai marcar, claro ;)

    ResponderEliminar
  51. Vou é dizer mts vezes pqp... Pra dar sorte! :)

    ResponderEliminar
  52. Vamos Lá . Marcar já um aos gajos. e vê.los a tremer q nem varas verdes

    ResponderEliminar
  53. E para te livrares das chibatadas! :D

    SPOOOOOOOOORTTTTTIIIIIIIIIIIIIIIINNNNNNNNGGGGGGGGGGGGGGGGGG!!!!!!!

    ResponderEliminar
  54. Não posso falar porque é feio falar de boca cheia e o ecrã pode ficar pintalgado de ventosas,coentros e arroz

    ResponderEliminar
  55. Estes remates do Liedson irritam-me. Quando os colegas fazem o mesmo ele não gosta e grita

    ResponderEliminar
  56. ainda mais me irrita quando joga sozinho: depois do passe do Djaló tinha 2 jogadores em melhor posição e...

    ResponderEliminar
  57. Já começaram a baixar os braços estes incompetentes...

    ResponderEliminar
  58. Não estou a ver mas FODA-SE!!!! PQP o Abel!

    ResponderEliminar
  59. lol incompetentes... estes gajos do Brondby só não marcam por milagre...

    ResponderEliminar
  60. incrível o que se esta a passar. Estes gajos mereciam um espancamento à chegada a Lisboa.

    ResponderEliminar
  61. Estava na altura de entrar o Matías...

    ResponderEliminar
  62. Estão a dizer-me que estamos a sofrer um pouco, Brondby por cima. Pelos vistos, voltámos a ter uma entrada de...gatinho.

    ResponderEliminar
  63. NACCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCC
    GOLOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    ResponderEliminar
  64. GOLLLLLLLLLLLLLLOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO FODA-SE!!!!!

    MM,

    És o novo Zandinga pá!!!!

    ResponderEliminar
  65. dois gajos isolados !!!!


    e não metemos o terceiro.

    ResponderEliminar
  66. Bolas...o Matías perdeu uma grande oportunidade.

    ResponderEliminar
  67. Os gajos deram o berro! Vamos pra cima deles! PQP (tem dado sorte)

    :)

    ResponderEliminar
  68. Vejo que Roberto fez a formação na Dinamarca

    ResponderEliminar
  69. Bom... Acho q isto vai dar prolongamento

    ResponderEliminar
  70. LdA:

    Sim, o nosso 2.º golo foi um piu piu...

    ResponderEliminar
  71. Não pode ser prolongamento porque senão alguém vai apanhar 1 grande seca

    ResponderEliminar
  72. Está na hora de marcarmos o 3º...

    ResponderEliminar
  73. GOOOLOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    ResponderEliminar
  74. JVL:

    Acho q o Zandinga és tu...


    LINDOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    ResponderEliminar
  75. GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    ResponderEliminar
  76. Agora cabeça fria...e aguentem!! Falta cerca de 1'!

    ResponderEliminar
  77. GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    ResponderEliminar
  78. não sei se já tinha dito isto:

    G
    O
    O
    O
    O
    O
    O
    O
    O
    O
    O
    O
    O
    L
    O
    O
    O
    O
    O
    O

    ResponderEliminar
  79. Está ganho... mesmo que seja 1-3, passamos...

    ResponderEliminar
  80. Acabou!!!!!

    Hj levantei-me bem disposta... Mas vou-me deitar como se estivesse no paraiso!

    ResponderEliminar
  81. Esta é a prova de que quando eles querem e acredita...é possível!!
    Espero que esta tenha sido a 1ª de muitas vitórias na Liga Europa.

    ResponderEliminar
  82. LdA:


    hehehe.. Até já me troco td... mas, atenção, só os dedos no teclado! :D

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.