sábado, 14 de agosto de 2010

Triste sina


Quando fiquei encarregue de fazer a crónica da partida de hoje, foram imediatas as recordações da partida na Mata Real da época passada onde se viu tudo menos futebol.

Com o decorrer da primeira parte, fui tirando algumas notas sobre os acontecimentos sendo de destacar em primeiro lugar a incapacidade da equipa em termos de finalização, uma vez que as oportunidades pelo menos no primeiro tempo foram surgindo, com destaque para o remate à trave de Postiga e um remate de Liedson quando isolado frente a Cássio.

No entanto, nesta fase importa fazer a comparação com o que se tinha visto no jogo anterior. Pela positiva - se é que tal se pode dizer face à ineficácia das alterações - os sectores leoninos pareceram mais "apoiados", com os médios-centro a procurar a bola mais perto dos defesas centrais ou os extremos junto dos laterais, foi novamente evidente o excesso de espaço dado nas costas dos defesas laterais - embora a presença de Daniel Carriço como trinco me pareça que tenha sido uma opção para procurar colocar em campo alguém que compensasse a propensão atacante dos laterais. Até a maior capacidade de criar perigo em lances de bola parada poderá acabar por passar despercebida por todos nós face à tristeza que este jogo (e muitos outros de um passado não muito longínquo) nos proporcionou.

No segundo tempo, voltámos ao marasmo que se tinha verificado exactamente no jogo contra o Nordesjland. Dificuldades na circulação de bola, mau tempo de decisão e recurso frequente ao pontapé para a frente demonstrando o decréscimo ao longo do tempo de jogo das já poucas ideias deste Sporting.

Nuno André Coelho esteve no melhor e no pior da equipa pois apesar de ter rubricado uma exibição com apontamentos interessantes, não é menos verdade que foi surpreendido em três ocasiões pelo avançado do Paços de Ferreira. João Pereira e Valdés confirmaram as indicações que tinham deixado - pela negativa - no jogo anterior.

Destaco as prestações de duas pessoas "mal-amadas" em Alvalade. Hélder Postiga apresentou-se uma vez mais como o jogador mais abnegado no ataque leonino e Rui Patrício impediu uma derrota por outros números com um par de defesas importantes.

Poderíamos entrar no campo dos "se's" sobretudo se alguma das diversas oportunidades de golo tivesse sido aproveitada e o rumo do jogo teria sido diferente. Mas tal não aconteceu...

Será mesmo que se trata apenas uma questão de má finalização? Não me parece e para a história fica que o Sporting começa a nova época com uma derrota na primeira jornada...

EM FRENTE SPORTING!

26 comentários:

  1. O que eu vi foi um onze nervoso, atabalhoado, sem grandes rasgos de jogo de equipa. Paulo Sérgio desiludiu neste jogo tanto como a equipa:

    - Num campo estreito, os nossos laterais deram sempre espaço para jogar, Evaldo (óptimo jogador) permitiu muitas bolas. PS devia ter fechado mais a equipa que continua a não jogar como um bloco. Inventou PS com Carriço.

    - Os jogadores continuam a teimar em individualismos, medos estranhos, hesitações. Falta confiança a esta equipa e parece que a tendência é piorar. Que diabo! Do que é que estes gajos têm medo?!

    ResponderEliminar
  2. «Que diabo! Do que é que estes gajos têm medo?!»... é realmente a questão...

    ResponderEliminar
  3. Este resultado só pode admirar aqueles que vêem neste treinador e no futebol que tem posto o Sporting a jogar, alguma qualidade que eu nunca cheguei a ver.

    E como tudo o que vi hoje confirmou o que já tinha visto, sem as alterações que eu acho imperativas para termos um cheirinho de qualidade táctica, nem vale a pena repetir tudo o que já escrevi.

    Não sou um entendido em tácticas de futebol mas acho que não é preciso ser para perceber a mediocridade do futebol praticado pelo Sporting de PS.

    A única coisa que repito é o que escrevi no meu último comentário, sejam exigentes a apreciar e a pedir para o futebol do Sporting porque o que este treinador nos oferece é uma miséria.

    Continuo à espera que as coisas mudem para bem do meu Clube.

    ResponderEliminar
  4. Numa breve análise:

    Gostei do NAC, do Patricio... Não gostei nada do Valdes (1.ª parte) nem do Mat14s (2.ª parte).


    Na frente o Hélder continua com a pontaria do costume (poste, barras e afins é com ele) e o Liedson a correr o costume e a falhar tb o costume (dos ultimos tempos). Fomos mt perdulários... principalmente na primeira parte.

    Carriço apenas regular a trinco, sem rotina para ocupar o lugar. Os restantes médios sem gde inspiração ou visibilidade. o Vuk é burro (agora está na moda compará-lo aos simpáticos asininos) mas ainda foi o gajo q mais mexeu com o jogo.

    A defesa continua mt permeável pelas laterais. A dar mt espaço e a permitir centros perigosissímos.

    O bezerro do árbitro a mandar repetir as faltas do SCP e a mandar seguir as do Paços. Com o critério do costume, faltas e faltinhas q ng percebe. E cartõezinhos amarelinhos às bolinhas...

    Por fim, a realização da tvi foi uma valente bosta, com os comentadores ao nível da realização. Entre mts cenas irritantes, prevalecem as jogadas interrompidas por foras-de-jogo mt duvidosos, com jogadores a aperecer isolados e repetições... nicles. Pior do que o costume...

    Até o discurso é o do costume: "Há que levantar a cabeça" by Liedson... Jááááá começaaaa??

    E apesar de continuar sem ver jogar o ZA-PA-TER nem sequer 1 segundo, continuo a dizer que vai ser a revelação deste campeonato, porra!(É preciso é q saia do banco...)

    Começo a porra das férias 'on fire'... A ferver. De raiva. E com o primeiro desgosto a aparecer bem cedo.

    ResponderEliminar
  5. Podemos trocar de treinador as vezes que quisermos,o problema do clube está no seu recente ADN que adquiriu,o ADN de perdedor.
    Mudar isso passa mais por trabalhar de fora do relvado do que dentro.
    Tb não percebo pq P.Sérgio inventou na 1ª jornada,continuo sem entender o que Polga faz ali tb.
    O SCP fez bons jogos na pré-época e até venceu jogos contra boas equipas,esta prestação na Mata Real abre ou pode abrir discussões sobre os pq´s deste jogo de hoje.Será que P.Sérgio é apenas mais um? Quem manda de facto ali? Eu acho que os jogadores (ou alguns) fizeram bons jogos na pré-época pq tinham (terão?)a ideia de sairem.
    Liedson precisa desesperadamente de banco.
    Polga tem que sair,epá....ninguém compra? Ok,dá-se!
    E o Zapater?Mas o homem estava de férias qd resolveu vir p o SCP? Eu pensava que ele já estava em estágio e a treinar no Génova,por isso não percebi pq não jogou hoje.
    Carriço a trinco é se alguém que NÃO PODE estar bem da cabeça.
    Vukcevic,um dos jogadores em destaque na pré-época fica no banco.
    Desconfio que não precisamos de treinador...mas apenas alguém que perceba de bola...

    ResponderEliminar
  6. Virgilio: LOL... eu em pré-férias já tb onfire de irritação pura... melhores dias virão!

    ResponderEliminar
  7. Virgilio,

    Esqueci-me de acrescentar que qualquer uma das substituições não trouxe rigorosamente nada ao SCP.

    Quanto a Matias, creio que fez uma boa primeira parte e terá estado nas principais jogadas atacantes.

    ResponderEliminar
  8. Quanto a Matias, creio que fez uma boa primeira parte

    Pois fez, Hugo.

    Mas qd mais fala faz tem tendência para dar uns eclipses totais... A segunda parte não acertou um passe... Ora Porra.

    Jonhy:

    Oxalá qd entrares de férias o tempo já esteja mais fresco! ;)

    SL

    ResponderEliminar
  9. Precisamos de um matador, tipo Acosta ou Jardel

    O resto é fácil.

    Nota 20: Os milhares de adeptos presentes. Temos que criar condições para esta onda não arrefecer com esta derrota.

    ResponderEliminar
  10. Como não domino as questões tácticas em profundidade e tenho faltado aos treinos, vou coibir-me, de abordar o 11 atabalhoado que hoje nos foi apresentado. No entanto, conforme disse no post, com maniche e um trinco em campo, mantendo 2 avançados, das duas uma: ou se sacrifica o médio ofensivo/10 ou se joga coxo numa das alas. Há ainda outra hipótese que foi o que sucedeu hoje, pede-se ao criativo que também vá fazendo a ala, uma espécie de 2 em 1. Não dá... O sistema táctico deve ser coerente, coisa que hoje não aconteceu.

    A equipa está com medo? PS só aos 69 parece ter perdido o medo, quando equilibrou o sistema táctico, ou melhor, corrigiu o problema de que falei em cima...

    Carriço a trinco? Como solução de recurso, tanto ele como NAC, podem desenrascar, mas haveria necessidade de desenrascar?

    ResponderEliminar
  11. Leão transmontano: tb não dominando as questões tácticas... vi foi um jogo de muita confusão.... atabalhoado e sem lógica. E sim...« mas haveria necessidade de desenrascar?»

    ResponderEliminar
  12. O P.Sérgio inventou...resta saber se isso veio dele mesmo ou de alguém "atrás da cortina"....

    ResponderEliminar
  13. LT:

    Uma palavrinha (soletrada) apenas e tens a resposta:

    Z-A-P-A-T-E-R.

    Ainda há outra rsposta possível. Mais rebuscda (pq tem duas palavrinhas...)

    ANDRÉ SANTOS.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  14. Verdão,
    Jogar à Sporting é jogar para ganhar, não é jogar com autocarros em contra-ataque e isso gera naqueles jogadores um inexplicável medo de jogar com a nossa camisola, o que deve ser um orgulho torna-se um fardo, o que deve ser uma responsabilidade torna-se uma pena. Alguém tem de lhes dizer isso, eles têm de distinguir as coisas e sentirem-se confiantes e confortáveis a jogar pelo Sporting. Com dois ou três jogos consecutivos, bons e convincentes, aqueles rapazes fariam maravilhas.
    No entanto, por agora, continuam trapalhões e as constantes mudanças tácticas do treinador, que não sei se têm sido treinadas, também não ajudaram, foi mais um jogo de pré-época, o problema é que já foi a doer.
    Mas hoje, além da pontaria na primeira parte, faltou-nos um “enfant terrible”, um desequilibrador, um craque e isso notou-se a milhas.

    ResponderEliminar
  15. Virgílio,

    Eu pensei q ele ia jogar com o Zapater, nunca me passou pela cabeça esta solução de recurso, mas... Tenhamos fé e haja coração. Vai ser mais uma época com o coração aos tombos...

    ResponderEliminar
  16. Há unas semanas li uma frase na blogosfera (talvez aqui...) que não me sai da cabeça:

    "Treinador de equipas pequenas: futebol de equipas pequenas!"

    E é esse sentimento que tenho em relação a Paulo Sérgio (PS) e ao futebol do Sporting!

    Porque é que este Treinador mexeu na equipa para este jogo, em especial na defesa e nas alas??? Porquê Nuno A. Coelho ( falhou no golo) a central quando ainda não tinha jogado a titular ( num jogo oficial) nessa posição??? Porquê colocar Carriço a libero, quando NUNCA joga nessa posição??? Porquê retirar Vuk da equipa quando estava em boa forma e motivado??? E já agora porque é que Polga é titular do Sporting CP (simplesmente porque é que continua no plantel?) quando o nosso melhor central (Tonel), o único que costuma marcar golos está em vias de ser "despachado"????

    Porque é que PS inventa???

    "Treinador de equipas pequenas: futebol de equipas pequenas!"

    O Sporting criou cerca de 5/6 oportunidades de golo e ZERO!!! PS estava satisfeito com o nosso jogo atacante! Eu acho muito pouco para uma equipa que é ( teoricamente) candidata ao titulo...! E no final terminámos o jogo com 5 avançados!

    PS dizia na flash interview que tínhamos feito um jogo equilibrado e com certeza com mais treino e mais trabalho "... vamos ganhar mais vezes"!??!!!!

    Enfim... PS, à imagem do "pior Presidente da história do Sporting" é mais outro "que ruge para dentro e mia para fora"!!!

    Ganhar mais vezes????? O Sporting - pelo menos ainda no plano interno - JOGA TODOS OS JOGOS PARA GANHAR!!!!!

    "Treinador de equipas pequenas: futebol de equipas pequenas!"

    Vergonha, perder contra uma equipa que joga para a manutenção - aliás confirmado pelo autor do golo!

    Obrigado JEB (e restante pandilha) por continuares a transformar o Sporting num clube cada vez menos respeitado e temido!

    Sporting Sempre!

    ResponderEliminar
  17. Correcção: Carriço jogou a trinco e não a libero.

    ResponderEliminar
  18. Não vi o jogo, aliás fui vendo a espaços, mas espero que este tenha sido apenas um desaire inicial.
    Como se diz na minha terra..."os ciganos não gostam de ver bons princípios aos filhos"...por isso espero que um mau princípio tenha um bom final.

    ResponderEliminar
  19. O mais surpreendente foi o n' de gente a apoiar o Sporting e a forma como o fizeram durante toda a 1' parte.

    Tudo o resto nao teve nada de surpreendente:
    45 minutos muito esforcados e aplicados com os jogadores a querer comecar bem a temporada mas, tudo assente em pura vontade e muito pouca ciencia. Futebol quase nenhum e a unica coisa que se aproveitou foi ter-se visto o Sporting em cima do Pacos de Ferreira durante 10 ou 15 minutos, dos quais resultaram 2 ocasioes claras.
    2 para nos e 1 para eles, em 45 minutos.
    Na 2' parte e com os 1'os 10 minutos sobre ela passados a sensacao de impotencia apoderou-se da equipa, instalou-se a confusao e apareceu o tal futebol de pontape para a frente que o Sporting tanto gosta de jogar. Jogadores perdidos em campo e uma equipa sem solucoes, impotente, mal preparada, ou pouco preparada.

    Ha por ali jogadores muito bons, talento, capacidade, mas o barco em que se trabalha tem mais buracos que uma flauta, nada de surpreendente e da mesma forma que nao seria surpreendente 1 vitoria inicial hoje mas 1 empate ou 1 derrota na proxima deslocacao fora de portas. Como sempre e como e habito o campeonato do Sporting sera uma coisa desse tipo. Esperemos so que ao contrario do ano passado ganhemos ao menos os jogos caseiros. No fim vai tudo dar ao mesmo porque nao e muito diferente ficar em 3' ou 4', a 12 ou a 28 pontos mas ao menos isso, facam os pontos em casa.

    Finja-se que se respeita o publico que vai a Alvalade.
    Nao a equipa mas os abutres, incapazes e "brincalhoes" dirigentes que comandam os destinos do Clube, hoje.

    LMGM, caso leia isto e so para lhe responder a algo dito 2 posts para tras: sim mas dificilmente sera disfarce, o meu perfil e publico e pode ser visto por qualquer pessoa sendo facilmente reconhecivel. Foi apenas uma "brincadeira" que comecou no Banco da Mexicana onde vesti a pele de benfiquista. Como "ser-se" benfiquista nao tem muito por onde avancar 1 dia chegou e bastou para cumprir a coisa. Quando voltei a opcao para mudar escolhi este "nick" apenas porque e o que uso em quase tudo o que faco, apenas isso.
    Sobre o Carlos Martins e relendo aquilo de novo tenho quase a certeza que sim, que se estreou com o Mirko Jozic num jogo em que alinhou uns 15 minutos da 2' parte mas, se diz que foi com o Inacio entao a minha quase-certeza transforma-se so em meia-certeza. Clausula de 3,6 milhoes de contos, ainda junior, sem contrato profissional e chamado a treinar com o plantel senior pelo Mirko Jozic, sobre isto: certeza total. A curta utilizacao num jogo pode ser que sim, que nunca tenha existido mas, tenho quase (agora meia) certeza que sim, que aconteceu.

    Ja agora e relendo aquele conjunto de disparates novamente: o Gimenez nao veio para o Sporting em 1998 mas sim em 1997, no ano em que vieram tambem o Leandro e o Carlos Miguel.
    Sporting do Octavio Machado, e vieram os 3 pela mao do Norton de Matos.
    E ja agora so mais uma coisa: julgo que quem faleceu foi o Simoes de Almeida, e nao o Paulo Abreu.
    Nada disto tem qualquer interesse especialmente hoje mas enfim, ficam as auto-correccoes.

    ResponderEliminar
  20. Paulo Sérgio tinha dito que precisava de avançados...

    Dajló, Saleiro e Postiga talvez devessem concorrer para actores porno de baixa categoria! Porque meter bolas não é com eles!

    ANTIGO SPORTING CONTINUA A PAIRAR EM ALVALADE

    http://conselholeonino.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  21. Início do jogo em 4-4-2 clássico, mas sem alas(?!), com um central adaptado a médio defensivo. Aos laterais continuou a caber o papel de procurar as linhas de fundo, enquanto os médios "alas" continuaram a afunilar o jogo ao encontro do bloco defensivo do PF - somente após a entrada de Vucsevik um médio procurou a linha. Do lado oposto a equipa estava armada para fazer face a este 4-4-2. Jogou em contenção durante os primeiros minutos e procurou o óbvio (passes a rasgar ou tentativas de sprint na zona entre laterais e centrais, obrigados a recuar frente ao sprint adversário na tentativa de "tapar" as entradas). Falta de um organizador de jogo, com capacidade de pensar à saída da defesa e na transição para o ataque de pé para pé. Em virtude do afunilamento, não houve dinâmica que conseguisse inventar espaços, pelo que o ataque (com excepção de uma boa abertura de Matias para Postiga) surgiu pouco trabalhado. Surpreendentemente, o golo surgiu numa jogada de ataque continuado, quando o PF percebeu que tinha licença "nossa" para arriscar transições em apoio. Aquilo que não conseguiram fazer em contra-ataque, fruto de falhas na concretização ou de muito boas intervenções de Patrício, conseguiram com calma e em apoio. Após os primeiros 30 minutos de jogo, a forma como o PF acabou por chegar ao golo, para mim, foi a única surpresa - o resto antevia-se. Perdemos o jogo no meio-campo. Melhor, não conseguimos ganhar o jogo no meio-campo e, ao contrário de outras épocas, Liedson (em baixa forma) não tapou à frente os erros cometidos atrás.
    Na época passada ganhámos com facilidade, em casa, ao 4-4-2 clássico do Everton. Este ano, estamos a adoptar a táctica.
    A menos que cheguem 2 médios capazes de atacar as linhas de fundo (Vucsevik fá-lo mas sem velocidade), estaremos condenados ao losango ou a um 4-3-3 com Vucsevik e Djaló. Ficam as dúvidas quanto (i) ao que fazer a Matias, Valdéz, Salomão, Vucsevik, Ismailov, já que, somente, sobrará espaço para 2 (losango) (ii) assim como no que respeita a Zapater. Quem sai, Pedro Mendes ou Maniche? A primeira dúvida preocupa-me, a segunda tranquiliza-me porque, para aquelas posições, poderemos ter banco (falta ver jogar Zapater).
    S.L.

    ResponderEliminar
  22. Epa, precisamos de 3 coisas:

    1. Restituir as letras SCP ao Emblema do Sporting, pois desde que estas de lá saíram não mais fomos campeões;

    2. Precisamos de mudar a marca de equipamentos, Puma é para equipas de 2a linha que lutam pela Liga Europa ou então para nós pobres africanos, campeões usam Adidas ou Nike...o último campeonato foi ganho no ano que mudamos de Reebok para Puma...

    3. Precisamos de um novo estádio, o Alvalade XXI ainda não celebrou um título ou então mandar benzer o estádio, ou como me disseram que se fez no Estádio da Machava (onde joga Moçambique e que depois de sucessivas derrotas, foi lá enterrado um cabrito...não sei se é verdade, mas se foi em África, dá que pensar...depois Moçambique nunca mais perdeu na Machava, Nigéria, Costa de Marfim e Tunísia lá sucubiram)...

    Amigos, não liguem para estas linhas, apenas são desabafos de um gajo que está a jejuar e esperou até as 23.15 para ver o jogo enquanto no dia seguinte tinha que acordar cedo para ir trabalhar. (Arábia Saudita GMT+3 e Fins-de-Semana são a 5a e 6a Feiras)...

    Mas, espero que a triste sina mude para melhor, inchAllah (se Deus quiser)!!!

    ResponderEliminar
  23. Agora não só se joga mal, como se joga com uma equipa com pouco potencial e com apenas 2 jogadores formados na casa (um deles por vontade das massas era corrido ao pontapé). Espero que os anti-academia estejam satisfeitos e que continuem a celebrar o endividamento irracional. espero que continuem com aqueles suspiros pelos que nunca jogaram como Zapater (se os que jogam, jogam mal, os que aí vêm devem ser bons, e já agora quanto mais velhos, melhor, que o que a equipa precisa é de experiencia e maturidade). e que continuem a achar que Evaldo é um optimo jogador.

    ResponderEliminar
  24. Tendo em conta que neste momento contamos por derrotas o numero de jogos realizados para o campeonato e com a janela de transferências ainda aberta; a nossa merda de direcção ainda consiga ir buscar um treinador, um defesa central, dois extremos e um ponta-de-lança para pelo menos conseguirmos o acesso às competições europeias no final da temporada.

    Ps:. A todos aqueles que pensam em adquirir/adquiriram a gamebox para esta época eu quero desejar…boa sorte, tudo de bom.


    SL

    ResponderEliminar
  25. O que mais me dói nesta derrota é que este jogo podia ser o elo de ligação entre o público e os jogadores, a Mata Real completamente à pinha com pessoal do Sporting com um entusiasmo renovado e com esperanças renovadas e logo no primeiro jogo matam esse entusiasmo. Agora na 2ª jornada podia estar uma bela casa, mas já devem ter conseguido afastar muitas das pessoas que iriam ao jogo. Quanto ao jogo o que me deixou mais irritado foram os falhanços incríveis do Polga e do Saleiro quando já estávamos a perder...sozinhos para cabecear e em situações quase na pequena área nem na baliza acertam...

    ResponderEliminar
  26. Saleiro,Polga,Djalo,NAC,Postiga não são jogadores para o SCP.
    Liedson,Maniche e P.Mendes em final de carreira.
    Milagres? Está bem...

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.