domingo, 26 de setembro de 2010

As costas largas da sorte

6 jogos, 2 vitórias-2 empates-2 derrotas, 5 golos marcados-5 sofridos, 8 pontos no total a 10 do líder. 5 golos marcados, 5 golos sofridos.  Ultrapassados pelo SLB, que regista um dos piores arranques de sempre e a 3 pontos do SPBraga, isto tendo como referência os que nos antecederam no campeonato passado. Pensar que isto acontece apenas por falta de sorte, de empenho ou de atitude dos jogadores é virar as costas à realidade.
 
Ficha de jogo
Jogo no Estádio José Alvalade, em Lisboa.
Assistência 23.372 espectadores.

Sporting Rui Patrício 6, João Pereira 7, Carriço 6, Nuno André Coelho 6, Evaldo 6, Vukcevic 7, André Santos 7 (Matías Fernandez -, 83’), Zapater 6, Djaló 5 (Saleiro 7, 46’), Liedson 6 (Diogo Salomão 7, 46’) e Hélder Postiga 6. Treinador Paulo Sérgio.

Nacional Bracali 6, Claudemir 6, Felipe Lopes 6, Danielson 7, Nuno Pinto 5, Luís Alberto 6, Edgar Costa 6, Thiago Gentil 6 (Mihelic 6, 66’), Skolnik 6, Pecnik 5 (Bruno Amaro 6, 72’) e Orlando Sá 6 (Anselmo 5, 66’). Treinador Predrag Jokanovic.

Árbitro Rui Costa 5, do Porto. Amarelos Saleiro (49’), Matías Fernandez (85’) e Vukcevic (90’).
Golos 1-0, por Saleiro, aos 64’; 1-1, por Danielson, aos 80’.

31 comentários:

  1. A sorte vai mudar
    o dia que Pedro Mendes voltar.
    E se entretanto Paulo Sergio sair
    e outro entrar...
    talvez isso também possa ajudar.

    ResponderEliminar
  2. Mau...muito mau. Por este andar vamos conseguir bater ainda mais no fundo que na época passada.
    Se essa foi má esta pode vir a ser ainda pior...

    ResponderEliminar
  3. O Saleiro e o Paulo Sérgio falam de falta de sorte, o que é verdade é que nós hoje em dia só servimos para moralizar equipas que vêm de derrotas consecutivas, mais nada.
    Falta experiência no eixo da defesa e como não há quem faça a dobra, o resultado está à vista.
    Falta músculo e cérebro no meio campo onde sobram lesões e equívocos.
    Falta qualidade e 'caco' na frente de ataque, o Yannick não "pode" jogar nas alas, o Postiga não faz nada... mas mesmo nada, o Saleiro (apesar do belo golo) é um pouco mais que um bom rapaz e o Liedson que conhecíamos desapareceu, falta ver se de forma temporária ou definitiva.
    Para terminar e se dúvidas houvesse, ficou hoje provado que o PS é um verdadeiro anjinho nas mãos de treinadores que não sejam da liga dos últimos.
    Apesar da minha reacção ser a quente, o que é certo é que o Costinha e o JEB deviam explicar como é que uma época que levou dez meses a planear se tem revelado desastrosa. A sério que gostava de os ver tentar...

    ResponderEliminar
  4. Quando vi tamanha confusão defensiva após o nosso golo antevi logo mais do mesmo... Infelizmente o Paulo Sérgio não anteviu a mesma coisa e não reforçou o Meio Campo por um Postiga esgotado (sabe-se lá bem do quê). Mais um empate com sabor de derrota...

    ResponderEliminar
  5. Atenção, estamos todos em fase de negação mas esta equipa não é assim tão má quanto isso. É sem dúvida melhor que a da época passada. Agora, de Paulo Sérgio já vi o que tinha a ver. E nem tem nada a ver com o jogo de hoje. E é pior que Bento ou Carvalhal, sem qualquer dúvida. Uma sugestão para Bettencourt: O Jokanovic era capaz de vir baratinho e pelos vistos tem algum ascendente sobre o Vukcevic….
    E o que é feito do Costinha? De peito cheio no início da época, um grande líder e tal….
    Saudações Leoninas, não podemos desistir.

    ResponderEliminar
  6. The same old story

    Mas, ainda assim... Posso malhar em ferro frio, posso? 'Atão' cá vai disto:

    6 Jogos:

    2V 2E 2D.

    Não é mau... é péssimo.

    6 jogos:

    2 jogos medianos 4 jogos de bosta.

    Não é mau... é péssimo.


    6 jogos:

    5 golitos marcados... Média inferior a 1 por jogo.

    Não é mau. É péssimo.

    Para a semana há mais...

    SL

    ResponderEliminar
  7. Mesmo assim o Sporting coma da a Liga: http://xavierorkall.blogspot.com/2010/09/leoes-comandam-liga.html

    ResponderEliminar
  8. Isto já não tem a ver com empates e derrotas. Tem a ver com o que estão a fazer a um clube que levou mais de 100 anos a construir e com uma história inigualável!

    Caros amigos: caminhamos para o abismo!

    JÁ ME PARECE QUE NÃO TEMOS SOLUÇÃO!

    http://www.conselholeonino.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. O perigo reside no termos expectativas rigidas. Quando somos inflexiveis nas nossas expectativas significa que nao estamos mais em sintonia com o Tempo e a Circunstancia. A mudanca e a unica constante da vida, e as nossas expectativas devem mudar com ela para que nos mantenhamos a par com ele (Tempo).
    Aqueles que são incapazes de fazê-lo irao ao encontro de perigos e dificuldades.

    Todos, escolham. Sofrimento ou progresso. Nao esta ao vosso alcance alterar a realidade que vos oferece esse sofrimento, portanto, nao sejam tolos: escolham o progresso.
    Nao se desfacam da Circunstancia ou do Tempo. O futebol do Sporting e aquilo que e, e o Sporting enquanto Clube e aquilo que e. Nada podem fazer quanto a isso: aceitem o que sao. Quanto mais depressa o fizerem mais depressa se libertarao dessa dor que vos massacra.

    O Clube, esse, permancera igual ao que e hoje. Nada podem fazer quanto a isso.
    Evoluam, esquecam o Sporting. Nao e nada de muito importante, apenas futebol.

    ResponderEliminar
  10. LdA,

    No post, esqueceste-te da parte onde digo: "Vergonhosa prestação no campeonato!!!"

    Porque é. É do pior que já fizemos. Como disse o 10A, esta época levou dez meses a preparar. É este o resultado. E assumir responsabilidades? Alguém tem coragem? PQP!

    ResponderEliminar
  11. Deixei de ver o jogo no fim da primeira parte. Fui embora perfeitamente confiante que venciamos o jogo. No caminho golo do Sporting gritou o rádio!!! Obvio nem podia ser de outra maneira. 2 horas depois, cansado, ligo de novo o rádio para saber por quantos ganhamos... "O Sporting não foi capaz de bater o Nacional hoje em Alvalade..." e não ouvi mais nada. Amanhã logo vejo se o auto-rádio sobreviveu.

    Até amanhã...

    ResponderEliminar
  12. Estava a brincar. A brincar sobre o esquecimento e adaptacao. Nao sobre o facto de nada poderem fazer quanto a Circunstancia.
    Esta escrito no ADN do Sporting: "seras a partir de determinada decada do seculo XX um Clube eternamente fraco, menor, desprovido de alma, descaracterizado. Mas com rumo, um rumo perfeitamente delineado e cujo final e tudo menos um misterio. E se-lo-as tendo a bencao dos que dizem gostar de ti, porque nada farao para te salvar"

    Bettencourt sorrindo, thus much do we see.

    ResponderEliminar
  13. Por mim acabou o período de nojo. Só atarei contente quando vier estes filhos da puta cairem !!! Mataram o Sporting vão ter de pagar.

    ResponderEliminar
  14. Estamos em piloto automático. A queda livre é evidente e o paulo sérgio que se aguente à bronca e explique o estado do clube com a falta de pontaria e a má sorte. Como convém à linhagem (c)roquete. O treinador que dê o peito às balas. A cair que seja ele. Um paulo sérgio, um carvalhal - alguém que pie fininho, que não se queixe se o presidente lhe mentir quando prometer que vai "reforçar a equipa de forma inequívoca" e depois, perante a ausência de um avançado que faça golos, lhe bata com a mão nas costas e peça para esperar "pelo frio".

    Quem tem responsabilidades no facto de termos tantos lugares cativos vendidos como o guimarães não aparece. Esconde-se quem vendeu o veloso (24 anos) e o moutinho (24 anos) juntos por menos dinheiro do que o porto vendeu o bruno alves (faz 29 em novembro). O importante é a linhagem. Ficar tudo como está. Conservar. Pouco barulho ajuda.

    Ontem um estafeta do golfe e do whisky como presidente, hoje outro de cabeça branca que só abre a boca para nos envergonhar, nunca para nos defender, amanhã um qualquer peão. Entretanto vendemo-nos fatiados aos bancos. Os sócios aprovam. Está tudo bem?

    Acordemos!

    Não é a substituição, não é a bola no poste, é a geração c(roquete) que tem de cair. Já! Pior que isto (eu quero acreditar que) é impossível.

    ResponderEliminar
  15. LMGM

    Se lhe deres com um Scud talvez o mates mesmo.... ;-)
    Não quero discutir ctg apenas gostava que me explicasses onde consegues ver capacidade em quem lidera quando as consequencia das suas acções ou ausencia delas estão a vista...

    Melhores dias viram....

    SL

    Miguel Damas

    ResponderEliminar
  16. 10A,
    "nós hoje em dia só servimos para moralizar equipas que vêm de derrotas consecutivas, mais nada"

    Há anos que digo que o Sporting é o viagra do futebol europeu. Se qualquer equipa estiver na mó de baixo e precisar de arrebitar, basta jogar connosco. Grandes ou pequenos, em Portugal ou na Europa, a receita é sempre a mesma.

    Ontem fizemos mais para ganhar o jogo do que temos feito. Fizemos mais do que o Nacional. Mas se queremos efectivamente vencer o jogo e estar acima de azares, árbitros e outros factores imponderáveis, temos de fazer muito mais. Temos de marcar o segundo depois de marcarmos o primeiro, temos de procurar o terceiro depois de marcarmos o segundo.
    De positivo de ontem guardo a entrada do Diogo Salomão, a substituição de Liedson ao intervalo e a grande exibição de Vukcevic.
    De negativo, sintomas de ontem mas que já são uma tendência: a permeabilidade da defesa (dos centrais aos laterais, passando pelo meio campo defensivo), a assistência em Alvalade e, ainda, o lance de Matias, ao jeito daquele na Dinamarca. Má decisão em superioridade numérica, pouca assertividade e, quando estava em posição frontal, dentro da área, opção por não chutar e forçar o penalti. Imaginam o que Hulk faria ali? Ou Varela? A sua ausência de reacção ao amarelo mostra que, mesmo tendo havido contacto (pareceu-me), a sua opção foi mal feita e ele reconheceu-o implicitamente.
    Não quero vir com discursos catastrofistas, mas quando, após uma época que acabou em Janeiro e em que a actual se começou logo a preparar, ainda em Setembro, estamos a 10 pontos, tenho que admitir como legítimo que se proteste a sério.

    ResponderEliminar
  17. 23 mil corajosos que ainda conseguem ir a Alvalade…nada mau.
    Relativamente ao jogo, mais do mesmo. Só espero que quando se acabar com isto tudo de vez, se assumam responsabilidades e que os prevaricadores sejam degolados em praça publica.
    Quererem viver ás custas do Sporting é uma coisa…arruinarem propositadamente um clube centenário á vista desarmada sem qualquer tipo de vergonha ou pudor é outra completamente diferente.

    Tal igual como hoje na capa do record, ESTOU FARTO DESTE SPORTING!!!

    Bettencourt, Bostinha e P.Sérgio vão pá puta que vos pariu!!!

    SPORTING SOMOS NÓS!!!

    ResponderEliminar
  18. Miguel, vou estar afastado de grandes comentários até quarta. Vou procurar dizer-te isso mesmo. A guerra de trincheiras nunca teve um vencedor, apenas pilhas de mortos... Abraço.

    ResponderEliminar
  19. LMGM

    Ok
    Compreendo e apesar de ser intempestivo por vezes a responder tambem abomino a guerra da trincheira e do agora tenho eu razão agora tens tu...Aquilo que para mim é importante é que urge arranjar-se soluções para o SCP!

    Abraço!

    SL

    Miguel Damas

    ResponderEliminar
  20. E porque não falam do jogo para variar? Porque não criticam os jogadores em vez de andar a criticar a direcção? LONGE DE MIM GOSTAR DO JEB e do Costinha mas o vosso discurso de comadrte ofendida já começa a enojar: JEB isto, Costinha aquilo, etc. Virem-se para os jogadores. Por exemplo, como é possível que o Evaldo não tenha tomates para tentar 1 pa 1 uma vez na vida? Lembro-me perfeitamente do Evaldo do ano passado que grandes exibições fez e a criar desiquilibrios não só em velocidade mas no 1 para 1. Agora é o quê? Que culpa tem a direcção que aquele merdas tenha vindo deitar-se pá sombra da bananeira? No entanto só sabem dizer que a direcção não soube fazer as compras (vocês fariam muito melhor). Se não vêm qualidade no Valdés é porque são cegos; o Zapater está a melhor jogo para jogo, o André Santos tem segurado o meio campo quase sozinho, o Yannick não vale nada mas quando for embora toda a gente vai criticar o preço e a decisão de ter ido embora; o Torsiglieiri deu-nos a primeira vitória na Liga Europa. Mas no fundo o que vocês querem é o pescoço do albino e do cabrito porque tentou arranjar um treinador que soubesse controlar aquele balneário e tal como muitos, em muitos outros clubes falharam. Quantos treinadores teve o Benfica antes de conseguir a fórmula mágica? Eu quero o pescoço do Paulo Sérgio porque não sabe incutir espirito vencedor naquelas cabeças que passam um jogo inteiro com medo de errar e acabam por errar na mesma por causa do nervosismo que do medo advém.
    Às vezes até parece que só querem ver um jogo de futebol porque já vão com a ideia pré-concebida que o Sporting vai falhar para poderem malhar nos mesmos do costume e satisfazer a vossa necessidade de criticá-los.

    E sinceramente escusam de comentar isto porque já estou farto de vir aqui ouvir sempre o mesmo discurso reinvindicativo em vez de algum apoio que também seria bom para variar, só para ver se as coisas correm melhor.

    Se é para "ouvir" assobios prefiro ir ao estádio.

    Bem hajam.

    ResponderEliminar
  21. Divulguem. Vamos a Alvalade na 4º fazer ouvir a nossa voz.
    Se formos 200 seremos um bando de arruaceiros.
    1000 farão alguma comichão na peida aos senhores do costume.
    2000 ou 3000 e não nos poderão ignorar.
    Vamos por um ponto final nesta miséria a cortar a puta da mordaça que nos querem meter !

    http://pelomeusportingcp.blogspot.com/2010/09/movimento-vao-cair.html

    ResponderEliminar
  22. roque,

    Foi a melhor exibição do SCP para o campeonato este ano. Faz sentido criticar os jogadores desta vez, quando o principal problema está acima deles?

    Sabes o que me enoja? O criticar os críticos. O optar pelo mal que se conhece. O discurso do "A culpa é dos sócios e adeptos". Isto enoja-me e muito.
    Até porque, como se viu nestas eleições, o peso que a blogosfera tem na vida do SCP, é diminuto. Mas claro que a culpa é de quem escreve posts que não sejam "palminhas e apoio".

    Depois vens para aqui comentar como se a culpa fosse nossa, o que deixa que te diga, é de uma lata descomunal.
    Aqui escrevem 8 Sportinguistas e nem todos partilham da mesma visão. Se tivesses prestado alguma atenção aos posts e comentários, terias percebido isso.
    Se estás cansado de aqui vir, tens bom remédio. A porta da rua é a serventia da casa.

    SL

    ResponderEliminar
  23. Eu tenho um blog e apoiei até agora ! sou sócio com quotas pagas tenho game box e não perco um jogo. Não assobio a equipa. E o que é que recebi em troca? Uma actuação desastrosa do pior presidente do SCP a seguir ao Bigodes.
    Depois de lhe ter concedido duas ligas que ele e a sua direcção desastrada e desleixadamente mandaram pela borda fora - uma das quais em SETEMBRO !!!! - não posso por fim tecer palavras duras contra os responsáveis destes resultados uma vez que estes não as querem assumir ????
    Era o que faltava. E quem me quiser criticar a mim e a todos os que finalmente decidiram dar um murro na mesa e passar para o outro lado da trincheira, são livres de o fazer da mesma forma que eu sou livre para dizer que este Sporting já não é o SCP que eu conheci.
    JEB é um erro de casting em toda a linha e deve ser corrido por todos os meios se não quiser sair pelo próprio pé.
    eu tenho voz e convido todos os que estão descontentes a fazer o mesmo, ou acreditam que o clube pode esperar mais 2 anos e meio até às próximas eleições ????

    ResponderEliminar
  24. Roque,
    "Eu quero o pescoço do Paulo Sérgio porque não sabe incutir espirito vencedor naquelas cabeças que passam um jogo inteiro com medo de errar e acabam por errar na mesma por causa do nervosismo que do medo advém."

    Consegues ver alguém naquela estrutura que incuta algum espírito vencedor? Vês, em alguém naquela estrutura, exigência ou responsabilização? Se existe (e eu quero acreditar que há boa vontade), então não transparece para fora nem tem resultados visíveis.
    Se Paulo Sérgio estivesse no Porto e Vilas-Boas no Sporting, não estou totalmente seguro que a classificação actual fosse muito diferente.

    ResponderEliminar
  25. "Às vezes até parece que só querem ver um jogo de futebol porque já vão com a ideia pré-concebida que o Sporting vai falhar para poderem malhar nos mesmos do costume e satisfazer a vossa necessidade de criticá-los."

    Eh pah...ler merdas destas é demais. Ó Roque com a tua licença... Depois da distinta lata em escreveres essa merdice, só não te desejo que te dirijas, mui respeitosamente, pra um sítio que eu cá sei, por consideração aos outros 7 editores que partilham este espaço comigo e restantes leitores.

    ResponderEliminar
  26. "Se Paulo Sérgio estivesse no Porto e Vilas-Boas no Sporting, não estou totalmente seguro que a classificação actual fosse muito diferente"

    Bruno:

    Já eu não tenho dúvidas nenhumas disso...

    SL!

    ResponderEliminar
  27. Bruno e Virgílio:
    "Se Paulo Sérgio estivesse no Porto e Vilas-Boas no Sporting, não estou totalmente seguro que a classificação actual fosse muito diferente"

    podemos especular sobre o assunto mas seria inútil por falta de provas.

    No entanto não duvido que, com estes resultados e exibições há muito que Paulo Sérgio não estaria no dragão.

    Mas o FCP também já se enganou nos treinadores. O nosso problema é termos ao mesmo tempo maus dirigentes e maus treinadores e aceitarmos isso como se não pudesse ser diferente.

    ResponderEliminar
  28. Leão de Stª Engrácia:
    Não é possível mudar tanto em pouco tempo.

    Quando mataram o Sporting? Ontem ou há 1 semana?

    Há dias dizias-nos aqui:

    "o problema dos adeptos do SCP resulta mais da sua condição de portugueses do que do facto de serem sportinguistas e o clube atravessar uma época de menos fulgor. O português é por definição um eterno insatisfeito, mas o tipo de insatisfeito passivo, que se limita a identificar o problema e opinar gratuitamente, mas que fica sempre à espera que seja outro a dar o primeiro passo no sentido de fazer algo por alguma coisa sobre a qual ele já tenha cagado uma laracha

    Infeliz mas inelutavelmente o Sporting e os sportinguistas também são assim e a blogosfera funciona como caixa de ecos de todo este "opinismo", passe a expressão.
    Eu também sou blogger mas como todo o bom opinador acho que sou diferente dos demais e que a minha opinião é mais válida, mais sustentada, em fim mais digna de acolhimento que as outras, e como não entendo nada de contabilidade, de VMOCS, de táctica, de liderança de balneário entre muitas outras coisas que fazem o dia-a-dia do Sporting, acho que devo limitar as minhas opiniões aos temas sobre os quais posso falar com alguma propriedade e fazer apenas aquilo em que sou genuinamente bom, e onde posso dar lições a quem quer que seja no mundo inteiro: APOIAR O MEU CLUBE E GRITAR "FORÇA SPORTING" ATÉ QUE A VOZ ME DOA !"

    ResponderEliminar
  29. Mas Leão de Alvalade, eu vou lá e ontem quando de lá sai não era só a voz que me doia, era o coração e a alma !!!
    Penso que fui um bom sportinguista e um fiel sócio e adepto duarante os últimos dois anos e se o clube está como está não é por minha culpa mas é concerteza por culpa de alguém. Não digo como muitos que os que apoiam a estabilidade ou mesmo o JEB são mais ou menos inteligentes que os que o contestam.Eu próprio defendi a estabilidade e a legitimidade de alguém que teve 90% dos votos, mas penso que se tornou evidente que o JEB não é capaz de levar o clube a bom porto em termos desportivos. Fora da luta em SETEMBRO !!!???? a época começou há um mês e meio !!! É absurdo fechar os olhos e fingir que está tudo bem.
    Não faço acusações infundadas de que andam a ganhar dinheiro por fora, de que têm uma agenda escondida. O que digo escuda-se em factos: Em Um ano e pouco mandaram dois campeonatos para o LIXO e destruiram toda a época futebolistica. Se não temos passado contra a Brondby esta questão já se tinha colocado porque cada jornada que passa é um calvário...e só vamos na 6ª.
    Para mim chega ! Podem-me acusar de incendiário que eu prefiro isso a ser uma amiba apática que nada tentou fazer mar tirar o clube da mão destes mal-feitores.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.