sexta-feira, 3 de setembro de 2010

As histórias dos números

Um dos assuntos que agita a actualidade desportiva e não só na vizinha Espanha são as acusações de corrupção e gestão danosa feitas a Laporta, na sequência da auditoria levada a cabo pelo novo presidente Sandro Rosel. Laporta já reduziu as acusações a uma teoria da conspiração dos média de Madrid, mas não se eximirá a justificações mais minuciosas. 

Estamos a falar do presidente que contribuiu para um período de êxitos sem paralelo na já grande história do clube catalão, que, mesmo assim, não deixará de ver escrutinado o seu período de governação. Como seria se fosse no Sporting, onde nem se pode saber, em sede de A.G. ,o valor do passivo consolidado, quanto mais saber como, quando e quem contribuiu para o seu crescimento? Alguém tem medo das histórias que os números contarão?

17 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. "im-pres-si-o-nan-te...

    O que não concordo é com esta constante procura de assunto para deitar mãos à cabeça e maldizer a sorte. Diz que as mulheres é que costumam ser assim..."

    oh, se é...

    Mas nem todas, convém lembrar

    ResponderEliminar
  3. Não percebo qual é o drama desta mulher..

    Acho pertinente e lógico este comparativo!

    Os méééés e os claps e claps para mim são so que constantemente se incomodam com as críticas à gestão do clube.
    São os que constantemente se incomodam com os sócios/adeptos que são mais exigentes e criticam as constantes incompetências de gestão.
    São os que confundem as críticas aos dirigentes com as críticas ao clube.

    É óbvia a analogia e não foi o LdA que decidiu que deveria ser feita a auditoria ao Barcelona.

    Falando do meu Sporting só posso dizer que "quem não deve não teme". E quando se esconde o valor do passivo e se recusa uma auditoria rigorosa e independente às gestões dos últimos anos, eu não deixo margem de manobra na minha opinião destes senhores.

    Muita asneira, muita trafulhice e muita incompetência viria ao de cima. E sempre o SPORTING como único prejudicado.

    ResponderEliminar
  4. Andam sempre muito preocupados com tanta incompetência muita trafulhice muita asneira e com os comentários da ANA..Em vez de se preocuparem com isso porque não concorrem e vão para lá fazer melhor..As eleições são daqui a 3 anos mas nessa altura desaparecem do mapa ..E depois passam os outros anos a dizerem mal de tudo e todos..Não era melhor fazerem um post a incentivar o apoio a equipa?? Não porque depois não havia comentários..E dizem-se sportinguistas só porque não dizem mééééé ou clap clap..ou yess man..os outros que apoiam o SPORTING esteja lá quem tiver é que não são sportinguistas..

    ResponderEliminar
  5. outra vez a lenga lenga do "façam uma lista e concorram!" mas quem diz que as coisas podiam ser feitas de outra forma tem obrigatoriamente que ter aspirações ao poder? têm de ir reler o conceito de democracia...

    eu estava na AG e gritei SIM quando "alguém" perguntou:
    "Mas vocês querem mesmo saber o passivo do Sporting?"
    "simmmm"
    "Ah então não digo!"

    ResponderEliminar
  6. Ao contrário do caro José, que vê competência, transparência e idoneidade, eu acho que o LdA fez e fez bem a comparação. Recordando-lhe as palavras de Roquette, o passivo era de € 30M. 15 anos depois, três reestruturações financeiras depois com venda de património, duas recapitalizações da SAD e "saldos dos activos", temos, e após pressão, € 400M de passivo, segundo o novel cooptado na última AG. Isto é transparência? Isto é competência? Não é!

    Na altura das eleições, houve uma alternativa. Os sócios pretenderam uma figura sem ideias mas conhecida a um projecto bem definido, delineado e explicado. Foi comprada a comunicação social - tão criticada agora, quando dá jeito - para passar a imagem de um novo Jorge Gonçalves mais as suas unhas. Um ano depois, estamos no estado que se vê, após uma das piores épocas desportivas de que há memória. É sinal de competência? Não é!

    E se vos faz confusão isto, é porque algo vos diz que há marosca. Lá no fundo, no fundo, sabem que algo não bate certo. Mas com medo da vergonha do que possa aí vir - o sinal que votaram no pior ao longo destes anos quando nos foi permitido votar - falam sempre do "apoio à equipa de futebol". Mais vos digo: quando vou a Alvalade - e vou regularmente - vejo mais oposição que "nobreza continuista". Sabe porquê? Acabaram as regalias. Daqui tire as suas ilações.

    SL

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. Mas alguém acredita que o JEB está lá para destruir o nosso clube??Alguém acredita que o JEB que sempre esteve em altos cargos seja um incompetente??Ou alguém acredita que o PC e o orelhas é que são bons gestores??O problema é que tudo o nosso clube são maus negócios enquanto os outros podem lá ter os adrianos os mantorras durante anos e nada se comenta cá fora..O que se comenta cá fora é o caneira que se euipa no balneário dos árbitros como se fosse mau estando a ganhar 75.000 por mês o pongolle que custou 6.5 mas o frangueiro do roberto valorizado pela rtp foi barato por 8.5 ou o macacacula que custou 5 e foi vendido por 2..No nosso clube é que há muita incompetência muita trafulhice..blá blá bklá..depois fiquei a saber que a comunicação social é que lá meteu o JEB com 80 por cento dos votos..E ESTA HEIM..?? pensei que fosse os sócios..Ganhar nas modalidades é a pior época do SPORTING?? Depois ainda têm o descaramento de dizerem aqui que vâo regularmente a alvalade..Pois eu digo aqui apesar de morar a 200 kms de alvalade vou sempre porque o SPORTING È O MEU AMOR..e a vida custa-me tanto como custa aos outros..que criticam...

    ResponderEliminar
  9. Ridículo este José!

    É daqueles que confunde as críticas aos dirigentes com as críticas ao Sporting!

    Argumentos do tipo "O Sporting é o meu amor" e "vou sempre a Alvalade" são daqueles que se dispensam!
    Primeiro não preciso de dizer que vou a Alvalade para poder criticar e depois é lógico que todos os sportinguistas têm um grande amor pelo Sporting. Isto é patético! Muitas vezes tenho o cuidado de nem sequer esgrimir esses argumentos. Podia dizer que tenho um lugar de leão ou um lugar vip no estádio e que vou aqui e ali com a equipa mas essas argumentos são irrelevantes para uma discussam sobre os problemas do meu clube! Mas claro que há sempre um que evoca esses sentimentos para se fazer melhor sócio ou adepto dos que criticam o clube!

    És um palhaço e dos problemas do Sporting não percebes NADA!

    ResponderEliminar
  10. José,

    Já dizia o outro:

    "É mais cego aquele que não quer ver do que aquele que é mesmo cego"

    pedro,

    Evite os insultos gratuitos sff

    ResponderEliminar
  11. Ana, não ligue a patetices. Vá ao futebol, apoie o Sporting, mas não se "consuma" com este negativismo todo. A VIDA está FORA da internet, porque aqui está cada vez mais doentia. Em todos os aspectos...

    ResponderEliminar
  12. ...sim Ana, faça como o Lionheart diz, ponha as palas nos olhos e viva a sua vidinha tranquilamente, empurre o lixo para baixo do tapete que assim fica tudo resolvido...afinal se não está à vista é porque não deve existir (e se existir alguém há-de resolver)...e cuidado, não se deixe consumir pelo tal negativismo (eu prefiro chamar-lhe espírito critico)...enfim...opiniões...

    SL

    ResponderEliminar
  13. Hugo,

    Peço-vos desculpas pelos insultos.

    Quando toca a este amor as coisas por vezes azedam mais do que deviam. Contudo quando se lê certas coisas, perde-se a paciência.

    Não há nenhum sportinguista que não queira que a equipa ganhe, que não sofra durante os jogos, que não festeje os golos e as vitórias dos nossos atletas. Seja quais forem os incompetentes que estejam a gerir o clube.

    ResponderEliminar
  14. "na sequência da auditoria levada a cabo pelo novo presidente"

    E aqui está o cerne da questão. Dias Ferreira que levou anos sem se calar a pedir uma audotoria, como por magia, agora que está lá, calou-se...

    NÃO É SÓ DINHEIRO!

    http://www.conselholeonino.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  15. Hoje uma pessoa que conhece muito do que se tem passado nos últimos anos no SCP contou-me o que realmente se passou com o negócio do Pongolle!

    Pediu-me sigilo, mas aquilo que me contou é do PIOR que se possa imaginar e que acontece HOJE no nosso clube. Os suspeitos são os do costume, os que põem e dispõem, independentemente de ainda estarem ou não no clube...

    Os mesmos que no caso de se realizar uma AUDITORIA veriam "o sol aos quadradinhos" se houvesse JUSTIÇA neste país em lugar de CORRUPÇÃO!

    Nada que eu não suspeitasse, mas com este nível de desfalques e golpadas no nosso SPORTING já pouco faltará - se nada for feito - para este clube entrar em vias de extinção.

    ResponderEliminar
  16. Lionheart:
    É um bocado difícil não lhe responder à letra quando emprega a palavra patetice e negativismo relativamente ao post que coloquei. Mas faço um esforço para não ir por aí, até porque me parece pouco inteligente e inútil.

    Não percebo como pode um clube ou qualquer outra organização viver sem a informação tão importante como sejam as suas contas. Como acha que, por exemplo, os sócios possam tomar decisões em consciência sem saber de que precisa o clube? Isto faz-me lembrar os indivíduos que se recusam a fazer análises com medo que estas revelem doenças. Ora as análises só revelarão doenças se as houver. E, nesse quadro, quanto mais cedo se souber mais cedo serão tratadas. Na ausência de patologias o individuo não vai ficar doente porque fez análises.

    Por certo trabalha numa empresa, ou até pode ser seu proprietário. Ficaria descansado relativamente ao seu emprego ou fonte de rendimento de bens se ignorasse a real situação financeira?

    ResponderEliminar
  17. Lda:

    Curioso... A imagem q encima o post parece-se mesmo com um buraco negro!

    (Sim esses definidos como a ausência de matéria e que têm um campo gravitacional tão poderoso que sugam tudo o que se aproxima deles, até a luz)...

    O buraco negro 'AlVALADEXXI/SCP1995-2010' suga milhões, atrás de milhões que ng descobre onde vão parar...

    ;)

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.