quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Como a Sagres ajudou o Benfica a ser campeão

1. O multipresente CEO da Sociedade Central de Cervejas (SCC) tem-se desdobrado em declarações públicas, verberando o afastamento que, no ano de 2009, o Sporting Clube de Portugal (SCP) tomou a iniciativa de promover e protestando a sua disponibilidade para reatar as antigas relações comerciais.

2. Relativamente a esta matéria, importará esclarecer um par de coisas, sobre as quais tem recaído conveniente mistificação; a primeira é que o SCP, em Abril de 2009, não rejeitou a SCC como "sponsor", por mero capricho, outrossim porque entendeu - por unanimidade do Conselho Directivo de então - ter sido desconsiderado enquanto parceiro e instituição.

3. Os factos são simples de relatar: em Novembro de 2008, a SCC dava conta ao SCP da sua dificuldade em encaixar dentro do seu orçamento de 2009, o aumento no montante do patrocínio (andebol, futsal e estádio) negociado com o clube. Em 31 de Dezembro desse ano, com pública pompa e circunstância, a mesma SCC que alegadamente não tinha dinheiro para pagar ao SCP, celebrou um acordo com o rival Sport Lisboa e Benfica (SLB) por um prazo dilatado e cobrindo acrescidamente o patrocínio das costas da camisola da equipa de futebol profissional, entretanto desertado pelo BES, ou seja e por outras palavras, um contrato mais abrangente e logo mais substancial.

4. Fique claro que a SCC nunca manifestou posteriormente ao SCP disponibilidade para celebrar um contrato de idêntica natureza e extensão ao celebrado com o SLB, nomeadamente o patrocínio das costas das camisolas, o que provocou a compreensível ruptura da parceria existente.

5. Tudo isto poderia ser levado à conta das tormentosas vicissitudes da mundivivência do futebol português, não fora o facto de os reflexos desta situação se terem projectado significativamente da vertente económica para a vertente desportiva.

6. Aqui também os factos são claros; ao abrir-se a porta para um contrato de sponsorização a longo prazo, fica propiciada a alavancagem financeira sobre as receitas futuras do mesmo, permitindo, se for o caso, encaixe antecipado das mesmas e obviamente os argumentos desportivos daí decorrentes.

7. Não interessa para o caso se e quando essa alavancagem foi feita, mas uma coisa é certa: por via da actuação de um agente na área da sponsorização, as condições de concorrência entre o SCP e o SLB que até então vigoravam, foram abruptamente alteradas, em desfavor daquele.

8. Dir-se-á, perante o exposto, caberia ao SCP "fazer pela vida" e procurar um sponsor que substituísse a SCC, que ostensivamente o tinha preterido; isso é verdade e foi feito, mas, nos tempos que correm, não só é difícil encontrar quem queira investir no futebol, como e sobretudo, com essa amplitude temporal.

9. Tanto quanto sei o contencioso entre a SCC e o SCP está hoje ultrapassado e com certeza o SCP tê-lo-á feito pelas melhores razões.

10. Outra coisa é porém o juízo que deve ser feito pelos sportinguistas, de como a Sagres ajudou o SLB a ser campeão na época 2009/2010.

Carlos Barbosa da Cruz é ex-dirigente do Sporting

20 comentários:

  1. Não compramos os pasquins como o record e o CM.
    Aos Sportinguistas que bebem cervja: Não bebam Sagres!
    É o que mais lhes custa, não tenham dúvidas!

    ResponderEliminar
  2. O Sporting não tem como competir com o Benfica. E cada vez são menos... cada vez o fosso irá crescar mais.

    ResponderEliminar
  3. Não há como não partilhar isto:

    http://bitaitesdolagas.blogspot.com/2010/09/sintam-o-cheiro-musica-para-todos-os.html

    Fabuloso. Desculpem-me mais uma vez.
    SL

    ResponderEliminar
  4. SUPER BOCK !!!

    Sempre foi a minha Cerveja ... e agora sabe me melhor do que nunca.

    Por alguma razão sou Sportinguista e faço força para que o meu filho também o seja.

    Não sou a favor de favorzinhos nem de colinhos e no desporto como na vida o "COMO SE GANHA" é muito importante por vezes mais que a vitória em si.

    FORÇA GRANDE SCP !!!

    SL,

    ResponderEliminar
  5. Por alguma razão deixei de consumir sagres e passei a beber super.
    Tudo aquilo que esteja directamente ligado aos avermelhados para mim está riscado…isto já lá vai desde os tempos da parmalat que era o leite de consumo lá em casa e depois acabou-se. Eles que continuem a arranjar o dinheiro do negocio da droga, de Angola e dos pneus…do meu nem um centavo!!!

    ResponderEliminar
  6. Posso estar a entrar no mundo da especulação...mas não sei até que ponto não influencia termos uma liga patrocinada pela Sagres e um clube (de merda) com o mesmo patrocinio.

    SL

    ResponderEliminar
  7. hehehehehe, simplesmente ridículo.

    Mas alguma vez o scp tem comparação com o Benfica?
    Alguma vez tem a dimensão do Benfica?
    Alguma vez tem o numero de adeptos do Benfica?
    Alguma vez tem tanta gente no(s) estádio(s) como o benfica?
    Alguma vez tem as audiências televisivas que o Benfica tem?
    Alguma vez tem os títulos que o Benfica tem?

    Porque carga de àgua é que deviam ter contratos de patrocinio semelhantes?
    É flagrante que ao autor do texto (e não só) ainda não cicatrizaram os 28 pontos que distanciaram do campeão.

    Mas o que interessa é o Benfica ter ganho um campeonato.
    Os corruptos azuis e broncos andam há mais de 25 anos a adulterar a verdade desportiva, a forjar campeonatos, a ganhá-los em casas de alterne, a pagar viagens a árbitros, a receber árbitros em casa, e já nem falo em vir buscar o capitão por menos de metade da cláusula de rescisão (tão gira a estratégia de não ter sido convocado para o mundial para ajudar à desmotivação e desvalorização, e agora com outras cores já volta à selecção), mas isso não interessa.
    O Benfica é que interessa!
    Cada vez dão mais razão ao Paulo Bento quando disse que os sportinguistas têm que se deixar de complexos em relação ao Benfica...

    ResponderEliminar
  8. Carlos Barbosa da Cruz, um dos "ex-futuro candidato" à presidência do Sporting, curiosamente, administrador de um grupo empresarial que controla determinados meios de comunicação social que têm sido agressivos em relação ao Sporting.

    Por outro lado, recordo-me bem da sua intervenção populista na última AG do clube a apelar ao "Sim" quanto à passagem da SCS para a SAD.

    Questiono-me sempre quanto ao tipo de medidas tomadas por esta "gente". Aliás, este texto faz lembrar os textos de um "ilustre" sportinguista que escreve para o Jornal Sporting e que o seu dia-a-dia parece ser apenas explorar aquilo que fazem pelos outros clubes.

    ResponderEliminar
  9. Resumo da coisa:
    Deixar de beber Sagres
    Pelo sim pelo não, trocar de seguradora, caso seja AXA
    Mandar bitaites sobre o normal funcionamento do mercado. Tudo o que seja normal é alvo de critica.Onde já se viu uma entidade apostar/financiar, quem mais lhe dá garantias??? Tss tss
    Outra coisa, este ano vai haver confusão da grossa para mentes como as vossas: Liga Zon Sagres...
    Em que ficamos? è bom? Mau? Por um lado a Sagres patrocina o Benfica, por outro a ZON é concorrente da MEO, outro dos patrocinadores do Benfica. Quem fala mais alto? O ponta de lança da SAGRES ou Médio defensivo da ZON?
    Preocupem-se com pinheiros de natal e deixem assuntos de novela para a TVI

    ResponderEliminar
  10. Hugo,

    "Carlos Barbosa da Cruz, um dos "ex-futuro candidato" à presidência do Sporting,..."

    Foi também no que pensei quando li este texto.

    "Alguma vez tem os títulos que o Benfica tem?"

    Não, temos mais.

    ResponderEliminar
  11. Dartacão,
    Sabemos que vocês estão habituados a todos os favorecimentos. Não é de agora. É histórico e é como o Constantino... vem de longe.
    Sejam do estado, do novo, das autarquias, da CML só para dizer 4 que vos tem beneficiado ao longo das décadas. Nós chamamos a isso batota, favorecimento, negociata entre outras coisas. Para vocês é normal. Perfeitamente normal. Mais: não saberiam viver sem isso, tão entranhado que vos está no sangue. E como patos-bravos-gabarolas que são ainda se orgulham e pavoneiam por tanto. E até se acham merecedores de tanta ajuda pois argumentos não faltam para tal: somos 6 milhões ( a tal mentira que tanta vezes dita e propagada pela Bola que se tornou mítica )e mais os títulos e o passado e o Eusébio e um monte de coisas tão vossas e que costumam usar.

    Se não consegue atingir, estaremos aqui para ajudar e para fazê-lo entender a envolvência deste negócio e do quanto ele foi 'aciganado'.

    E para terminar, preocupe-se também com o dinheiro do futuro que já estoiraram pois quando as contas forem feitas e os milhões 'à roberto' forem contabilizados... se calhar nem há Natal para as vossas bandas...

    Ah, já me esquecia... a Sagres paga isso ou o governo com o dinheiro de todos os contribuintes ou a CML com terrenos ou a EPUL com vigarices

    Fique descansado Dartacão, o cardeal Richelião está consigo e dá-lhe a benção

    ResponderEliminar
  12. Chô galinhas...

    Andor... Bardo! 'Raispartemosanimales'...


    SuperBocK: sp tive bom gosto. Só consumia sagres por engano, agora? Nem isso. Sp, mas sp 'à coca' para não engulir um gole q seja da surrapa!

    Carlos barbosa da Cruz: pelo ar deve consumir sagres. Não simpatizo nem com a figura sinistra nem com os seus actos obscuros. Siga... para bem longe tb!

    SL!

    ResponderEliminar
  13. "Ah, já me esquecia... a Sagres paga isso ou o governo com o dinheiro de todos os contribuintes ou a CML com terrenos ou a EPUL com vigarices"

    porta10a:

    Acrescenta à lista: o futuro edificio da COFINA...

    SL

    ResponderEliminar
  14. Realmente, esta estada no hospital, dá-me para discutir coisas parvas, mas enfim:

    Mas algum campeonato, ou algo que o Benfica tenha ganho, tenha sido justo?
    Têm de vir sempre com artefactos para tirar mérito ás coisas?
    Custa olhar para dentro,e para fora, e dizer: realmente foram melhores, e nós estivemos mal? Custa?
    Na altura do campeonato por vocês ganho, aquando do Jardel e JVP e outros, muito se falou nos trezentos e quarenta e dois penaltis que o Sporting teve. Na altura a minha visão da coisa foi: quem joga assim tanto ( e ao ataque ) sujeita-se a isso. Do outro da barricada continua-se à procura de culpados e de razões. Parecem o Mel Gibson na toeria da conspiração. Agora é a Sagres, amanhã será a Coral e acabará ainda por visar a Faxe...
    Dos 6M...nunca me dei ao trabalho de contar, mas se isso vos incomoda, pronto, seremos apenas 200 000(pelo menos esse não podes negar que nao os viste nas celebrações do Marquês.
    Em relação ao que se gasta e desgasta em contratações de frangos à espanhola, agradeço a preocupação, sois muito simpático em estar preocupado com a ¨nossa¨ contabilidade...
    Já agora, comprei uma casa, estou a pagar o empréstimo ao banco, vou vivendo à grande, não devo nada a ninguem, e comprei um laptop só para estar aqui no hospital, e que não deverei mais usar quando sair daqui...Estás preocupado
    também? Parece que se preocupam mais com as finanças dos outros do que com a vossa. Eu conheço gente assim, costumar parar na padaria na aldeia da minha avó, falam de tudo e todos mas nada a falar deles próprios...acho que se chamam alcoviteiras

    Um abraço
    (antes de ir...não é rancor ,meus amigos, que me move. Tenho uma enorme consideração pelo vosso clube e por (alguns) sportinguistas. Gostava de vos ver enormes e cheios de força. Ao invés, só vejo desdem e inveja. Isso sim revolta, e por ser sempre contra o mesmo
    mas isto sou eu a falar...

    ResponderEliminar
  15. Dartacão:
    As melhoras, porque quando ganho gosto que os adversários estejam de boa saúde a assistir.

    ResponderEliminar
  16. Caro Dartacão,
    Desejo-lhe, sinceramente, as melhoras.

    Não me custa admitir que o meu clube foi beneficiado aqui e ali. Nos tempos do Jardel com penalties forçados, como na semana passada com um golo off side de Liedson. Reconheço isso, como muitas outras coisas. E mais lhe digo, que falo por mim, detesto batota, trafulhices, canalhices, bastidores, túneis, compadrios, favorecimentos, seja o que for. E ninguém é 'virgem' nestas coisas... ou impoluto.

    O que também é facto, é que vos custam a admitir algumas verdades.
    Se calhar o mito dos 6 milhões não passa mesmo disso. São muitos, mas não são tantos. Se me incomoda? Nem por isso! Se eu quisesse ser do seu clube, seria! Mas, parafraseando o poeta António Ferro( do antigo regime )que admiro, ' não me importa ser como alguns, não quero é ser como todos '. Aqui tem a resposta. Minha e dos meus consócios Sportinguistas.

    Longe de mim preocupar-me com as vossas contas! São alguns Amigos meus, até benfiquistas, que se mostram preocupados. É que o dinheiro, vindo de onde vier, terá que ser pago e alguns edificios construidos por fantásticos engenheiros financeiros... ruiram! Se me aflige a possibilidade vossa ruína? Nem um bocadinho, lembrando apenas que aquele cheque careca do não menos careca Vale e Azevedo vos ía causando a ruína e a descida à 2ª... só não acontecendo porque houve um governo que vos salvou e, por graça, tinha um 1ºMinistro... Sportinguista. São coisas que não me preocupam, mas que me deixam IRADO!
    E sabe porquê?
    Porque não suporto as injustiças! E aqui Caro Dartacão o seu clube, como mais ou menos milhão, ganha por vários a zero!
    E já agora, estou mesmo muito preocupado com a contabilidade do meu clube!

    Se quiser, fica desde já convidado a ir à Porta10A e, naquilo que escrevo, perceberá o sentido crítico em relação ao meu clube do coração, como a outras coisas. E comente, pois na troca de palavras e ideias se aprende muito mais do que em coisas de alcoviteira. Com respeito e com elevação, não deixando de alfinetar e brincar. Tem muito mais piada.

    Saudações Desportivas

    ResponderEliminar
  17. Caros adversários, quando voltarem a ter um benfiquista como presidente eu respondo. Depois digam em quanto ficou a factura.

    Ah, e cuidado são tão grandes, tão grandes, tão grandes, tão grandes, que qualquer dia ficam a jogar sozinhos ali no Seixal. Já imaginaram as audiências? O share? A publicidade? Benfica vs Benfica, o jogo do milénio!

    ResponderEliminar
  18. Castigos aos próprios atletas, jogadores que não regressam de férias, directores desportivos e jogadores que trocam agressões, apelidar os sócios de terroristas, capitães de equipa que fogem do clube, prodígios que são vendidos a clubes de meio da tabela e que depois vao singrar nos grandes rivais.

    Eis a agremiação do Lumiar.

    ResponderEliminar
  19. Sagres? Pode beber-se sagres? Mas alguém pretende beber uma parte de trás de uma camisola conspurcada? Ou uma localidade à beira-mar? Beber?

    RDS

    ResponderEliminar
  20. nao percebi o problema desse gajo. cada empresa patrocina o clube que quiser. fosgasse que esse gajo ainda deve ser pior que o JEB. estao perdidos... ninguem pega nessa merda a serio...

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.