terça-feira, 14 de setembro de 2010

Comunicar é preciso

Há uma notória diferença na comunicação institucional do clube, tendo em conta o passado recente. A opção pelo marketing viral, com os vídeos de Acosta, Prates e de Francheschi são bons exemplos. As iniciativas levadas recentemente a cabo na Loja Verde, com a presença de jogadores do actual plantel em sessões de autógrafos, põem também ser elencadas como boas práticas. Com a deslocação da principal actividade da equipa para Alcochete criou-se um hiato que urgia restaurar para reforço dos laços de empatia entre jogadores e adeptos. Convenhamos que é mais difícil assobiar os que conhecemos do que jogadores cuja distância ao nosso mundo transforma em seres irreais, quase etéreos.

Mas comunicar no Sporting, seja no site, seja no jornal do clube, não se pode resumir ao marketing e propaganda. E tem de observar critérios como o timming. Julgo interpretar correctamente o sentir de grande parte dos Sportinguistas, que aguardam com alguma ansiedade e até apreensão, uma tomada de posição firme, inequívoca, oficial, pública e notória do clube perante a recente agitação que “varre o País” e as possíveis consequências no desenrolar do resto do campeonato.

E se muito há a fazer no que diz respeito ao exterior, não tenho dúvidas que a comunicação para dentro do clube, sobretudo ao nível da indispensável prestação da informação, tem ainda muitos passos a dar no sentido da oportunidade e da transparência. As virtudes de uma boa comunicação, como factor de coesão dos Sportinguistas, têm sido ignoradas de forma por vezes quase sistemática. Os órgãos oficiais do clube não se podem limitar, ou não se deviam limitar, a servir de câmara de ressonância dos órgãos sociais, pelo amesquinhar da força abrangente e plural que é o Sporting Clube de Portugal. Se me custa que os órgãos de comunicação do clube sejam sujeitos à lógica vigente de “preservação da espécie” dos eleitos, desprestigiando as funções para que foram investidos, mais ainda me custa que esta atitude seja caucionada ou simplesmente ignorada por inúmeros consócios. O Sporting pelo qual me apaixonei é um clube de referência, não apenas pelos inúmeros títulos que amealhou, mas essencialmente pelo exemplo e pelos princípios que representa. São inúmeros os exemplos que poderia citar. Fico-me por dois dos mais recentes, para ilustrar o que digo.

Admito que pode ter resultado de alguma limitação pessoal, mas confesso a minha dificuldade em encontrar no site do clube o relatório de contas que foi agora aprovado, pelo que tive que recorrer ao site da CMVM para me poder inteirar do mesmo. Não posso afirmar que o relatório não foi publicado, mas a verdade é que nem recorrendo às funções de busca o consegui encontrar. Porque não lhe foi dado o devido destaque? Não foi na busca de maior transparência que o clube enveredou por uma lógica empresarial para gestão da modalidade mais representativa do clube? De que nos serviu desvirtuar um modelo que fez do Sporting Clube de Portugal uma das referências desportivas mundiais, se até para recolher informação tão elementar temos que visitar sites de instituições que nada nos dizem? Se foi para passar despercebido quanto se gastou com Caicedo o objectivo quase foi conseguido. Esta dificuldade em prestar contas é quanto a mim, e de forma surpreendentemente negativa, uma das marcas da era da “gestão de topo” no Sporting.

Já não tive tanta dificuldade em tomar conhecimento do desmentido feito ao seu accionista e associado João Mineiro, através de comunicado expressamente elaborado para o efeito, no site, mas entretanto retirado. É um direito que assiste ao Sporting se, como entende, as declarações daquele não estão conformes com a verdade. E é até seu dever, tendo em conta a importância da matéria em causa. Mas, e ainda sem conhecer a posição do visado, interrogo-me porque foi o Sporting tão lesto a desmentir um sócio e accionista, sobre uma questão técnica e de alcance reduzido e não teve a mesma celeridade e igual procedimento para esclarecer os sócios e accionistas sobre a notícia do CM, que alegava procedimentos menos transparentes na remuneração de JEB. A velha e estafada desculpa que o Sporting não pode desmentir todas as notícias que referem o clube é, neste caso, desmentida pelos próprios factos. “Este” Sporting parece apenas interessado em desmentir o que lhe dá jeito.

13 comentários:

  1. Excelente texto.

    Já reparam que no comunicado da SAD à CMVM existem erros? Nem sequer aparecem mencionados os empréstimos de Diogo Rosado e Victor Golas... será possível que se tenham simplesmente esquecido?

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  2. Muito bom!

    Cheio de verdades e questões pertinentes.

    Há sim uma comunicação externa de excelência, ímpar ao nível do futebol nacional. A publicidade do clube para os produtos para os sócios, com destaque para a gamebox, tem sido excelente desde há uns anos para cá. Se tudo no clube tivesse esta qualidade estaríamos no topo a todos os níveis.

    Mas também há uma comunicação externa muito fraca, péssima e incompetente. A comunicação com os orgãos de informação sobre os assuntos do futebol tem sido quase sempre fora de tempo e mal gerida com diversos "tiros nos pés".

    Internamente também, em assuntos correntes têem-se sucedido casos de falta de diplomacia e de pouca aptidão para comunicar com os sócios, mas também nos assuntos referidos, de foro institucional e empresarial, em que há uma manifesta incoerência de transparências.

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  3. LdA, desculpa o off-topic, mas descobri um destaque ao fim da aposta na formação feita este ano pelo Sporting. Aqui vai o link:

    http://tv1.rtp.pt/noticias/?t=Metade-dos-portugueses-sao-do-Sporting.rtp&article=375223&visual=16&layout=55&tm=27

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  4. Lda

    O R&C encontra-se no mesmo sitio que no site antigo. Clube - Investor Relations.

    Em relação ao João Mineiro, não acho que seja de alcance reduzido, visto tocar num ponto muito importante para os Sportinguistas...depois da reestruturação, iremos ficar com maioria no capital da SAD ou não, iremos ficar com mais % de votos que os outros todos juntos ou não.

    Em relação aos ordenados do JEB, a unica forma do CM ter conhecimento desse facto, é se tiver o R&C da Sporting Património e Marketing. R&C que deveria ser do conhecimento de todos os socios e adeptos do nosso clube.

    SL

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  5. LMGM

    Já tinha lido algures essa noticia...e se nao estou em erro, o Braga para estar dentro dos parametros da UEFA teve de inscrever juniores. (se bem me lembro do que li na altura, posso estar a fazer confusão).

    SL

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  6. Dezperado, a noticia que tinha corrido antes era sobre o número de jogadores que podem ser inscritos para uma competição europeia. O Sporting como cumpre com todos os requisitos pode inscrever o número máximo de atletas. O Braga teve de seleccionar bastante o seu plantel e aind ainscrever alguns juniores para cumprir os requisitos minimos.

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  7. Excelente texto, bastante pertinente.

    O MESSENGER NO BALNEÁRIO DO SPORTING

    http://www.conselholeonino.blogspot.com/

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  8. LdA,

    Pensei exactamente no mesmo. Aquilo que parecia tornar-se numa boa política de comunicação corre o risco de tornar-se numa "mera" estratégia de propaganda.

    Recentes episódios como os que mencionaste - entre outros - fazem-me ter esta impressão e levam-me a pensar: "Porque é que nuns casos há algo a dizer e noutros há tanto a esconder?"

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  9. Fica o link para o relatório de contas (o deste ano e os anteriores) no site do Sporting:

    http://www.sporting.pt/Clube/Investidores/investorrelations.asp

    ACF, o relatório termina em Junho de 2010, está a referir-se aos empréstimos ao Massamá ou aos do mês passado?

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  10. LMGM:
    O Dezperado já nos tinha dado conta da localização.

    O que estranho é que a AG tenha sido noticiada e no texto não tenha vindo acoplado o R&C. E que, na sequência da mesma o Sporting tenha emitido um comunicado sobre a posição de um accionista esquecendo outras que deveriam merecer, no meu entender, pelo menos a mesma atenção.

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  11. Este é o resultado da pesquisa no site de "relatório e contas":

    http://yfrog.com/7469779798j

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  12. Eu não acho estranho, até porque a necessidade de consulta do R&C é, ou pode ser, permanente, e o esclarecer de uma dúvida de um sócio/associado não.

    Como diz o Dezperado, gostava mais que os R&C das outras sociedades do Sporting estivessem publicados, eventualmente numa área exclusiva a sócios.

    Sobre o salário do Presidente, tenho pouco interesse em saber qual é o seu valor, para mim é um orgulho poder ter um Presidente que não necessite de fortuna pessoal para exercer o cargo, situação que se iria verificar fosse qual fosse o resultado das eleições. Nunca vou confundir um Presidente eleito remunerado com um assalariado.

    A minha discordância neste ponto é, o Presidente deveria ser remunerado pelo clube exclusivamente e nunca por uma ou mais das suas sociedades.

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  13. "ACF, o relatório termina em Junho de 2010, está a referir-se aos empréstimos ao Massamá ou aos do mês passado?"

    Discordo pois no mesmo documento falam dos empréstimos do Purovic, Stojkovic, Sinama-Pongolle, todos eles feitos nos dias 30 e 31 de Agosto. Eu acho é que o Nobre Guedes se esqueceu de meter no relatório o empréstimo do Rosado e Golas...

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