terça-feira, 9 de novembro de 2010

O novo Pongolle

Ao contrário do que possam estar a pensar os Sportinguistas, não acredito que, por um segundo que fosse, JEB e Costinha alguma vez tenham equacionado a substituição de Paulo Sérgio.Afirmo-o por não ser difícil estabelecer um padrão na sua actuação e pensamento. E porque JEB conhecendo como conhece os seus consócios, como se provou no processo eleitoral, sabe que bastará o "pão e circo" das aquisições para tirar os olhos dos Sportinguistas do que realmente interessa. Falta só saber quem será o novo Pongolle. Sabe-se apenas que terá provavelmente uns centímetros a  mais  que o seu antecessor francês.

14 comentários:

  1. Caro LdA, estás a contar que o homem chegue ao Natal. Quando é que jogamos contra o porto?

    s: Ouvi dizer que o Bielsa está livre (não por muito tempo, parece-me). Ora aqui estava uma boa aposta.

    ResponderEliminar
  2. Leão de Alvalade,

    sinceramente, não acredito que JEB e Costinha cheguem à janela de transferências, pelo que o problema dificilmente se porá.

    O Sporting acaba 2010 em Setúbal. Antes tem mais 2 jogos fora, Académica para a semana e Portimão, sendo o único jogo em casa contra o FCPorto.

    Disse aqui que o Sporting não faria mais de 11ptos. Se for esse o caso, o Sporting estará facilmente aos tais 19pts ou 20pts de distância do FCPorto à passagem do ano (basta perder os dois próximos jogos, o segundo dos quais com o FCPorto).

    O Benfica nos próximos 4 jogos tem 3 em casa e são todos contra adversários muito acessíveis (Naval, Rio Ave, Olhanense e Beira-Mar).

    Ou seja, bastará ao Sporting perder com o FCPorto, que estará provavelmente a 6pts do Benfica. Se perder mais até lá, o que me parece altamente provável, ficará a 7pts ou 8pts.

    Acho que a instabilidade da derrota com o FCPorto provavelmente provocaria eleições antecipadas. Mas não estou a ver objectivos discerníveis à passagem para a 2ª volta e não me parece que JEB teria, não se demitindo, margem de manobra para gastar ainda mais dinheiro.

    Enfim, previsões especulativas.

    ResponderEliminar
  3. PLF: não tenho as suas fontes de informação, mas já eu acho que isto vai andar a rebolar assim, sem gde estrilho, até aos 28, 30, 32 (sei lá) pontos de distância para o foculpuerto...

    Houve algures, e num determinado tempo, um gajo qlq que afirmou que a "realidade supera quase vezes a ficção" (não estou certo, mas acho que essa afirmação não foi proferida pelo tal de Murphy que o presidente gosta de citar...). Acho que o caso em presença é bem típico e capaz de comprovar, 'once and again', isso mesmo. Preparemo-mos, pois, para receber o tal cintilante pinheiro de Natal...

    ResponderEliminar
  4. PLF:
    Não consigo ser tão optimista. Só imagino um cenário assim com uma vitória do Paços na Taça de Portugal ou algo semelhante. Como se dizia no verão quente o povo é sereno e pode-se dizer que o povo está mesmo sereno.

    Veremos o que vai começar a sair nos jornais nos próximos tempos.

    ResponderEliminar
  5. Virgílio,

    não tenho quaisquer fontes. Apenas alguma esperança (fé, talvez) de que a partir de determinado momento o próprio JEB reconheça que não tem mais margem para continuar.

    Não tenho esperança que o Sporting perca. Tenho a certeza que, com PS, isso irá acontecer com bastante frequência. E a posição de JEB nem sequer estaria em causa se ele não se colasse tanto às decisões dos seus inferiores hierárquicos. Acresce que, como já errou muitas vezes antes, a sua margem de manobra é muito reduzida.

    De forma simplificada, parece-me que a margem de manobra do JEB é menor do que a probabilidade do Sporting perder (que é 1/2, conforme comprova a classificação à 10ª jornada).

    No Sporting, facts are stranger than fiction. A única coisa que pode inquinar este "prognóstico" é que os sportinguistas, conforme diz o comunicado do Maniche, passem a ficar satisfeitos com outros "lugares": o lugar na disputa com SCBraga ou Vitória de Guimarães, o lugar da revolução permanente e que entendam que o JEB é bom para atingir esses lugares.

    ResponderEliminar
  6. Leão de Alvalade,

    como disse no outro dia: Lille, Paços de Ferreira e FCPorto em casa são três presentes envenenados.

    O Paços então é um dos mais envenenados (porque somos tão amiguinhos do FCPorto que até nem deve incomodar ceder-lhes + 3pts em contribuição de um campeonato sem derrotas). A vitória em Paços não foi obra do acaso, do pouco que vi contra o Benfica confirmou-se que tem um bom treinador, e não tem nada a perder...

    ResponderEliminar
  7. Adams:
    Tenho sérias dúvidas que o Sporting ,com o que se tem passado nestes 2 últimas épocas, consiga ir buscar alguém com curriculum, a menos que não leia os jornais,não tenha net em casa. A menos que o empresário o queira ver pelas costas. Ou que não tenha nada a perder.

    ResponderEliminar
  8. PLF:

    JEB reconhecer que erra? Sair pelo próprio pé? Nããã... Sinceramente, não me parece. Seria surpreendente, tendo em vista o seu próprio comportamento desde que alcançou a liderança do SCP... Que me lembre apenas o fez por uma ocasião e, mesmo depois de ter assumido o erro na utilização de um termo ('terrorista' para ser mais preciso) com vista a caracterizar alguns sócios que se lhe opunham, em plena AG, poucos dias depois apodou-os, ou permitiu que alguém o fizesse no site oficial, com outro epiteto mt pc simpático... Ou seja, disse o que disse na AG para 'parecer bem', para deitar água na fervura do momento, e não com a convicção e com a sinceridade que tal momento implicaria... Quer-me parecer q não está no adn de JEB assumir culpas (assumiu apenas um excesso de linguagem), qt mais assumir algo de tão grave (incompetencia para o cargo que ocupa) e reagir em conformidade, isto é: decidindo com a coragem que uma demissão exige.

    No Natal, só não compra o 'pinheiro' se, de todo, não puder. Ou não o deixarem...

    SL

    ResponderEliminar
  9. Virgílio,

    a demissão não será um acto de dignidade ou de contrição, mas uma inevitabilidade.

    JEB sabe que não pode errar. E não me parece que seja como o Vale e Azevedo e se sinta confortável em andar rodeado de seguranças. Por muito generosos que sejam os sacos azuis em Alvalade para pagar uma protecção bem evidente, não há presidente que resista a um estádio vazio. Com ou sem pinheiro.

    Faltam apenas duas coisas para que haja finalmente uma mudança no Sporting: o decurso do tempo e começarem aparecer as primeiras vozes publicamente dissonantes. Essas não tardarão.

    ResponderEliminar
  10. PLF:

    Aguardemos então... Mt Curiso por ouvir as tais vozes dissonantes... Os novos (ou será que não?) 'arautos da desgraça'.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  11. não creio que o JEB saia.

    Se fosse por uma questão de resultados ja teria saido ha mto!

    O JEB e avesso a tomadas de decisão, por isso vai continuar , com o seu ja tradicional sorriso de palerma,a esperar o tal clique e a levar palmadinhas nas costas da pandilha que gravita a sua volta e que faz vida a custa do Sporting!

    PS: O bielsa era a minha escolha tambem. A do JEB presumo que passe por um luis campos ou afins

    ResponderEliminar
  12. PLF,

    Não acredito que JEB ou Costinha saiam. Até porque não vejo nenhuma alternativa credível neste momento. Acredito sim, que se os resultados continuarem a ser estes, que Paulo Sergio seja demitido (porque não acredito que se demita).

    ResponderEliminar
  13. Ainda ninguém percebeu que só há uma ou duas hipoteses para na próxima década o sporting voltar ao topo.
    Ou um multi milionário árabe/russo se apodera do Sporting (o que não me parece que vá acontecer em breve, o campeonato português não tem visibilidade), ou aparece um lider no Sporting com ideias próprias, em regime ditatorial e, acima de tudo, mafioso.
    Nenhuma delas me parece que vá acontecer, por isso preparem-se para o pior.
    E não o JEB não vai sair. Quando diz que a cabeça dele é a primeira a rolar quando não houver resultados.. rola para as eleições onde tem maiorias garantidas. E não sei que maus resultados é que ele se refere.. descida de divisão? pior que os últimos 20 meses é difícil.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.