quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Os Sportinguistas falam assim

Da discussão do post de ontem, que registou vários excelentes contributos, destaco, com a devida vénia aos autores, os seguintes:
Hugo Malcato:
Ver os mais variados discursos e intervenientes preocupados em detectar e apontar o dedo aos descontentes em vez de se ter a honestidade e humildade de admitir que as coisas estão mal e que não é por existirem pessoas que não gostam de determinado rumo que são culpadas pela situação a que este mesmo rumo nos trouxe...

Contudo, importa também pegar no comentário do Dezperado, pois existem de facto diversas facções que se assumem como os verdadeiros sportinguistas e senhores da razão. Sejam eles, situacionistas, oposicionistas, cordeirinhos, terroristas, entre todos os outros rótulos colocados hoje em dia aos diferentes sportinguistas...
PLF:
Há muito que digo que é preciso uma ideia para o Sporting. Sugeri uma ideia que, quanto a mim, é estruturada em torno dos valores que aprendi a reconhecer no Sporting: valores como o desportivismo, o ecletismo, a superação, a dedicação, o espectáculo, a formação pelo seu intrínseco valor social, o respeito pelos adversários, entre outros, os valores que formam uma Cultura Sporting. Não são apenas "expressões bonitas" mas um conjunto de princípios orientadores de medidas programáticas e participadas, em que se rejeitaria - por exemplo - o modelo do nosso amigo portista de procurar a vitória a qualquer preço.

JEB deu o mote e o Costinha a estocada final e hoje o Sporting está descaracterizado. Está descaracterizado naquilo que é mais importante que são os seus princípios. Em vez de desportivismo e de respeito pelo adversário temos um odiozinho pelo Benfica que só nos empobrece. Em vez de uma cultura de ecletismo, em tudo o que isso poderia gerar em sinergias, tem-se uma cultura de sobrevivência. Em vez de uma cultura de formação e de dedicação, o Sporting tem uma estrangulado a sua base social de apoio, encaminhado todos os recursos para a competição profissional, isolando e nem sequer compreendendo o que pode acrescer valor. E em vez de uma cultura de mérito, temos uma cultura de desresponsabilização. Neste campo, no campo da desresponsabilização, estamos muito bem.
Bruno Azevedo Rodrigues:
A nós adeptos compete-nos olhar para o clube, gostar do clube, mais do que os profissionais que os servem. Moutinho foi profissional em campo, mas não foi leal ao clube. Contudo, numa óptica profissional essa lealdade é relativa. Há mais marés que marinheiros e há mais Moutinhos. Acima de tudo, há mais Sporting. Porém, é preciso que se defenda o Sporting. A tese da maçã podre foi (senti-o pessoalmente) ofensiva. Senti que ofendiam a minha inteligência e o meu discernimento.

Como dizem os espanhóis, o porto meteu-nos um golo. Encontre-se as explicações que se quiser para isto. Contudo, não esqueçamos que Moutinho saiu. Mal. Que faça a sua vida, que ao Sporting já não diz nada. Bolas de golf são inadmissíveis. Cânticos não fazem o meu estilo (mas não me incomodam).

Porém, quem semeia ventos para se desresponsabilizar, não deve exibir espanto ou contragosto quando colhe tempestades. Este ponto é que incomoda: a necessidade de desresponsabilização e a tentativa quase ingénua de conter o dano a posteriori.

Que o Sporting ganhe, com Moutinho em campo, e que não mais necessitemos de teorias sobre maçãs, porque soubemos cuidar do pomar em tempo e bem. E, por último, se tivermos de vender anéis para conservar dedos, que tenhamos a elevação Sportinguista de o dizer, não contribuir para tal facto, assim como o bom senso e o engenho de impedir que no futuro a situação se repita.

Acima de tudo, saibamos pensar e: concordar / discordar, apoiar / opormo-nos, mas esqueçamos as inimizades entre Sportinguistas. Somos todos diferentes, e ainda bem. Que cada um faça o melhor que pode, se e quando pode e que coloque nesta questão os interesses do Clube em primeiro lugar, porque o Sporting precisa de ser bem tratado.

6 comentários:

  1. Este sportinguista destaca outras contribuições e dá a sua opinião relativamente e esta temática da "divisão", os "rótulos", etc:

    "O que mais nos faz sofrer, no meio de tudo isto, é ver a família leonina desunida e o maior contribuidor dessa desunião ainda ser pago para o fazer." By Tite

    Infelizmente estou completamente de acordo. Pq é q raio o discurso OFICIAL a que vimos assistindo não só se mantém como promove a divisão entre sportinguistas? Pq é que continua tão direccionado para essa divisão e para o fomento de rótulos na nação leonina? E, pq é q ainda tende a ser tão desculpado, quando não é, inclusivamente, apoiado entre nós? Faz algum sentido, isto? Deveria ser unanimemente criticado, independentemente de se achar mérito ou demérito numa ou noutra acção isolada, ou no conjunto de acções do actual CD, mais especificamente do seu presidente (que continua mt isolado de colegas de direcção e tem como única 'bengala' o DD...).

    Esta reiterada prática, que não faz qlq sentido já vem de longe mas continua, inegavelmente, a ser mt comum nos dias que correm. E vem sendo desde o inicio da tomada de posse de JEB, qd tinha todas as condições reunidas para acabar com ela. E, basicamente, é isto que é impossível de aceitar. Basta verificar até onde nos trouxe.


    "A guerra fraticida está para lavar e durar, no final se verá o que sobra." By LMGM

    Os rótulos, as facções e a guerra fratricida… Existe uma verdade impossível de rebater: quem nos governa e deveria ter outra conduta, outra responsabilidade, outra estratégia (incluindo a de comunicação), são os actuais O.S. do SCP, nomeadamente o presidente do CD e SAD e não os 'oposicionistas', os 'terroristas' ou os 'profetas'... Assim sendo, interessa-me mt mais analisar a conduta do CD, o que os seus dirigentes dizem ou fazem, e muitíssimo menos o que eventuais grupos organizados (?) ou elementos ligados à dita 'oposição' dizem ou fazem e cujo resultado é praticamente inócuo ou, vá lá, pouco prejudicial.

    A análise que faço, ao fim de todos estes meses, é a de que JEB até pode ser o gajo mais porreiro e sportinguista que existe à face da Terra, mas, para presidente do SCP, já deu provas mais que suficientes de que não serve. Se ao dizer tão simplesmente isto, se ao dar esta minha opinião contribuindo desinteressadamente e sem ambicionar qualquer tipo de cargos ou mordomias, corro o risco de ser classificado, ou rotulado, por outros sprotinguistas como ‘dono da razão’, ‘verdadeiro sportinguista’ num tom depreciativo, ou outros epítetos piores, então que seja… Estou-me pouco borrifando… No fim o que realmente importa, mt mais que a minha ou outra opinião qualquer, são os resultados (financeiros e desportivos) e esses estãos aí bem à mostra… para serem devidamente apreciados.

    Para concluir, não tenho por hábito classificar ninguém, concordo ou rebato opiniões. Tb fico incrédulo com outras, confesso. Essencialmente, dou crédito, ou não, consoante as opiniões que oiço ou leio são, ou não, fundamentadas e são, ou não, convincentes. Venham elas donde vierem.

    Uma coisa, porém, nunca nos deveria separar ou confundir, o apoio incondicional durante os 90 minutos. A preparação o debate e a definição da estratégia prepara-se antes de cada confronto 'bélico', depois, no campo do batalha, bem ou mal, resta-nos combater. E sábado, tenho a certeza que será assim. Com assobios, apupos ou vaias distribuídas pelos adversários e o apoio, aplausos e gritos de incentivo dispensados aos nossos guerreiros. No fim de 90 minutos de mais uma batalha, venham as criticas novamente: sejam elas negativas ou positivas. Convém é que sejam o mais justas possíveis, o que tb nem sempre é fácil.


    SL

    ResponderEliminar
  2. Por mim, por mais que alguns se melindrem, não gostem ou espumem da boca, eu continuarei a dizer a minha opinião!

    Quem gere os destinos do Sporting são uns incompetentes!

    Da mesma forma que o actual treinador do Sporting é medíocre!

    Os comentários evidenciados juntamente com o do Virgílio, resumem bem o resto das questões que se colocam à volta das incompetências todas.

    O Sporting de JEB perdeu grandeza, perdeu qualidade, perdeu o rumo, perdeu dinheiro e comprometeu parte do seu futuro próximo!

    Mas como diz o Virgílio, "resta-nos combater". Porque o amor ao Sporting é incondicional, irracional e eterno. E nem a morte nos separa!!

    SL

    ResponderEliminar
  3. O SPORTING É NOSSO!

    Por muitos nomes horríveis que nos chamem não deixaremos de fazer as justas observações/críticas construtivas (que nos cortam o coração), não deixaremos que destruam o NOSSO GRANDE AMOR, diga-se até irracional e apaixonado, que abraçámos desde a mais tenra idade.

    VIVA O SPORTING... SEMPRE!!!!!!!!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.